sexta-feira, 9 de setembro de 2022

O Dia do Administrador - 09 de setembro: Homenagem a todos os administradores pelo DIA DO ADMINISTRADOR


Como ser um bom Administrador?


No dia 09 de setembro comemora-se o dia do administrador no Brasil. A data em questão refere-se ao dia em que a profissão do administrador foi regulamentada em nosso país, no dia 09 de setembro de 1965. Apesar de ser vista como uma profissão relativamente nova, fruto principalmente do final do século XIX e início do XX, o administrador é uma peça fundamental para qualquer negócio. Desde o mais simples dos empreendimentos até uma grande multinacional faz-se necessário gerir bem os recursos humanos, econômicos e lidar com diferentes áreas do conhecimento, a tudo isso cabe o administrador e sua equipe.

Mas como tornar-se um bom administrador? Para responder-lhe a essa pergunta é preciso saber as competências e o que espera-se que esta função execute no dia a dia de uma empresa. Por definição, o administrador é o responsável por sistematizar os processos que ocorrem dentro de uma empresa para que esta funcione de maneira eficaz. Partindo desta perspectiva é fundamental que um bom administrador domine não somente a teoria referente à administração, mas que também possua qualidades tal qual organização, gestão de conflitos e flexibilidade para adaptar-se a diferentes cenários que surgem ao longo da sua trajetória.

Para entendermos melhor como estas habilidades funcionam, pensemos em alguns aspectos que o administrador precisa lidar dentro de seu ofício. Inicialmente o administrador está, em geral, em uma posição de coordenação, uma vez que precisa gerir um ou mais setores dentro de uma empresa. Para isso é fundamental que este profissional seja capaz de lidar com pessoas dos mais diferentes tipos, afinal, grande parte do seu trabalho é desenvolvido junto com outros indivíduos. Por isso é imprescindível a qualquer administrador desenvolver não somente habilidades técnicas, mas principalmente habilidades sociais e humanas.

Saber comunicar-se de forma assertiva e respeitosa com superiores e funcionários, aprender a gerenciar conflitos e interesses dentro da própria instituição, desenvolver aspectos de liderança e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso são algumas capacidades que um bom administrador precisa ter. Como podemos notar, para além dos recursos técnicos que são inerentes à sua profissão, o administrador tem por base uma série de habilidades sociais que precisam ser consideradas quando colocadas na vida prática deste profissional.

É por isso que ainda hoje é bastante comum existir uma divergência quanto à área do conhecimento ao qual encaixa-se a administração. Para alguns a administração estaria ligada à ciências humanas por desenvolver todos os aspectos que já citamos aqui. Por outro lado, é inegável que há na administração uma grande base das ciências exatas. Desde o uso de métodos de matemática financeira e contabilidade até mesmo a busca incessante de otimização dos processos para tornar uma empresa cada vez mais eficiente. Nesse sentido é nítida a influência de um pensamento puramente racional e que tende a eliminar variáveis.

Essa “divisão” da administração entre aspectos da área de Humanas e Exatas é tão viva que ao remontarmos ao início desta ciência notamos que alguns dos grandes pais da administração foram engenheiros, assim como outros importantes teóricos da administração eram psicólogos. Logo, podemos pensar que um bom administrador não é somente aquele que sabe lidar com números, planilhas e processos e muito menos aqueles que sabem perfeitamente gerenciar os desejos e expectativas dos seus funcionários e chefes.

Deixemos, por um instante, essa divisão entre “humanas” e “exatas” e passemos a pensar em um profissional completo, afinal, o bom administrador será justamente aquele que equilibra a balança de maneira a obter os resultados que necessita. Assim, por mais que busquemos encaixar essa profissão em uma ou outra área do conhecimento humano, devemos entender que somente podemos pensar na administração como uma área multidisciplinar, capaz de reunir diferentes saberes em torno de uma finalidade: a eficácia.

Todo administrador sonha em tornar sua empresa ou qualquer empreendimento que administre mais eficaz. Logo, todo conhecimento que adquire, seja na área que for, tem como finalidade sempre tornar-se melhor e mais competente em suas obrigações. Nesse aspecto, o administrador emula uma antiga frase dita por Sócrates, um dos maiores filósofos da humanidade, que nos ensina o seguinte: “só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. Visto isso, talvez não seja por acaso que a formação em administração seja tão vasta ao ponto de existirem diversas pós-graduações nas mais diferentes ênfases da ciência da gestão. Nesse sentido, para um bom administrador é essencial nunca perder de vista a necessidade de aprimorar seus conhecimentos e nunca parar de buscá-lo.

Por fim, devemos entender que um administrador é muito mais do que um gestor de processos. Não se trata somente de tornar uma empresa eficaz, mas sim de formar pessoas para construção dessa eficácia. Por isso que o administrador nunca está só, pois ao seu redor orbitam tantas profissões e pessoas que seu trabalho, em grande parte do tempo, deixa de ser apenas burocrático e revela o valor humano dentro das relações de trabalho. No fundo o bom administrador será não somente aquele que tem todas essas competências e qualidades que citamos aqui, mas principalmente aquele que coloca-se enquanto Ser Humano em suas relações, buscando sempre tornar-se melhor, mais útil e necessário, tanto para sua empresa como para todas as pessoas ao seu redor. 

Sejamos, portanto, grandes gestores de nossa própria história! Feliz dia do administrador!

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:


LTV: tudo que você precisa para saber o valor dos seus clientes



       Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário