terça-feira, 18 de julho de 2023

William Colgate e sua fantástica fábrica de sorrisos

William Colgate foi um britânico destemido que mudou-se para os Estados Unidos com seus pais em 1798 em busca de novas oportunidades. Da vida no campo para as fábricas em Nova York, o jovem William demonstrou talento nato para gestão, inovação e empreendedorismo, começando sua carreira numa fábrica de sabão. 

Vivenciou a expansão do mercado norte-americano, manteve lucro em seus produtos durante a 2ª Guerra Mundial e deixou sua marca nos mundos dos negócios com uma empresa que, atualmente, possui em torno de 10 mil funcionários e em 2022 teve um lucro de 1,78 bilhão de dólares. 

A trajetória de William Colgate ensina o quanto o trabalho esforçado e dedicado traz seus méritos, assim como nos inspira a não desistir dos nossos sonhos e buscar sempre o nosso melhor. 

Primeiros passos de Colgate 

Nascido em 25 de janeiro de 1783, William fazia parte da família Colgate com seus pais, Robert e Mary Bowles Colgate, e seus irmãos mais novos em uma cidade britânica chamada Kent. Aos 15 anos, seu pai decide mudar-se para os Estados Unidos à procura de novos ares no país da oportunidade. 

A família mudou-se para Hartford, Connecticut e passou a viver numa fazenda, porém a situação financeira complicou e começam a passar necessidades. Um ano depois, William, demonstrando naturalmente iniciativa e gosto pelo trabalho, pede aos pais para morar sozinho em Nova York à procura de um emprego, para que possa ajudar e sustentar sua família. 

Quando ouvimos e lemos as histórias de grandes empreendedores, às vezes surgem fatos aparentemente fantásticos em suas vidas, e o mesmo ocorreu com William. Diversas fontes biográficas relatam que enquanto o jovem se deslocava para a grande cidade, se depara com um idoso no meio do caminho, que se aproxima, vê a preocupação em sua face e afirma através de uma oração:

Alguém será brevemente, o principal fabricante de sabão em Nova Iorque. Espero que seja você seja homem prudente, dê seu coração a Cristo. Lhe entregue de cada dólar que você receber, a parte que lhe pertence, faça um sabão honesto[...]. Sei que você será abençoado."

Expansão empreendedora de Colgate

Após o encontro, William segue seu rumo e consegue um emprego numa pequena fábrica de sabão. Pouco tempo no emprego, o jovem percebe algumas falhas no processo e sugere melhorias de produtividade, o que o faz tornar-se sócio da fábrica. Aprendendo mais sobre os produtos, em 1806 iniciou a venda de goma, vela e sabão de produção caseira, associando-se à famosa marca Francis Smith, o que levou ao novo nome Smith & Colgate. 

Este era só o começo do que se tornaria um império comercial, pois em 1813 ele comprou a parte de Smith e assumiu como dono da companhia Colgate & Co.

Investindo fortemente em propaganda e vendendo seus produtos por preços acessíveis, em 1817 ficou conhecido como o Magnata do Sabão por fazer anúncios em jornais, revistas e rádios dos seus produtos, tornando nacionalmente famoso o slogan da época: “Soap, Mould and Dipt Candler”. 

Por mais curioso que pareça, a Colgate passou anos vendendo apenas sabonetes e gomas até adentrar no ramo do creme dental. Em 1866 a empresa fez seu primeiro sabonete perfumado “Cashmere Bouquet’ que passou 120 anos como preferência dos consumidores e somente em 1873 foi lançado o creme dental, em lata. Porém, 20 anos depois houve a revolução da pasta de dente formato de tubo, também lançada pela Colgate. 

William faleceu em 1857 aos 74 anos sem ver a proporção que sua indústria tomou. Muitas das conquistas alcançadas pela marca eram apenas sonhos para ele, mas com certeza toda a proporção que a Colgate alcançou, veio da grandeza de pensamento de seu fundador.

Curiosidades sobre a marca Colgate 

Como todos sabemos, a marca existe até hoje e provavelmente todos nós já usufruímos de alguns de seus produtos. Algumas curiosidades sobre a Colgate, é que em sua origem, o foco da empresa era produtos de higiene pessoal e depois passou para higiene bucal e doméstica. 

Em 1928 ocorre a fusão da companhia Colgate com a Palmolive e após a 2ª Guerra Mundial a empresa começou a atuar na área de produtos de limpeza doméstica, com a marca Ajax, que também existe até hoje no mercado. Em 1953 a empresa adotou a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive.

Outras marcas que fazem parte da Colgate são: Palmolive; Sorriso; Protex; Pinho Sol; Hills; Ajax; Elmex; Ola e Darling. 

Ensinamentos de William Colgate 

Seguindo as orientações de sua devota mãe, William nunca deixou de dedicar-se à Igreja Batista. Algumas fontes inclusive relatam que seu primeiro salário foi inteiramente doado para o dízimo. Nunca esqueceu sua origem, sempre apoiou sua família e sempre fez suas doações. Foi dizimista durante toda sua vida comercial e em determinado momento chegou a doar 50% de sua renda pessoal para a Igreja. 

Isso nos mostra que sua entrega não era apenas em busca de dinheiro ou sucesso, mas que havia também uma entrega em nome de algo maior, a entrega de si mesmo, através do esforço. Muitos filósofos afirmam que a melhor forma do ser humano orar, é através das mãos, do seu trabalho, e talvez William Colgate seja uma inspiração para esta ação. 

Muitas pessoas quando atingem um sucesso, fazem questão de falar de si. Este não é o caso do nosso jovem sonhador britânico. William não deixou livros ou nenhuma obra biográfica, seu trabalho é sua vida e a própria obra. Podemos nos inspirar através desta peculiar personagem a manter-nos sempre fiéis às nossas origens, honrar nossos compromissos e ser sempre humilde. 

Bom Trabalho e Grande Abraço! 

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

Larry Ellison, o gigante da internet


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário