sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Shark Tank: Negociando com Tubarões, chega ao Brasil


Antes de falar sobre o Shark Tank, precisamos entender que em empreendedorismo a figura do empreendedor é a palavra que damos para uma pessoa que deseja começar seu negócio do zero ou já em andamento. Essa ideia pode ser implementada em qualquer mercado para quem deseja e o faz de maneira espontânea. 


É um termo muito usado no âmbito dos negócios, organizações e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.


Uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor precisa saber que não é uma tarefa tão simples, pois, exige tempo, dedicação, inovação, disciplina, criatividade e estratégia para atingir o público-alvo.


É muito importante antes de tudo conhecer a necessidade das pessoas, para isso a pessoa que irá empreender pode fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e as demandas para o público de acordo com o produto ou serviço idealizado.


Caso já tenha concorrentes, ela deverá procurar estudar a estratégia usada pela concorrência de mercado, e deve ter criatividade para fazer algo diferente - para aquele público, algo que chame atenção e faça com que ela se volte para o negócio proposto.


Se o empreendedor encontrar uma necessidade em um público menor em que a demanda é alta e não possui concorrente, então deverá ficar feliz, pois acaba de encontrar um nicho de mercado, e a probabilidade do negócio alavancar é alta!


Mas o que seria nicho de mercado?


Nicho de mercado no empreendedorismo é quando alguém encontra uma demanda alta para um grupo menor de pessoas, e no programa Shark Tank Brasil, os empreendedores que encontraram nichos, levarão a ideia ao ar a fim de transformarem cada negócio num case.


Shark Tank Brasil, especificamente é um programa da TLC (televisão por assinatura pertencente a Discovery Inc.), será uma série de game show igual ao modelo norte americano que fez e continua fazendo muito sucesso por lá, no qual o intuito do proponente a empreender é receber propostas de investidores (empreendedores experientes), pois potencialmente identificaram uma necessidade no mercado e criaram um produto ou serviço para supri-la.


O programa possuirá a participação de vários empreendedores renomados (investidores) que julgam à apresentação de cada plano de negócio e avaliam a proposta para se tornarem investidores ou não.


Essa avaliação é pautada na necessidade e demanda do mercado, o custo beneficio a curto, médio e longo prazo, e o retorno que eles terão se optarem por investir na ideia do empreendedor.


No programa é possível entender como os empreendedores se posicionam perante um investidor (empreendedor experiente), aprendem qual é a melhor maneira de se fazer e o que apresentar. Muitos por irem despreparados ou não saber ao certo o investimento que desejam, não são escolhidos, assim é no programa na TV dos EUA e inclusive transmitido em Portugal.

Para você ter uma ideia e para te inspirar também, segue aqui alguns segmentos do momento em que você poderia fazer como empreendedor:

  • Criar cursos online: você poderia criar um curso online de algo que você tem familiaridade ou habilidade para fazer, como: curso de maquiagem, Yoga, penteados, idiomas, etc;

  • Marketing de afiliados: houve um aumento de 95% na procura por cursos online neste ano de 2014. Caso você não queira gravar um curso, você poderá vender através do Marketing de afiliados;

  • Delivery: se você possui uma empresa de restaurante ou pretende, essa é uma ótima oportunidade para apostar na entrega em delivery, devido a comodidade e conveniência que gera bem estar ao cliente final;

  • "Disrupção" digital por meio de aplicativos, é o que está em voga no momento, pois são negócios com potencial de crescimento das receitas de forma exponencial.

Após encontrar seu nicho de mercado é importante apresentar algo que tenha relevância para o público-alvo e qualidade, não é porque se trata de um público menor com alta demanda que poderá entregar qualquer produto/serviço para eles.


Por esse motivo também é importante que faça uma pesquisa minuciosa de materiais com qualidade, fornecedores que tenham como objetivo a sustentabilidade, pois os consumidores começaram a procurar mais empresas que veem isso como prioridade.


Dessa forma, o nome do seu novo negócio e você serão reconhecidos como sinônimo de  empreendedorismo e potencial sucesso no mercado.


Assista este programa que esta sendo preparado aqui no Brasil, entenda o processo e parta para a ação! Entrará no canal da TLC em janeiro de 2015.


Sabemos que não é fácil decidir ser um empreendedor hoje em dia, mas saiba que existem muitas pessoas que talvez precisem do seu produto ou serviço, pois o nicho também pode ser um serviço, não necessariamente um produto.


Aposte em você, na sua criatividade e caso não tenha, você pode ler livros que falam sobre pessoas empreendedoras que conseguiram alcançar o sucesso, palestras do TEDx Talks, vídeos no YouTube com dicas e pesquisa na internet. Tenho certeza que você consegue!



Gostou do conteúdo? Nosso próximo tema será mais interessante ainda: “Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam”.


Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário