terça-feira, 4 de outubro de 2022

MVP: descubra o que é e como fazer

MVP

Você pode até pensar que a sua ideia é a melhor do mundo, contudo você só vai saber se isso é verdade quando testá-la. Para isso existe o MVP.

Entenda como esta metodologia para desenvolvimento de produtos e serviços pode te ajudar a testar suas ideias.

O que é MVP?

MVP é a sigla em inglês para minimum viable product, ou mínimo produto viável em português, uma estratégia para colocar em prática uma ideia de produto ou serviço.

O MVP é aplicado principalmente por empresas inovadoras ou startups e funciona conforme este exemplo:

Uma casa de sucos, por exemplo, tem a ideia de criar sucos com misturas e produtos exóticos como: banana com gengibre e melancia com canela.

Contudo, como sabemos, lançar um novo produto não é uma coisa barata, já que há o investimento com a nova matéria-prima, publicidade, treinamentos da equipe... E ninguém quer sofrer prejuízos.

Então antes de colocar de fato as novas opções no mercado, o gestor da casa de sucos decidiu fazer um MVP, que nada mais é que uma versão teste de um novo produto.

Nesta versão é possível coletar feedbacks e identificar pontos que podem ser aprimorados antes do lançamento efetivo.

Por que criar (ou não) um?

Veja as vantagens e desvantagens de aplicar um MVP:

Validar uma hipótese

Mesmo que você já tenha um grande conhecimento do seu mercado, você só vai saber de fato se o público gosta ou não da sua ideia ela chegar até eles.  O MVP permite que você faça isso sem arriscar tanto.

Melhora a percepção dos clientes

Mesmo que o teste seja um completo fracasso ele ainda será proveitoso, pois trará informações importantes sobre comportamento dos clientes.

Aumenta as chances de sucesso

Com um produto testado, corrigido e aprovado, a probabilidade de ele ser um grande êxito aumenta significativamente.

 O custo para aplicação do teste

Mesmo que os benefícios do MVP sejam claros, ele tem um custo. Então é importante analisar se ele é realmente necessário para aquele produto ou serviço.

Atrasos no lançamento

Falando mais em startups, os negócios que mais utilizam MVP, fazer o lançamento no timing certo é crucial. Pois, se a solução demorar muito o seu concorrente pode sair na frente. 

9 Etapas para fazer um MVP

Veja agora o que a casa de sucos precisa fazer para criar um MVP eficiente:

1.   Monte uma equipe

O primeiro passo para ter um produto de sucesso é ter uma equipe capacitada para criá-lo certo?

Com o MVP não seria diferente, então escolher com cuidado os profissionais que irão desenvolver o produto e avaliar sua execução é fundamental.

As pessoas essenciais são:

  • Alguém para analisar a viabilidade financeira.

  • Alguém para pensar na usabilidade do item.

  • Alguém que saiba como produzir o produto ou oferecer o serviço.

2.   Escolha o público e o problema

Embora a empresa já tenha um público alvo definido, saber se a ideia condiz com ele é muito importante.

Também entender a dor dos clientes e descobrir como o produto irá aliviar este sofrimento. Para isso, algumas perguntas como:

  • Qual problema este produto/serviço irá resolver?

  • Como ele vai utilizá-lo?

  • Por que o cliente irá escolher o meu produto e não o do concorrente?

Devem ser respondidas nesta etapa.

 3.   Defina o produto

Agora que a equipe já fez os estudos necessários é o momento de desenvolver o produto em si.

A ideia é começar com uma solução simples que resolva a dor dos clientes de maneira rápida e com o tempo pensar nas melhorias.

Também é hora de definir as funcionalidades do produto de forma clara, determinando o que ele faz e o que não faz.

4.   Escolha o tipo de MVP

Como a ideia de produto ou serviço já está estruturada é hora de decidir como o teste será realizado.

Existem 5 modelos principais de MVP, são eles:

MVP Fumaça

Serve para avaliar o interesse dos clientes no novo produto, para isso é feita a divulgação, por uma landing page (página online para a captação de leads) ou um vídeo informativo.

Mensurando o interesse pela quantidade de pessoas que se cadastrarem para receber novidades, por exemplo.

MVP Concierge

 A proposta é fazer um experimento específico, com poucos clientes.

Por exemplo: uma desenvolvedora de aplicativos pode apresentar aos usuários um modelo simplificado, e utilizar os feedbacks para definir o layout e ferramentas de forma personalizada.

MVP Mágico de Oz

Embora o produto já esteja pronto, ele ainda não está 100% em funcionamento, pois precisa de alguns ajustes.

Neste caso, esperasse que os próprios clientes forneçam os insights para finalizar o projeto.

MVP Protótipo

É criado um protótipo teste para os clientes testarem e avaliarem.  Os feedbacks colhidos auxiliam no aprimoramento da ideia e construção do projeto final.

MVP Duplo

Quando são feitas duas versões de um produto ou serviço diferentes para os clientes avaliarem. Este sem dúvida trará mais resultados, porém o custo é maior.

5.   Estabeleça o tempo de teste

É fundamental analisar com cuidado o período de teste, pois se for pouco tempo pode não gerar feedbacks suficientes e se demorar muito pode comprometer o lançamento do produto final.

6.   Coloque em prática

É hora da validação! 

Para isso, você e sua equipe podem desenvolver, os testes em duas fases:

  • Fase Alpha: um público menor e controlado.

  • Fase Beta: um público mais amplo que corresponda melhor ao público alvo.

7.   Analise as respostas recebidas

Com o MVP já aplicado é o momento de sentar novamente com a equipe e avaliar as opiniões recebidas.

Nesta etapa é importante considerar apenas o que faz sentido e é viável para o negócio.

8.   Aplique as alterações e lance o produto/serviço

Agora é fazer os ajustes necessários e lançar o produto finalizado no mercado.

Se houver muitas alterações entre o MVP e o projeto final, é recomendável aplicar um novo teste.

9.   Melhore o seu produto

Mesmo que o produto seja bem aceito pelo público e traga bons resultados financeiros, é importante pensar em estratégias para melhorá-lo sempre que possível, e se for o caso, fazer um novo MVP.

Cuidados ao colocar a sua ideia em prática

Conheça os pontos que precisam de atenção:

O MVP é o seu produto/serviço finalizado

A ideia de fazer o teste é avaliar algo que já soluciona as dores dos clientes em uma versão menor e mais simples.

Por isso, não “jogue no mercado” algo que não é funcional, pois além de não trazer os resultados esperados, pode prejudicar a imagem do negócio.

Não demore demais nos testes

Temendo não errar no produto ou serviço, você pode acabar fazendo o oposto e gastando tempo e recursos em excesso na fase teste, prejudicando o lançamento do produto.

Este é o momento para avaliar os feedbacks e fazer as alterações necessárias.

Então você já tem uma ideia inovadora para aplicar o MVP? Diga nos comentários. 

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio



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