domingo, 12 de setembro de 2021

Prof. Rafael José Pôncio - As 5 principais habilidades dos empreendedores de sucesso


Empreender tem se mostrado uma alternativa promissora para muitas pessoas, seja por necessidade ou por realização pessoal e a vontade de ter o próprio negócio. Entretanto, entre quem deseja iniciar nessa empreitada, há um questionamento comum: que habilidades essenciais os empreendedores de sucesso compartilham?
Nesse sentido, é importante destacar que as habilidades necessárias para empreender não precisam ser inatas. Ou seja, caso você não identifique nenhum desses comportamentos entre as suas características, saiba que eles podem ser desenvolvidos e aprimorados.
Mas, primeiro é importante entender quais são essas habilidades mais relevantes. É o que me proponho com este post: listar as principais competências de um empreendedor de sucesso.
Acompanhe a leitura e confira!

1. Liderança

Liderar não é tarefa fácil, mas para o crescimento de todo negócio é necessário um bom líder, que saiba como comandar e direcionar uma equipe.
Mesmo que a sua empresa comece pequena, com poucos funcionários ou até mesmo só com você (a famosa “eupresa”), quando as coisas começarem a dar certo, inevitavelmente — e isso é um bom sinal, será preciso contratar pessoas e gerenciá-las.
Assim, é importante desenvolver habilidades de liderança para distribuir funções, delegar tarefas, traçar e acompanhar metas e resultados. Um bom líder consegue influenciar positivamente as pessoas para o cumprimento de um objetivo em comum.

2. Resiliência

Apesar de as redes sociais, muitas vezes, mostrarem o contrário, empreender é um caminho tortuoso, cheio de obstáculos. É preciso estar ciente que nem sempre as coisas sairão como o programado, haverá momentos de frustração e dificuldades.
Por isso, ser resiliente é uma habilidade que deveria ser inerente a todo empreendedor. Caso contrário, você desistirá e jogará tudo para o alto diante das primeiras adversidades, que, garanto, não serão poucas. Ter persistência e insistir, mesmo com os contratempos, é essencial.

3. Proatividade

Para empreender, é fundamental saber que nada virá até você. Portanto, ter proatividade e ter a iniciativa para correr atrás dos seus objetivos e metas, tomar decisões e encontrar oportunidades de negócio é indispensável para que a empresa prospere.
É sempre bom lembrar que empreender é enfrentar desafios e assumir riscos. Dessa maneira, além de ser proativo, você também precisa ter coragem para se arriscar, seja diante das situações desafiadoras ou mesmo para tirar as ideias do papel.

4. Criatividade 

Muita gente acredita que só quem nasce com a habilidade da criatividade é capaz de ser criativo, o que é um engano. A criatividade pode sim ser desenvolvida.
Ter criatividade ao empreender é importante não só no sentido de ter ideias inovadoras para o seu negócio, mas, principalmente, para encontrar soluções para os problemas com os recursos disponíveis (que são geralmente limitados).
Nesse sentido, podemos dizer que aumentar o repertório criativo é essencial para o gerenciamento de crises. Além disso, é importante ser flexível para se adaptar às mudanças de cenário e recalcular a rota.

5. Busca constante por aprendizado e desenvolvimento 

Mesmo no comando de negócios bem-sucedidos, os empreendedores de sucesso jamais deixam de adquirir conhecimento e se atualizar. Quem fica parado e não investe constantemente no processo de aprendizado tem grandes chances de ser passado para trás pela concorrência.
Afinal, as mudanças tecnológicas e o surgimento de produtos e serviços inovadores vêm acontecendo em uma velocidade absurda, revolucionando mercados em poucos anos.
Por essa razão, para ter sucesso em seu negócio, leia, pesquise, invista em novos conhecimentos, faça cursos e participe de conferências e eventos da sua área. Faça isso de maneira contínua, nunca deixe de aprender e de se qualificar.
As habilidades listadas neste artigo são as que considero primordiais para os empreendedores de sucesso. Mas, claro, há muitas outras em jogo que, somadas a essas, ajudarão potenciais empreendedores a alcançarem bons resultados com seus negócios. Porém, se a princípio você focar no desenvolvimento dessas 5 competências que apresentei, garanto que não se arrependerá. Vamos lá?
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 06 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/as-5-principais-habilidades-dos-empreendedores-de-sucesso



Conheça também:

Comprometimento: um valor importante para um profissional de sucesso



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário