terça-feira, 28 de novembro de 2023

Levi Strauss, o empreendedor do jeans

Entrar para a história não é uma tarefa simples. A grande maioria das pessoas, infelizmente, será esquecida após duas ou três gerações. Outras, entretanto, superaram o tempo e jamais serão esquecidas, pois marcaram o tempo em que viveram e, de forma direta ou indireta, ainda participam de nossa vida. Visto isso, talvez seja até difícil para nós que vivemos em um tempo “líquido”, que praticamente nada consegue manter-se fiel às mudanças e a velocidade em que estas ocorrem, imaginar como é o gosto da eternidade. 
Hoje conheceremos a trajetória de um empreendedor que conseguiu essa façanha, pois mesmo que já não esteja fisicamente entre nós, seu legado ecoa pelo mundo há séculos. Nascido no horizonte do século XIX, em uma pequena vila na Baviera, Alemanha, esse empreendedor teve seu destino entrelaçado com a história e a moda de uma nação. Estamos falando de Levi Strauss, um nome que ressoa através do tempo e que emergiu como um empreendedor visionário, cuja jornada nos levou das estradas poeirentas da Califórnia até os corações de milhões de pessoas em todo o mundo. Sua vida é um exemplo de como um empreendedor de visão, inovação e resiliência é capaz de fazer grandes mudanças no mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre sua história? 

Os primeiros anos  de Levi Strauss

Levi Strauss nasceu em 26 de fevereiro de 1829, em Buttenheim, uma pacífica vila na Baviera, Alemanha. Para entendermos a dimensão do local em que Lei Strauss nasceu basta observarmos os dados populacionais de Butternheim hoje. Essa pequena cidade tem atualmente pouco mais de 3 mil habitantes, o que demonstra sua simplicidade frente às demais metrópoles alemães. Agora imaginem como essa vila era há quase dois séculos. Seria improvável que em um ambiente com tão poucas pessoas, fomentando uma vida simples e camponesa, surgisse um dos maiores empreendedores do ramo de moda do mundo. Porém, mesmo cultivando o estilo de vida simples de uma cidade pequena, Levi Strauss desde cedo buscaria novos rumos para si. 
Levi Strauss veio ao mundo em uma família de origem judaica, filho de Hirsch Strauss e Rebecca Haas Strauss. Levi era o quarto de seis irmãos, e sua infância foi moldada pelas tradições e valores de sua família. Desde cedo, entretanto, o jovem Strauss demonstrou uma curiosidade inquieta e um desejo de explorar horizontes além das fronteiras da vila onde nasceu. Curioso para conhecer o mundo e enxergar novas possibilidades, a vida que levou ao longo dos seus primeiros 18 anos era sufocante, apesar de ter lhe garantido uma sólida educação de valores. Ainda assim, no quesito sobre sua educação formal - que hoje chamamos de “escolar” - mostra-se que foi pouco desenvolvida. Numa condição limitada, Strauss aprendeu muito mais na prática diária do que com os livros. 
Mesmo com poucos recursos nesse sentido, Levi Strauss sempre demonstrou uma grande capacidade investigativa e uma curiosidade que é própria de uma pessoa que deseja expandir seus horizontes. Sua mente ávida para aprender foi guiada pelo espírito empreendedor que eventualmente o levaria a conquistar o oeste selvagem dos Estados Unidos. 
Aos 18 anos, em 1847, Levi tomou a decisão que mudaria o curso de sua vida para sempre: Ele deixou a Alemanha e embarcou em uma jornada audaciosa em direção à América, a terra das oportunidades e dos sonhos. Com a bagagem repleta de esperança e determinação, ele desembarcou no porto de Nova York, um lugar repleto de promessas, mas também de desafios. Motivado pelo desenvolvimento econômico dos Estados Unidos, a esperança de Levi Strauss era reinventar-se no Novo Mundo. Vale lembrar que a escolha pelos Estados Unidos não era por acaso, pois desde o início do século XIX o crescimento econômico, fruto do investimento na área industrial e a busca por novos territórios, o que se mostrava como uma terra de novas oportunidades. 
Além da famosa corrida pelo ouro, que influenciou diretamente na vida de Strauss, outros aspectos da vida na América apontavam este país como o celeiro de oportunidades que já não era visto na Europa. Assim, o pequeno camponês da Baviera lançou-se em sua aventura em busca de encontrar o seu lugar ao sol. Logo após sua chegada, Levi começou a trabalhar como comerciante de produtos secos, uma profissão que, embora modesta, lhe proporcionou um valioso aprendizado sobre o comércio e os costumes americanos. Nesse momento o jovem pôde aperfeiçoar seu idioma, entender a cultura local e, ao mesmo tempo, perceber as oportunidades e inovações que surgiam na América. Movido por sua ambição e desejo de conhecer o mundo, Levi partiu para a Califórnia e assim começou sua própria corrida em direção ao sucesso.
Na década de 1850 a Corrida do Ouro na Califórnia estava em pleno andamento, atraindo aventureiros de todos os cantos do mundo em busca de riqueza nas encostas das montanhas e rios repletos de pepitas de ouro. Foi então que Levi, em 1853, guiado por seu espírito empreendedor e pelo desejo de uma vida melhor, embarcou na jornada oeste, onde novas oportunidades o aguardavam. Sua chegada à cidade de San Francisco marcou o início de uma nova era em sua vida, pois tudo que conhecia até então começaria a mudar. Ao lado de pessoas que também ambicionavam o sucesso, Levi Strauss estava prestes a se tornar um dos pioneiros da indústria de vestuário nos Estados Unidos, e sua visão empreendedora o conduziria a uma criação que transcenderia gerações: os lendários jeans Levi 's. 

A Invenção dos Jeans: o grande empreendimento de Strauss

Após vinte anos na Califórnia, Levi Strauss viu a oportunidade de ouro à sua frente. Nesse momento da vida o imigrante alemão já tinha conseguido um relativo sucesso em seu comércio de produtos secos, porém isso não se comparava aos desejos que Strauss almejava. Assim, essa “virada na vida” aconteceu quando o comerciante se associou a Jacob Davis, um alfaiate local, em 1872. Jacob havia desenvolvido uma técnica de reforço de roupas com rebites de metal nas áreas de maior desgaste, como os bolsos e a parte da frente das calças. Ele viu o potencial dessa técnica para criar calças duráveis, ideais para os trabalhadores das minas da Califórnia, que necessitavam de roupas resistentes para suportar as condições adversas e as atividades árduas. 
Juntos, eles desenvolveram um novo tipo de calça resistente, projetada para os mineradores da região, que estavam em busca de ouro. Essas calças eram feitas de lona de algodão pesada e tinham rebites de metal nas áreas de maior desgaste, tornando-as incrivelmente duráveis. A lona de algodão era fornecida por Levi Strauss através do seu comércio, enquanto o acréscimo dos rebites era feito por Jacob, que tinha a técnica de costura. 
O sucesso do Jeans de Levi Strauss fica claro quando colocamos sua invenção dentro do contexto em que foi produzida. Como sabemos, trabalhos pesados e que lidam com materiais duros e pesados, como metais e rochas, por exemplo, tendem a rasgar e desgastar-se muito mais rápido que uma roupa social. Desse modo, roupas comuns de algodão duravam muito pouco, o que acarretava em um grande custo para os trabalhadores e seus patrões que, de modo geral, eram quem pagavam pelas vestimentas. Ao desenvolver um produto mais resistente, além de ajudar na manutenção do vestuário dos trabalhadores, Levi e Jacob também conseguiram reduzir o custo dos empresários. 
Assim, o produto inovador de Levi e Jacob teve, desde o seu início, uma adesão massiva do público. Não apenas dos mineradores, mas outras profissões que também lidavam com o desgaste de roupas como agricultores e pedreiros, por exemplo, adotaram rapidamente a nova moda do jeans. Assim surgia o jeans. 

O Sucesso da Levi Strauss & Co 

O primeiro par de calças jeans Levi's foi patenteado em 20 de maio de 1873. Essa patente marcou o nascimento oficial dos jeans Levi's, que eram originalmente chamados de "calças de lona de Nimes" e, mais tarde, simplificados para "jeans". O nome "Levi's" veio mais tarde, quando a marca ganhou reconhecimento e fama. A empresa já nasceu com uma forte adesão do público, o que explica o sucesso imediato, porém, podemos entender que esse sucesso só ocorreu porque Levi Strauss e Jacob Davis observaram uma necessidade de sua época e atuaram sobre ela. Desse modo, solucionando um dilema que afetava tanto empregados como empregadores, o jeans se tornou uma febre nos Estados Unidos e não levaria tanto tempo até ganhar o mundo. 
Frente a isso, a Levi Strauss & Co. rapidamente ganhou reputação por fabricar jeans de alta qualidade, e a marca Levi's tornou-se sinônimo de jeans. A empresa expandiu-se ao longo dos anos e continuou a inovar em termos de design e materiais. Sendo a inventora e por muito tempo a líder nesse tipo de fabricação, o jeans tornou-se um padrão global e hoje é produzido em praticamente todo o mundo. 
Observando de maneira mais objetiva, podemos dizer que o grande diferencial do empreendimento de Levi Strauss foi a inovação, mas apenas esse ponto não poderia sustentar uma empresa centenária. O sucesso de Levi Strauss se deu em grande parte por conseguir expandir sua empresa e tornar sua marca global à medida que o jeans ganhava mais território no mundo da moda. 

Filantropia e Legado 

Levi Strauss não foi apenas um empresário de sucesso, mas também um filantropo generoso. Ao longo de sua vida empresarial, o empreendedor ajudou diversas instituições dos mais diferentes tipos. Entendendo que a riqueza deveria sempre ser compartilhada, grande parte dos seus lucros foi destinada para instituições educacionais, de saúde e caridade de uma maneira geral. Esse traço em sua vida foi tão marcante que a Levi’s Strauss Co. continuou a exercer a filantropia mesmo após a sua morte, em 1902, mostrando assim o valor que este homem tinha na ajuda pelo próximo. 
Vale ressaltar que um dos seus gestos filantrópicos foi o de ajudar instituições voltadas para a causa imigrante, afinal, ele sabia que começar a vida em um novo país não é fácil. Assim, podemos notar que sua ambição não estava apenas em ganhar dinheiro e mudar a sua vida, mas também a de ser capaz de expandir essa transformação para o máximo de pessoas. Seu exemplo é essencial para entendermos a verdadeira função social de um empreendedor: a de mudar a vida de todos ao seu redor, seja através dos seus produtos, serviços ou mesmo financiando uma causa. 
Não por acaso, Levi Strauss é lembrado como um dos empreendedores mais influentes da história, responsável por criar uma das marcas de moda mais reconhecidas e amadas em todo o mundo. Sua inovação na indústria de roupas mudou para sempre o cenário da moda e deixou um legado duradouro que perdura até hoje. 
A história de Levi Strauss é, por fim, uma lição de que, com visão, trabalho árduo e um toque de inovação, é possível deixar um impacto na história. Sua jornada é uma inspiração para todos nós, pois nos faz lembrar que os sonhos podem se tornar realidade quando seguimos nossas ambições e abraçamos as oportunidades que a vida nos apresenta. Levi Strauss, portanto, segue vivo em nossos armários, corações e mentes.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio

        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário