terça-feira, 5 de setembro de 2023

Balanced Scorecard (BSC): Uma metodologia para os melhores resultados

Descubra o que é o Balanced Scorecard (BSC) os benefícios desta metodologia e como fazer para aplicá-la na sua empresa e alcançar os melhores resultados.

Balanced Scorecard (BSC): Uma metodologia para os melhores resultados

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que busca fazer uma avaliação completa do seu negócio, não se limitando apenas aos resultados financeiros. Desta forma a empresa pode crescer de maneira mais sustentável e consistente.

Continue a leitura e descubra o que é o BSC, as principais vantagens de escolher essa metodologia, a maneira que ela funciona e como é possível implementá-la em seu negócio.

Boa leitura!

O que é Balanced Scorecard (BSC) ?

BSC ou Balanced Scorecard é uma metodologia que pode ser traduzida como “Indicadores Balanceados de Desempenho” que propõe que o sucesso de um negócio não seja medido apenas pelos indicadores financeiros e contábeis, mas também avaliar o desenvolvimento em outras perspectivas como o relacionamento com os clientes e a qualidade dos processos.

A metodologia foi criada pelos professores, Robert S. Kaplan e David Norton da Harvard Business School, segundo eles, para que as empresas tenham os melhores resultados a longo prazo é preciso que o planejamento estratégico seja de fato considerado na construção dos objetivos e nas avaliações de desempenho, levando a empresa a outro patamar.

Benefícios desta ferramenta para as empresas

O Balanced Scorecard (BSC) traz muitas vantagens para as empresas que escolhem colocá-lo em prática no seu dia a dia, como você pode ver a seguir:

Facilita a visualização do planejamento estratégico e do futuro

Muitas empresas desenvolvem o planejamento estratégico, mas ele fica centralizado na gestão e não é compreendido e aplicado pelos colaboradores, o que prejudica o crescimento do negócio. Com a metodologia todos possuem uma visão clara do futuro almejado para a empresa e o que é necessário para alcançá-lo.

Melhora o alinhamento e comunicação entre os colaboradores

O Balanced Scorecard (BSC) utiliza ferramentas visuais e simples para que todos compreendam facilmente quais são os objetivos do negócio. Ter tudo isso muito claro auxilia não só na comunicação entre os setores, mas também no alinhamento dos funcionários com os objetivos das empresas.

Otimiza a análise e acompanhamento dos resultados

O BSC é uma das primeiras metodologias de gestão estratégica a utilizarem indicadores tangíveis e intangíveis de maneira conjunta; por isso, produz uma ampla e minuciosa fonte de informações.

Outro benefício dessa metodologia é que conforme os objetivos e metas vão sendo atingidos eles são renovados, mantendo o crescimento contínuo da empresa a partir de um acompanhamento dos resultados.

Conheça as 4 Perspectivas do Balanced Scorecard (BSC)

Descubra quais são as 4 perspectivas que baseiam essa abordagem e como elas devem ser utilizadas dentro da metodologia para atingir os melhores resultados.

Perspectivas Financeiras

Na aplicação do Balanced Scorecard (BSC) os indicadores de desempenho financeiro, embora não sejam os únicos dados a serem analisados, são essenciais para avaliar se as estratégias estão atingindo os resultados esperados. Para isso, algumas métricas podem ser utilizadas durante a análise como:

  • Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) – Serve para medir o retorno de lucro líquido em relação ao patrimônio da empresa.

  • Retorno sobre Investimento (ROI) – Calcula o retorno obtido a partir de cada investimento realizado.

  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC) – Mede o valor que é necessário investir para conquistar os clientes.

  • Ticket Médio – Indicador que mostra quanto cada cliente costuma gastar em uma compra.

Perspectivas dos Clientes

Já é de conhecimento geral que é muito mais econômico manter os clientes já existentes do que buscar novos. Por isso, é fundamental avaliar como está a relação do seu negócio com os consumidores.

Nessa perspectiva é importante se perguntar “como o cliente enxerga a organização?” para desta forma saber qual é o nível de satisfação dos mesmos e qual a relevância da empresa para o mercado como um todo.

Com isso em mente deve-se levantar quais são os diferenciais que atraem os clientes e quais são os pontos que a empresa pode melhor, a partir disso formular ações que fidelizam os consumidores e trazer cada vez mais clientes.

Perspectivas dos Processos Internos

Esse tópico se refere a qualidade dos processos internos, afinal processos mal estruturados podem trazer vários problemas para o negócio como: desperdício de matéria-prima, atrasos nas entregas, produtos defeituosos e insatisfação dos clientes.

Para analisar essa perspectiva temos que verificar quais são os processos que mais impactam no dia a dia do seu negócio, aperfeiçoá-los ou criar novos processos que atendam melhor as estratégias e auxiliem no crescimento da empresa.

Vale destacar que a eficiência dos processos está muito ligada com o engajamento da equipe, então, é importante analisar como está sendo o papel das lideranças nos treinamentos e coordenação das atividades.

Perspectivas do Aprendizado e Crescimento

Nesta perspectiva do Balanced Scorecard (BSC) o ponto principal é saber quais conhecimentos e experiências são necessários para que a empresa alcance os seus objetivos.

Para isso, deve-se buscar uma cultura organizacional que estimule a aprendizagem e o crescimento por meio de capacitações, incentivos para os colaboradores e estabelecer um clima favorável à aprendizagem, por exemplo.

Além disso, é importante ter em mente que a inovação deve estar presente na cultura da empresa, pois o mercado sofre mudanças constantemente e é necessário estar preparado para lidar com os diferentes cenários que possam surgir.

Como implementar Balanced Scorecard (BSC) na sua empresa

Conheça uma forma simples e prática de aplicar a metodologia dentro da sua empresa.

Monte o Mapa Estratégico

O Balanced Scorecard (BSC) conta com uma representação visual que auxilia na implementação da metodologia nos negócios, o chamado mapa estratégico. Para montá-lo é muito simples, basta criar uma tabela com as 4 perspectivas na seguinte ordem:

  • Perspectiva Financeira

  • Perspectiva do Cliente

  • Perspectiva de Processos Internos

  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

Defina os objetivos estratégicos

Deve-se definir os objetivos relacionados a cada uma das perspectivas. Alguns exemplos são:

  • Perspectiva Financeira: Aumentar o número de vendas

  • Perspectiva do Cliente: Aumentar a fidelidade dos clientes

  • Perspectiva de Processos Internos: Diminuir o tempo entre os pedidos e as entregas.

  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Ter um time de vendas altamente qualificado.

Selecione os indicadores

Para mensurar os resultados é fundamental escolher os indicadores certos que vão auxiliar no comprimento das metas das empresas. Ao longo do texto já citei alguns que podem ser utilizados, mas você deve escolher o que mais se encaixa nos objetivos da empresa.

Estabeleça os objetivos específicos

Para chegar a meta final da empresa é importante fragmentar em metas ou objetivos específicos que irão ser aplicados no dia a dia para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

Crie as iniciativas

Com os objetivos e os indicadores já estabelecidos é hora de converter essas informações em ações que poderão ser realizadas pelos colaboradores da empresa.

Por exemplo: Se o objetivo é melhorar a satisfação dos clientes, uma das iniciativas é fazer um programa de treinamento de atendimento com o setor de vendas.

Ao final teremos uma tabela completa com todas as informações necessárias para a empresa se desenvolver e alcançar os melhores resultados.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio



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