terça-feira, 12 de outubro de 2021

Todo negócio deve ter como missão suprir a DOR do seu CLIENTE


Dor da persona: Saiba como identificá-la e conquiste o seu cliente ideal.

Se você está começando um novo negócio sem saber qual é a dor do seu cliente que seu negócio resolve, você está perdendo dinheiro!

Se você estiver realmente interessado em ter um empreendimento de sucesso, precisa começar agora a mapear as dores do seu cliente em potencial.

Resolver as dores do seu consumidor é uma das melhores formas para propor produtos e soluções inovadoras que diferenciam você da sua concorrência.

Ainda não sabe como identificar as dores do seu cliente?

Não se preocupe.

Neste artigo vou mostrar como identificar quais as dores que o seu negócio pode resolver.

O que é a dor da persona? 

Em primeiro lugar, sua empresa existe para atender a necessidades específicas.

Ou seja, ela existe para resolver problemas para os seus clientes.

Para que isso aconteça, você, empreendedor, precisa saber identificar qual é a dor que o seu negócio se propõe a resolver.

Em relação a isso, precisamos entender o que é a dor do seu cliente, certo?

A dor  é um problema que seu cliente em potencial enfrenta e quer solucioná-lo.

Digamos que você é uma pessoa alérgica a glúten e está com dificuldades para encontrar produtos específicos para celíacos no mercado.

Aí está uma dor que uma empresa do setor alimentício poderia resolver.

Simples assim?

Nem sempre.

A origem das dores podem vir de pontos diversos e de forma subjetiva. Além disso, muitas vezes o cliente ainda não sabe identificar e expressar suas necessidades com facilidade e precisão.

Se você identificar o problema antes que eles o façam e oferecer uma solução que eles não sabiam que existia, você está no caminho certo para fazer uma venda.

As empresas de sucesso sabem identificar os pontos problemáticos e fornecer soluções inovadoras. 

Como identificar as dores do seu cliente?

Como já dissemos, identificar as dores do seu cliente nem sempre é uma tarefa simples. Estamos falando de pessoas, e sabemos que somos seres bastante complexos.

Para percorrer esse caminho é preciso uma boa dose de investigação com as ferramentas certas de análise que irão ajudá-lo nesse processo.

As dores de uma parte nem sempre adequam-se as dores de outra parte, as vezes sim e as vezes não, exemplos:

a) a dor do "Sr. Alfredo" é ter que ir na agência bancária do "banco x" mensalmente pagar o boleto de aluguel, enfrentando sempre aquela enorme fila, pra ele é desgastante demais;

b) o "banco x" tem como dor a carga de excesso dos funcionários numa agência física, então concluiu que ampliando ao máximo seu sistema de tecnologia virtual e criando a cultura do próprio cliente em pagar suas contas por aplicativo ou computador, logo irá reduzir drasticamente sua folha de pagamentos, despesas trabalhistas e fechar algumas agências físicas;

c) a aposentada "Dona Emengarda" tem 72 anos, mora sozinha e não tem parentes, ocorrendo com ela uma dor denominada "alta carência humana", que as vezes é suprida com a ocupação de ir ao menos três vezes por semana na agência bancária do "banco x selectiunum blacknium splatiunum" para conversar com as moças e moços bancários e outros clientes por ali, e esta demanda quem cria é ela mesma, gerando assim boletos impressos no papel em sua casa, por suas compras online, haja vista que a Dona Emengarda acessa muito bem a internet.

Identificar a persona

O primeiro passo essencial é você saber para que tipo de pessoa seus produtos ou serviços podem ser oferecidos.

Ter conhecimento sobre os desejos e referências do seu cliente em potencial irá ajudá-lo a propor a solução mais adequada para o problema que o seu empreendimento pretende resolver.

Por isso, você precisa identificar sua persona.

E o que é persona?

Persona é o cliente ideal da sua empresa.

Para descobrir quem é a sua persona, você precisa definir o perfil dela  identificando seus comportamentos, desejos, localização, grau de instrução, faixa etária, gênero e até mesmo assuntos que lhe interessam.

Por exemplo: José é um homem, 35 anos, é solteiro, mora em São Paulo capital, é formado em economia e trabalha no setor financeiro de uma empresa. Além disso, José tem a fotografia como hobby e gosta de ler sobre história e política.

Percebe como, a partir dessas informações, podemos entender como José se comporta como consumidor?

A partir disso, podemos identificar potenciais dores que José quer solucionar.

Ele pode querer investir em equipamentos de fotografia para viajar e fotografar pontos importantes política e historicamente, por exemplo. 

Viu como identificar o perfil da persona ajuda a descobrir para que tipo de pessoa sua empresa pode oferecer seu produto ou serviço?

Como identificar a persona

Agora que você já sabe da importância de identificar a sua persona, é preciso saber como fazer isso.

A forma mais indicada para saber o perfil do seu futuro consumidor é perguntar diretamente a ele.

Você pode elaborar sua pesquisa no Google Forms, por exemplo. Pense bem nas perguntas e defina quais as respostas você precisa obter.

Um bom caminho, além do básico dos dados como a idade, gênero e estado civil, é perguntar sobre seus desejos, sonhos, hábitos e hobbies.

Além do Google Forms, a internet é uma excelente fonte de pesquisa. 

Use as redes sociais para descobrir o perfil dos seus consumidores. Você pode usar os stories, por exemplo, para fazer perguntas aos seus seguidores e descobrir o que eles desejam da sua empresa. 

Uma dica é ficar de olho nos comentários, ali contém uma ótima fonte de informação sobre as dores dos seus clientes. 

Você pode também dar aquela espiadinha nos comentários da sua concorrência, por exemplo, e achar carências do seu público ainda não exploradas. 

Assim que você obter os dados, você precisa analisar as métricas.

Análise das métricas

Agora que você já identificou sua persona, fez a pesquisa, está na hora de analisar os dados que você tem em mãos.

Utilize os dados para identificar as necessidades do seu cliente ideal que ainda não estão sendo atendidas.

E não é só isso que você pode descobrir com a sua pesquisa. Você pode identificar falhas e acertos da sua empresa.

Por exemplo, você descobre que existem falhas no seu atendimento. A partir disso, é importante que você trabalhe para sanar esses problemas.

Solucionar os problemas identificados trará para o cliente uma sensação de que a empresa respeita a sua opinião. Isso ajuda a fidelizá-lo. 

Mas não são só as falhas que você pode identificar. Você pode perceber também os pontos fortes da sua empresa e trabalhar para fortalecê-los. 

Por isso, analisar as métricas torna-se uma bússola que guiará o seu negócio para o destino que mais se adequará a solucionar as dores do seu cliente e fortalecer aquilo que já está dando certo.

Uma dica é compartilhar as pesquisas com os seus clientes nas redes sociais, por exemplo. Isso registar as mudanças que foram feitas e comprovam para o cliente que suas vozes foram ouvidas.

O ponto principal de sanar as dores da sua persona é: Esteja atento às necessidades dos seus clientes. É preciso saber ouvi-los.

Se um cliente entra no seu estabelecimento, por exemplo, crie o hábito de perguntar sobre as suas necessidades. 

Gere conexão com o seu público. As pessoas hoje em dia querem muito mais do que comprar um produto ou serviço, elas querem ter boas experiências. 

Por isso, conhecer a fundo o seu cliente com certeza trará resultados positivos para a sua empresa!

Qual a dor do seu cliente?

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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terça-feira, 5 de outubro de 2021

05 de outubro é Dia do Empreendedor: encantos e desafios

Feliz Dia do Empreendedor! Esta data serve tanto para comemorarmos nossas vitórias quanto para refletir o que ainda precisamos melhorar. Veja mais neste post.

Dia do Empreendedor: encantos e desafios

O Dia do Empreendedor é uma data para comemorar a importância das pessoas corajosas que não tem medo de se arriscar.

Afinal, foram as mentes empreendedoras que trouxeram os avanços para o mundo. Por exemplo, o que seria de nós sem o desejo de inovação de Thomas Edison?

Esta disposição para os desafios precisa ser celebrada, contudo, não podemos fechar os olhos para os desafios, como vamos ver neste texto.

Como nasceu o dia do empreendedor?

No dia 5 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Empreendedor. Esta data foi escolhida em homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841 do ano de 1999.

Segundo o SEBRAE esta lei foi um marco para o empreendedorismo no Brasil por conter os primeiros incentivos à prática no país através de benefícios administrativos, trabalhistas, de crédito e de desenvolvimento empresarial.

Esta norma foi revogada pela Lei Complementar nº 123/2006 conhecida como a Lei do Simples Nacional que facilitou a contribuição previdenciária e apuração dos ganhos financeiros para os microempreendedores e pequenos empresários.

O que te faz um empreendedor?

Muitas pessoas associam a figura de um empreendedor a uma pessoa que tem um negócio de sucesso como Sílvio Santos ou Luíza Helena Trajano.

De fato, eles são grandes empreendedores, porém neste Dia do Empreendedor é importante reforçar que nem todas as pessoas que empreendem têm altos rendimentos e negócios milionários.

Aliás, o empreendedorismo nem precisa ser impulsionado por ganhos financeiros. Muitas vezes o que move os empreendedores é diante de uma dificuldade, encontrar a solução.

Conheça outras características do empreendedor:

  • É inovador;

  • Aproveita as oportunidades;

  • Não tem medo de se arriscar;

  • Gosta de fazer a diferença;

  • É otimista;

  • Não desiste diante das dificuldades. 

Viver desta maneira é algo que só tende a ser benéfico para a sociedade.

Inclusive o empreendedorismo pode ser aprendido e estimulado nas crianças e nos jovens, pois é uma ótima estratégia para o crescimento do país, como veremos no próximo tópico.

A importância do empreendedor para uma nação

O Dia do Empreendedor não é uma celebração insignificante, haja vista o seu papel no Brasil e no mundo.

Fato evidenciado com a crise que estamos passando em virtude da Covid-19, onde o empreendedorismo se tornou uma alternativa para muitas pessoas escaparem do desemprego.

Em 2020 as pequenas e médias empresas foram as únicas que conseguiram reverter a perda de postos de trabalho provocada pela pandemia e fecharam o ano com geração de 293,2 mil novos empregos.

Por isso a fala de Ludwig von Mises, grande teórico da Escola Austríaca de Economia, representa tão bem a relevância do empreendedor em uma nação (mesmo sendo dita no século passado):

“Ao eliminar o empreendedor, elimina-se a força motriz do sistema de mercado.”

A Escola Austríaca de Economia defende o liberalismo econômico e acredita na economia empreendedora, reconhecendo o papel central que o empreendedor tem na sociedade.

Afinal, somos nós os empreendedores que impulsionamos a economia comprando matéria-prima, gerando empregos, inovando nos produtos e no fornecimento de novos serviços.

Então mesmo que um empreendedor não tenha lucros, ele faz a economia girar.

Sendo assim, incentivar a economia empreendedora é a melhor maneira de promover o desenvolvimento de uma nação.

Vale destacar que quando falamos em economia empreendedora englobamos todas as pessoas que têm o espírito empreendedor, do adolescente que faz doces para pagar uma viagem escolar, a quem sonha em dirigir uma multinacional.

Principais desafios do empreendedor atual

Sem dúvidas houve muitos avanços para comemorar neste Dia do Empreendedor, contudo ainda há um longo caminho a percorrer, seguem alguns pontos:

 1.   Formação de lideranças

Um empreendedor naturalmente é um líder, porém passar o “bastão” para os colaboradores pode exigir bastante dele. Já que ele precisará ser menos controlador e deixar as coisas fluírem.

Contudo, para que um negócio prospere ele precisa “andar com as próprias pernas”, então deixar os funcionários confiantes e seguros para tomar suas próprias decisões é crucial.

Logo, desenvolver um programa de reconhecimento e investimento em novos líderes é a melhor alternativa para garantir o futuro da empresa.

 2.   Se adaptar aos novos hábitos de consumo

A tecnologia mudou a forma que nos comunicamos, compramos e vendemos e para o empreendedor ter sucesso ele precisa se adaptar a esta nova realidade.

Mas você não deve olhar para este cenário e se assustar, mas sim ver as possibilidades que vieram com estes avanços.

Por exemplo, o controle das finanças foi facilitado pela tecnologia e também hoje em dia existem muitos canais para aprender e compartilhar experiências.

3.   Equilibrar as contas

Este é um desafio que segue o empreendedor durante toda a sua jornada, ainda mais em períodos de recessão econômica como este em que estamos passando.

No entanto, a gestão financeira, nunca pode ser deixada de lado, afinal ela que irá garantir a prosperidade da empresa, por isso,  ter um sistema de controle eficiente é fundamental.

4.   Atendimento rápido

Ainda falando sobre as mudanças nas relações comerciais, os clientes estão cada vez mais imediatistas. A diferença de um dia para entrega pode fazê-lo comprar com o concorrente.

Logo, agilizar o atendimento sem perder a qualidade é um dos grandes desafios da atualidade.

Para isso é importante pensar como otimizar a produção, a entrega e caso não seja possível, quais serão os diferenciais para justificar a espera.

5.   Passar segurança para os clientes

No ambiente de incertezas as empresas confiáveis estão um passo à frente. Afinal, antes de fechar um negócio ou comprar um produto todo mundo dá uma olhada nos sites de reclamações e avaliações.

Neste sentido, ser uma autoridade no seu segmento e ter transparência na comunicação é fundamental.

Criar um vínculo que vá além da barganha é a melhor estratégia para passar confiança para os clientes.

Mas apesar de todas as dificuldades, conforme o dicionário Michaelis, o empreendedor é quem se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico.

E é isso que fazemos todos os dias mesmo quando os desafios não terminam e parece que tudo vai dar errado, nos reinventamos e criamos coisas extraordinárias.

Então neste Dia do Empreendedor, parabéns para nós empreendedores!

Bom trabalho e forte abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Características do empreendedor: conheça as habilidades que você precisa desenvolver para ser seu próprio chefe


Você não se conforma com o fracasso e é louco por um desafio?

Se respondeu sim, saiba que em você há características que todo empreendedor precisa ter.


Neste artigo, vou lhe contar um pouco mais sobre essas e outras habilidades essenciais na vida de dono de negócio.

 

Estar preparado para agir


Uma das características do empreendedor fundamentais é estar pronto para tomar decisões constantemente, mesmo que a decisão seja não agir, e as vezes é uma questão de negar o ócio.


Elas são parte da rotina e exigem preparo e disposição em correr riscos.


O frio na barriga deve ser um aliado no dia a dia repleto de desafios.


Resiliência e paciência


Durante o caminho, algumas pessoas tentarão dissuadi-lo de colocar sua ideia em prática.


É quando você vai precisar de uma importante ferramenta, a clareza.


Para permanecer em busca de seu objetivo, é fundamental saber exatamente onde quer chegar e quais são os passos necessários.


Além disso, tenha consciência de que errar é parte do processo.


Insistir até conseguir é obrigatório para quem deseja ter sucesso em uma empreitada.


Autoliderança e liderança


Dentre as características do empreendedor mais importantes está a capacidade de ser seu próprio líder para estar apto a exercer liderança em outras pessoas, incorporar hábitos de equipe é necessário.


Assumir a responsabilidade sobre os próprios atos e permanecer sempre em busca de desenvolvimento pessoal são ações básicas para quem deseja estar em dia com a autoliderança.


A partir daí, liderar deve ficar mais natural.


Planejar e executar


Dentre as causas de fechamento prematuro de empresas está a falta de capacidade de planejamento dos gestores e neste caso o gestor é o empreendedor.


Deixar o barco correr e não se preparar antevendo-se para as surpresas do cotidiano, pode ter um custo alto.


O empreendedor de sucesso faz seu planejamento a curto, médio e longo prazo.


E os cumpre à risca, com autodisciplina e numa visão sistêmica.


Cultivar boas parcerias


Chegar longe sozinho é um caminho longo e propício a surpresas desagradáveis.


A capacidade de traçar boas parcerias é estratégia de quem sabe que para chegar ao topo um bom apoio é indispensável.


É lógico que existem dissabores na jornada empreendedora, mas, o filtro faz parte, faço alusão á parábola de Cristo da separação do joio e o trigo, o networking tóxico deve ser extirpado, inclusive se você puder ter um bloco de notas destas pessoas será ótimo, pois ao longo prazo alguém tenta voltar ou uma indicação vinda desse perfil deve ser observado imediatamente.


Por isso, as boas relações de negócios devem serem respeitadas, tornarão fundamentos essenciais para boas decisões no caminho empreendedorial.


Contar com a ajuda e a experiência de quem já passou pelo caminho a trilhar enche de motivação o coração esperançoso do empreendedor.


Olho na gestão


Delegar é importante para quem deseja escalar o negócio, mas é necessário cuidar bem de perto de assuntos vitais para uma empresa.


É o caso, por exemplo, das finanças - ter um monitoramento sistemático é o básico, eu apelidei isso de "sentar em cima do caixa", e, quando o negócio cresce para isso existem bons softwares de gestão financeira dividido por camadas de validações e observações. Quem não conciliar o seu caixa financeiro, um dia terá um grande dissabor e tormento.


Não se trata de ser conservador por convicção, a ideia é ter ciência de todo o cenário da empresa e sua evolução para garantir uma vida próspera, longa e saudável.


Não ter medo de mudanças


Os riscos existem e é necessário estar disposto a corrê-los para sair do lugar comum.


A vida de empreendedor é repleta de altos e baixos e ter que recomeçar é uma grande possibilidade.


Seja por estratégia de mercado ou por falta de afinidade com o ramo inicialmente escolhido, pode ser que você seja direcionado para outro caminho.


E quando essa hora chegar, esteja pronto, aja.


Nunca parar de estudar


Sabe aquele problema que insiste em aparecer?


Talvez alguém possa ter passado por ele e tenha a solução pronta, basta você saber procurar. 


Busque sempre ficar atualizado quanto às novas práticas de mercado.


Para isso, escolha fontes confiáveis em seu ramo de atuação.


Para diminuir as chances de algo dar errado, planeje-se e estude continuamente de acordo com o necessário pro cenário em que está, não pense que apenas fazer um MBA você terá as melhores práticas para um dia fazer uso - jamais podemos invalidar fontes de conhecimento, estou dizendo sobre estudar, buscar entender e por em prática de imediato, pois conhecimento sem ação é um mero banco de dados vazio e inútil.


Saber ouvir


Não existe ninguém que tenha razão o tempo todo.


Sempre haverá alguém que saiba mais que você sobre determinado assunto.


Tenha a humildade de aceitar ajuda quando precisar.


Conclusão


Construir um negócio e fazê-lo dar certo é tarefa para alguém multidisciplinar e disposto.


Mas não pense que todo empreendedor nasce com as habilidades aqui mencionadas.


As características do empreendedor podem ser desenvolvidas, apenas comece.


Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio

Publicado em: 04 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com

Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/características-do-empreendedor-conheça-as-habilidades-que-você-precisa-desenvolver-para-ser-seu-próprio-chefe



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Seja gestor da sua Saúde Mental em tempos de pandemia e zele pela sua equipe

Quando os casos de Covid-19 começaram a despontar mais fortemente no Brasil, em grupos de WhatsApp passaram a circular uma série de meditação, guiada pelo mestre indiano Deepak Chopra, chamada 21 dias de Abundância. Somando o luto por perdas irreparáveis, medo, agonia e incerteza, muitas pessoas estavam precisando exatamente de algo assim. O tema saúde mental é tão importante para a sociedade que, na área da saúde, tem inclusive um mês dedicado a ela: Janeiro Branco. Apesar de que seja claro a imensa necessidade de prestarmos atenção a ela durante o ano todo, ou a vida toda. Tenho escutado, e não especificamente apenas por causa da pandemia, que os níveis de stress em pessoas estão tão elevados nos últimos tempos, que jovens sem nenhum tipo de comorbidade, alguns inclusive atletas, estão enfartando. Porém, a realidade é uma só: ao longo da vida, encaramos mudanças e desafios bastante estressantes. Se formos voltar a pensar no Covid, todas as ações necessárias para evitar a disseminação do vírus, como distanciamento social e quarentena, trazem consigo a sensação de isolamento e solidão. Isso, por si só, já é suficiente para aumentar nosso nível de ansiedade.  O que o stress elevado pode causar em sua vida 
Certamente, sentir stress é uma condição natural do ser humano. Assim como alegria, susto, pânico. E não temos como simplesmente eliminar o stress das nossas vidas. Mas você sabe tudo que ele pode causar?

  • Paralisação ou frustração;

  • Mudanças no apetite;

  • Falta de energia, interesse e desejo;

  • Dificuldade na concentração;

  • Dificuldade em tomar decisões;

  • Insônia ou pesadelos;

  • Reações físicas, como dores de cabeça, problemas estomacais e até irritação cutânea;

  • Agravamento de condições preexistentes de saúde;

  • Aumento de uso de Tabaco, álcool e outras substâncias.

Ou seja, se o stress virar uma rotina, ou não for trabalhado de alguma forma, qual será sua real condição de performar, liderar sua equipe e crescer em seus projetos de forma segura e assertiva? Te digo: quase zero. Dicas para cuidar melhor da sua saúde mental 

  • Primeiramente, entenda a importância da pausa! Aproveite o fato da pandemia ter nos enviado de volta para casa por tanto tempo como uma lição para tirar o pé do acelerador sempre que perceber a respiração e batimentos em nível acelerado demais.

 

  • Ao pausar, respire! Volte ao link que deixei no início desse artigo, do programa de meditação gratuito do Deepak Chopra. Ou busque algo que te faça respirar melhor. É um fato cientificamente comprovado que a respiração influi diretamente em nossa saúde física e mental. 

 

  • Faça atividade física! Mas encontre algo que te traga prazer. Não é para adicionar mais uma obrigação à rotina. Atualmente, muitos profissionais disponibilizam aulas gratuitas de pilates, alongamento e até treinos de pedal no rolo. Não deixe o corpo se habituar à cadeira do homeoffice ou de sua sala de escritório. 

 

  • Procure se alimentar de forma saudável! Ainda que você abra exceções, claro! Mas a alimentação base precisa ser colorida, cheia de minerais, vitaminas, proteínas e saúde!

 

  • Procure manter um hobby! Mas encontre tempo para ele. Não vale só adquirir todo o material necessário para modelar vasos de cerâmica e deixar tudo dentro de um armário. 


  • Conecte-se! Em situações de stress elevado, procure pessoas que são essenciais em sua vida. Busque, genuinamente, saber como elas estão. Fale também sobre como se sente. Quando falamos, botamos para fora emoções que, em muitos casos, nem sabíamos que estavam represados. 


  • Trate a sua vida com sabedoria! Porque ela é única!


Depois de ler tudo isso, espero que você faça uma breve avaliação interior. Como anda a sua saúde mental e da equipe? Vamos nos cuidar! Bom trabalho e grande abraço. Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 22 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/seja-gestor-da-sua-saude-mental-em-tempos-de-pandemia-e-zele-pela-sua-equipe/




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domingo, 12 de setembro de 2021

As 5 principais habilidades dos empreendedores de sucesso


Empreender tem se mostrado uma alternativa promissora para muitas pessoas, seja por necessidade ou por realização pessoal e a vontade de ter o próprio negócio. Entretanto, entre quem deseja iniciar nessa empreitada, há um questionamento comum: que habilidades essenciais os empreendedores de sucesso compartilham?
Nesse sentido, é importante destacar que as habilidades necessárias para empreender não precisam ser inatas. Ou seja, caso você não identifique nenhum desses comportamentos entre as suas características, saiba que eles podem ser desenvolvidos e aprimorados.
Mas, primeiro é importante entender quais são essas habilidades mais relevantes. É o que me proponho com este post: listar as principais competências de um empreendedor de sucesso.
Acompanhe a leitura e confira!

