O grande legado de Philip Kotler, em linhas gerais, foi ter posicionado o marketing no centro estratégico dos negócios, passando a ser fator decisivo de toda organização que pretende não apenas crescer mas também deixar uma marca na história como fazem hoje as grandes marcas, como o Mcdonald's, a Apple ou a Nike. A ideia de Kotler colocou o marketing como parte principal das estratégias das empresas. A partir dessa nova perspectiva, foi possível desenhar uma nova forma de pensar dos gestores de todas as áreas das organizações. Assim, o marketing passou a fazer parte de todas as equipes, não sendo mais assunto apenas dos setores comercial e vendas.
Conheceremos um pouco mais sobre Philip Kotler. Os seus ensinamentos atemporais sobre o marketing vem perdurando ao longo das décadas e seguem influenciando todos aqueles que buscam deixar um legado com seus produtos e serviços. Um bom exemplo disso é o seu livro Administração de Marketing, uma das principais obras de Philip Kotler, de 1962, tantas vezes reeditado e atualizado, mas conhecido como a Bíblia do Marketing.
O pai do marketing: quem é Philip Kotler?
A impressionante trajetória do pai do marketing, o professor Philip Kotler, começou quando em 1917 os seus pais emigraram da Ucrânia para os Estados Unidos. Eles se estabeleceram na cidade de Chicago, onde Kotler nasceu em 27 de maio de 1931 e passou sua infância e juventude, hoje Kotler tem 92 anos de idade. Em 1951, aos vinte anos, Kotler começou os seus estudos na Universidade de DePaul, também em Chicago, na qual permaneceu por apenas 2 anos, quando ingressou no programa de mestrado da Universidade de Chicago, o que foi considerado um feito para muitos, uma vez que Kotler não havia terminado a graduação.
No ano de 1956 Kotler recebeu o título de Phd em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em seguida veio a receber o título de pós-doutor em matemática pela Universidade de Harvard. Vale ressaltar que durante a primeira fase de sua formação acadêmica Kotler vivenciou um ambiente rico não só em aprendizados teóricos, mas também compartilhou da mesma atmosfera de inovação e empreendedorismo em que estiveram presentes Paul Samuelson, Robert Solow e Milton Friedman. Todos os três posteriormente ganharam o Prêmio Nobel de Economia e Kotler, não menos, a alcunha de pai do marketing, como o conhecemos. A sede por aprender e ensinar de Kotler é uma marca da sua trajetória profissional, dessa busca incessante por desenvolver novas teorias e aprimorar teorias já existentes. Kotler nos apresentou os conceitos de Marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 até o atual Marketing 5.0. Entretanto, para entender a visão de Marketing de Kotler é preciso compreender algumas premissas chaves que funcionam como princípios norteadores do seu entendimento sobre o que significa fazer marketing.
Kotler inovou ao trazer para o centro da discussão que o consumidor não deseja apenas ter seu problema resolvido com a compra do produto, ele precisa também se sentir realizado em esferas íntimas: sentir-se bem, sentir que está fazendo o certo e que sua compra é útil também para os demais.
O marketing passou, portanto, do escanteio para o centro do campo das empresas. Sendo pensado e testado não apenas pelo setor de publicidade, mas também pelo comercial, vendas e atendimento ao cliente, em todas as esferas se buscou agregar valor ao cliente para que ele se sentisse bem, seguro e socialmente responsável com a sua decisão de compra.
Philip Kotler segue hoje e estará presente no futuro
Sendo hoje conhecido como pai do marketing por todos os ensinamentos e inovações trazidas para o mercado, é bem possível que em alguns anos tenhamos que vir a chamar Philip Kotler, hoje com 92 anos, de “avô do marketing”, pois certamente seus ensinamentos continuarão a ser ensinados e seguidos por milhares de estudantes e empreendedores nos quatro cantos do mundo.
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