sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Herbert Simon, o cientista social matemático

O personagem da vez é considerado um polímata, ou seja, alguém cujos conhecimentos abrangem vários campos de estudo e foi premiado com o Nobel de Economia no ano de 1978. Estou falando de Herbert Simon, estudioso americano que desenvolveu teorias importantes sobre o comportamento organizacional e os limites da racionalidade já na metade do século XX.

Simon se destacou por unir áreas do conhecimento que até então pareciam estar em lados opostos, como a psicologia e a economia. Como lhe disse, ele não limitou seus estudos em uma única vertente, e assim tratou de expandir seus saberes em diferentes áreas.

Apesar da sua genialidade em caminhar por tantas áreas do saber, o carro chefe dos seus estudos e análises se deram sobre o comportamento humano para tomada de decisões nas organizações. Ao longo da sua carreira, Simon buscou desenvolver uma teoria para solução dos conflitos entre as pessoas, buscando entender como as decisões são tomadas. 

Apresento-vos para apresentar um pouco da vida e obra de Herbert Simon, que além do Nobel de Economia foi agraciado com outros títulos importantes e deixou um legado valioso para toda comunidade acadêmica, em especial para os administradores. 

O começo de Herbert Simon 

Herbert Alexander Simon é filho de imigrantes europeus. Nascido em 15 de junho de 1916 em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos, o polímata teve uma longa vida, vindo a falecer em 9 de fevereiro de 2001, em função de uma parada cardiorrespiratória, aos 84 anos de idade. 

Seu pai foi um inventor e designer de equipamentos eletrônicos, já sua mãe foi uma pianista talentosa. A infância e juventude de Simon em família foram marcadas por um ambiente rico e criativo, bastante propício para o florescimento intelectual e educativo, com discussões saudáveis ao redor da mesa sobre política e às vezes com caráter científico.

Sendo assim, desde muito novo Simon já demonstrava bom desenvolvimento acadêmico e lidava com facilidade com as matérias estudadas na escola, segundo o próprio, a escola não lhe exigia muito, de modo que tinha tempo suficiente para atender os estudos e jogar beisebol e futebol americano. 

Simon sempre teve inclinação pelo desenvolvimento da ciência, e apesar do seu interesse pelas diversas áreas do conhecimento, seus passos o direcionaram para os estudos das teorias do comportamento organizacional.

O seu tio materno, Harold Merkel, o influenciou positivamente quando estudava economia da Universidade de Wisconsin. Foi a partir do seu tio que Simon conheceu as ciências sociais e teve os primeiros contatos com a psicologia e economia.

A jornada de Simon na academia começou em 1933 na Universidade de Chicago, com a graduação de Economia. O seu interesse pela área comportamental e psicológica ganhou força durante a graduação. O seu trabalho de conclusão de curso se deu sobre a tomada de decisões nas organizações. 

Herbert Simon tinha um objetivo claro: dar às ciências sociais o mesmo rigor dos fundamentos matemáticos, ele queria ser reconhecido por ser um cientista social matemático. O PhD pela Universidade de Chicago foi autorizado por correspondência, pois na época, em 1942, Simon se encontrava na Universidade de Berkeley, na Califórnia. 

No decorrer da sua trajetória, passou por diferentes universidades de prestígio e desenvolveu projetos nas áreas de economia e psicologia comportamental. Para além destas questões, Simon colaborou com a fundação de cursos de pós-graduação, como aconteceu em 1949, quando abriu o curso de pós-graduação em Administração Industrial, no Carnegie Institute Of Technology.

Graças ao seu empenho, o ponto alto da carreira aconteceu com o reconhecimento do Nobel de Economia, em 1978, por sua pesquisa precursora no processo de tomada de decisões dentro das organizações econômicas.

Simon e a teoria da Racionalidade Limitada 

Já mencionei que o foco dos estudos de Simon se deu na análise matemática do comportamento das pessoas e a tomada de decisões dentro das organizações, porém, é importante ressaltar a sua teoria sobre a racionalidade limitada. 

Para Simon, nós, os seres humanos, usamos apenas parcialmente a faculdade da razão e que a maior parte das nossas decisões são fortemente influenciadas pelas emoções. Além disso, a teoria se chama racionalidade limitada, pois, diante de um problema a ser resolvido, a maioria das pessoas se contenta em apenas absorver um reduzido número de informações, suficientes para a tomada de decisão naquele momento imediato. 

Simon explica que da análise superficial e rápida dos fatos o indivíduo não conseguirá uma resposta ideal para a sua questão, mas apenas uma resposta imediata. A partir do uso parcial da racionalidade, desenvolvem-se indivíduos com pouca capacidade reflexiva e incapazes de refletir sobre questões que requerem mais aprofundamento. 

Na teoria de Simon, a racionalidade das pessoas está limitada por três dimensões, que influenciam na tomada das decisões, são elas: 

● A informação disponível no momento da questão; 

● A limitação cognitiva da pessoa que analisa a questão; 

● O tempo disponível para a tomada de decisão. 

A solução para melhores decisões passa pela análise dos pontos acima, sem esquecer da influência dos fatores emocionais.


Prêmios recebido por Herbert Simon 

A carreira de Simon jogou luz sobre as teorias organizacionais e tinham como objetivo entender as motivações dos colaboradores junto às empresas. 

Entre os anos de 1937 e 2001, foram mais de 800 trabalhos realizados, entre artigos e livros, os quais levaram a Simon a ser reconhecido como um dos principais nomes quando se fala em teorias comportamentais dentro das organizações. 

Por fim, a trajetória de Herbert Simon foi marcada pelo recebimento de diversos prêmios por toda sua contribuição, entre eles, o já citado Prêmio Nobel de Economia em 1978 e o Prêmio Turing de Computação, em 1975, frutos do seu empenho em mais de 60 anos dedicados à desenvolver a ciência da administração. 

Bom trabalho e grande abraço!

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário