quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sair da zona de conforto e calcular os riscos

 


No empreendedorismo, uma forma de garantir que você não vai sair do lugar, é não se arriscar.


Quando falo em se arriscar para conseguir algo, estou falando em sair da nossa zona de conforto e muitas vezes isso é difícil, mas é o fator que calcula aquele que terá sucesso em seu empreendimento e o que não terá.


Não que seja errado estar dentro da sua zona de conforto, pois você cria uma margem de segurança, mas quando não se corre um risco se quer em seu negócio, é preocupante e um alerta para você.


É possível ter garantias palpáveis correndo riscos?


A resposta é não! Risco é basicamente a possibilidade de algo ruim acontecer, por isso algumas pessoas não correm riscos, mas também não saem do lugar, claro que isso não é uma regra, mas a probabilidade é grande!


Quando observamos, os grandes empreendedores foram os que correram os maiores riscos, porque se concentraram nos resultados e não nos obstáculos que teriam que enfrentar.


Caminhar pelo desconhecido é assustador, mas é a única maneira de alcançar o resultado que você ainda não alcançou.


Para alcançar o resultado que você nunca teve, é claro que deve fazer algo que nunca fez antes.


Razão x Emoção


É claro que quando digo em correr riscos, não estou incentivando colocar a sua empresa na linha do trem.


Existem dois tipos de riscos: o emocional e o racional. É necessário saber diferenciar esses riscos para não colocar o seu negócio em perigo, pois os riscos devem ser sempre bem calculados, isso é diferente de ser afoito.


Se usarmos a emoção para decidir sem mensurar e planejar os riscos que poderemos ter lá na frente, é provável que vamos potencialmente arruinar os negócios.


Agora se usarmos a razão mensurando e planejando na hora de tomar uma decisão de risco, é provável que teremos sucesso na execução.


Posso dizer que para você ser um empreendedor de sucesso, é necessário correr riscos de forma racional e focar nos resultados e não nos obstáculos que irá enfrentar no meio do caminho.


Pense que enfrentamos diariamente vários tipos de obstáculos e mesmo assim estamos aqui de pé. 


Então, porque não usarmos essa estratégia em nossa empresa para alcançar o que sonhamos?


Pense e mensure os possíveis riscos que você irá encontrar no meio do caminho e planeje estratégias para cada um que encontrar e se por ventura você se deparar com uma surpresa no meio do caminho, não tenha medo, apenas enfrente.


Sua mente tem uma capacidade incrível para resolver esses tipos de obstáculos.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário