terça-feira, 27 de setembro de 2022

Sam Walton, o homem que dominou o varejo

Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos, disse certa vez que o trabalho dignifica o homem. De fato, apesar de alguns verem o labor como algo negativo, cansativo e, em grande parte, entediante, dedicar-se a um ofício é uma excelente forma de construção de virtudes. No trabalho, se estivermos atentos, poderemos desenvolver sobre disciplina, ordem, cortesia, eficiência e uma série de outros atributos que nos serão úteis para toda a vida, não somente em nossos expedientes.

Nesse sentido, o verdadeiro trabalhador não é apenas uma pessoa tecnicamente qualificada para realizar determinada tarefa, mas sim aquele que coloca suas habilidades à serviço de toda sociedade. Partindo destas ideias poderemos entender mais profundamente o que o pai fundador da América quis transmitir em sua sentença, pois podemos compreender o trabalho como uma ferramenta que está disponível para nossa própria evolução. 

Dito isso, não basta apenas encarar o labor, mas aprender com sua prática e tirar lições valiosas do seu cotidiano. Levando essa mesma perspectiva para o campo empresarial, podemos perceber que um empreendedor de sucesso será, naturalmente, aquele que consegue desfrutar do trabalho no sentido em que o colocamos. O grande erro ao se começar um negócio, por exemplo, é pensar que outras pessoas trabalharão por você e que, em contrapartida, você receberá os louros do sucesso e administrará, sem muito esforço, toda a gerência do seu negócio.

Como podemos notar, a realidade é bem diferente desta perspectiva. O empreendedor não só dedica-se quase exclusivamente ao seu ramo, como também precisa estar motivado a aprender, reinventar-se e entender profundamente sobre o seu negócio. Antes de tudo, saiba que:

O empreendedor é alguém que não tem medo do trabalho, mas o procura constantemente. 

Partindo dessas ideias gerais, poucas vezes na história do empreendedorismo conhecemos pessoas tão inspiradoras quanto Samuel Moore Walton, ou simplesmente Sam Walton. O criador da Wal-Mart, a maior rede de varejo do planeta, não se tornou um homem de sucesso à toa, ao ponto de sua família ser a mais rica do mundo atualmente. Mas estamos nos adiantando nessa história, portanto, vejamos ela do princípio para compreendermos o valor de homens como Sam Walton.

Crescendo na Grande Depressão dos EUA

Nascido em 1918, Samuel Moore Walton viveu seus primeiros anos em Oklahoma, em uma pequena propriedade rural da sua família. Apesar de possuir terras, a pequena produção da fazenda não era suficiente para o sustento familiar, o que muitas vezes tornou a infância de Sam Walton bem difícil. Devido ao problema financeiro, logo cedo Sam conheceu o trabalho, realizando tarefas simples como entregar o leite produzido na fazenda e, já na adolescência, trabalhava como entregador de jornais.

Com apenas 11 anos Sam Walton presenciou a queda da bolsa de valores, um evento traumático na história econômica mundial. Por mais que o jovem Sam não compreendesse naquele momento o que significa o crash de 1929, ele pôde sentir seus efeitos na pele. Durante a década de 1930, com todo o país mergulhado em uma séria crise, a produção e venda na fazenda da família Walton ficou ainda mais prejudicada. Devido a isso, toda a família mudou-se para várias cidades, sempre procurando empregos e sobrevivendo da melhor maneira que podia.

Porém, por mais difícil que fosse a situação dos Walton's, Sam jamais deixou de frequentar a escola. Isso porque seus pais, e o próprio Sam, sabiam que a educação seria uma das poucas formas de reverter o quadro pelo qual passavam. Junto a isso, ainda na adolescência Sam conseguiu apoio em uma importante instituição de formação de caráter: os escoteiros. Ele chegou a alcançar a condecoração máxima dentro da organização, sendo um exemplo tanto para os mais jovens como para os mais velhos.

Nota-se, portanto, que mesmo passando por momentos difíceis em sua jornada, Sam não deixou-se perder os valores cultivados em sua casa. Agarrado aos seus princípios, ao terminar a educação básica o nosso empreendedor resolveu ir à faculdade, a partir de uma parceria entre as Universidades dos Estados Unidos e as forças armadas do país. Assim, ao mesmo tempo em que ingressava na faculdade de economia, Sam Walton também tornou-se um soldado. Essa dupla função, que notadamente exigia muito tempo e esforço, foi recompensada com experiência e autonomia perante as dificuldades da vida. Sam ainda chegou a servir durante a II guerra mundial, sendo supervisor dos prisioneiros de guerra.

Abrindo caminho para os negócios no modelo San Walton

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Sam Walton passou a dedicar-se à experiência de empreender. Com o soldo adquirido da guerra, o fundador da Walmart abriu uma franquia de uma loja de utensílios. Com apenas 26 anos e aplicando seu conhecimento como economista, a estratégia de Walton se baseava em sempre oferecer os melhores preços. Para isso, o empreendedor buscava ao máximo enxugar seus gastos e diminuir sua margem de lucro, pois sabia que oferecendo melhores preços e um bom serviço a fidelidade da sua clientela estava garantida.

Como demonstrou em sua vida, Sam Walton mostrou que um plano de negócios a longo prazo tende, em diversos cenários, a ser a melhor opção. O jovem empreendedor sabia que a prosperidade não viria do dia para a noite e por isso não estava preocupado em ganhar toneladas de dinheiro rapidamente. Ao contrário, como aprendeu desde sua infância, sabia que o trabalho duro iria dar frutos ao seu tempo. Assim, em poucos anos, como previsto, seu lucro aumentou gradativamente, mostrando que sua estratégia funcionava.

Chegou a vez de abrir o Walmart

Com o tempo e adquirindo mais experiências com outras lojas, Sam Walton decidiu fundar sua própria loja, a qual tornaria seu nome marcado na história: o Walmart. O ano era 1962 quando a primeira loja foi criada. A estratégia de Walton seguia firme com a política de descontos, porém, seu grande diferencial foi principalmente na logística dos seus supermercados e na aplicação da psicologia organizacional.

Sobre a logística, Walton partiu de um princípio básico: ao entrar em um segmento tão competitivo quanto o varejo, não seria prudente investir seus esforços nas grandes cidades, já tomadas por um mercado consolidado e grandes empresas. Assim, Walton construiu suas lojas em pequenas cidades, no qual sua concorrência era extremamente limitada, o que lhe permitia dominar mais rapidamente o segmento naquela localidade. Assim, o império da Walmart foi sendo construído a partir de pequenos passos, mas sem perder nunca de vista o seu objetivo.

A estratégia dos preços mais baratos e descontos também foi amplamente utilizada, associada a uma política de entrega ágil. Junto a isso, a administração da Walmart com seus colaboradores foi um grande diferencial. Partindo do princípio que funcionários motivados são mais eficazes em suas funções, Walton atribuiu uma uma série de normas que fidelizava e mantinha seus colaboradores em grande estima. Uma delas era a política de participação dos lucros, fazendo com que a cada ano todos os funcionários recebem uma parcela do que era ganho. 

Uma outra política importante era a chamada “portas abertas”, ao qual mantinha-se um canal acessível de reclamações e queixas dos funcionários com seus chefes. Assim, os conflitos poderiam ser resolvidos de forma mais eficiente, além de estimular um ambiente mais cordial, afinal, ninguém gosta de receber reclamações.

Uma de suas frases mais emblemáticas expressa, em síntese, o seu modelo de negócio:

“Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.”

O império do varejo: a Walmart nos dias atuais

Em números oficiais, é assombroso os rendimentos da Walmart: Existindo em mais de 50 países, ela gera um lucro líquido de 22 bilhões de dólares por ano (dados de 2011), além de possuir mais de 2,3 milhões de empregados e gerar ainda mais empregos de forma direta e indireta. Olhando para esses números é inimaginável pensar que a pequena loja dos anos 1960 tornou-se uma multinacional que dominou o mercado dos Estados Unidos e de muitos outros países. Esse feito heroico, digno de um livro, não poderia ser pensado por qualquer pessoa, mas certamente Sam Walton vislumbrou o tamanho do seu sucesso. 

Desse modo, Sam Walton não apenas provou que um bom empreendimento se mantém através de uma gestão eficiente como também comprovou que o trabalho bem canalizado sempre irá dar recompensas.

Frente a isso, o jovem Sam que enfrentou a Grande Depressão americana, que precisou trabalhar desde os sete anos de idade e que ingressou na Universidade graças a uma jornada dupla como estudante e soldado, finalmente colheu o que plantou. Em 5 de abril de 1992, após 74 anos de existência, Sam Walton deu seu último suspiro. Esse ano, portanto, completa-se 30 anos de sua partida, porém, não resta dúvidas que o seu legado é eterno. Não apenas para a sua família, que saiu da pobreza e hoje é tida como a mais rica do mundo, mas para todos os colaboradores da Walmart, que impactam diretamente na vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. Por isso tudo é que Samuel Moore Walton está nessa lista dos empreendedores que mudaram a história.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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