sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Henry Schultz, o pai da econometria


Os saberes da matemática e a estatística são ramos das ciências exatas que em geral afastam grande parcela da população, por serem mais complexas e por exigirem o raciocínio analítico, o que requer esforço para o entendimento mesmo dos estudantes da área. Agora imaginemos que o “Pai da Administração”, o polaco-americano Henry Schultz, não apenas foi um estudioso das ciências exatas como um dos fundadores de um novo ramo de estudo, a econometria. 

A ciência da econometria atua na análise estatística e matemática das relações econômicas, os estudos servem como base para se realizar previsões econômicas, assim, colaborando com planos econômicos de governo e políticas públicas, bem como é útil para empresas privadas, por auxiliar nas decisões sobre estoque, preço e produção das suas mercadorias. 

Henry Schultz foi um dos pioneiros no estudo da econometria e desenvolveu importantes teorias que contribuem até hoje para o entendimento da conhecida lei de oferta e demanda nos diferentes mercados. Nós convidamos você para conhecer mais da sua vida e obra, que chegou a ser chamado por Paul Samuelson como “um dos Santos Americanos da Economia”, nascidos após 1860. 

Vida e obra de Henry Schultz 

Henry Schultz e sua família judia de origem polonesa migraram da atual Bielorrúsia para os Estados Unidos quando ele ainda era criança. Schultz nasceu em 4 de setembro de 1893 e fez toda educação infantil e a graduação no College of the City of New York, concluída em 1916. 

Para fazer a pós-graduação Henry Schultz escolheu a Universidade de Columbia, começando os estudos em 1917, porém esses foram interrompidos em função da Primeira Guerra Mundial. Com o término dos conflitos, Schultz recebeu uma bolsa de estudos para estudar na London School of Economics e no Galton Laboratory da University College London, no ano de 1919. 

Após a temporada de estudos na Europa, Schutz retornou aos Estados Unidos e deu seguimento ao doutorado na Universidade de Columbia, o título de PhD. foi recebido em 1925, com a tese intitulada de Estimativa da Demanda de Curvas. Em paralelo aos estudos do doutorado, desenvolveu trabalhos importantes de estatística para a War Trade Board e para os departamentos de governo norte-americano de recenseamento e do trabalho. 

Em 1926 Schultz mudou-se mais uma vez para ministrar aulas na Universidade de Chicago, onde passou o restante da sua carreira como professor e pesquisador. A trajetória profissional e acadêmica de Henry Schultz foi interrompida em 26 de novembro de 1938, em função de um acidente de carro que vitimou toda sua família, incluindo esposa e duas filhas. 

Estudos de Henry Schultz 

A principal linha de pesquisa de Schultz se desenvolveu no estudo da economia matemática e estatística. Schultz acreditava que a economia precisava de um estudo quantitativo rigoroso para que viesse a ser reconhecida como uma ciência, e dentro do curto período de tempo que teve fez o possível para que isso acontecesse, vindo, inclusive, a fomentar pesquisas na área de economia empírica. 

Schultz se destacou como um economista walsariano e passou boa parte da sua carreira na busca por estimar a oferta e demanda por diferentes funções nos produtos multimercados, baseando-se na complexidade do sistema de equilíbrio geral de Walras. No ano de 1930 ele e mais alguns colegas estudiosos da econometria fundaram a Econometric Society que existe até hoje. 

Legado de Schultz 

Apesar da sua morte prematura com apenas 45 anos, Schutz desenvolveu pesquisas importantes e lançou obras que marcaram a época e seguem inspirando estudantes ao longo dos anos. Enquanto professor contribuiu diretamente para a formação de alunos notáveis que posteriormente conquistaram o reconhecimento como ganhadores do Prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos, como é o caso de Herbet A. Simon, ganhador de 1978. 

Outro aluno notável e reconhecido mundialmente é Milton Friedman, que foi seu assistente de pesquisa durante um ano. Schutz também ajudou a fundar uma escola de matemática econômica dentra da Universidade de Chicago, que tinha por objetivo fazer pesquisas na área de economia empírica. Atualmente, a cátedra que leva o seu nome Henry Schultz Distinguished Service Professor in Economics é realizada por outro prêmio Nobel, James Heckman. 

Schultz também foi bastante ativo em termos de produção acadêmica, publicando mais de uma dezena de obras entre artigos acadêmicos e livros, os mais destacados foram: O Significado das Curvas Estatísticas de Demanda, em 1930 e A Teoria e Medição da Demanda, em 1938, sua tese de doutorado, publicada em 1928 também foi destaque, com o tema Leis Estatísticas de Demanda e Oferta com Aplicação Especial ao Açúcar. 

De todas as suas contribuições, a mais notável foi ter sido o precursor da econometria, abrindo espaço para um ramo da economia que cresce a cada dia com os efeitos do mundo globalizado, com cada vez mais trocas comerciais. Certamente, o ambiente acadêmico seguirá aprofundando e aprimorando os conceitos desenvolvidos por Schultz, para melhor entender como se dão as mudanças nos preços dos produtos em decorrência da oferta e demanda, trazendo benefícios para todas as áreas que se valem dos conhecimentos econômicos. 

Bom trabalho e grande abraço!

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

William Edwards Deming, é o pai da Estatística e Qualidade



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário