terça-feira, 14 de novembro de 2023

William Edwards Deming, é o pai da Estatística e Qualidade

William Edwards Deming foi um renomado estatístico, professor e consultor da gestão de qualidade. O seu trabalho impactou decisivamente a melhoria da qualidade e produtividade das empresas em todo o mundo. Deming é o “Pai da Administração” que conheceremos hoje, ele publicou vários livros durante sua carreira, entre eles "Out of the Crisis" (1982), "The New Economics for Industry, Government, Education" (1993) e "The Essential Deming: Leadership Principles from the Father of Quality" (2013). 

Na sua obra mais famosa, "Out of the Crisis", ele propõe um modelo de gestão de qualidade baseado no PDCA e na melhoria contínua. Neste livro, Deming também aborda temas como a importância da liderança e da inovação, além de destacar a necessidade de que as empresas estabeleçam relações de confiança com seus fornecedores e clientes. 

Deming dedicou sua vida ao estudo e ensino da estatística e da gestão da qualidade, tendo sido reconhecido por seu trabalho tanto em seu país natal quanto em outros países ao redor do mundo. Agora, é hora de conhecer os seus principais ensinamentos. 

Primeiros passos de Deming 

Nascido em 14 de outubro de 1900 em Sioux City, Iowa, nos Estados Unidos, William Edwards Deming descende de uma família de pais com formação em matemática, o que de certa forma o influenciou nos seus estudos. Desde cedo, ele se interessou por resolver equações matemáticas e científicas, tendo se destacado em seus estudos escolares. 

Ele frequentou a Universidade do Wyoming, onde obteve um diploma de bacharel em engenharia elétrica em 1921, e depois cursou a pós-graduação em física na Universidade do Colorado. 

Após a graduação, Deming começou a trabalhar como engenheiro elétrico, mas logo percebeu que seu verdadeiro interesse estava na estatística, então, mudou-se para Yale para estudar estatística com o famoso professor da área Walter Shewhart. 

Durante seu tempo em Yale, Deming aprendeu a aplicar métodos estatísticos para melhorar a qualidade do controle de processos. Ele também estudou a teoria da probabilidade e a teoria da amostragem, o que o ajudou a desenvolver seu conceito de controle estatístico de processos. Em 1928, Deming recebeu seu Ph.D. em física matemática por Yale. 

Depois disso, ele trabalhou como professor assistente na Universidade do Colorado, antes de se juntar à Western Electric Company em 1927. Foi nessa empresa que que Deming começou a desenvolver suas ideias sobre gestão da qualidade e estatística, tendo se tornado um dos pioneiros no uso da estatística aplicada à melhoria dos processos industriais, revolucionando, de certa forma, a cadeia produtiva em diversos setores. 

Principais ideias de Demin

As principais ideias de Deming estão centradas em torno do controle e da gestão da qualidade. Ele defendia que a qualidade não poderia ser alcançada apenas por meio de inspeções e testes de produtos, ou seja, no momento final da entrega, mas sim por meio da melhoria contínua de processos e sistemas. 

Ele argumentava que a qualidade era uma responsabilidade de todos na organização, e não apenas da equipe de controle de qualidade. Ou seja, Deming propunha uma ação visão integral do produto por parte de todos da organização. 

Deming criou o conceito de Ciclo PDCA, que significa Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Act (Agir). Esse ciclo é uma metodologia de melhoria contínua que envolve a definição de metas e objetivos, a implementação de mudanças, o monitoramento dos resultados e a avaliação das mudanças e nós iremos conhecer um pouco mais sobre ela. 

Entenda os princípios do ciclo PDCA 

Conforme já comentado, uma das mais famosas teorias de gestão, o ciclo PDCA (do inglês, Plan, Do, Check, Act) foi desenvolvida por Deming. O seu maior objetivo é melhorar de forma continua os processos e o que é produzido dentro de uma empresa, porém, pode ser facilmente adaptada para qualquer atividade. 

O método PDCA é para gerentes e empresas que não se conformam com os resultados obtidos, ainda que positivos e sabem que sempre existem aspectos que podem ser melhorados. 

Para essas pessoas, apresentamos o PDCA, que permite a implementação de mudanças de maneira planejada e estruturada, em quatro etapas: 

Planejar (Plan) 

Inicialmente, o responsável ou uma equipe é designada como responsável pela melhoria que se deseja alcançar. Nesse momento, defini-se objetivos claros e específicos para o processo em questão. É importante que esses objetivos possam ser mensurados e definidos em termos quantitativos. Também é preciso identificar o número de etapas, definir a ordem e quais serão os recursos necessários para alcançar esses objetivos.

Executar (Do) 

Nesta etapa, a equipe de trabalho executa o planejado na primeira etapa. Nesse momento, é importante que todos os membros da equipe estejam cientes das suas funções dentro do ciclo de melhoria. O trabalho coordenado, em equipe, é fundamental para atingir os objetivos pretendidos. 

Verificar (Check) 

Na etapa ‘check’, ou seja, verificar, os resultados obtidos são analisados e comparados com os objetivos e as metas anteriormente estabelecidas na etapa de planejamento. Essa avaliação é realizada por meio de testes de verificação de resultados e da análise dos dados coletados. Caso os resultados não estejam de acordo com o esperado, é preciso identificar as causas e fazer correções para seguir no ciclo. 

Agir (Act) 

Partir para a ação é a etapa final do ciclo PDCA. É neste momento que a equipe implementa as mudanças necessárias após ter identificados as falhas no processo de produção. As mudanças podem se dar no aprimoramento do processo ou produto, bem como, podem ser feitas mudanças na equipe, substituindo pessoas ou reorganizando-as. 

É importante que a equipe verifique se as mudanças implementadas estão gerando resultados diferentes e melhores. 

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão flexível e adaptável para qualquer negócio e pode ser aplicada em diversos contextos e áreas de uma empresa. Para que funcione bem, o métode deve ser bem acompanhado por um gestor do processo, ele será o responsável por garantir que cada etapa do ciclo esteja sendo executada da forma certa. 

Legado deixado por Deming 

W. Edwards Deming foi uma das figuras mais importantes na história da gestão da qualidade, tendo influenciado empresas, executivos e líderes de produção sobre a qualidade na produção e entrega de produtos e serviços. 

Ao longo da sua vida, Deming foi agraciado com prêmios importantes. Em 1987, recebeu o Prêmio Nacional de Tecnologia do Japão, tornando-se o primeiro estrangeiro a receber essa honraria. No ano de 1990, ele foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos. 

Ele faleceu em 20 de dezembro de 1993, em Washington, D.C., aos 93 anos. Deming deixou um legado importante na área de gestão produtiva de qualidade. Seu modelo de gestão baseado no PDCA e na melhoria contínua continua sendo utilizado até hoje como referência para a gestão empresarial moderna em todo o mundo.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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