1. Liderança

Liderar não é tarefa fácil, mas para o crescimento de todo negócio é necessário um bom líder, que saiba como comandar e direcionar uma equipe.
Mesmo que a sua empresa comece pequena, com poucos funcionários ou até mesmo só com você (a famosa “eupresa”), quando as coisas começarem a dar certo, inevitavelmente — e isso é um bom sinal, será preciso contratar pessoas e gerenciá-las.
Assim, é importante desenvolver habilidades de liderança para distribuir funções, delegar tarefas, traçar e acompanhar metas e resultados. Um bom líder consegue influenciar positivamente as pessoas para o cumprimento de um objetivo em comum.

2. Resiliência

Apesar de as redes sociais, muitas vezes, mostrarem o contrário, empreender é um caminho tortuoso, cheio de obstáculos. É preciso estar ciente que nem sempre as coisas sairão como o programado, haverá momentos de frustração e dificuldades.
Por isso, ser resiliente é uma habilidade que deveria ser inerente a todo empreendedor. Caso contrário, você desistirá e jogará tudo para o alto diante das primeiras adversidades, que, garanto, não serão poucas. Ter persistência e insistir, mesmo com os contratempos, é essencial.

3. Proatividade

Para empreender, é fundamental saber que nada virá até você. Portanto, ter proatividade e ter a iniciativa para correr atrás dos seus objetivos e metas, tomar decisões e encontrar oportunidades de negócio é indispensável para que a empresa prospere.
É sempre bom lembrar que empreender é enfrentar desafios e assumir riscos. Dessa maneira, além de ser proativo, você também precisa ter coragem para se arriscar, seja diante das situações desafiadoras ou mesmo para tirar as ideias do papel.

4. Criatividade 

Muita gente acredita que só quem nasce com a habilidade da criatividade é capaz de ser criativo, o que é um engano. A criatividade pode sim ser desenvolvida.
Ter criatividade ao empreender é importante não só no sentido de ter ideias inovadoras para o seu negócio, mas, principalmente, para encontrar soluções para os problemas com os recursos disponíveis (que são geralmente limitados).
Nesse sentido, podemos dizer que aumentar o repertório criativo é essencial para o gerenciamento de crises. Além disso, é importante ser flexível para se adaptar às mudanças de cenário e recalcular a rota.

5. Busca constante por aprendizado e desenvolvimento 

Mesmo no comando de negócios bem-sucedidos, os empreendedores de sucesso jamais deixam de adquirir conhecimento e se atualizar. Quem fica parado e não investe constantemente no processo de aprendizado tem grandes chances de ser passado para trás pela concorrência.
Afinal, as mudanças tecnológicas e o surgimento de produtos e serviços inovadores vêm acontecendo em uma velocidade absurda, revolucionando mercados em poucos anos.
Por essa razão, para ter sucesso em seu negócio, leia, pesquise, invista em novos conhecimentos, faça cursos e participe de conferências e eventos da sua área. Faça isso de maneira contínua, nunca deixe de aprender e de se qualificar.
As habilidades listadas neste artigo são as que considero primordiais para os empreendedores de sucesso. Mas, claro, há muitas outras em jogo que, somadas a essas, ajudarão potenciais empreendedores a alcançarem bons resultados com seus negócios. Porém, se a princípio você focar no desenvolvimento dessas 5 competências que apresentei, garanto que não se arrependerá. Vamos lá?
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 06 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/as-5-principais-habilidades-dos-empreendedores-de-sucesso



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