Estabelecer os objetivos
é de extrema importância para uma empresa, por meio deles é possível permitir à
empresa algumas condições de crescimento equilibrado. O objetivo serve para
direcionar a empresa em seus mais variados níveis, bem como seu desempenho.
Sendo assim, os elementos envolvidos têm a função de esclarecer em qualquer
dúvida sobre as metas, prazos, eliminar barreiras, facilitar o caminho etc.
A fixação de objetivos
auxilia o desenvolvimento da empresa por todos os seus departamentos
assegurando que cada colaborador tome suas decisões e encontre o melhor caminho
para “entregar” seus resultados. Dentro do conceito de SMART (esperto em português), Peter Drucker (apud BARBOSA, 2008, p.130), aponta que uma meta
deve atingir quatro objetivos básicos; “específico, mensurável, factível (Achiveable), realístico, tempo definido para execução”.
Os objetivos necessitam
claramente de dados, análises, informações confiáveis e para isso se faz
necessário a utilização de ferramentas de marketing, gestão etc., por exemplo,
pesquisas e indicadores de mercado. Os mesmos influenciam diretamente nas ações
e nas tomadas de decisões. Vale lembrar que alguns objetivos são traçados no
histórico de anos anteriores gerando mais informações para direcionar a empresa
em suas decisões futuras.
Os objetivos parecem
estar distantes, porém se determiná-los podemos alcançá-los. Você Gestor(a),
utilize você como exemplo, trace objetivos e conquiste cada um deles ao longo
do tempo na medida em que seus esforços os permitam alcançá-los. Em uma
organização não há muitas diferenças, o mercado possui as oportunidades, os
estudos de mercado ampliam a percepção do que está acontecendo e então decisões
são tomadas.
Determinando o objetivo
De forma
que os objetivos sejam determinados adequada e assertivamente, é necessário
saber a situação atual da empresa no mercado, quem são e como estão os
concorrentes, e, principalmente, ouvir o consumidor. As organizações determinam
seus objetivos com propósitos diferentes, pois nem todos os setores e segmentos
mercadológicos são iguais.
Os melhores
objetivos são aqueles que valorizam a capacidade da organização e de seus
colaboradores, pois os mesmos devem ter coerência, devem estar dentro das
possibilidades reais e futuras das empresas. Uma das possíveis formas de
estabelecer os objetivos é identificando e definindo o SWOT (Forças e
Fraquezas, e, Oportunidades e Ameaças).
Numa análise SWOT neste caso, estas perguntas
também ajudam os gestores ou empresários a formularem seus objetivos
mercadológicos com maior eficiência e eficácia, ou seja, explora seus
potenciais e minimiza suas fraquezas. Isso também se aplica nas ameaças e nas
oportunidades, pois ao diagnosticar o ambiente externo da empresa é possível se
determinar objetivos que assegurem uma estabilidade diante de uma ameaça, bem
como objetivos que busquem ao máximo as oportunidades.
A partir do momento que você elabora seus
questionamentos e consegue obter suas respostas, devemos considerar nos
objetivos alguns itens, como: prioridade, quantificação e prazos. Vejamos cada
um deles em detalhes:
Prioridade: veja a prioridade como
fundamental, pois esta deve abranger as reais necessidades da empresa. Não
perca o foco nesse momento, não gaste energia com coisas desnecessárias. Como o
velho ditado diz; “tempo é dinheiro” e trabalho também. Desta forma, você
poderá definir o verdadeiro objetivo do seu plano.
Quantificação: expressar objetivos em números
torna os propósitos mensuráveis. Geralmente, você encontrará em algumas
literaturas da área empresarial que os objetivos têm o caráter qualitativo do
propósito a ser alcançado e as metas o caráter quantitativo. Não veja isso como
um problema, aliás, deixe isso para os teóricos resolverem. O que está sendo
apresentado para você é a importância de dados mensuráveis no objetivo, pois os
mesmos retrataram de forma clara o que se pretende atingir em seu plano.
Prazos: determinar o tempo de execução de
objetivos conforme descrito anteriormente torna também o objetivo mensurável,
desta forma você poderá visualizar o início, meio e o fim do que se pretende
fazer. Veja bem, o prazo também pode auxiliar no controle das ações que podem
ser propostas conforme seu objetivo. Porém, devemos lembrar, que os prazos
devem ser estabelecidos seguindo critérios que mostrem a totalidade do assunto,
pode-se assim determinar o tempo necessário para se atingir o objetivo. Evite
fazer algo de grande dimensão em poucos dias.
Após considerar os itens em questão, você pode
determinar alguns direcionamentos a serem seguidos no que dizem respeito à
quantificação. Lembre-se que as considerações podem ser aplicadas em toda a
organização, outro ponto é que os objetivos devem ser curtos e bem claros,
devem também refletir, por exemplo, aspectos que envolvam alguns itens tanto do
ambiente interno (exemplo: financeiro) quanto o externo (exemplo: mercado), da
organização.
Administração por Objetivos
Conforme Chiavenato
(2003, p.250), “a administração por objetivos é um estilo que enfatiza o
estabelecimento do conjunto de objetivos tangíveis verificáveis e mensuráveis”,
esse assunto é chamado de (APO – Administração Por Objetivos). Existem vários
sistemas de APO, os mais encontrados nesse sistema são: Interação entre os
departamentos, estabelecimento conjunto, revisão periódica e ênfase na
mensuração. Tudo está interligado, como se fosse uma história com princípio
(análises), meio (definições, interações, revisões etc.) e fim (mensuração).
Segundo Chiavenato (2003), outro ponto da APO seria
os quatro ingredientes mais comuns:
1. Especificação de objetivos;
2. Tomada de decisão participativa;
3. Um período definido de tempo;
4. Retroação de desempenho.
Novamente temos uma conformação de que tudo é
integrado e sequencial, as decisões erradas podem causar uma sucessão de novos
erros.
Objetivos por Amostragem
Conforme Chiavenato (2003), os objetivos podem ser
definidos mediante diferentes abordagens, como:
Abordagem determinística por
extrapolação: cujo objetivo é determinado em uma derivação do
objetivo que está sendo alcançado no momento e assim é definido um número, por
exemplo, aumentar as vendas em 5% em relação ao ano anterior.
Abordagem qualitativa carismática: seu
objetivo é definido pela vontade dos líderes e tem uma característica
qualitativa, motivando assim seus responsáveis. Temos como exemplo: melhorar a
imagem da organização/negócio com as ONGs.
Abordagem logística e funcional: seus
objetivos pressupõem um diagnóstico anterior de avaliações e proposições de
melhorias, para que durante o tempo de obtenção dos objetivos seja assegurada a
maximização da aplicação dos recursos disponíveis. Um exemplo dessa abordagem:
não ter um número de produtos devolvidos por defeito.
Abordagem estatística e contingencial: são definidos em cima dos
resultados e dos obstáculos que vão surgindo. Essa abordagem é adequada para
obtenção de resultados em curto prazo, quando o mais importante é a
voluntariedade das pessoas.
Objetivos por hierarquia
Além da abordagem, os
objetivos possuem uma hierarquia nos níveis de uma organização. Os objetivos
são: objetivos de nível institucional, objetivos de nível intermediário,
objetivos de nível operacional.
Conheça também sobre: O clima organizacional e os seus principais aspectos.
Por fim, objetivo é o que pretendemos atingir de
forma qualitativa e quantitativa, o mesmo perpassa toda organização e para ser
estabelecido necessita de um estudo aprofundado, por isso deve seguir as
diretrizes enunciadas.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 08 de novembro de 2016
Especial: artigos no Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-objetivo
Publicado em: 08 de novembro de 2016
Especial: artigos no Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-objetivo
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