terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Pirâmide das Necessidades de Maslow: o que é e aplicações para o seu negócio

Conheça a Pirâmide das Necessidades de Maslow, as suas características e saiba como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa

Pirâmide das Necessidades de Maslow: o que é e aplicações para o seu negócio

A Pirâmide das Necessidades de Maslow é um conceito da Psicologia, mas que também pode ser utilizado no mundo corporativo para estimular os colaboradores, auxilia os líderes a encontrar as melhores formas de lidar com a equipe e como desenvolver estratégias assertivas para conquistar os clientes.

Continue a leitura e descubra o que é a Pirâmide de Maslow, quais as necessidades que fazem parte dela e sugestões para aplicar os ensinamentos dela no seu negócio.

Entenda a Pirâmide das Necessidades de Maslow

Criada pelo psicólogo e pesquisador Abraham Harold Maslow (1908 – 1970), que desenvolveu a Teoria das Motivações Humanas, a partir de um estudo realizado com macacos, o que originou a Pirâmide das Necessidades de Maslow.

De acordo com essa teoria, as pessoas têm diferentes tipos de necessidades que se relacionam de maneira hierárquica, começando pelas necessidades básicas como alimentação e sono até algo mais complexo como a realização pessoal.

Para ilustrar essa “escala” de necessidades foi criada a pirâmide, sendo que o indivíduo só “sobe” de nível, caso aquela demanda já tenha sido alcançada, conforme imagem abaixo:

As duas primeiras etapas (Fisiológica e Segurança) são consideradas necessidades primárias, já as outras três (Social, Estima e Auto Realização) são necessidades secundárias, conheça melhor cada uma delas a seguir:

Necessidades Fisiológicas

Na base da Pirâmide das Necessidades de Maslow está o que é essencial para a nossa sobrevivência como se alimentar, descansar, beber água, ir ao banheiro, etc.

No ambiente de trabalho essas necessidades são refletidas no intervalo para o almoço, nas pausas durante a jornada de trabalho e na flexibilidade de horários.

Necessidade de Segurança

São vinculadas à autopreservação, ou seja, aquelas que nos fazem sentir seguros, como ter um seguro de automóvel ou uma reserva financeira de emergência.

A empresa também supre essa necessidade oferecendo um bom plano de saúde para os funcionários, estabilidade na sua contratação e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.

Necessidade Social

A terceira etapa da Pirâmide das Necessidades de Maslow está relacionada a nossa necessidade de manter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas, sejam eles familiares, amizades ou relações amorosas. As interações com os colegas e os gestores na empresa fazem parte deste tópico.

Necessidade de Estima

Esse tópico está relacionado a nossa autoestima, sendo primeiro a forma com que nos vemos e reconhecemos as nossas capacidades. Também está ligado a maneira com que os outros enxergam e identificam os nossos talentos.

Nos negócios, são promoções ao longo da carreira, feedbacks dos líderes, atribuições de responsabilidades.

Necessidade de Autorrealização

O nível mais alto da pirâmide está relacionando diretamente aos sonhos das pessoas, por isso, é muito associado em vencer os obstáculos para crescer pessoal e profissionalmente. São os desafios no trabalho, desenvolvimento da autonomia, trabalhar na área que deseja.

Vale destacar que além das 5 necessidades da pirâmide, Maslow identificou mais duas necessidades das pessoas, são elas:

Necessidade de conhecer e entender: está relacionada à busca para tentar entender as pessoas, a natureza e o mundo como um todo.

Necessidade de satisfação estética: está ligada à vontade que temos de nos sentirmos fisicamente bonitos e de atender aos padrões de beleza.

Aplicações da Pirâmide das Necessidades de Maslow

Agora que você já conhece todas as etapas da pirâmide de Maslow, descubra de quais maneiras ela pode contribuir para a evolução da sua empresa.

Para encontrar a motivação certa para os colaboradores

Manter a equipe engajada é um dos desafios de muitos gestores, mas a Pirâmide das Necessidades de Maslow pode ajudar bastante nesse sentido, pois ao compreender as necessidades dos colaboradores nos diferentes níveis da pirâmide, permitem à empresa criar um local de trabalho mais saudável e produtivo.

Como citei, na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, comer, descansar, etc. Este ponto já deixa claro que tentar motivar os funcionários com horas extras, pode até dar certo por um tempo, mas também pode levar a exaustão do colaborador, que não conseguirá cumprir as necessidades primárias.

Para o segundo tópico da pirâmide está a necessidade de segurança, então manter um ambiente seguro e estável é fundamental. Mas passada essa etapa, é hora de pensar em outras estratégias para motivar os colaboradores.

O reconhecimento de uma tarefa executada com excelência, não precisa ser apenas financeiro, um café da manhã com toda equipe, uma tarde de folga, também podem ser formas eficazes de motivar os funcionários.

Um bom clima organizacional é outro aspecto que faz toda a diferença para a produtividade e os resultados da equipe, então estimular a cooperação através de um programa de troca de talentos onde todos compartilham seus conhecimentos e habilidades uns com os outros, por exemplo.

Aprimorar a capacidade de liderança dos gestores

A Pirâmide das Necessidades de Maslow também ressalta que é essencial para os líderes compreenderem as necessidades dos colaboradores antes de demandarem produtividade.

Por exemplo: se um colaborador busca a Necessidade de Autorrealização é preciso pensar em estratégias para motivá-lo, como incluí-lo em um projeto importante para empresa ou permitir que ele tenha mais autonomia nas tomadas de decisão.

Porém, caso a necessidade que o afeta no momento seja a Estima, é fundamental pensar em outras formas de estimulá-lo dentro do ambiente de trabalho, como reconhecimento através de feedbacks positivos e bonificações.

Mas para alcançar esse patamar é importante que os líderes perguntem aos funcionários como eles se sentem em relação à empresa, o que eles acreditam ser importante para manter um ambiente de trabalho saudável e que propicie o crescimento.

Dessa maneira terá uma melhor compreensão das necessidades dos colaboradores e como motivá-los a partir delas.

Descobrir qual/quais necessidades dos clientes os seus serviços/produtos atendem

A Pirâmide das Necessidades de Maslow é muito utilizada dentro do marketing para compreender as motivações que levam os consumidores a escolher o seu produto e assim criar estratégias mais assertivas.

Por exemplo: o produto da sua empresa comercializa sistemas de segurança residencial, nas comunicações vale a pena ressaltar a tranquilidade que a pessoa terá ao adquirir o item (Necessidade de Segurança).

Já se é uma empresa de carros de luxo, ressaltar o status que este produto traz e como a pessoa será vista pelos outros ao dirigir um dos veículos na rua (Necessidade de Estima).

Como podemos ver, com a ajuda da Pirâmide das Necessidades de Maslow é possível entender o comportamento dos colaboradores, ajudar as lideranças e desenvolver estratégias mais eficazes para e assim levar a empresa a melhores resultados.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Prof. Rafael José Pôncio
Publicado em: 01 de setembro de 2023
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: 
https://administradores.com.br/artigos/piramide-das-necessidades-de-maslow-o-que-e-e-aplicacoes-para-o-seu-negocio




Conheça também:

           

Curva de Aprendizagem: como ela funciona e como aprimorá-la


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário