terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Daniel A. Wren o professor por excelência

Daniel Wren foi um professor por excelência o qual teremos a honra de conhecer melhor agora. Diferente de outros perfis que já passaram por aqui, Wren talvez seja menos conhecido para o público geral, em função da sua atuação dentro das universidades. Da sua atuação profissional, destaca-se o seu perfil eminentemente acadêmico e teórico, focando seus estudos sobre as bases da administração e da gestão dos negócios.

Praticamente toda vida profissional de Wren foi dedicada à academia, em especial na Universidade de Oklahoma, o que contrasta com outros estudiosos que também atuam como consultores de negócios em grandes empresas. Não foi o caso de Wren, que foi um estudioso fervoroso a maior parte do tempo, produzindo muitos artigos e livros. 

Os seus estudos e obras ganharam muito destaque e seguem orientando estudantes e gestores em cursos de graduação, MBA e afins ao redor do mundo. Hoje teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Daniel Alan Wren, professor emérito da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. 

Quem é e o que faz Daniel Wren? 

Daniel Alan Wren é o nome completo de Daniel Wren, como é mais conhecido. Wren nasceu no dia 8 de janeiro de 1932, na cidade de Columbia, no Missouri, Estados Unidos. O seu pai era proprietário de um comércio de produtos gerais. Acreditamos que esse primeiro contato com o mundo dos negócios tenha sido o despertar para a sua carreira como professor de administração e gestão. 

O começo da carreira acadêmica de Wren foi no seu estado de nascimento, ele concluiu em 1954 o bacharelado em Gestão Industrial e de Pessoas na Universidade do Missouri. Após a graduação as atividades acadêmicas deram pausa pois Wren participou de programas da Força Aérea Americana, na Alemanha. 

Após esse período em que atuou na Força Aérea, Wren retornou à academia e no ano de 1960 concluiu o mestrado em administração, também na Universidade do Missouri. O título de Ph.D. veio no ano de 1964 quando finalizou o programa de doutorado da Universidade de Illinois em Filosofia e Negócios. 

Como professor, Wren iniciou sua carreira na Universidade da Flórida. Após alguns anos, em 1973, Wren começa a lecionar na Universidade de Oklahoma onde desenvolve a maior parte do seu trabalho como professor e pesquisador. Como reconhecimento ao seu trabalho, Wren é

nomeado David Ross Boyd Professor of Management, em 1989 e entre os anos de 1994 e 1999 torna-se professor da Fundação McCasland de educação. 

Ao longo da sua longa carreira, foram muitos os prêmios, medalhas e menções honrosas destinadas a Daniel Wren. Acerca do seu estudo, destaca-se a atuação na busca por melhor compreender o espírito da administração e gestão dos negócios. 

A obra de Wren se concentrou em especial à estudar os fundamentos da administração e da gestão dos negócios, dessa forma, dedicou-se com maior afinco ao estudo de teóricos que antecederam à sua geração e contribuíram para fundamentar as bases da administração, como a conhecemos hoje. Assim, Wren dedicou-se a estudar as obras de Frederick Taylor e Henri Fayol. Para Wren, a acadêmia de administração está voltada a mais ou a menos para um dos dois lados, Taylor ou Fayol. 

Como consequência dos seus estudos, Wren, juntamente com Arthur G. Bedeian, publicaram um destacado artigo, em 2001, quando listaram os vinte e cinco livros que mais influenciaram a administração no século XX, vejamos os 10 primeiros livros da lista, começando por Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, por Frederik Winlow Taylor. 

Frederick Winslow Taylor (1911), Os Princípios da Administração Científica; ● Chester I. Barnard (1938), As Funções do Executivo; 

● Peter F. Drucker (1954), A prática da Administração; 

● Douglas McGregor (1960), O lado humano da empresa; 

● Herbert A. Simon (1947), Comportamento Administrativo: Um Estudo dos Processos de Tomada de Decisão na Organização Administrativa . Com prefácio de Chester I. Barnard; ● Paul R. Lawrence e Jay W. Lorsch (1967), Organização e ambiente: Gerenciando diferenciação e integração; 

● James G. March e Herbert A. Simon (1958), Organizações; 

● Abraham H. Maslow (1954), Motivação e Personalidade; 

● Michael E. Porter (1980), Estratégia competitiva: Técnicas para analisar indústrias e concorrentes; 

● Fritz J. Roethlisberger e William J. Dickson (1939), Management and the Worker. 

No aspecto pessoal, Daniel Wren se casou em 1962 com Karen Lynn Tower, a qual faleceu em 1979, juntos eles tiveram 3 filhos. 

Legado de Daniel Wren 

Daniel produziu bastante ao longo da sua carreira, em especial pelo seu perfil acadêmico e teórico. Muitas das suas obras foram premiadas e receberam condecorações. Vejamos alguns momentos da carreira de Wren que merecem destaque: 

- 43 artigos publicados em periódicos; 

- 9 livros publicados; 

- O livro Evolution of Management Thought foi editado 5 vezes; 

- Desde 2000 ele é David Ross Boyd Professor Emérito;

- Foi nomeado Curador da Harry W. Bass Business History Collection, em 1973;

- Foi presidente da Southern Management Association no ano de 1973-74; - Foi Reitor Interino e Presidente Fred E. Brown do Price College of negócios nos anos 2005/06; 

- Na Academy of Management, Wren presidiu a Divisão de História da Administração; - Ganhou o prêmio Educador de Destaque duas vezes ,e recebeu o prêmio de Educador Distinto do Ano da Academy of Management, em reconhecimento por ser "o historiador de administração mais destacado de sua geração". 

Daniel Wren inspirou centenas de alunos que o tiveram como professor, em especial na Universidade de Oklahoma, a qual dedicou a maior parte da sua carreira como professor e pesquisador, vindo a se aposentar em 2000. Mesmo aposentado, Wren não parou de produzir sendo curador da Bass History Collection. O exemplo de Daniel Wren como professor e pesquisador segue inspirando todos aqueles que estão na busca pela excelência na administração dos negócios.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:


Dia 23 de janeiro será publicado Max Weber


  Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário