terça-feira, 31 de outubro de 2023

Michael Porter, o pai da Estratégia Competitiva

O que faz uma empresa ou nação se sobressair no mercado mundial em relação a outra? Em um cenário globalizado, hiperconectado e altamente competitivo, é fundamental conhecer as estratégias que irão posicionar o seu negócio à frente dos demais. Conhecer as estratégias a fundo e saber aplicá-las é para poucos, Michael Porter é um desses poucos. Hoje nós vamos conhecer melhor a sua trajetória que é, atualmente, o mais renomado estrategista com foco em competitividade de empresas e nações. 

Na atualidade, Michael Porter talvez seja o acadêmico que melhor faz jus a alcunha de pai da administração, afinal, centenas de cursos de graduação de administração e negócios absorveram seus ensinamentos nas grades curriculares. O tamanho da genialidade de Porter também pode ser mensurado pela aceitação de suas teorias por tantos gestores de sucesso, da iniciativa privada e pública. 

Ao longo de sua vida, Porter vem acumulando livros, artigos, prêmios e reconhecimentos por seus ensinamentos e no assessoramento de empresas e governos. Vamos conhecer mais de perto os caminhos que Porter trilhou e que inspira milhares de gestores ao redor do mundo na busca por sobressair em oceanos cada vez mais vermelhos. 

Os primeiros passos de Michael Porter 

Como terá sido os primeiros passos de Michael Eugene Porter? Ou simplesmente Michael Porter, o maior guru da gestão estratégica do momento. Porter nasceu em 23 de maio de 1947, na cidade de Ann Arbor, no Michigan, Estados Unidos. Na infância, Porter mudou bastante pois seu pai era oficial do exército. 

Alguns fatos curiosos sobre Michael Porter que são menos conhecidos. Na juventude, jogou futebol americano e beisebol e chegou a participar de competições de Golfe, durante a graduação em Princeton. Em 1969 Porter se graduou em engenharia aeroespacial e mecânica em Princeton. Já em 1971 concluiu o MBA na Harvard Business School, com selo de alta distinção. Pela mesma instituição obteve o título de Ph.D em economia empresarial, em 1973. 

Porter começou a lecionar na Universidade de Harvard logo após concluir o seu doutorado, com apenas 26 anos. A sua trajetória acadêmica se destaca pela grande produtividade, escrevendo uma centena de artigos ao passo que publicou 19 livros. A seguir, vamos conhecer um pouco mais das suas teorias e campos de estudos. Na esfera pessoal, Michael Porter é casado com Debbie e tem duas filhas.

As principais teorias de Michael Porter 

Os estudos de Porter não se restringiram apenas à área de gestão de negócios, às relações comerciais e ao universo business. Em sua obra, encontramos ensinamentos que abarcam questões econômicas, políticas, ambientais e de saúde. Mais recentemente, Porter vem se tornando referência também na gestão da saúde, o seu livro “Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos”, publicado em 2007, vem sendo objeto de estudo por gestores da área médica em todo mundo. 

Porter desenvolveu seu trabalho na esfera dos negócios e da gestão, com foco especial nas áreas de estratégia e competitividade. Sua grande preocupação foi entender como as empresas crescem e o que as fazem permanecer no topo por tanto tempo. Ciente que é tão difícil quando produzir uma organização de sucesso e mantê-la viva e crescendo ao longo dos tempos. 

A consequência disso é que Porter se tornou consultor de gigantes que estão a dezenas e centenas de anos em atividade, como a Procter & Gamble, Royal Dutch Shell e Caterpillar. 

De todos os seus trabalhos, o mais notável foi publicado em 1979 no periódico da Harvard Business Review, com o título The Five Competitive Forces That Shape Strategy, também conhecido como as 5 Forças, que revolucionou a forma como os gestores se organizam estrategicamente para sobressair em um cenário de grande competição. 

Resumidamente, quais são e o que dizem as 5 Forças de Porter: 

1. Rivalidade entre os concorrentes: Porter diz que quanto maior for a disputa por um segmento, as empresas terão que fazer mais ações para atrair e manter clientes;

2. Entrada de novos concorrentes: quanto mais difícil for para uma empresa entrar em determinado mercado, menor será a ameaça em particular. Como exemplo disso nós temos as práticas protecionistas utilizadas pelos governos a fim de proteger seus produtores;

3. Produtos substitutos: Porter diz que quanto mais produtos substitutos disponíveis no mercado, maior o poder de barganha os consumidores terão. Aqui, Porter ensina que as organizações devem avaliar o quão abertos os seus clientes estão a mudar de produtos; 

4. Poder de negociação dos clientes: diz respeito a famosa lei da oferta e da procura. Por vezes as circunstâncias do mercado e produção deixam o cenário mais favorável para empresas, em outros momentos para os clientes; e, 

5. Poder de negociação dos fornecedores: todo segmento depende dos seus fornecedores e essa relação é vital para que uma organização se mantenha mais ou menos competitiva. 

Os estudos de Porter nas áreas de estratégia e competitividade visam apresentar bases para que empresas de todos os setores possam se posicionar adequadamente em seus mercados. A influência de Porter no mundo dos negócios é tão grande que há muitos anos extrapolou para a política, assim, ele desenvolveu ações na política econômica junto ao Congresso e Poder Executivo dos Estados Unidos, além de ter atuado como consultor para outros países, por exemplo: Portugal, Coréia do Sul e Ruanda.

Prêmios e reconhecimentos de Porter 

Porter é na atualidade um dos mais aclamados teóricos e estudiosos do mundo dos negócios e suas teorias são implementadas no setor privado e público, na busca por melhores resultados. Ao longo de décadas de carreira, Porter acumulou prêmios, artigos e livros produzidos, vejamos alguns dos seus números e prêmios: 

- Michael Porter publicou 19 livros até agora; 

- Mais de 130 artigos, muitos pelo periódicos da Harvard Business School; - Lidera estratégias econômicas em vários países; 

- Recebeu condecorações dos governos da Espanha e da Nicarágua; 

- Recebeu a titulação de doutor honorário de dezenas de universidades de gestão e administração; 

- Fundou organizações sem fins lucrativos, são elas: Iniciativa para uma Cidade Interior Competitiva - ICIC, o Centro de Filantropia Eficaz e os Conselheiros de Impacto Social do FSG; 

- Recebeu da Universidade de McGill o diploma honorário em 2009; 

- Recebeu o prêmio McKinsey seis vezes; 

- Foi nomeado professor Bishop William Lawrence da Universidade de Harvard, o maior reconhecimento dado pela instituição; 

- Muitos dos seus artigos e livros ganharam prêmios e menções de reconhecimento por sua qualidade e inovação. 

A lista de homenagens a Michael Porter é tão longa quanto a sua carreira e precisaríamos de mais espaço para abarcar tudo. Contudo, ao que parece, a conquista mais notável de Porter está no fato que os seus estudos sobre estratégia e competitividade seguirão atuais e ainda irão contribuir para que muitos gestores consigam obter melhores resultados.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário