terça-feira, 19 de setembro de 2023

Philip Kotler, o pai do marketing

O que faz um empreendedor ganhar a alcunha de “guru”? Ao redor do mundo são milhares de empreendedores buscando desenvolver seus negócios e alavancar suas carreiras e no Brasil não é diferente. Nosso país figura entre os maiores em número de empreendedores, porém são poucos os que podemos chamar de gurus, aquele líder visionário que emerge e aponta um caminho para os demais. No caso de Philip Kotler a alcunha de “guru” se soma ao predicado na escola de administração do “pai do marketing”, ou seja, aquele que deu nascimento ao marketing como o conhecemos hoje e segue gerando novos filhos por meio de novos conceitos e teorias, atualizados constantemente.

O grande legado de Philip Kotler, em linhas gerais, foi ter posicionado o marketing no centro estratégico dos negócios, passando a ser fator decisivo de toda organização que pretende não apenas crescer mas também deixar uma marca na história como fazem hoje as grandes marcas, como o Mcdonald's, a Apple ou a Nike. A ideia de Kotler colocou o marketing como parte principal das estratégias das empresas. A partir dessa nova perspectiva, foi possível desenhar uma nova forma de pensar dos gestores de todas as áreas das organizações. Assim, o marketing passou a fazer parte de todas as equipes, não sendo mais assunto apenas dos setores comercial e vendas.

Conheceremos um pouco mais sobre Philip Kotler. Os seus ensinamentos atemporais sobre o marketing vem perdurando ao longo das décadas e seguem influenciando todos aqueles que buscam deixar um legado com seus produtos e serviços. Um bom exemplo disso é o seu livro Administração de Marketing, uma das principais obras de Philip Kotler, de 1962, tantas vezes reeditado e atualizado, mas conhecido como a Bíblia do Marketing. 


O pai do marketing: quem é Philip Kotler?

A impressionante trajetória do pai do marketing, o professor Philip Kotler, começou quando em 1917 os seus pais emigraram da Ucrânia para os Estados Unidos. Eles se estabeleceram na cidade de Chicago, onde Kotler nasceu em 27 de maio de 1931 e passou sua infância e juventude, hoje Kotler tem 92 anos de idade. Em 1951, aos vinte anos, Kotler começou os seus estudos na Universidade de DePaul, também em Chicago, na qual permaneceu por apenas 2 anos, quando ingressou no programa de mestrado da Universidade de Chicago, o que foi considerado um feito para muitos, uma vez que Kotler não havia terminado a graduação.

No ano de 1956 Kotler recebeu o título de Phd em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em seguida veio a receber o título de pós-doutor em matemática pela Universidade de Harvard. Vale ressaltar que durante a primeira fase de sua formação acadêmica Kotler vivenciou um ambiente rico não só em aprendizados teóricos, mas também compartilhou da mesma atmosfera de inovação e empreendedorismo em que estiveram presentes Paul Samuelson, Robert Solow e Milton Friedman. Todos os três posteriormente ganharam o Prêmio Nobel de Economia e Kotler, não menos, a alcunha de pai do marketing, como o conhecemos.  A sede por aprender e ensinar de Kotler é uma marca da sua trajetória profissional, dessa busca incessante por desenvolver novas teorias e aprimorar teorias já existentes. Kotler nos apresentou os conceitos de Marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 até o atual Marketing 5.0. Entretanto, para entender a visão de Marketing de Kotler é preciso compreender algumas premissas chaves que funcionam como princípios norteadores do seu entendimento sobre o que significa fazer marketing.

O primeiro e talvez o maior ensinamento de Kotler foi ter associado o Marketing ao bem estar do consumidor, ou seja:
Kotler inovou ao trazer para o centro da discussão que o consumidor não deseja apenas ter seu problema resolvido com a compra do produto, ele precisa também se sentir realizado em esferas íntimas: sentir-se bem, sentir que está fazendo o certo e que sua compra é útil também para os demais.
A partir daí começaram uma série de mudanças na forma como as empresas passaram a enxergar o marketing e a sua importância dentro de uma estratégia de comunicação das empresas com a sociedade.

O marketing passou, portanto, do escanteio para o centro do campo das empresas. Sendo pensado e testado não apenas pelo setor de publicidade, mas também pelo comercial, vendas e atendimento ao cliente, em todas as esferas se buscou agregar valor ao cliente para que ele se sentisse bem, seguro e socialmente responsável com a sua decisão de compra. 


Philip Kotler então nos apresentou os estágios do marketing que evoluiu do marketing 1.0 quando as empresas detinham todo poder da informação sobre os produtos e isso lhe dava um grande poder na relação com os consumidores até chegar ao marketing 5.0, hoje, totalmente inserido e influenciado pela internet, aplicativos de mensagens e redes sociais, agora o consumidor tem voz e poder e isso influenciou na forma como as marcas produzem, comunicam e vendem. Vale ressaltar também os ensinamentos sobre responsabilidade social trazidos por Kotler para as estratégias de marketing. Na atualidade os consumidores não desejam apenas comprar soluções ou dar vazão aos seus desejos, mais do que isso, os consumidores buscam estar alinhados à agenda global de proteção ao meio ambiente, ao combate à discriminação e redução das desigualdades, e cobram das empresas a mesma responsabilidade social. Portanto, para Kotler a agenda socioambiental também deve estar no centro das discussões de todos os setores das empresas.

Philip Kotler segue hoje e estará presente no futuro

Sendo hoje conhecido como pai do marketing por todos os ensinamentos e inovações trazidas para o mercado, é bem possível que em alguns anos tenhamos que vir a chamar Philip Kotler, hoje com 92 anos, de “avô do marketing”, pois certamente seus ensinamentos continuarão a ser ensinados e seguidos por milhares de estudantes e empreendedores nos quatro cantos do mundo.

Como pai do marketing, inovador e profissional bastante ativo e produtivo, Kotler escreveu mais de 150 artigos e publicou 55 livros sobre diversos temas que tocam o universo da administração e empreendedorismo, em especial, o marketing, desde 1962 atua como professor de marketing na escola Kellogg School of Management, da Universidade de Northwestern, cargo que ocupa há 6 décadas. Vale pontuar que Kotler também atuou como consultor para empresas de grande renome, como: Michelin, IBM, Bank of America, entre outras.

Philip Kotler contribuiu e seguirá contribuindo para o desenvolvimento do marketing e com todos aqueles profissionais e amantes do marketing que buscam se desenvolver em um cenário cada vez mais competitivo e mutável. Na busca por assegurar sucesso, recomenda-se seguir os conselhos do guru, neste caso o pai do marketing - o professor Philip Kotler.


A ideia aqui na série Os Pais da Administração é trazer mais nomes importantes da escola moderna de administração e no próximo artigo irei falar sobre Daniel Goleman.
Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

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