sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Prof. Rafael José Pôncio - Comprometimento: um valor importante para um profissional de sucesso

valor humano Compromisso
Comprometer-se… para muitos, essa é uma atitude que anda de mãos dadas com o sucesso. E é a mais pura verdade. O comprometimento é essencial para o êxito individual ou coletivo, seja na esfera pessoal ou profissional.
Para exemplificar, posso citar algo simples, como a prática de exercícios. Entra ano, sai ano, e a meta de praticar exercícios físicos regularmente está sempre no topo das listas de resoluções para o novo ano. No entanto, mal janeiro chega ao fim e o objetivo já é deixado de lado. Fato é que poucos assumem o compromisso de cumprir o que se propõe com essas listas, ou seja, de ter comprometimento e determinação para buscar um resultado.
Seguindo esse raciocínio, no trabalho, o comprometimento de um profissional é o que irá diferenciá-lo e o ajudará a galgar objetivos mais altos. Neste artigo, quero lhe mostrar a importância do comprometimento, de que forma você pode desenvolver esse valor humano e como ele se relaciona com o empreendedorismo. Entenda!
O que significa ter comprometimento?
Em seu significado mais amplo, comprometimento é ter um nível de responsabilidade em relação a algo ou alguém. A maneira como essa característica reflete nas ações e atitudes frente as responsabilidades assumidas definirão o nível de compromisso que uma pessoa tem em determinada situação.
Seja no contexto corporativo ou pessoal, a questão é que nós nos comprometemos a todo momento, sem nos darmos conta. A forma como encaramos esse compromisso é que será determinante, em ambos os casos.
Por que o comprometimento é importante no âmbito profissional?
Comprometimento também diz respeito à qualidade na entrega, à consciência de fazer o melhor e a buscar resultados pautados na excelência. Por essa razão, profissionalmente, o comprometimento é uma das características mais importantes, tanto para quem é funcionário, quanto para quem é dono de um negócio.
Afinal, é impossível que se tenha sucesso onde há falta de comprometimento. Ele é determinante para o alcance de metas e objetivos, e profissionais descompromissados, relapsos e de baixo desempenho comprometem o crescimento e o alcance de bons resultados. O próximo passo é fechar as portas.
Comprometimento e empreendedorismo: qual a relação entre eles?
Um estudo realizado pelo psicólogo americano, David McClelland, da Universidade de Harvard, levantou as 10 características de comportamentos mais presentes entre os empreendedores de sucesso. Consistem em competências que todo empreendedor em potencial deve buscar desenvolver se deseja ser bem-sucedido nessa empreitada.
Pois, veja bem, entre elas está justamente o comprometimento. Não preciso falar mais nada. Em um caminho repleto de desafios, como é a jornada empreendedora, não é mesmo uma surpresa que o compromisso com o seu negócio, ideia, serviço ou produto seja um valor essencial. 
Como desenvolver o comprometimento como valor pessoal?
Diante da importância do comprometimento em nossas vidas profissionais, gostaria de salientar que essa é uma característica que todos podemos aprimorar, todos podemos ser mais comprometidos e responsáveis com as nossas entregas e elevar o nosso potencial. Confira algumas dicas a seguir. 
Seja pontual
Esse é o ponto de partida. Prezar pela pontualidade é fundamental para quem quer desenvolver uma postura de comprometimento, seja respeitando prazos estabelecidos de entrega ou horários de chegada em compromissos agendados. 
Tenha foco
Tenha em mente onde quer chegar e foque nesse objetivo. Trace metas e estratégias que o levarão até o resultado esperado e se comprometa com elas. Muitas vezes, nos distraímos do foco e passamos a viver para onde o vento leva, isso atrapalha a consolidação do processo de comprometimento com o nosso propósito.
Termine o que começou
Sabe a história que eu contei lá no início? Sobre os exercícios? O primeiro passo para abalar o comprometimento é deixar as coisas pela metade. Portanto, termine tudo o que começar. Isso é importantíssimo, principalmente para a imagem profissional, além de reforçar a questão da responsabilidade.

Agora é com você. Saiba que ninguém perde sendo um profissional comprometido. Pelo contrário. Comprometimento é algo bem requisitado no mercado e só é de fato colocado à prova diante das responsabilidades que um cargo pode demandar. Não perca a chance de mostrar o seu melhor!
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário