sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Friedrich Hayek, o pai do liberalismo e muitos saberes

Friedrich August von Hayek é o pai da administração que iremos conhecer hoje, dentre as suas realizações mais importantes, destaca-se os seus estudos econômicos sobre o liberalismo econômico, sendo ele um dos principais defensores do liberalismo clássico, também foi um dos fundadores da Escola Austríaca de Economia, protagonizou embates ideológicos com John Keynes e ganhou o Prêmio Nobel de Economia do ano de 1974. 

Os estudos do professor Hayek extrapolaram a esfera econômica, a qual ele soube navegar com maestria, e tocaram a filosofia, sociologia e o campo da psicologia. Hayek foi um acadêmico por excelência, tendo atuado por longos anos na London School of Economics e nas universidades de Chicago e Freiburg, a última na Alemanha. O austríaco naturalizado britânico é autor de uma centena de trabalhos acadêmicos entre livros e artigos publicados em revistas especializadas. 

As principais teorias e estudos de Hayek se voltaram para o campo econômico e influenciaram toda a geração de economistas do século XX, e seguem sendo objetos de estudo na atualidade. O enfoque mais conhecido dos seus estudos se deu em relação ao papel do Estado frente à regulação da economia. 

Para Hayek, a principal causa dos ciclos de alta e baixa da economia se dão por interferência dos governos na economia, ao criar situações enganosas com taxas de juros muito abaixo do que o mercado ditaria, provocando a longo prazo um cenário de recessão econômica. 

Hayek influenciou uma série de outros economistas, filósofos e pensadores, como Milton Friedman, Roger Scruton e Edward Feser e uma infinidade de estudantes e professores da graduação. Atuou junto a governantes do leste europeu e chegou a ser convidado para visitar a Casa Branca no governo de Ronald Reagan. Agora, é hora de aprender um pouco mais com Hayek e como os seus estudos modificaram definitivamente a forma de pensar a economia do século XX até o presente. 

O começo de Friedrich Hayek 

Friedrich Von Hayek nasceu em um berço intelectual e cultural da Áustria clássica. Seu pai, August Von Hayek, pertencia à nobreza e foi um renomado professor da Universidade de Viena, responsável pelas cadeiras de botânica. Em meio a um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e intelectual, Hayek nasceu em 8 de maio de 1899. A tradição da sua família nos estudos acadêmicos, científicos e filosóficos certamente influenciaram suas buscas pelos diversos ramos do saber.

A sua educação foi primorosa e desde muito cedo Hayek contou com exemplos próximos de grandes pensadores, como o filósofo Ludwig Wittgenstein que foi seu primo em segundo grau. Ainda quando criança, o seu pai lhe incentivou a ler as obras de Hugo de Vries, biólogo holandês que foi um dos responsáveis por redescobrir os trabalhos de Mendel, sobre a hereditariedade, e estudar as obras do filósofo alemão Ludwig Feuerbach, conhecido por seus trabalhos na linha humanista e antropológica, as quais influenciaram Karl Marx. 

Ainda criança teve contato com os trabalhos sobre a ética aristotélica, frequentou as melhores escolas e teve tutores que despertaram nele o prazer pelos estudos e erudição. Com a Primeira Guerra Mundial em andamento, Hayek foi convocado para atuar em um regimento de artilharia do exército Áustro-Húngaro e combateu com bravura na fronteira da Itália. 

Conta-se que dessa experiência na guerra lhe rendeu dois legados: a perda de parte da audição do ouvido esquerdo e a vontade de se dedicar aos estudos acadêmicos com o objetivo de impedir que situações semelhantes à que viveu voltassem a ocorrer. Após o fim da guerra, os esforços de Hayek se voltaram ao aprendizado das diversas ciências que atravessaram o seu caminho. 

Durante a sua graduação na Universidade de Viena se dedicou entusiasticamente aos estudos da filosofia, psicologia e economia. Com apenas 23 anos já era doutor em direito e ciências políticas. Durante os anos de estudo na Universidade, Hayek entrou em contato com com Ludwing Von Mises, economista e também membro da escola austríaca de pensamento econômico, defensor da liberdade econômica como suporte básico para a liberdade individual. 

Do encontro do Mises, Hayek reformulou suas convicções internas e linha de pensamento e deu os primeiros passos para se tornar um dos ícones do liberalismo clássico, por sua influência escreveu o livro Monetary Theory and the Trade Cycle. 

No decorrer da sua trajetória como professor universitário, foram três instituições que marcaram a sua vida acadêmica: a London School of Economics (LSE), a Universidade de Chicago e a Universidade de Freiburg. 

No começo da década de 30, Hayek é convidado para fazer um ciclo de palestras sobre economia monetária na LSE. A repercussão foi tão positiva que em seguida foi convidado para seguir como professor Tooke Professor of Economics Science and Statistics, função que exerceu até o ano de 1950, por quase 20 anos na instituição. 

Durante a estadia na LSE Hayek se envolveu em embates ideológicos que se tornaram famosos. O mais forte aconteceu com John Keynes, quando Hayek escreveu uma crítica contundente a obra A Treatise on Money (1930) e Keynes, na mesma moeda, replicou criticando o seu livro Prices and Production (1931). Durante a Segunda Guerra Mundial a LSE mudou-se para Cambridge, nessa época ele passou a criticar algumas doutrinas que chamou de “cientificismo”, foi nesse período também que publicou o seu livro mais famoso, O Caminho da Servidão. 

No ano de 1950, Hayek deixou a LSE e seguiu para a Universidade de Chicago, inicialmente para participar do Comitê sobre o Pensamento Social na instituição. Nesse período, dedicou parte do seu tempo aos estudos sobre a psicologia, quando também escreveu o livro The Sensory Order: An Inquiry into the Foundations of Theoretical Psychology (1952). Nele, Hayek escreve a capacidade plástica cerebral e como as células neuronais se organizam de forma espontânea, caracterizando o cérebro humano como um sistema de complexo entendimento. 

Hayek lecionou por 12 anos na Universidade de Chicago, quando em 1962 começa os trabalhos na Universidade de Freiburg, na época, Alemanha Ocidental, permanecendo na instituição até o ano de 1968 quando aceita o convite para ser professor honorário na Universidade de Salzburg. 

Principais ideias de Hayek 

Conforme já citado, Hayek foi um dos co-fundadores da Escola Austríaca de Economia, e desde os seus primeiros anos de estudo na universidade deixou claro a sua inclinação liberal. Portanto, é consequência lógica que seus estudos e teorias caminhem no sentido de que a economia deve reger-se livremente, com o mínimo de interferência dos Estados. 

Para Hayek, por melhor intencionado que um Estado seja, o seu planejamento e controle nunca daria conta de acompanhar as mudanças do mercado, logo, qualquer planejamento logo estaria defasado e destinado ao fracasso. Seguindo o seu raciocínio, os indivíduos tomam decisões e mudam a forma de atuar com muito dinamismo, pois assim é a vida, mudam com os cenários, portanto, cada um deveria ser responsável por tomar as próprias decisões econômicas, nas áreas em que possuíssem maior conhecimento. 

Para o professor Hayek, essa seria a fórmula para o desenvolvimento econômico e sustentável a longo prazo. Porém, as suas ideias encontraram resistência por parte da academia e entrou em choque com outros grandes teóricos, por exemplo: John Keynes, já citado, uma vez que este, ao contrário de Hayek, defendia a maior participação do Estado para conter as crises econômicas. 

Como decorrência desse pensamento, Hayek foi um grande defensor da liberdade para produzir, trabalhar, tomar as decisões que julgar mais pertinentes para o próprio negócio, liberdade para poder lucrar e crescer. 

Com efeito, Hayek transporta suas ideias liberais econômicas e sobre a atuação descentralizada do Estado para o campo do direito e dá ênfase à importância do Estado de Direito. De acordo com o pai da administração, um Estado em que as ações se baseiam em leis gerais, as quais são aplicadas a todos, não distinguindo um indivíduo do outro, proporciona melhores condições para que as pessoas possam utilizar o próprio conhecimento para os fins que desejarem, o que não acontece em um Estado centralizador, e assim, o conhecimento disperso seria pior utilizado pelos indivíduos. 

O legado de Friedrich Hayek 

A trajetória profissional e acadêmica de Friedrich Hayek foi bastante longeva. Somente como professor nas universidades de Londres, Chicago e Freiburg foram quase 40 anos de sala de aula. Ressalta-se a sua extensa produção acadêmica que lhe renderam prêmios importantes, o mais famoso deles, o Prêmio Nobel de Economia, em 1974, que veio como consequência do seu trabalho pioneiro sobre a Teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos. 

Curiosamente, o prêmio de 1974 foi dividido com Gunnar Myrdal, um dos seus rivais ideológicos. Ao Nobel de Economia, se somam o Prêmio Hanss Martin Schleyer (1984), uma condecoração para aqueles que promovem os princípios de uma comunidade livre, e a Medalha Presidencial da Liberdade (1991) concedida pelo presidente dos Estados Unidos. A maior honraria que um civil pode receber no país. 

No aspecto pessoal, Hayek casou com Helen Berta Von Fritsch, em agosto de 1926, eles tiveram dois filhos, porém se divorciaram em 1950, quando ele passou a se relacionar com Helene Bitterlich, ele faleceu em 23 de março de 1992, com mais de 90 anos. 

É inegável toda a contribuição dada por Hayek para o pensamento econômico e liberal no século XX, os quais seguem sendo objetos de debate e aprendizados, contribuindo para a formação de estudantes, pensadores, governantes, administradores e empreendedores em todo o mundo.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também:

Henry Schultz, o pai da econometria



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário