sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Um guia rápido dos 4Ps da Gestão e Inovação

4Ps da gestão

Buscar estratégias para melhorar o desempenho do negócio faz parte do dia-a-dia dos empreendedores. Por isso, hoje apresento a vocês os 4Ps da gestão e da inovação.

Estas duas ferramentas tem o objetivo de organizar a empresa e ajudá-la a crescer. Para saber como elas funcionam basta continuar a leitura.

De onde vem os 4Ps?

Os 4Ps mais famosos, por assim dizer, são os 4Ps do marketing ou mix do marketing que foram os pioneiros nas estratégias com esta consoante.

O conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy, na década de 60 e teve como principal propagador Philip Kotler.

Os 4Ps do marketing são considerados os pilares para a criação de uma estratégia de marketing de sucesso, sendo que o significado para cada um deles são:

  • Produto: o que é oferecido para os clientes (serviço, produto, qualidade, garantia, design).

  • Preço: a estratégia de precificação utilizada na comercialização do produto.

  • Praça: quais serão os canais de distribuição do produto.

  • Promoção: a forma de divulgação do produto.

Adotando o mesmo princípio, de serem ferramentas básicas para uma boa ideia, surgiram os 4Ps da gestão e da inovação.

Os 4Ps da Gestão Empresarial

A gestão é essencial para a vida de um negócio, afinal é o gerenciamento que impede que as “coisas saiam dos eixos”.

Por exemplo: embora a atividade básica de um salão de beleza seja atender os clientes, outras tarefas secundárias também são fundamentais para o sucesso, como controle de estoque e montar o fluxo de caixa.

Os 4Ps da gestão (planejamento, processos, pessoas e projetos) entram justamente neste ponto, ajudando a coordenar as atividades dentro empresa e assim alcançar bons resultados.

Planejamento

Esta é a primeira etapa dos 4P’s na gestão, onde é feito o planejamento estratégico da empresa. Geralmente fica a cargo da presidência, conselheiros e diretores.

Nesta parte são feitas as pesquisas e análise do mercado para definir qual será o diferencial do negócio, objetivos e como a empresa se apresentará no mercado.

Processos

Para que os objetivos estabelecidos na parte do planejamento sejam alcançados é preciso criar processos que viabilizem estes resultados. Esta parte normalmente fica a cargo dos gerentes.

Durante esta fase entram os indicadores-chave de desempenho (KPI) a partir deles é feita a avaliação das ações e as mudanças, caso sejam necessárias.

Pessoas

Sem dúvidas os colaboradores são o principal ativo de uma empresa, afinal tudo é realizado por eles, logo, as pessoas têm um papel fundamental dentro dos 4Ps da gestão. Por isso é essencial que os funcionários sejam selecionados com cuidado e tenham um perfil que se encaixe com o da empresa.

Outro ponto importante é desenvolver um ambiente favorável que os motive a contribuir cada vez mais, por isso, ter boas lideranças, que saibam se relacionar da melhor forma com os colaboradores é fundamental.

Quando há uma mudança no planejamento e no processo é preciso adaptar o organograma para que os funcionários possam contribuir da melhor maneira possível com as mudanças propostas.

Projetos

Chegamos na etapa mais operacional dos 4Ps da gestão, quando de fato o planejamento é colocado em prática. Nesta parte a supervisão do gestor é essencial para acompanhar o andamento das ações e interferir quando necessário.

Os 4Ps da Inovação

Incentivar a inovação é fundamental para os negócios, afinal a partir de novas ideias é que a empresa pode crescer e aumentar o seu faturamento. Por isso foram criados os 4Ps da inovação.

Embora seja parecido com os 4Ps da gestão, inclusive alguns tópicos se repetem, na inovação o foco está em facilitar a tomar as decisões partindo da análise de quatro aspectos que mostrarei a seguir.

Propósitos

Dentro de uma empresa as ideias têm basicamente dois propósitos, aumentar as entradas, isto é, vender mais e mais caro ou diminuir as saídas, reduzindo as despesas ou cortando gastos.

Então, antes de tudo você precisa saber em qual desses aspectos a sugestão vai contribuir. Caso não identifique nenhum, não há inovação.

Também as novas ideias devem estar alinhadas com a missão, visão e objetivos da empresa. Ainda é essencial que resultados da aplicação da inovação sejam mensurados.

Processos

Agora que você já escolheu qual será a inovação é o momento de pensar em como colocá-la em prática, para isso você pode utilizar o funil de inovação. Ele é uma ferramenta para avaliar a viabilidade das ideias inovadoras.

Ele é inspirado no funil de vendas, por isso também possui topo, meio e fundo, como mostro a seguir:

  • Topo de funil: entender os problemas que precisam de solução, coletar as ideias, participar de eventos sobre inovação e analisar o mercado.

  • Meio de funil: filtrar as sugestões, verificando quais são os riscos e quais os resultados seriam atingidos aplicando as ideias.

  • Fundo de funil: é hora de colocar os projetos escolhidos em prática.

Aplicando o funil da inovação é provável que as ideias selecionadas tragam os melhores resultados para o negócio.

Pessoas

Assim como nos 4Ps da gestão as pessoas também são um aspecto importante da inovação, já que na maioria das vezes as ideias surgem dos próprios colaboradores e são eles mesmos que vão implementá-las.

Segundo o professor de inovação e empreendedorismo do Insper, Marcelo Nakagawa, para que as ideias funcionem é preciso que a empresa tenha dois perfis de colaboradores.

  • Empreendedores: as que enxergam as oportunidades, traçam um plano e persistem até conseguir que ele se realize.

  • Gestores: são flexíveis e conseguem transformar ideias em ações concretas.

Tendo estas duas categorias de colaboradores as ideias se transformarão em resultados. 

Políticas

Para a equipe ser inovadora é preciso criar uma cultura de inovação na empresa, então é necessário criar políticas para isso. Por exemplo: implementar um programa de remuneração variável, relacionada ao desempenho dos colaboradores e a suas contribuições inovadoras para a empresa.

Também é importante que desde a contratação dos profissionais, além da qualidade técnica, seja analisado se eles possuem um perfil empreendedor ou gestor.

Dicas para aplicar os 4Ps da gestão e inovação

Veja agora dicas para implementar estas duas ferramentas dentro do seu negócio:

 Estratégia e inovação andam juntas

Você não precisa escolher entre a gestão empresarial e a inovação, pois elas são complementares. Afinal, como você poderá inovar sem saber para onde está indo?

Por isso, antes de investir em inovação é importante ter claro quais são as metas e objetivos do negócio.

A inovação não precisa ser inédita

Vale destacar que a ideia deve ser inédita para a empresa e não para o mercado. Você pode muito bem se inspirar em ideias de outros nichos ou até dos seus concorrentes.

O mais importante é que a ideia seja viável e traga resultados positivos para empresa.

Monte uma boa equipe

Como vimos tanto no 4Ps da gestão quanto na inovação, dois aspectos que se repetem são os processos e as pessoas.

Afinal, os resultados vêm da produtividade dos colaboradores, por isso o cuidado em criar uma equipe capacitada é o primeiro passo para o sucesso.

Então, já aplica um dos 4Ps no seu negócio?

Bom trabalho e grande abraço.


Autor: Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 13 de setembro de 2023
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com/artigos/um-guia-rapido-dos-4ps-da-gestao-e-inovacao

(abrir em uma nova aba)




Conheça também:

Gestão de Pessoas na moderna Administração



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário