Quando falamos em produtos de qualidade, a associação mais rápida normalmente que fazemos é com a indústria japonesa e as marcas, como Toyota e Honda. Mais recentemente, os sul-coreanos também passaram a ser respeitados pela qualidade de seus produtos.
Contudo, o que pouca gente sabe, é que por trás da qualidade entregue por parte dos asiáticos há um romeno que cresceu e se desenvolveu nos Estados Unidos. Estamos falando de Joseph Juran, o “pai da administração” que conheceremos hoje.
Joseph Juran foi um dos mais influentes e destacados teóricos da qualidade do século XX. Ele foi um dos responsáveis por revolucionar a maneira como as empresas pensam a qualidade dos seus produtos e serviços e as suas ideias ainda são relevantes nos dias de hoje. Neste artigo, vamos explorar a vida e carreira de Juran, suas principais ideias e como elas ainda impactam as empresas em todo o mundo.
Primeiros passos e estudos de Juran
Principais ideias de Joseph Juran
Juran Management System (JMS)
- Foco no cliente
O JMS coloca o cliente no centro de todas as atividades da organização, com o objetivo de entender e atender às suas necessidades e expectativas. O conceito é hoje amplamente aceito em praticamente todas as indústrias.
- Planejamento
Enfatiza a importância do planejamento estratégico de longo prazo, para garantir que a organização esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Controle de processos
Desenvolve a ideia de necessidade de controle de processos para garantir a qualidade e a consistência dos produtos ou serviços da organização.
- Melhoria contínua
Incentiva a busca constante pela melhoria contínua dos processos e produtos da organização, através da identificação de oportunidades de melhoria e implementação de ações corretivas.
- Trabalho em equipe
O JMS enfatiza a importância do trabalho em equipe na busca pela qualidade, promovendo a colaboração entre diferentes áreas da organização. Ações desse tipo ganharam mais força após os estudos de Juran e de outros especialistas no assunto que trazem a importância da colaboração para formação de equipes mais ágeis, eficazes e criativas.
- Educação e treinamento
Valoriza a educação e o treinamento dos funcionários, para que possam desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para garantir a qualidade dos produtos e processos.
- Reconhecimento e recompensa
Legado e livros publicados por Juran
A contribuição de Joseph Juran para o campo da qualidade foi enorme e perdurará por muitos anos. Suas ideias revolucionaram a maneira como as empresas pensam sobre a qualidade, e sua trilogia da qualidade ainda é uma referência para muitas organizações em todo o mundo e frequentemente estudada nos círculos acadêmicos.
Ao longo da sua carreira, Juran escreveu inúmeros artigos e livros que se tornaram famosos, como:
Quality Control Handbook, (1951);
Managerial Breakthrough, (1964);
Management of Quality Control, (1966);
Quality Planning and Analysis, (1980);
Upper Management and Quality, (1984);
Juran em Planejamento para Qualidade, (1988)
Juran faleceu em 28 de fevereiro de 2008, aos 103 anos de idade. Sua ênfase na importância do planejamento e da melhoria contínua da qualidade tornou-se uma parte integrante da gestão moderna, e seu legado continua a inspirar inovação e excelência em todos os setores da economia global.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Nenhum comentário:
Postar um comentário