quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Ser uma empresa altamente competitiva e inovadora são as principais razões para investir no empreendedorismo corporativo



Sabe por que o empreendedorismo corporativo pode ajudar sua empresa a crescer e se tornar mais competitiva no mercado?


Porque  organizações com forte orientação empreendedora alcançam níveis mais altos de produtividade, inovação, crescimento e retorno financeiro.


Além disso, implementar a mentalidade empreendedora na cultura da empresa, gera vantagens como a retenção de talentos e aumento da colaboração e envolvimento dos colaboradores.


Mas o que está por trás desse conceito e o que você precisa saber sobre ele? 


Neste artigo você vai saber o que é o empreendedorismo corporativo e dicas de como aplicá-lo na sua empresa. 


O que é empreendedorismo corporativo?


Empreendedorismo corporativo é o conceito de apoiar os funcionários a pensar e se comportar como empreendedores dentro dos limites de uma estrutura organizacional existente, também é conhecido pelo nome de intraempreendedorismo. 


Os funcionários com visão e habilidades certas são incentivados a identificar oportunidades e desenvolver ideias que levem a novos produtos, serviços inovadores ou até mesmo novas linhas de negócios.


Embora não seja um conceito novo, o empreendedorismo corporativo está ganhando impulso e sendo amplamente reconhecido como a resposta para esses problemas organizacionais.


Um exemplo de sucesso de uma organização com cultura empreendedora corporativa é a 3M, reconhecida mundialmente por ser uma empresa inovadora.


Já na década de 1910, William L. McKnight, vice-presidente da empresa na época,  apostava no empreendedorismo corporativo.


Ele incentivava a autonomia dos funcionários e era tolerante com os erros.


"A partir do momento que uma empresa cresce, aumenta a necessidade de delegar responsabilidades e encorajar homens e mulheres a tomar iniciativas. Isso requer uma certa tolerância, pois estas pessoas farão o trabalho da sua própria maneira", regra básica de gestão para McKnight.


E com essa mentalidade, a empresa criou a lei dos 15%, permitindo que os funcionários dediquem 15% do seu tempo de trabalho para desenvolver projetos próprios.


A regra beneficiou o cientista e ex-funcionário da 3M, Art Fry, a criar o famoso Post-it®.


Hoje em dia, muitas empresas empregam a lei dos 15% em suas empresas, como, por exemplo, o Google e o Facebook.


Sabe o botão de “curtir” do Facebook?


Pois é, foi criado num programa interno de ideias. 

Como implantar o empreendedorismo corporativo na empresa?

Embora o crescimento dos negócios seja o objetivo geral, implantar o empreendedorismo corporativo nem sempre é uma tarefa fácil.

Ele desafia as práticas organizacionais tradicionais.


No livro “Empreendedorismo”, escrito por Robert D. Hisrich, ele apresenta algumas dicas essenciais para implementar a cultura empreendedora numa empresa. 

Mudança de cultura a partir da alta administração 

Segundo Hisrich, estabelecer o empreendedorismo corporativo dentro de uma organização existente requer o comprometimento da administração, principalmente da alta administração. 

 

A organização deve escolher cuidadosamente os líderes, desenvolver diretrizes gerais para os empreendimentos e delinear as expectativas antes de iniciar o programa.

A alta administração deve estar comprometida em preparar a liderança para deixar os gestores mais seguros.

Capacitação Profissional

O treinamento dos colaboradores é uma parte importante do processo. 

A equipe deve receber capacitação e a empresa deve investir constantemente em treinamento para manter a equipe sempre atualizada.

Além disso, quando os modelos de conduta e os negócios empreendedores são apresentados, a organização deve criar um sistema de apoio organizacional forte, aliado a um sistema de incentivos e recompensas para estimular os integrantes das equipes.

Implantar o empreendedorismo corporativo  está permitindo que as empresas aumentem suas capacidades de inovação e competitividade. 

Neste artigo, você conheceu o que é o empreendedorismo corporativo e dicas de como começar a implementá-lo na sua empresa.

Além de se tornar uma empresa inovadora e mais competitiva no mercado, terá colaboradores comprometidos que serão o maior ativo da sua organização. 

O mundo está mudando muito rápido, e, se você não tiver uma postura inovadora, vai acabar ficando pra trás. 

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo corporativo, aproveite as dicas de como implementar a cultura empreendedora, e comece a ser uma empresa moderna e alinhada com as tendências atuais!

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 29 de junho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/ser-uma-empresa-altamente-competitiva-e-inovadora-são-as-principais-razões-para-investir-no-empreendedorismo-corporativo


Conheça também:

6 dicas para conquistar e manter a autoconfiança ao empreender

                                                                                                         


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário