terça-feira, 12 de setembro de 2023

Larry Ellison, o gigante da internet

Larry Ellison é um norte-americano, empresário e diretor da Oracle Corporation. Hoje, com 78 anos, é considerado pela Forbes um dos homens mais ricos do mundo, ao lado de grandes nomes como Bill Gates e Ellon Musk. Sua trajetória começou com estudos e seguiu com inovação e empreendedorismo, história similar a de Steve Jobs. 

Atualmente, a Oracle Corporation é uma multinacional de tecnologia e informática, sendo considerada como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Especializada em desenvolvimento, comercialização de hardware, software e banco de dados, num mundo onde esse tipo de informação é mais valioso do que ouro, literalmente, a empresa de Larry só tende a crescer, mas não foi sempre assim. 

Durante seus inícios, a Oracle passou por sérias adversidades, chegando próximo à falência. Demorou em torno de 2 anos para que pudessem se reerguer e retomar os negócios. Como Larry conseguiu ter essa visão sobre internet e tecnologia nos anos 60 e 70 e projetar este crescimento até os dias de hoje é o que vamos aprender no texto hoje. 

Como tudo começou para Larry Ellison - o gigante da internet

Seu nome é Lawrence Joseph Ellison e nasceu em Nova York em 17 de agosto de 1944. Filho de uma mãe muito jovem e inexperiente, aos 9 meses de idade devido a uma grave pneumonia, passou a morar com seus tios em Chicago. Estudou em Illinois e finalizou o ensino médio com destaque nas matérias de matemática e ciências, demonstrando aptidão nas áreas básicas da informática. 

Larry chegou a cursar universidade em dois momentos diferentes, mas desistiu de ambos. Apesar da desistência, o jovem aprendeu sobre informática o suficiente para conseguir trabalhar na área, apesar de ficar trocando de empregos. Nos anos 70, começou a trabalhar na Amdahl Corporation e meses depois na Ampex Corporation, que foi quando tudo mudou. 

Na Ampex, Larry desenvolveu um banco de dados para nada menos do que a CIA, o qual chamou de Oracle e foi aí que seu sonho começou a se tornar realidade. Em 1977, ele se juntou com Robert Miner, que era seu supervisor na Ampex, e tornaram-se sócios. Juntos fundaram a empresa Software Development Labs que constava com uma base de dados compatível com centrais de computadores e diversos terminais em simultâneo. Grande diferencial na época, levando-os a ter clientes como a força aérea norte-americana e a CIA. Neste momento, eles mudam o nome da empresa para Oracle.

O caminho do sucesso de Larry Ellison 

Como bem sabemos ao estudar a vida dos grandes empreendedores, nunca o caminho é só de flores. Sempre há momentos de adversidades, falência e prejuízos até que seus investimentos alcancem o sucesso. E podemos dizer o mesmo de Larry Ellison. Um grande empreendedor não é alguém que se tornou rico, não é alguém que acumulou uma fortuna ou tornou-se famoso. 

Um empreendedor de verdade é aquele que nos apresenta uma capacidade de pensar fora da caixa, de enxergar uma necessidade até então desconhecida pelos demais. Ele tem um potencial diferenciador. E com esta visão, ele gera um negócio, um produto, uma ação, que o torna famoso ou rico, etc. 

Após o surgimento da Oracle, tudo ia de vento em popa. Durante sete anos a empresa duplicou suas vendas e entrou para a bolsa de valores.Porém, também teve seu momento de crise, nos anos 90, chegando muito próximo da falência. Como um bom visionário, Larry usou da adversidade para se reestruturar e sair mais forte dela: substituiu diversos funcionários mais jovens por alguns mais experientes, criaram um novo sistema de base de dados e voltaram ao sucesso. 

A Oracle chega nos anos 2000, auge da internet, com todo seu poder. Aumentando a cartela de clientes e seu capital, em 2009 adquire a empresa Sun Microsystems, que fabrica computadores e softwares, e isso era só o começo de sua expansão. A Oracle chegou a ser líder mundial do mercado de software de gestão de informação e em segundo lugar na lista de empresas independentes de software. 

Em 2014, Elisson com os seus 70 anos abre mão do seu cargo de CEO, embora ainda atue como diretor. Mas não se engane, apesar da idade, Larry não pretendia se aposentar. Os que o conhecem referem-se a ele como ‘incansável’ devido a sua rotina de exercícios físicos diários Fã da prática de esportes, ele faz iatismo, tênis e tem até licença para pilotar aviões! Esta é outra certeza que podemos aprender com os empreendedores, não há espaço para preguiça. Não há desejo em querer parar, se aposentar ou descansar. Há quem diga que o que mais motiva Larry é a possibilidade de ‘brigar’ com os gigantes tais como Google e Amazon.

Alguns números… 

Pela estimativa de alguns estudiosos, quando a Oracle foi criada, o investimento inicial foi de 2 mil dólares. Quando a Oracle fez a compra da Sun Microsystems, a transação saiu em torno de 7,4 bilhões de dólares. 

Em 2016 Larry Ellison foi eleito pela revista Forbes como a quinta pessoa mais rica do planeta, com uma renda estimada em 50 bilhões de dólares. Em 2020 a Oracle foi relacionada pelo Great Place to Work Institute na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Em 2018 o faturamento anual da Oracle foi de 39,8 bilhões de dólares. 

Em 2020 a empresa contava com 135 mil funcionários espalhados pelo mundo. Em 2022, com um patrimônio de US$ 101 bilhões Larry se posicionou em quarto lugar na lista da Forbes dos 400 americanos mais ricos. E neste ano de 2023, ele continua no ranking dos 5 mais ricos com estimativa de U$107 bilhões. 

Atualmente, a Oracle conta com 138 mil funcionários em todo o mundo e uma receita anual de US$ 40 bilhões. 

Estes altos números, além de nos impressionar, também servem de símbolo. Símbolo de inspiração. Larry hoje pode ser um homem inacessível para a maioria de nós, mas podemos ver através de sua trajetória que ele chegou até esse ponto graças a sua perseverança, busca pelo aperfeiçoamento e reconhecimento do trabalho. Imagine se ele tivesse se contentado com o software criado, imagine se ele não tivesse adquirido a Sun em 2009? O verdadeiro empreendedor se alimenta de movimento, trabalho e crescimento. Não só crescimento financeiro, mas interno também, ele cresce como pessoa à medida que vive as experiências profissionais. 

Larry fez diversas doações de milhões de dólares para pesquisas contra câncer e instituições carentes, demonstrando um lado humano e empático dentro dele. Se você busca ser um empreendedor, não se inspire apenas na riqueza destes personagens, se inspire em suas virtudes. Os dólares, a bolsa, o mercado, tudo isso pode mudar da noite para o dia, mas as virtudes não. Um ser humano com valores morais consegue enfrentar qualquer desafio que encontrar e sair ainda mais forte para trilhar seu caminho de sucesso.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também dia 29/12/2023:

Gabrielle “Coco” Chanel, a maior empreendedora da moda


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário