terça-feira, 25 de julho de 2023

Joseph Juran, o pai da produção de qualidade


Quando falamos em produtos de qualidade, a associação mais rápida normalmente que fazemos é com a indústria japonesa e as marcas, como Toyota e Honda. Mais recentemente, os sul-coreanos também passaram a ser respeitados pela qualidade de seus produtos. 

Contudo, o que pouca gente sabe, é que por trás da qualidade entregue por parte dos asiáticos há um romeno que cresceu e se desenvolveu nos Estados Unidos. Estamos falando de Joseph Juran, o “pai da administração” que conheceremos hoje. 

Joseph Juran foi um dos mais influentes e destacados teóricos da qualidade do século XX. Ele foi um dos responsáveis por revolucionar a maneira como as empresas pensam a qualidade dos seus produtos e serviços e as suas ideias ainda são relevantes nos dias de hoje. Neste artigo, vamos explorar a vida e carreira de Juran, suas principais ideias e como elas ainda impactam as empresas em todo o mundo. 

Primeiros passos e estudos de Juran 

Nascido Joseph Moses Juran, em 24 de dezembro de 1904 em Braila, Romênia, mudou-se com a família para os Estados Unidos quando ainda era criança. Seu pai, um carpinteiro, e sua mãe, uma costureira, não dispunham de recursos e a família passou por grandes dificuldades financeiras quando chegaram aos EUA. 
Juran cresceu em um ambiente bastante simples e aprendeu desde cedo o valor do trabalho árduo e da educação para o progresso individual e coletivo. 
Em que pese o contexto financeiro difícil, Juran não abriu mão dos estudos e cursou a graduação de engenharia elétrica na Universidade de Minnesota, posteriormente obteve o grau de mestre em Direito pela Universidade de Loyola em Chicago, carreira que não desenvolveu. 
Ele começou a trabalhar como engenheiro de qualidade na Western Electric, uma subsidiária da AT&T, onde aprendeu sobre as práticas de controle estatístico de qualidade (CEQ). 
Foi durante a sua passagem pela Universidade de Nova Iorque, como professor assistente, que Juran se interessou pela gestão da qualidade. Em seu trabalho de tese de doutorado, Juran propôs um modelo para a gestão da qualidade que ele chamou de "controle estatístico de qualidade".
Após concluir seu doutorado em 1931, Juran trabalhou como consultor para várias empresas americanas, incluindo a Western Electric, a RCA e a Ford. Durante este tempo, ele desenvolveu o conceito de "trilogia da qualidade", o qual consiste em três processos inter-relacionados: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade. Juran dizia que a melhoria da qualidade só é possível se a gestão estiver comprometida em implementar os três processos em conjunto. 

Principais ideias de Joseph Juran 

Uma das principais contribuições de Juran foi o desenvolvimento da "trilogia da qualidade", que inclui planejamento da qualidade, controle de qualidade e melhoria da qualidade. Juran acreditava que a qualidade deve ser planejada e gerenciada em todas as fases do processo de produção, e que a melhoria contínua deve ser uma meta constante. 
Juran também ressaltou a importância de uma abordagem sistêmica para a qualidade, reconhecendo que a qualidade não é responsabilidade exclusiva de um departamento ou indivíduo, mas sim de toda a organização. 
Esse ponto é muito importante, pois um erro comum das empresas é trabalhar a qualidade apenas na produção ou nos processos de entrega do produto, esquecendo as demais etapas. Ele argumentava que a qualidade deve ser incorporada em todos os processos de negócios, desde a concepção do produto até a entrega ao cliente, passando também pelos processos internos. Hoje em dia, as empresas entendem que departamentos internos são ‘clientes’, e aí também a qualidade deve estar presente. 

Juran Management System (JMS) 

O Juran Management System (JMS) é um sistema de gestão de qualidade que foi criado por Joseph Juran e é baseado em princípios e características que visam a melhoria contínua dos processos e produtos de uma organização. 
Esses são alguns dos princípios do JMS: 

  • Foco no cliente 

O JMS coloca o cliente no centro de todas as atividades da organização, com o objetivo de entender e atender às suas necessidades e expectativas. O conceito é hoje amplamente aceito em praticamente todas as indústrias. 

  • Planejamento 

Enfatiza a importância do planejamento estratégico de longo prazo, para garantir que a organização esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Controle de processos 

Desenvolve a ideia de necessidade de controle de processos para garantir a qualidade e a consistência dos produtos ou serviços da organização. 

  • Melhoria contínua 

Incentiva a busca constante pela melhoria contínua dos processos e produtos da organização, através da identificação de oportunidades de melhoria e implementação de ações corretivas. 

  • Trabalho em equipe 

O JMS enfatiza a importância do trabalho em equipe na busca pela qualidade, promovendo a colaboração entre diferentes áreas da organização. Ações desse tipo ganharam mais força após os estudos de Juran e de outros especialistas no assunto que trazem a importância da colaboração para formação de equipes mais ágeis, eficazes e criativas. 

  • Educação e treinamento 

Valoriza a educação e o treinamento dos funcionários, para que possam desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para garantir a qualidade dos produtos e processos. 

  • Reconhecimento e recompensa 

Incentiva o reconhecimento e a recompensa dos funcionários que contribuem para a melhoria da qualidade e dos processos da organização. É comum que as empresas ofereçam pacotes de benefícios diversos como recompensa e retenção de talentos. 
Esses são alguns dos principais princípios e características do Juran Management System (JMS). A adoção desses princípios pode ajudar as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e processos, aumentando a satisfação do cliente e garantindo uma vantagem competitiva no mercado em que estão inseridos. 

Legado e livros publicados por Juran 

A contribuição de Joseph Juran para o campo da qualidade foi enorme e perdurará por muitos anos. Suas ideias revolucionaram a maneira como as empresas pensam sobre a qualidade, e sua trilogia da qualidade ainda é uma referência para muitas organizações em todo o mundo e frequentemente estudada nos círculos acadêmicos. 

Ao longo da sua carreira, Juran escreveu inúmeros artigos e livros que se tornaram famosos, como: 

Quality Control Handbook, (1951); 

Managerial Breakthrough, (1964); 

Management of Quality Control, (1966); 

Quality Planning and Analysis, (1980); 

Upper Management and Quality, (1984);

Juran em Planejamento para Qualidade, (1988) 

Juran faleceu em 28 de fevereiro de 2008, aos 103 anos de idade. Sua ênfase na importância do planejamento e da melhoria contínua da qualidade tornou-se uma parte integrante da gestão moderna, e seu legado continua a inspirar inovação e excelência em todos os setores da economia global.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

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