terça-feira, 4 de abril de 2023

Como criar uma estratégia de Benchmarking

benchmarking

A comparação é algo comum no mundo dos negócios, afinal, não tem nada de errado em “olhar a grama do vizinho” para buscar melhorias, existe até um nome para isso: Benchmarking.

Descubra o que é esta estratégia e como colocá-la em prática neste texto.

O que é Benchmarking?

A palavra Benchmarking pode ser traduzida como “ponto de referência” e representa uma estratégia para analisar o mercado, seus concorrentes ou empresas de sucesso a fim de se inspirar e fazer melhorias no seu negócio.

Embora muitas vezes o Benchmarking aconteça de maneira natural. Por exemplo: um dono de restaurante visitando outra cidade, encontra uma lanchonete com um cardápio temático e decide adotar esta estratégia no próprio estabelecimento.

Para que a análise de mercado seja feita de maneira eficiente e traga os melhores resultados, um trabalho de pesquisa e a definição de boas métricas é essencial.

A ideia do Benchmarking não é fazer uma cópia do que funciona nos concorrentes, mas sim encontrar as características que adaptadas à sua realidade, podem aumentar o sucesso do seu empreendimento.

Tipos de Benchmarking

Conheça as principais formas de buscar referências:

1.   Benchmarking interno

Nesta estratégia são analisadas as práticas que acontecem na própria empresa, entre filiais ou outros setores.

Por exemplo: o departamento financeiro desenvolve um método mais simples e rápido para armazenar e identificar documentos que também pode ser aplicado no RH.

A grande vantagem deste tipo é que os custos são menores e a implementação é mais fácil. Por isso, esta é a melhor tática para começar.

2.   Benchmarking de cooperação

Acontece quando duas ou mais empresas fazem uma parceria compartilhando estratégias e boas práticas.

Nesta técnica é comum que empresas já consolidadas no mercado abram as suas portas para negócios que estão começando. Contudo, nada impede que dois empreendimentos de sucesso se reuniam para trocar ideias.

3.    Benchmarking competitivo

No formato competitivo, você faz uma comparação da sua empresa com o seu concorrente direto.

No método você avalia as semelhanças e diferenças de produtos, preços, serviços, processos e a forma com que ele se posiciona no mercado.

Um dos fatores que mais impactam no Benchmarking competitivo é a questão ética, pois a maioria das empresas não divulga abertamente estas informações.

4.   Benchmarking funcional

Já neste caso a comparação acontece com empresas de diferentes segmentos, mas que tenha algo que possa ser adaptado para o seu negócio.

Por exemplo: uma loja de móveis pode se beneficiar do mesmo software para controle de estoque que uma loja de eletrodomésticos.

No entanto, para que essa análise seja feita de forma adequada é importante considerar as diferenças entre os dois empreendimentos, de modo a não implementar ideias que, embora sejam boas, não são compatíveis com a sua realidade.

5.   Benchmarking genérico

Muito parecido com o funcional, o Benchmarking genérico recebe este nome por observar as outras empresas de maneira ampla, sendo concorrentes ou não.

Mas nesta situação é importante ter alguma similaridade que baseie a comparação.

Por exemplo: uma empresa deseja investir na humanização da marca e por isso, analisa o caso da Lu da Magalu, assistente virtual da Magazine Luiza.

6.   Benchmarking internacional

Como o nome já diz, neste método, para se destacar no mercado nacional, você busca referências em empresas que estão no exterior.

Por ser em outro país, você pode encontrar mais dificuldades para conseguir as informações e fazer os estudos, entretanto, é uma ótima oportunidade para descobrir ideias inovadoras.

Como buscar as referências

Com o surgimento da internet, estudar a concorrência é bem mais fácil e rápido. Entretanto, para você tirar ótimas ideias da pesquisa é importante traçar uma rota.  Por isso, segue um exemplo:

Faça uma análise interna

Como já disse anteriormente o Benchmarking interno é o mais simples de fazer e o mais fácil de implementar, afinal já está na cultura da empresa.

Por isso, a ideia é começar analisando os processos e práticas do próprio negócio.

Esta etapa, além de possibilitar o encontro de cases de sucesso internos, te mostrará quais pontos o seu empreendimento precisa melhorar.

Escolha quais empresas irá estudar

Agora é o momento de escolher em quais empreendimentos você irá buscar inspiração. O ideal é que você comece pelas empresas que são referência no seu mercado.

Decida quais respostas você busca

Antes de iniciar a pesquisa em si, é fundamental que você estabeleça os indicadores que vão nortear a sua análise.

Por exemplo: você deseja melhorar o seu marketing digital, então elementos para avaliar os concorrentes são:

  • Como eles interagem com o público?

  • Quais canais mais utilizam?

  • O tipo de linguagem (formal, informal, etc.).

  • Quais são os números (inscritos, curtidas, visualizações…).

Capture os dados

Com o planejamento montado é hora de ir atrás das informações. Existem ferramentas que podem te auxiliar nesta jornada.

O Google Analytics, por exemplo, permite que você obtenha informações sobre o tráfego dos sites de concorrentes.

Além desta etapa online, você pode utilizar outras estratégias como:

  • Participar de eventos: além de fazer networking os eventos são ótimos espaços para trocar informações com outras empresas e para conhecer as tendências do mercado.

  • Visitas presenciais: essa com certeza é a melhor maneira de conseguir informações valiosas, por isso, é fundamental estabelecer parcerias até com os concorrentes.

  • Mentorias: muitos empreendedores contam como foi a sua experiência e os seus aprendizados nas mentorias.

Analise e compare as informações

Com os dados em mãos é o momento de fazer as comparações e identificar o que é interessante incluir no seu empreendimento.

Faça um relatório

Este será o documento em que você descreverá a sua pesquisa e também as ideias levantadas durante este processo.

Nele, é importante conter tanto o que você identificou como positivo quanto o negativo. Desta maneira, não irá repetir as falhas do concorrente, mas sim utilizar as melhores estratégias como base para ações futuras.

Cuidados ao fazer o Benchmarking

Mesmo que seja uma estratégia simples, o Benchmarking deve ser feito com muita cautela, pois uma análise realizada de forma equivocada pode causar prejuízos graves para o negócio.

Por isso, seguem 3 pontos para você prestar atenção durante o processo:

Não faça cópia

Lembre-se: o Benchmarking é utilizado para buscar referências e não simplesmente fazer um “copiar e colar” das estratégias.

Afinal, mesmo que a empresa estudada seja do mesmo segmento que o seu, isso não significa que se você fizer exatamente a mesma tática, irá funcionar.

Não perca a identidade

Ao utilizar referências de outras empresas, tome cuidado para que os diferenciais do seu negócio não se percam durante o processo. Então, fazer uma investigação interna e estabelecer objetivos claros irá ajudar neste ponto.

Coloque a estratégia em prática

É fundamental que você não fique apenas no campo da análise, mas sim, utilize os dados e ideias que surgirem durante o Benchmarking nas suas próximas ações.

Então, me diga o que achou desta estratégia? Está disposto a aplicá-la?

Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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