terça-feira, 4 de julho de 2023

People Analytics: uma estratégia para entender o seu time

People  Analytics

O People Analytics vem se tornando uma realidade nos negócios. Em uma pesquisa feita pelo LinkedIn em 2020, 73% dos profissionais disseram que a técnica será prioridade para sua empresa nos próximos 5 anos.

Por isso, trouxe um material explicando o que é essa ferramenta e como utilizá-la na sua empresa.

O que significa People Analytics?

A evolução tecnológica trouxe uma grande mudança na forma de coletar, armazenar e analisar as informações. Essa nova maneira de enxergar os dados está muito relacionada ao Big Data.

O Big Data é a análise e interpretação de um conjunto grande e complexo de dados vindos de diferentes fontes.

O People Analytics segue a mesma lógica do Big Data, mas com foco na gestão de pessoas, utilizando dados de diferentes lugares para entender melhor os colaboradores.

Antigamente o setor de Recursos Humanos tinha em mãos poucas informações dos funcionários, principalmente em aspectos emocionais. A maioria dos dados se resumiam a: ponto de trabalho; histórico profissional; escolaridade e avaliações de desempenho que ficavam guardadas em gavetas.

Porém, a entrada da tecnologia mudou este cenário, hoje, é possível medir o desempenho do colaborador por softwares, descobrindo quais dias ele é mais produtivo, por exemplo.

Também, através das redes sociais, o gestor pode conhecer melhor a sua equipe e utilizar estas informações para tornar o clima organizacional mais leve e descontraído.

Mas vale destacar que a ideia do People Analytics não é vigiar os colaboradores ou invadir a sua privacidade, mas sim utilizar os dados de forma estratégica para o crescimento da empresa e das pessoas que trabalham nela.

Para que serve o People Analytics?

Conheça as vantagens que aplicar esta metodologia trarão para sua empresa:

1.   Auxiliar nas contratações

Se antes os RHs só tinham o currículo e recomendações para analisar um candidato, hoje em dia, com o uso de softwares é possível traçar um perfil comportamental para os novos colaboradores e saber quais candidatos se encaixam nele.

Assim, as contratações ficam mais rápidas e assertivas.

2.   Acompanhar o desempenho

Qualquer gestor sabe que medir a produtividade dos colaboradores não é uma tarefa fácil. Afinal, não é só o tempo que uma pessoa passa trabalhando que define o seu desempenho.

Aplicando uma ferramenta de People Analytics é possível analisar quanto tempo um funcionário leva para realizar uma determinada tarefa, o que permite descobrir os problemas e solucioná-los.

3.   Entender as motivações dos profissionais

O nível de motivação dos colaboradores reflete na sua performance e comprometimento com o trabalho.

Fazendo uma avaliação profunda dos profissionais é possível identificar processos e situações que diminuem a sua motivação e ajustá-las.

4.   Retenção de talentos

Perder um profissional competente é muito prejudicial para qualquer negócio. Afinal, existem os custos de contratação e treinamento para o novo colaborador.

Além disso, nada garante que esta nova pessoa será tão eficiente quanto a que deixou a empresa.

Através do People Analytics é possível identificar o que está causando a insatisfação do funcionário e criar um programa de retenção de talentos para manter os bons colaboradores.

5.   Redução de custos

Esta metodologia contribui para a diminuição das falhas e agiliza os processos, maximizando a produtividade. Também reduzindo a rotatividade os custos com contratação e demissão diminuem significativamente.

6.   Tomar decisões de maneira estratégica

Com todas as informações que o People Analytics disponibiliza fica mais fácil tomar decisões assertivas não só com relação às pessoas, mas a empresa como um todo.

Tipos de Analytics

Conheça os 4 níveis de classificação mais comuns segundo o tipo de informação obtida através dos dados:

  • Análise Descritiva: é a forma mais simples de estudo, ela utiliza dados do passado para compreender o que aconteceu.

  • Análise de Diagnóstico: este já é um nível mais avançado de análise, onde você procura as causas de um problema ou de resultados positivos.

  • Análise Preditiva: uma pesquisa mais complexa que usa dados antigos para prever o que vai acontecer no futuro.

  • Análise Prescritiva: o nível mais avançado é utilizado para levantar possíveis cenários e criar estratégias para lidar com eles.

Como fazer o People Analytics?

Veja um passo a passo fácil para desenvolver esta estratégia:

Faça um diagnóstico

Antes de implementar a metodologia você deve observar:

  • Como é feita a gestão de pessoas hoje?

  • Quais critérios são utilizados na tomada de decisão?

  • Quais resultados esta forma de gerenciamento traz?

Desta maneira você consegue observar se a sua empresa está preparada ou não para esta mudança. 

Afinal, aplicar o People Analytics além do investimento financeiro, precisa do esforço coletivo para que dê certo e se não há ânimo da equipe, dificilmente trará os resultados esperados.

Defina um objetivo

Como essa ferramenta traz muitas possibilidades, você precisa ter foco ao desenvolver a sua estratégia. 

Para isso, a equipe de relações humanas pode fazer um levantamento dos problemas e escolher qual precisa urgentemente de uma solução. Um exemplo de objetivo seria estabelecer o plano de carreira dos colaboradores.

Escolha o novo sistema

Como o People Analytics está diretamente relacionado a tecnologia, é natural que você procure um software para auxiliar na coleta e análise dos dados.

Antes de contratar é importante compreender as necessidades do negócio e buscar um produto que as atenda.

Colete os dados

Este é um momento crucial neste processo, pois não basta só juntar as informações, é preciso chegar a um objetivo com elas.

Neste sentido, é interessante começar levantando o que já tem e a partir disso decidir quais informações você precisa encontrar.

Estabeleça as métricas e indicadores

As métricas e indicadores são necessários para que você não se perca durante a avaliação das informações.

Afinal, você terá nas suas mãos uma grande quantidade de material bruto, que sem um direcionamento, não trará nenhum esclarecimento.

Faça o cruzamento dos dados

Com o conteúdo organizado é hora de correlacionar as informações para chegar aos resultados.

Por exemplo: se o objetivo era estabelecer um plano de carreira é interessante analisar de quanto em quanto tempo os colaboradores mais antigos mudaram de cargo. 

Preveja o futuro

Este é um passo mais avançado do People Analytics. Quando você já tem uma base consistente de dados e consegue se preparar para prováveis situações positivas e negativas.

2 exemplos de empresas que utilizam o People Analytics

Conheça dois cases de sucesso desta metodologia:

Google

Um dos primeiros casos conhecidos de People Analytics começou no Google. Com o objetivo de atrair os melhores profissionais e mantê-los comprometidos, a empresa fez, e faz até hoje, uma série de ações para atingir este fim.

Entre elas estão o Projeto Oxigênio que avalia o impacto que a liderança tem nos colaboradores e o Projeto Aristóteles para construir um time perfeito.

 Nielsen

É uma empresa que faz pesquisas de mercado. Em 2015 a Nielsen identificou um alto índice de rotatividade e utilizou os seus conhecimentos em análise de dados para encontrar a solução.

Através de um estudo identificaram que o primeiro ano é fundamental, por isso, criaram programas para acompanhar os novos colaboradores durante este tempo.

Então, agora que você conhece o People Analytics que tal implementá-lo no seu negócio?

Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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