Daniel Wren foi um professor por excelência o qual teremos a honra de conhecer melhor agora. Diferente de outros perfis que já passaram por aqui, Wren talvez seja menos conhecido para o público geral, em função da sua atuação dentro das universidades. Da sua atuação profissional, destaca-se o seu perfil eminentemente acadêmico e teórico, focando seus estudos sobre as bases da administração e da gestão dos negócios.
Praticamente toda vida profissional de Wren foi dedicada à academia, em especial na Universidade de Oklahoma, o que contrasta com outros estudiosos que também atuam como consultores de negócios em grandes empresas. Não foi o caso de Wren, que foi um estudioso fervoroso a maior parte do tempo, produzindo muitos artigos e livros.
Os seus estudos e obras ganharam muito destaque e seguem orientando estudantes e gestores em cursos de graduação, MBA e afins ao redor do mundo. Hoje teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Daniel Alan Wren, professor emérito da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Quem é e o que faz Daniel Wren?
Daniel Alan Wren é o nome completo de Daniel Wren, como é mais conhecido. Wren nasceu no dia 8 de janeiro de 1932, na cidade de Columbia, no Missouri, Estados Unidos. O seu pai era proprietário de um comércio de produtos gerais. Acreditamos que esse primeiro contato com o mundo dos negócios tenha sido o despertar para a sua carreira como professor de administração e gestão.
O começo da carreira acadêmica de Wren foi no seu estado de nascimento, ele concluiu em 1954 o bacharelado em Gestão Industrial e de Pessoas na Universidade do Missouri. Após a graduação as atividades acadêmicas deram pausa pois Wren participou de programas da Força Aérea Americana, na Alemanha.
Após esse período em que atuou na Força Aérea, Wren retornou à academia e no ano de 1960 concluiu o mestrado em administração, também na Universidade do Missouri. O título de Ph.D. veio no ano de 1964 quando finalizou o programa de doutorado da Universidade de Illinois em Filosofia e Negócios.
Como professor, Wren iniciou sua carreira na Universidade da Flórida. Após alguns anos, em 1973, Wren começa a lecionar na Universidade de Oklahoma onde desenvolve a maior parte do seu trabalho como professor e pesquisador. Como reconhecimento ao seu trabalho, Wren é
nomeado David Ross Boyd Professor of Management, em 1989 e entre os anos de 1994 e 1999 torna-se professor da Fundação McCasland de educação.
Ao longo da sua longa carreira, foram muitos os prêmios, medalhas e menções honrosas destinadas a Daniel Wren. Acerca do seu estudo, destaca-se a atuação na busca por melhor compreender o espírito da administração e gestão dos negócios.
A obra de Wren se concentrou em especial à estudar os fundamentos da administração e da gestão dos negócios, dessa forma, dedicou-se com maior afinco ao estudo de teóricos que antecederam à sua geração e contribuíram para fundamentar as bases da administração, como a conhecemos hoje. Assim, Wren dedicou-se a estudar as obras de Frederick Taylor e Henri Fayol. Para Wren, a acadêmia de administração está voltada a mais ou a menos para um dos dois lados, Taylor ou Fayol.
Como consequência dos seus estudos, Wren, juntamente com Arthur G. Bedeian, publicaram um destacado artigo, em 2001, quando listaram os vinte e cinco livros que mais influenciaram a administração no século XX, vejamos os 10 primeiros livros da lista, começando por Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, por Frederik Winlow Taylor.
● Frederick Winslow Taylor (1911), Os Princípios da Administração Científica; ● Chester I. Barnard (1938), As Funções do Executivo;
● Peter F. Drucker (1954), A prática da Administração;
● Douglas McGregor (1960), O lado humano da empresa;
● Herbert A. Simon (1947), Comportamento Administrativo: Um Estudo dos Processos de Tomada de Decisão na Organização Administrativa . Com prefácio de Chester I. Barnard; ● Paul R. Lawrence e Jay W. Lorsch (1967), Organização e ambiente: Gerenciando diferenciação e integração;
● James G. March e Herbert A. Simon (1958), Organizações;
● Abraham H. Maslow (1954), Motivação e Personalidade;
● Michael E. Porter (1980), Estratégia competitiva: Técnicas para analisar indústrias e concorrentes;
● Fritz J. Roethlisberger e William J. Dickson (1939), Management and the Worker.
No aspecto pessoal, Daniel Wren se casou em 1962 com Karen Lynn Tower, a qual faleceu em 1979, juntos eles tiveram 3 filhos.
Legado de Daniel Wren
Daniel produziu bastante ao longo da sua carreira, em especial pelo seu perfil acadêmico e teórico. Muitas das suas obras foram premiadas e receberam condecorações. Vejamos alguns momentos da carreira de Wren que merecem destaque:
- 43 artigos publicados em periódicos;
- 9 livros publicados;
- O livro Evolution of Management Thought foi editado 5 vezes;
- Desde 2000 ele é David Ross Boyd Professor Emérito;
- Foi nomeado Curador da Harry W. Bass Business History Collection, em 1973;
- Foi presidente da Southern Management Association no ano de 1973-74; - Foi Reitor Interino e Presidente Fred E. Brown do Price College of negócios nos anos 2005/06;
- Na Academy of Management, Wren presidiu a Divisão de História da Administração; - Ganhou o prêmio Educador de Destaque duas vezes ,e recebeu o prêmio de Educador Distinto do Ano da Academy of Management, em reconhecimento por ser "o historiador de administração mais destacado de sua geração".
Daniel Wren inspirou centenas de alunos que o tiveram como professor, em especial na Universidade de Oklahoma, a qual dedicou a maior parte da sua carreira como professor e pesquisador, vindo a se aposentar em 2000. Mesmo aposentado, Wren não parou de produzir sendo curador da Bass History Collection. O exemplo de Daniel Wren como professor e pesquisador segue inspirando todos aqueles que estão na busca pela excelência na administração dos negócios.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Conheça também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário