sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Chester Barnard e a autoridade do líder

No atual momento histórico as empresas sofrem com a chamada crise de autoridade, que consiste na dificuldade dos administradores em liderar suas equipes. Chester Barnard, nosso “pai da administração” de hoje, por meio do seu trabalho, desenvolveu importantes teorias acerca do comportamento humano e das relações entre líderes e subordinados nos ambientes de trabalho. Antes da metade do século XX, em 1938, Barnard lançou sua obra mais famosa: As Funções do Executivo, como resultado de uma série de palestras ministradas na Universidade de Harvard, quando abordou ideias que ainda hoje se mostram atuais. Por exemplo, a necessidade em buscar a justiça entre dar ordens e a sua aceitação, bem como sobre a importância de enxergar as empresas como organismos em constante mudanças. A carreira de Barnard se concentrou na prática uma vez que atuou em cargos de lideranças ao longo da carreira e, apesar de ter desenvolvido teorias, não foi um profissional acadêmico. Barnard nos deixou um legado de compromisso profissional e mostrou por meio da sua atuação que é possível desenvolver empresas, com novas formas de gerir pessoas para alcançar melhores resultados. Conheceremos agora um pouco mais da sua vida e obra de Chester Barnard.

A trajetória de Chester Barnard


Nascido Chester Irving Barnard, em 7 de novembro de 1886, em Malden, estado de Massachusetts, Estados Unidos, Barnard se destacou por seus trabalhos pioneiros sobre estudos comportamentais das organizações e a gestão de pessoas.

Barnard começou a trabalhar desde muito cedo em uma fazenda, um pouco mais velho, trabalhou como afinador de pianos. É bem provável que as experiências de trabalho ainda na juventude tenham sido determinantes por moldar uma carreira como executivo e não voltada para a academia.

Em relação à sua vida acadêmica, um fato curioso é que ele começou a graduação de Economia na Universidade de Harvard, porém o curso não foi concluído porque ele não finalizou a grade curricular no tempo adequado. Em paralelo aos estudos, o ‘pai da administração’ chegou a trabalhar com a venda de pianos para ajudar no custeio da faculdade.

Apesar de não ter finalizado a graduação, Barnard foi homenageado com o título de Doutor Honoris causa por várias universidades, que viam nas suas teorias ensinamentos valiosos para todos os estudantes. Chester Barnard começou a sua carreira profissional na American Telephone and Telegraph, no departamento de estatística. Já em 1909 chegou a vice-presidência da companhia com apenas 23 anos de idade.

Nos anos seguintes Barnard trabalhou na Bell Telephone, em 1922, e chegou a presidência da New Jersey Bell Telephone, em 1927. Como já mencionado, a trajetória de Barnard se deu dentro das companhias, aprendendo na prática como gerir equipes colaborativas eficazes e eficientes.

No final da década de 20 os Estados Unidos enfrentaram uma de suas maiores crises econômicas, que ficou conhecida como a Grande Depressão. Na ocasião, Barnard desenvolveu um sistema de ajuda ao estado de Nova Jersey para enfrentar os efeitos da crise.

Principais teorias de Chester Barnard


Um dos ensinamentos basilares de Barnard foi ter desenvolvido a teoria que as organizações se assemelhavam a seres vivos e, portanto, passam por constantes mudanças. Esse entendimento é relevante pois segundo Barnard, uma das causas de extinção das empresas é justamente não conseguir manter a eficiência e eficácia ao longo dos anos, ou seja, morrem por falta de ajustes, por caírem no comodismo.

Vejamos abaixo algumas das ideias de Chester Barnard e como elas continuam atuais.

Estímulo à Cooperação


De acordo com Barnard, os gestores devem estimular a cooperação dentro de uma equipe, por entender que cada indivíduo tem a capacidade de somar positivamente com o tempo. Um bom gestor assumiria o papel de coordenar a relação de cooperação entre a empresa e os colaboradores, extraindo o melhor de cada parte, direcionando para o interesse do todo.

Ao estabelecer uma cooperação, empresas e colaboradores podem, juntos, chegar aos seus objetivos. Barnard foi um dos pioneiros em enxergar os colaboradores como um recurso essencial para as empresas se desenvolverem de forma sustentável, por meio da cooperação.

Essa teoria de Barnard se comunica com seus ensinamentos sobre eficácia e eficiência, diferentemente do que se entende por padrão, para ele, uma empresa atinge a eficiência quando é capaz de atender satisfatoriamente às necessidades dos colaboradores, como consequência, esses farão o mesmo pela empresa, havendo a perfeita cooperação entre ambos.

A Aceitação da Autoridade


Uma das ideias mais inovadoras de Barnard para a época diz respeito à autoridade de gestão. Até Barnard, o entendimento comum é que os gestores exerciam uma autoridade natural, sem reservas ou empecilhos.

Em resposta, Barnard ensina que a autoridade é uma via de mão dupla, ou seja, se não for acatada por quem recebe as ordens, a autoridade na prática não existe. Da observação do seu trabalho, ele observou que as ordens dos líderes são constantemente desobedecidas por não terem sido acatadas pelos colaboradores, ainda que não sejam explicitamente rejeitadas.

Para contornar a problemática, Barnard sugere a reformulação da comunicação entre empresa e colaboradores, e traz como aspecto mais relevante a observação se o gestor que dita a ordem demonstra habilidades técnicas para dar as ordens, ele quer dizer que apenas aqueles que podem mostrar pelo exemplo como se faz determinada manobra podem ordenar que a manobra seja feita.

Dessa forma, o gestor garantia a sua autoridade pelo exemplo e persuasão, e não simplesmente pela posição hierárquica que ocupa.

O notório legado de Chester Barnard


Chester Barnard deixou sua marca como “pai da administração” por sua atuação presente dentro das indústrias e, especialmente, por formular teorias ainda hoje estudadas, como a aceitação da Autoridade, reflexões sobre os conceitos de eficácia e eficiência e cooperação.

Ao longo da sua carreira, Chester Barnard assumiu cargos de direção e presidência em importantes instituições, como a Fundação Rockefeller e a Fundação Nacional de Ciência e assistente do Secretário do Tesouro americano.

Chester Barnard certamente será estudado pelas próximas gerações de administradores que buscam encontrar o ponto de equilíbrio e eficiência na relação entre empresas e colaboradores.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

Daniel A. Wren o professor por excelência



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário