terça-feira, 19 de março de 2024

Linda Hill e a genialidade coletiva


Linda A. Hill, nascida em 1956 nos Estados Unidos, é uma professora de administração de negócios e escritora, nascida nos Estados Unidos. Conhecida por suas contribuições na área de liderança, inovação e empreendedorismo, obteve seu Ph.D. em Comportamento Organizacional pela Universidade de Yale. Hill é autora de vários livros e artigos acadêmicos influentes sobre liderança e gestão de negócios e presidente da Leadership Initiative.


Segundo a professora, não tem como falar sobre inovação sem falar sobre diversidade e conflitos. Se você busca inovação, deve colocar ideias contrárias na mesa para poder chegar a grandes soluções, a diversidade na forma de pensar e opinar é o que faz a diferença no resultado final.


O bom líder deve querer ampliar as diferenças em sua organização e não minimizá-las. O verdadeiro aprendizado surgirá da harmonia nas diferenças. Veja a natureza como exemplo: um oceano, uma floresta ou até mesmo o corpo humano. Esses ‘ambientes’ funcionam a partir de milhares de componentes diferentes que se inter relacionam em busca do equilíbrio e harmonia. Quantas células diferentes existem num corpo humano? Quantas espécies de plantas e animais numa floresta? A diferença pode sim se harmonizar em equilíbrio. Um ambiente empresarial deve se estruturar do mesmo jeito. Nenhum líder conseguirá resultados se fizer tudo só, a equipe a sua volta será o grande diferencial.


Vamos adentrar um pouco mais nas teorias da professora Linda Hall e entender de forma inovadora suas ideias sobre inovação, liderança e empreendedorismo.


Linda Hill e sua obra


Apesar de ter bastante visibilidade no mundo dos negócios, Linda é privada com relação a sua vida pessoal. Sua biografia de forma geral ainda não é amplamente divulgada. São raras as fontes que mencionam sua família, criação e trajetória de vida.


Uma característica pessoal que a autora destaca é a curiosidade. Afirma ser uma pessoa extremamente curiosa, não só sobre a vida, mas também as pessoas e os processos à sua volta. Graças a sua curiosidade, ela consegue aprender todos os dias. Sempre quando vemos pessoas que deixam suas marcas no mundo, nos perguntamos o que elas fizeram. No caso de Linda, ela diariamente se determina a aprender algo novo, sem esquemas, sem definições prévias do que quer ou não, sem preferências, apenas se compromete a terminar os dias com um aprendizado.


Imaginemos essa postura em nossas vidas, como seriam diferentes nossas ações se nos comprometemos diariamente a adquirir um novo aprendizado? Quantas respostas um empreendedor não teria para o seu negócio se conseguisse essa meta diária? Como diria Leonardo da Vinci: “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”


Dentro de suas aulas de MBA na Harvard Business School, a professora destaca-se por estudar líderes e suas equipes. Ela contata alunos ex-alunos e pede para visitá-los e acompanhá-los em seus trabalhos, pois não existe liderança solitária, não existe trabalho bem feito apenas por uma pessoa, sempre há um time por trás. Qualquer pessoa que acredite que pode executar algo sem o apoio significativo de outros executivos, o diretor de tecnologia, diretor de inovação, diretor de recursos humanos e etc, não consegue chegar muito longe, o resultado não é positivo.


Num dos seus vídeos mais famosos do Youtube, a professora falou num TEDx sobre inovação e criatividade através do exemplo coletado pelos estúdios PIXAR. Ela entrevistou os designers, animadores, diretores, toda a equipe, para entender o fluxo de trabalho da empresa. Também destaca muito a necessidade de realidade no aprendizado sobre liderança, pois nem tudo são flores.


Um exemplo citado por Linda é de seu aluno Michael Ku que fez um trabalho sobre a transformação digital. A professora pediu para acompanhá-lo durante sua proposta de transformação e descobriu que ele era o chefe da cadeia de abastecimento global da Pfizer. O resultado foi um acompanhamento de 6 anos que trouxe todos os pontos de melhoria para um trabalho rápido e urgente quando chegou a vacina para a covid-19. Como ela mesma cita: “O que eu realmente gosto quando acompanho alguém ao longo do tempo é que você não sabe realmente quais serão as reviravoltas da história que surgirão.”


Todo este drama reflete as complexidades do ser humano e das escolhas que fazemos e é isso o que ela mais ama trabalhar e desenvolver.


Linda Hill é autora de vários livros e artigos sobre liderança e gerenciamento, porém nenhum ainda foi traduzido para o português. Dois de seus livros são: "Gênio Coletivo: A Arte e a Prática de Liderar a Inovação, que examina como líderes podem cultivar a inovação em suas organizações, e "Tornando-se um Gerente: Como os Novos Gerentes Dominam os Desafios da Liderança”, que aborda as transições que os gerentes enfrentam ao assumirem novas funções de liderança. O seu livro Gênio Coletivo entrou na lista em 2022 dos clássicos livros para ler sobre gerenciamento e liderança.


Dentro da Harvard Business School há também uma revista de mesmo nome que publica artigos e casos sobre os mais diversos assuntos. Diversas vezes a professora Hill teve seus casos publicados nas revistas HBR , incluindo as edições com casos mais lidos.


Atualmente, a professora é co-fundadora da Paradox Strategies, um centro de pesquisa em liderança e consultoria estratégica e co-criadora da Innovation Quotient, uma ferramenta para liderança inovadora num mundo em transformação.


O poder da diferenciação


Linda Hill sempre reforça a ideia de que se você quer ver inovação, deve buscar a diversidade e diferenciação de ideias. Fundamentalmente, como líder, se você deseja inovação, deve amplificar as diferenças em sua organização e não minimizá-las. Quantos casos já vimos de empregadores que mantém apenas os funcionários que pensam da mesma forma que ele? Quantos conselhos e diretorias são formados por cópias do presidente? Em casos assim, devemos avaliar o alcance que essas empresas tiveram, o crescimento, lucro… na natureza nada é idêntico, uma rosa não nasce igual a outra, o mesmo ocorre com o pensamento humano.


Prêmios


O Thinkers50 é uma lista e plataforma que reconhece e classifica os principais pensadores e autores nas áreas de negócios e gestão. Lançado em 2001, realiza uma pesquisa abrangente a cada dois anos para identificar os principais pensadores e contribuidores para a teoria e prática de negócios em todo o mundo. Esta lista classifica os indivíduos com base em sua influência, originalidade, impacto global e contribuições para o campo da administração e gestão de empresas.


A professora Hill foi indicada diversas vezes para esta lista, colocando-se em 10ª posição no ano de 2021. Em 2015 também recebeu o prêmio de Inovação pelo seu trabalho no livro “Collective Genius”.


O legado de Linda Hill


Para além dos livros, MBAs e artigos publicados, podemos afirmar que o legado de Linda Hill se encontra no seu esforço em inovar a ideia de inovação. Por mais paradoxo que seja, há quanto tempo muitos falam sobre inovação? Há quanto tempo temos milhares de profissionais com suas teorias sobre liderança?


Seu grande diferencial foi pensar fora da caixa. Enquanto comumente se trabalha muito a questão das qualidades de um bom líder, pouco se fala na equipe em que o líder está inserido. A genialidade coletiva, como cita a professora Hill, é onde encontramos a chave do problema.


Num mundo em constante transformação, em que os problemas aparecem de formas mais inusitadas e inesperadas possíveis, num mundo com uma população cada vez maior e novas profissões surgindo a cada ano, a resposta dos problemas não estará na individualidade e sim na coletividade. Saber unir, agregar e harmonizar as diferenças.

 

Pensamentos diferentes existem em todos os locais hoje, mas saber uni-los e transformá-los em algo melhor do que antes, aí que está a arte do líder. Aí sim podemos afirmar que houve um gerenciamento de ideias que potencializa o grupo.


A dica que damos para os empreendedores e gestores, é de não focar somente em seus defeitos e qualidades que precisam ser aperfeiçoadas, mas sim em saber harmonizar as diferentes formas de pensar.


Bom Trabalho e Grande Abraço!


Prof. Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

Compor a promoção



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário