segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você se torna competitivo quando é especialista no que faz, e isso o diferencia da concorrência

Seja um empreendedor especialista e destaque-se da concorrência

Empreendedor: especialista ou generalista?


Essa é uma pergunta muito comum quando pensamos em começar um novo empreendimento.


Muitas vezes, seja por falta de confiança, ou medo de não ter público consumidor o suficiente, as pessoas começam seus empreendimentos fazendo de tudo um pouco dentro da sua área de atuação.


Entretanto, a não ser que você seja uma loja gigante de departamento com milhares de itens à disposição, provavelmente você será só mais um num oceano de negócios.


Por isso, se você quer aumentar a sua competitividade e gerar mais valor para o seu cliente final, é preciso ser um empreendedor especialista. 


Acompanhe esse artigo e descubra porque você deve começar a se especializar agora!


O que é um empreendedor especialista  


Sabe aquela empresa que “vende de tudo”? 


Pois é, o empreendedor especialista está bem longe disso.


Ele é aquele que tem um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio, seja produto ou serviço.


E o que é nicho de mercado?


É uma segmentação muito específica de mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo com demandas específicas dentro de uma área pouco explorada.


Por exemplo, no começo do seu planejamento de negócios você definiu que a área de atuação da sua empresa seria moda e o segmento de moda feminina, mas essa é uma área de atuação bastante grande, certo?


Então, você pode (e deve) especificar ainda mais escolhendo o nicho mais direcionado e específico.


Digamos que você identificou que dentro desse mercado há uma procura grande por roupas íntimas.


E, dentro desse segmento, há um crescimento expressivo de pessoas em busca de roupas íntimas plus size e que estão com dificuldade de encontrar esse produto no mercado.


Aí está uma oportunidade de nicho de mercado! Atender pessoas com dores específicas que não estão sendo resolvidas por nenhuma empresa.


Um exemplo de uma empresa que identificou um ótimo nicho de mercado é a Airbnb. A empresa revolucionou a forma que viajamos oferecendo aluguel de quartos e casas mais baratos que em hotéis tradicionais.


Entretanto, você não precisa criar um negócio super inovador como o Airbnb para ter sucesso no seu negócio. O segredo para que você consiga escolher o nicho ideal para o seu empreendimento é ter um conhecimento profundo do mercado que você quer atuar.


Existem várias maneiras de você escolher o seu nicho de mercado e ser um empreendedor especializado.


O primeiro passo é descobrir em qual área você quer atuar. É importante escolhermos aquela que tenha conhecimento, afinidade e habilidade, pois assim você, com certeza, se destaca da concorrência. 


Depois de definir a área de atuação, é hora de identificar o problema que a sua empresa vai resolver para seus futuros clientes. Se você já tem certo conhecimento da área, provavelmente você já tem essa resposta. 


Caso não tenha, faça uma pesquisa nas redes sociais e fóruns. Essas plataformas podem ser uma boa fonte para encontrar o seu nicho.


Você deve fazer uma pesquisa de mercado com os potenciais consumidores antes de investir no seu negócio para verificar se existe demanda para a sua ideia.


Além disso, analise a concorrência. O ideal é não ter concorrência nenhuma, mas, como isso é um cenário praticamente impossível, observe se já não tem gente demais oferecendo a solução que você pretende ofertar .


Assim que encontrar o seu nicho de mercado, mãos à obra!


Porém, tenha em mente que ser reconhecido como uma autoridade na sua área de atuação é um processo que leva tempo.


Por isso, não desanime e confie que com um trabalho bem feito esse reconhecimento acontece!


Eu não vou perder clientes fazendo isso?


Esse é um receio muito comum no começo de um negócio. 


A falta de confiança e o medo de não ter público suficiente faz com que o empreendedor no início do seu negócio queira atender o maior número de consumidores possíveis.


Mas será que faz sentido?


Suponha que você está fazendo a reforma da sua casa e precisa de um serviço de pintura externa. 


Nas suas buscas pelo melhor serviço, encontra uma empresa que faz de tudo: pintura, elétrica, hidráulica, telhado.


Encontra também uma empresa que é especializada em pintura externa, isso mesmo, é "externa", não se trata de pintura de chão de fábrica epóxi, pintura em abc geral. 

      

Você daria preferência para a empresa que faz de tudo um pouco, ou para aquela que é especialista no assunto?


Certamente, a maioria de nós prefere contratar um serviço especializado. 


Então, porque na hora de empreender queremos ser generalistas? Não faz sentido, concorda?


Se você optar por entrar no mercado como uma empresa generalista, terá que investir grandes esforços para atingir um número muito maior de pessoas e que nem sempre é o seu público consumidor.


Ou seja, você vai investir muito mais recursos para divulgar sua marca do que se fosse um negócio especializado.


Se você ainda pensa em ser um empreendedor generalista, está perdendo o ouro no mundo dos negócios que é a especialização, e ter um negócio de foco, ser expert com soluções para um público muito específico, e saiba que este tipo de negócio a lucratividade é maior por se tratar de empresa única.


Vender-se como uma empresa expertise é divulgar o seu negócio para um público menor, porém, essa comunicação atingirá quem realmente tem potencial para consumir o seu produto ou serviço.


Além disso, ter um nicho específico diminui a concorrência. Um público específico geralmente é pouco explorado e muitas vezes insatisfeito com as ofertas existentes no mercado.


Ainda mais, trabalhando com um público pouco explorado, você pode oferecer produtos ou serviços de alto valor, o que pode aumentar a sua margem de lucro.


É muito mais vantajoso ser um empreendedor especializado, não acha?


Ter um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio possibilita que você tenha uma empresa lucrativa e com autoridade.


Se você ainda não tem uma especialidade, que tal começar agora?


Mesmo se você ainda não é um empreendedor especialista, não se preocupe, você pode começar agora a definir o seu nicho e, aos poucos, transformar o seu negócio em um empreendimento especializado.


O trabalho constante e a persistência irão transformá-lo em um especialista na área que escolher.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

A importância de repensar o negócio — saiba o momento e de que forma recalcular a rota


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário