terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Conheça 11 Tipos de KPIs

Tipos de KPIs

As métricas são fundamentais para avaliar o sucesso de uma empresa. Contudo é importante saber quais resultados você deve buscar.  Por isso, montei este conteúdo com os principais tipos de KPI (indicadores-chave de desempenho) e como eles podem ajudar no seu negócio.

Neste texto apresento o que são KPI, os principais tipos de indicadores e como escolher KPI para aplicar no seu negócio.

O que são os KPIs?

KPI é a sigla em inglês para “Key Performance Indicator”, também conhecidos como KSI, “Key Success Indicator”, em português, indicadores-chave de desempenho. Na prática, são critérios utilizados pelas empresas para avaliar as ações e atividades realizadas. 

Por exemplo: uma empresa deseja saber se o dinheiro investido em propagandas no Google Ads trouxe o resultado esperado. Para isso, eles usam como critério de KPI o número de visitantes que acessaram o site após a implementação da campanha. 

Como pode ser utilizado em várias situações, existem diferentes tipos de KPIs. Mas eles vão sempre trazer um resultado concreto, por isso, são números ou porcentagens.

Eles são criados justamente para facilitar a visualização e compreensão dos resultados.

Afinal, um relatório trimestral de vendas, traz várias planilhas, gráficos, análises importantes para o setor financeiro, mas que talvez não façam sentido para o gerente de vendas. Sendo que o mais relevante para ele é a porcentagem de lucro obtido através das vendas.=

Assim os KPIs também facilitam a comunicação dentro da empresa, uma vez que qualquer colaborador consegue compreender os indicadores-chave, todos falarão a mesma língua.

Aprenda os tipos de KPIs

Veja 11 dos indicadores de desempenho mais utilizado pelas empresas:

1.           KPI de Eficácia

Este indicador é focado em comparar os resultados obtidos com os resultados pretendidos. Logo, se a resolução alcançada com a ação foi igual, ou melhor do que o esperado, a eficácia foi alcançada.

2.           KPI de Eficiência

Embora seja muito confundida com a eficácia, essa métrica está relacionada à execução para atingir os resultados obtidos. A eficiência não consiste em só atingir os resultados, mas sim chegar a eles da melhor maneira possível.

Então, além de atingir a meta, quando este tipo de KPI é empregado você também analisa a quantidade de recursos utilizados para chegar ao objetivo. E quanto menos recursos, melhor.

3.         KPI da Efetividade

Este indicador faz a junção de dois tipos de KPIs, a eficácia e a eficiência. Ou seja, analisa se os resultados foram atingidos da melhor maneira possível, com o menor custo.

4.         KPI de Capacidade 

Este é um dos tipos de KPI que estão relacionados à capacidade produtiva de uma empresa. Por exemplo: uma fábrica de calçados consegue confeccionar 100 pares de sapatos por hora.

5.         KPI de Produtividade

Muito ligado ao indicador de desempenho de capacidade, o KPI de produtividade é referente a quantidade de produção obtida em um determinado tempo.

Ele pode estar associado aos recursos físicos ou à performance dos colaboradores. Por exemplo: uma máquina embala 200 caixas por hora, já o colaborador entrega 5 caixas por hora. 

6.           KPI de Qualidade

Antes de chegar ao cliente é preciso que o produto esteja perfeito, para cumprir esta missão existe este índice.

Ele mede a relação do que foi produzido e o que estava adequado para o uso. Por exemplo: uma confeitaria assou 50 bolos, no entanto, 2 deles queimaram e foram descartados.

A diferença entre a produção e entrega é o objeto de análise no KPI de qualidade.

7.           KPI de Lucratividade

Este é um dos tipos de KPIs que a maioria das empresas já utiliza mesmo sem conhecer a métrica. Como o nome já mostra, ele avalia o percentual de lucro que a empresa atingiu em um determinado período.

8.         KPI de Rentabilidade

Parecido com a lucratividade, a rentabilidade mede o percentual entre o lucro e o investimento. Por exemplo: uma empresa investiu 500 mil em uma ação de marketing e conseguiu um lucro de 50 mil, logo a rentabilidade foi de 10%.

9.         KPI da Competitividade

Para aplicar este indicador você compara a sua empresa com relação à concorrência. Esta prática é muito comum entre os negócios sendo chamada de benchmarking.

10.        KPI de Valor

Está relacionado ao valor que o cliente precisa investir para comprar o seu produto ou serviço e o valor emocional atrelado a ele. Por exemplo: os ovos de Páscoa são mais caros que os chocolates tradicionais, porque só são comercializados durante esta festividade.

11.        KPI de Processos Específicos

Além dos tipos de KPI já citados existem outros índices mais específicos que você pode implementar na sua empresa, são eles:

  • Time to Market: mensura o tempo necessário para o lançamento de um produto.

  • Lead Time: avalia o tempo entre a chegada de um pedido feito pelo cliente e a entrega do produto.

  • Stock out: indica quantas vezes um produto ficou em falta no estoque.

  • Turnover: calcula a rotatividade dos empregados.

  • Ticket médio: este KPI já é bastante popular, ele indica o valor médio das compras por cliente ou por vendedor.

Como definir os KPIs

A principal função dos KPIs é medir o desempenho de uma tarefa segundo os objetivos estipulados. Por isso, antes de pensar quais tipos de KPIs implementar é importante ter em mente 3 pontos:

  • Índices: a quantidade que representa o desempenho (porcentagem ou números).

  • Meta: o valor que deverá ser atingido conforme a estratégia.

  • Tolerância: quando a meta não é alcançada, qual a margem de flexibilidade aceita que não traga prejuízos para o negócio.

Além destes elementos, outros fatores vão te ajudar a estabelecer os indicadores mais importantes para a sua empresa.

Deve ter relevância para o cumprimento dos objetivos

É natural que ao vermos resultados positivos acreditarmos que eles devem ser os KPIs, no entanto, não são todas as métricas favoráveis que representam bons resultados.

Por exemplo: em uma estratégia de marketing digital, muitas pessoas acreditam que o número de likes e visualizações é um resultado relevante. Porém, na maioria dos casos, eles não estão diretamente relacionados a vendas da empresa, por isso não funcionam como indicadores-chave.

Precisa auxiliar na tomada de decisões 

Os tipos de KPI escolhidos devem contribuir para que o gestor acerte nas suas decisões. Afinal, se um indicador mostrar que os resultados estão longe do esperado é hora de modificar a estratégia.

Por exemplo: uma empresa identifica uma alta rotatividade no quadro de funcionários, a equipe acredita que a causa é a falta de benefícios como plano de saúde e vale-refeição. Mas após 3 meses de aplicação deste benefício os funcionários continuam pedindo demissão. Logo é hora de mudar a estratégia.

Ser fácil de medir

Como os KPIs são informações utilizadas constantemente eles precisam ser obtidos com periodicidade e frequência, logo análises complexas, que necessitam de muito tempo para serem medidas não são as mais aconselhadas.

Agora, conte para mim, o que você achou dos tipos de KPIs? Já conhecia algum?

Bom trabalho e grande abraço.


Autor: Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 11 de julho de 2023 Especial: artigos no Jornal Tribuna
Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2023/07/conheca-11-tipos-de-kpis




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        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Simbolo ADM: Alegorias, Simbologias, Abreviatura e Disposições de Identidade Visual dos Administradores


A História do Símbolo da Administração


Em 1979, a diretoria do Conselho Federal de Administração - CFA decidiram por unanimidade em promover um concurso nacional para a criação do símbolo que representasse a notória profissão do administrador Na ocasião, especialistas da área de design, artes e personalidades ligadas aos Conselhos Regionais de Administração - CRAs foram conclamados para compor um corpo de jurados responsável por eleger o símbolo que aprouve-se da administração no Brasil. O concurso recebeu no total 309 artes gráficas, enviadas de quase todos os estados brasileiros. Na primeira fase de seleção, apenas 40 trabalhos foram escolhidos. No dia 9 de abril de 1980, foram selecionados os 10 finalistas na segunda fase de julgamento. Segundo o CFA, a avaliação final foi bastante acirrada devido às diversas linguagens gráficas, bastante distintas e oriundas de diversas regiões do país. Por fim, o símbolo selecionado foi desenvolvido pelo grupo “Oficina de Criação”, oriundo de Curitiba, Estado do Paraná. O simbolo ou logotipo como alguns definem, foi devidamente registrado no INPI (Instituto Nancional da Propriedade Industrial) sob número 811444562 em 1985. O símbolo definido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação pelos seus autores daquela ocasião:

"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".
Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).

1. Justificativa:

O quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), por contraposição ao (extensivo/quantitativo).


2. O Quadrado como Ponto de Partida:
Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco;

constrsimb


Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.


constrsimb1


Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos:

- organizar;
- dispor para funcionar reunir;
- arbitra;
- relatar;
- planejar;
- dirigir;
- encaminhar os diferentes aspectos de uma questão / para um objetivo comum.


O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).

quadrado

As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das idéias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (movimentação) interna das flechas.


setas

3. Evolução Gráfica:

Parte-se de um quadrado inscrito num outro quadrado. O quadrado inscrito é destacado do centro, isto é, é vazado, os vértices verticais tentam encontrar o centro através de dobramento.


evolução logo


O distintivo uso do Símbolo da Administração


Pela Resolução Normativa nº 594/2020, Art. 05º, do Conselho Federal de Administração, o CFA permitiu aos administradores e empresas regularmente inscritos junto aos CRAs, o uso do símbolo profissional, vide aqui.


A Cor Predominante dos Administradores


A cor escolhida que representa a Administração, inclusive na área acadêmica, o próprio curso da Administração é o azul safira e simboliza a criatividade, a riqueza e a sabedoria. 


Essa cor predominante é perfeita para representar os profissionais que trabalham com ofícios relacionados ao raciocínio, análise e criação, assim como são e têm sido os administradores, competências estas essenciais para gestão de processos em empresas, organizações, consultorias e negócios.


Qual a Pedra Preciosa nomeada para a Administração?


Valiosa insignia e muito se destaca dentre outras por sua coloração azul e seu esplendoroso brilho inigualável, assim foi nomeado oficialmente a Safira Azul Escuro para a Administração e tradicionalmente nas formaturas do curso de administração as pessoas presenteiam com anéis, pulseiras, gargantilhas, brincos e adereços, até mesmo encravados o “simbolo adm” nas jóias que o compõem.


Muito versado e desejado para joias, esta gema também carrega diversos significados, pois desde a antiguidade, a safira é relacionada ao intelecto, sabedoria e criatividade. A safira azul na cultura alegórica egípcia era eternizada como a pureza da natureza e estimulo da honestidade, verdade e justiça. O nome safira é derivado do termo grego sappheiros que significa “a coisa mais bela” e do latim saphirus que significa “azul”. Era muito utilizada por reis, rainhas e o alto clérigo da Igreja. Cravadas em anéis, tiaras e coroas, representavam o alto grau social das pessoas que as possuíam. Ainda hoje, a Corte Inglesa exibe suas peças excepcionais cravadas com essa pedra preciosa.


As pedras safira azul escuro são encontradas em Sião, Birmônia, Madagascar e no Brasil.


O Anel do Administrador



O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul escura, pois é cor que identifica as atividades humanas criadoras, por meio das quais as pessoas  demonstram suas competências e habilidades em desenvolverem-se para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.


Abreviaturas usadas pelos Administradores


O CFA recomenda que o profissional, com registro em CRA, adote a abreviatura abaixo exemplificada, antes do seu nome, exemplo:

- Administrador = Adm. Fulano de Tal.

- Administradora = Admª Fulana de Tal.

- Tecnólogo = Tecnol. Cicrano de Tal.
- Tecnóloga = Tecnolª Cicrana de Tal.

O Juramento do Administrador

O juramento retrata o momento solene em que o profissional na plenitude de sua formação profissional, de sua conscientização como membro da corporação de ofício, de seu amadurecimento como patriota investido de responsabilidade para com toda a sociedade, afirma, livre mas enfaticamente, sua integral dedicação aos postulados da profissão e total respeito aos seus valores morais, técnicos e legais.

A Assembléia de Presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua 2ª reunião, realizada em Brasília no dia 8 de maio de 1978, o juramento do “ADMINISTRADOR”, nos termos propostos pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRASP.

“Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Fazer o juramento ao ingressar na profissão, constitui o dever inicial de todo o Administrador; respeitá-lo, obedecendo-o, constitui o dever de sempre por cada Administrador.

Façamos de nossa profissão razão de nosso orgulho. Façamos que seja respeitada, admirada e valorizada. O profissional reflete o conceito que sua categoria goza. Elevemos, cada vez mais, a profissão de Administrador, honrando a escolha que fizemos e o juramento deve ser revisto constantemente na jornada administrativa até tornar-se um fundamento de vida do administrante.

A Oração do Administrador


“Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR; Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas.” Autoria: Adm. Rui Ribeiro de Araújo (CRA/DF 228)

O Dia do Administrador

Nove de setembro (09/09) é o Dia do Administrador, por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, aos nove dias do mês de setembro do ano de 1965, foi instituído a regulamentação da profissão do Administrador. O dia do Administrador foi indicado com precisão pela Resolução do Conselho Federal de Administração - CFA nº 65/68, de 09/12/1968.

A Bandeira da Administração


A Bandeira deverá ser construída inspirada na malha modular da Bandeira Brasileira, que tem as seguintes medidas: 2,0m na horizontal e 1,4m na altura. O símbolo deverá ser posto no centro da malha, numa posição simétrica. A área tomada pelo Símbolo deverá ser de exatamente 1,6m por 0,8cm. A cor do tecido deverá contrastar com o mesmo azul predominante do Símbolo ADM.

O Patrono da Administração


Belmiro Siqueira, Administrador e Professor – que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, o Prêmio “Belmiro Siqueira” de Administração – é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post-mortem. Atuou na área federal: funcionário de carreira, aprovado sempre em primeiro lugar em seleções a que se submeteu, inicialmente como Assistente Administrativo e Técnico de Administração, denominação primeira do que é hoje o Administrador. No DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) ocupou vários cargos, dentre eles o de Diretor Geral nos anos de 1967 e 1968. Na área estadual: foi Assessor/Consultor de vários Governos, com destaque para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara (1966). Foi colunista de vários jornais, sempre escrevendo sobre assuntos ligados à sua área de atuação. Autor de vários trabalhos sobre Administração, foi professor de várias faculdades. No Conselho Federal de Administração - CFA foi eleito Conselheiro Federal em 1977 e, assim que assumiu, foi levado pelos seus pares a Vice Presidente, permanecendo até 1986, ano de seu falecimento, em Porto Velho/RO. Na ocasião, encontrava-se no exercício do cargo de Presidente do CFA. Era mineiro de Ubá, nascido a 22 de outubro de 1921.


O conteúdo desta resenha é fonte pública do Sistema CFA/CRAs, apenas adaptado e reunido para este artigo com propósito específico em dignificar a Administração.

Conclusão:

É premente o ofício do Administrador em nossa sociedade e cada vez mais a Ciência da Administração condensada em conhecimento ajusta-se a novos tempos em conformidade com novos processos tecnológicos e inovações, e diga-se que a profissão é atemporal, é conhecido que desde quando Jetro (sogro de Moisés, Livro Êxodo 18) em meados de 1.450 a.c. exerceu um processo de gestão por organograma em matriz, por esta escrita dos primórdios pode-se dizer que administrar é inato ao ser humano, por isso, administração sempre existirá enquanto houver pessoas em comunidade, independentemente de forças disruptivas, pois a administração é uma ordem espontânea.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Rafael José Pôncio
ADM com muito orgulho!



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sábado, 23 de dezembro de 2023

Os Pais da Administração


Os Pais da Administração é uma série do Blog Empreender e Gerir, composto de pequenas sínteses biográficas das pessoas que são consideradas os ícones das Ciências da Administração, portanto, preservar a memória e história destes baluartes da gestão é necessário, são nomes de alta relevância, em parte alguns: 


Coimbatore Krishnarao Prahalad e a nova era da inovação
Paul R. Lawrence, o gigante do comportamento organizacional
Max Weber e a sociologia moderna
Daniel A. Wren o professor por excelência

Chester Barnard e a autoridade do líder

Clayton Christensen, o gigante da Inovação Disruptiva

Alfred Sloan e o case de sucesso da General Motors

Joseph Schumpeter, e a criação pela inovação

Henry Schultz, o pai da econometria

Friedrich Hayek, o pai do liberalismo e muitos saberes
George Elton Mayo, o humanista da administração
Lawrence A. Appley e a boa convivência como fórmula de uma grande administração

"Jim Collins" (James C. Collins) e a escalada para o sucesso

Jack Welch ou ‘Jack Neutron’: o gestor incansável de sucesso

Robert Cialdini, o pai da persuasão e influência

Daniel Goleman é o pai da inteligência emocional
Philip Kotler, o pai do marketing
Henry Mintzberg, o pai da teoria do processo não linear e desestruturado
Douglas McGregor, é o pai da Teoria X e Y
Abraham Maslow e a psicologia humanista
Joseph Juran, o pai da produção de qualidade
Mary Parker Follet, a grande dama da administração
Lyndall Fownes Urwick, o homem que firmou os princípios da administração
Fritz Jules Roethlisberger, o homem que fez da fábrica um sistema social
Padre Saboia de Medeiros, o homem que trouxe a administração para o Brasil
Peter Drucker, o pai da administração moderna
Luther Halsey Gulick, o homem que tentou unir a política com a Administração
Frank e Lilian Gilbreth, o casal que reinventou a eficiência na indústria
Henry Gantt e o gerenciamento de projetos
Hugo Münsterberg, o pai da psicologia industrial
Frederick Winslow Taylor e a administração científica
Jules Henri Fayol, o criador da gestão administrativa

Linda Hill e a genialidade coletiva

Herbert Simon, o cientista social matemático

William Edwards Deming, é o pai da Estatística e Qualidade

Michael Porter, o pai da Estratégia Competitiva

Ernest Dale, o pai da teoria empírica da administração

Frederick Herzberg, é o pai da Teoria dos Dois Fatores

Stephen Covey e a vida em alto desempenho


Caso queira escreverei sobre outros nomes (Pais da ADM), então, envie-me um e-mail descrevendo a sugestão do pai da administração a ser descrito e terei o maior prazer em publicar o artigo.


Bom trabalho e grande abraço.


Rafael José Pôncio, PROF. ADM.



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.