Você pode até pensar que a sua ideia é a melhor do mundo, contudo você só vai saber se isso é verdade quando testá-la. Para isso existe o MVP.
Entenda como esta metodologia para desenvolvimento de produtos e serviços pode te ajudar a testar suas ideias.
O que é MVP?
MVP é a sigla em inglês para minimum viable product, ou mínimo produto viável em português, uma estratégia para colocar em prática uma ideia de produto ou serviço.
O MVP é aplicado principalmente por empresas inovadoras ou startups e funciona conforme este exemplo:
Uma casa de sucos, por exemplo, tem a ideia de criar sucos com misturas e produtos exóticos como: banana com gengibre e melancia com canela.
Contudo, como sabemos, lançar um novo produto não é uma coisa barata, já que há o investimento com a nova matéria-prima, publicidade, treinamentos da equipe... E ninguém quer sofrer prejuízos.
Então antes de colocar de fato as novas opções no mercado, o gestor da casa de sucos decidiu fazer um MVP, que nada mais é que uma versão teste de um novo produto.
Nesta versão é possível coletar feedbacks e identificar pontos que podem ser aprimorados antes do lançamento efetivo.
Por que criar (ou não) um?
Veja as vantagens e desvantagens de aplicar um MVP:
Validar uma hipótese
Mesmo que você já tenha um grande conhecimento do seu mercado, você só vai saber de fato se o público gosta ou não da sua ideia ela chegar até eles. O MVP permite que você faça isso sem arriscar tanto.
Melhora a percepção dos clientes
Mesmo que o teste seja um completo fracasso ele ainda será proveitoso, pois trará informações importantes sobre comportamento dos clientes.
Aumenta as chances de sucesso
Com um produto testado, corrigido e aprovado, a probabilidade de ele ser um grande êxito aumenta significativamente.
O custo para aplicação do teste
Mesmo que os benefícios do MVP sejam claros, ele tem um custo. Então é importante analisar se ele é realmente necessário para aquele produto ou serviço.
Atrasos no lançamento
Falando mais em startups, os negócios que mais utilizam MVP, fazer o lançamento no timing certo é crucial. Pois, se a solução demorar muito o seu concorrente pode sair na frente.
9 Etapas para fazer um MVP
Veja agora o que a casa de sucos precisa fazer para criar um MVP eficiente:
1. Monte uma equipe
O primeiro passo para ter um produto de sucesso é ter uma equipe capacitada para criá-lo certo?
Com o MVP não seria diferente, então escolher com cuidado os profissionais que irão desenvolver o produto e avaliar sua execução é fundamental.
As pessoas essenciais são:
Alguém para analisar a viabilidade financeira.
Alguém para pensar na usabilidade do item.
Alguém que saiba como produzir o produto ou oferecer o serviço.
2. Escolha o público e o problema
Embora a empresa já tenha um público alvo definido, saber se a ideia condiz com ele é muito importante.
Também entender a dor dos clientes e descobrir como o produto irá aliviar este sofrimento. Para isso, algumas perguntas como:
Qual problema este produto/serviço irá resolver?
Como ele vai utilizá-lo?
Por que o cliente irá escolher o meu produto e não o do concorrente?
Devem ser respondidas nesta etapa.
3. Defina o produto
Agora que a equipe já fez os estudos necessários é o momento de desenvolver o produto em si.
A ideia é começar com uma solução simples que resolva a dor dos clientes de maneira rápida e com o tempo pensar nas melhorias.
Também é hora de definir as funcionalidades do produto de forma clara, determinando o que ele faz e o que não faz.
4. Escolha o tipo de MVP
Como a ideia de produto ou serviço já está estruturada é hora de decidir como o teste será realizado.
Existem 5 modelos principais de MVP, são eles:
MVP Fumaça
Serve para avaliar o interesse dos clientes no novo produto, para isso é feita a divulgação, por uma landing page (página online para a captação de leads) ou um vídeo informativo.
Mensurando o interesse pela quantidade de pessoas que se cadastrarem para receber novidades, por exemplo.
MVP Concierge
A proposta é fazer um experimento específico, com poucos clientes.
Por exemplo: uma desenvolvedora de aplicativos pode apresentar aos usuários um modelo simplificado, e utilizar os feedbacks para definir o layout e ferramentas de forma personalizada.
MVP Mágico de Oz
Embora o produto já esteja pronto, ele ainda não está 100% em funcionamento, pois precisa de alguns ajustes.
Neste caso, esperasse que os próprios clientes forneçam os insights para finalizar o projeto.
MVP Protótipo
É criado um protótipo teste para os clientes testarem e avaliarem. Os feedbacks colhidos auxiliam no aprimoramento da ideia e construção do projeto final.
MVP Duplo
Quando são feitas duas versões de um produto ou serviço diferentes para os clientes avaliarem. Este sem dúvida trará mais resultados, porém o custo é maior.
5. Estabeleça o tempo de teste
É fundamental analisar com cuidado o período de teste, pois se for pouco tempo pode não gerar feedbacks suficientes e se demorar muito pode comprometer o lançamento do produto final.
6. Coloque em prática
É hora da validação!
Para isso, você e sua equipe podem desenvolver, os testes em duas fases:
Fase Alpha: um público menor e controlado.
Fase Beta: um público mais amplo que corresponda melhor ao público alvo.
7. Analise as respostas recebidas
Com o MVP já aplicado é o momento de sentar novamente com a equipe e avaliar as opiniões recebidas.
Nesta etapa é importante considerar apenas o que faz sentido e é viável para o negócio.
8. Aplique as alterações e lance o produto/serviço
Agora é fazer os ajustes necessários e lançar o produto finalizado no mercado.
Se houver muitas alterações entre o MVP e o projeto final, é recomendável aplicar um novo teste.
9. Melhore o seu produto
Mesmo que o produto seja bem aceito pelo público e traga bons resultados financeiros, é importante pensar em estratégias para melhorá-lo sempre que possível, e se for o caso, fazer um novo MVP.
Cuidados ao colocar a sua ideia em prática
Conheça os pontos que precisam de atenção:
O MVP é o seu produto/serviço finalizado
A ideia de fazer o teste é avaliar algo que já soluciona as dores dos clientes em uma versão menor e mais simples.
Por isso, não “jogue no mercado” algo que não é funcional, pois além de não trazer os resultados esperados, pode prejudicar a imagem do negócio.
Não demore demais nos testes
Temendo não errar no produto ou serviço, você pode acabar fazendo o oposto e gastando tempo e recursos em excesso na fase teste, prejudicando o lançamento do produto.
Este é o momento para avaliar os feedbacks e fazer as alterações necessárias.
Então você já tem uma ideia inovadora para aplicar o MVP? Diga nos comentários.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Conheça também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário