Hábito de dar mais do que recebe
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/os-11-principios-do-lider-eficaz
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Empreender tem mais chances de sucesso através das melhores práticas de Gestão, quer dizer, está além do gosto por assumir riscos calculados, é importante um comportamento de Empreendedor + Gestor, que é visionário, apaixonado por realizar, organiza, planeja e estuda profundamente o assunto, para ter uma atividade consistente com sucesso pleno.
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Quer saber como motivar a equipe e conseguir mais sucesso com os clientes, então veja os exemplos citados aplicando gatilhos mentais e atinja o sucesso esperado.
Por mais que goste das pessoas com quem trabalha, muitas vezes um líder não sabe como motivar a equipe para atingir os melhores resultados.
Também mesmo com um produto ou serviço excelente pode ser difícil influenciar o cliente a adquirir.
Se você deseja obter mais sucesso dentro e fora da empresa, separei 3 táticas para deixar os colaboradores entusiasmados e dicas de como conseguir mais vendas e fidelizar os clientes.
Seguem 3 estratégias para manter a sua equipe confiante nos resultados, baseados em gatilhos mentais.
Gatilhos mentais são princípios psicológicos inconscientes que influenciam na nossa tomada de decisão. Eles são como “atalhos mentais” para você fazer uma escolha sem precisar raciocinar muito.
Por exemplo, quem nunca comprou um livro ou foi a um restaurante só porque um amigo ou artista famoso indicou?
Os gatilhos mentais já vêm no nosso DNA, então é bem possível que você já tenha usado um deles sem nem perceber.
O gatilho mental da reciprocidade diz que quando recebemos um favor temos a ânsia de retribuir.
Saber como motivar a equipe de trabalho desta forma é bem simples, basta fazer um pequeno favor ou gentileza para os colaboradores que eles irão corresponder com um bom trabalho.
Por isso, muitas empresas dão presentes de boas-vindas, cartões de aniversários e festas de fim de ano.
Tem empresas que permitem aos funcionários sair mais cedo na sexta-feira ou dão folga no dia do aniversário.
Já com os clientes um exemplo clássico são as amostras grátis que além de revelar a qualidade do produto, também são percebidas como um gentileza.
Neste sentido, o desconto na primeira compra também funciona.
Conforme o psicólogo Robert B. Cialdini, criador do termo gatilhos mentais “buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir”, esta conduta está relacionada ao gatilho mental da aprovação social.
Por isso, se você quer uma equipe entusiasmada, seja essa pessoa, principalmente nos momentos difíceis onde o pânico se espalha facilmente.
Os colaboradores sempre vão seguir o comportamento do chefe, afinal a equipe é o reflexo do líder.
No contato com os clientes a melhor maneira de impactar é utilizar depoimentos de consumidores reais que aprovam o produto.
Hoje em dia é muito fácil conseguir estes depoimentos através das redes sociais, por isso estimule que o seu público dê a opinião sobre a sua empresa.
Lembrando que para conseguir as recomendações positivas você deve priorizar a qualidade dos seus produtos e serviços.
Não é difícil perceber que é bem melhor conviver com uma pessoa divertida, alegre do que com um alguém triste e carrancudo.
É sobre isso que se trata o gatilho mental da afeição, temos mais chances de aceitarmos um pedido de uma pessoa se gostarmos dela.
Por isso, parte de como motivar a equipe é criar um vínculo afetivo com os colaboradores, preservando um ambiente de trabalho saudável e agradável.
Quando um funcionário fizer algo errado não deixe de repreendê-lo, mas não se esqueça de elogiá-lo caso faça algo corretamente ou contribua com uma boa ideia.
O que faz os colaboradores gostarem do chefe é sentir que ele é justo e se importa com eles. Então, procure saber mais sobre as pessoas com que trabalha, quem são a sua família e o que gostam de fazer no fim de semana.
Uma dica para influenciar o público são os recados nas embalagens ou e-mails de agradecimento, eles são a maneira mais fácil de chegar no coração dos clientes.
Estas são só dicas de como motivar a sua equipe e influenciar os clientes, você deve refletir sobre elas e adequar a realidade da sua empresa.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
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Um pesamento inovador, focado na satisfação do cliente.
Aliás, no bem estar do cliente.
Melhor falando, no encantamento do cliente.
Esse era a ideia que norteava as criações de Walt Disney e que é praticado até hoje nos parques temáticos.
E funciona bem demais.
O Jeito Disney de encantar clientes é mais que um livro, é uma lição que todo empreendedor deve conhecer.
Esse tremendo criativo, com visão a longo prazo é uma inspiração para todo aquele que sonha em ter o próprio negócio.
Ele tem a resposta para perguntas fundamentais.
Quer ver?
O que você faz para atrair mais clientes e fidelizar quem conseguiu angariar uma vez?
A melhor resposta parece ser: tenha em seu cliente um aliado e não perca a oportunidade de fazer com ele uma parceria a longo prazo, quem sabe por uma vida inteira.
O boca a boca é a top entre as estratégias tops para conseguir novos fãs de cada negócio.
O cliente precisa se sentir seguro para aceitar ter algum tipo de relação com um produto ou empresa.
O USO DA MAGIA
A inspiração de Walt Disney para criar a Disneylândia foi o desejo de dar às filhas um lugar mágico e seguro para brincar.
Foi essa ideia que ele multiplicou para milhares de outras crianças e suas famílias.
A lição dele aqui é a arte de entregar ao cliente exatamente o que ele deseja, ainda que ele ainda não saiba o que quer.
E mais do que isso, entregar esse desejo de forma surpreendente.
Quem vai aos parques temáticos da Disney está em busca de uma experiência única e cheia de elementos lúdicos.
Pois lá tem tudo isso e mais, quem está naqueles lugares não quer estar em qualquer outro local.
Cada atração da Disney tem o compromisso de “teletransportar” o espectador para outro mundo, bem longe dos problemas do dia a dia.
OS COLABORADORES SÃO ALIADOS FUNDAMENTAIS
O jeito Disney de encantar clientes é uma cultura seguida por todos os colaboradores que trabalham ali para proporcionar ao público a melhor experiência de suas vidas.
A receita de sucesso do empreendimento é focar no empoderamento de seus funcionários.
É acreditar que eles são a chave para levar de geração em geração a forma lúdica de ver o mundo.
Para isso, eles têm que possuir um sentimento de pertencimento muito forte.
Precisam ter em mente que são a empresa e, portanto parte fundamental de toda a cadeia produtiva.
Também precisam internalizar os fortes valores da marca e sua função social.
A eles é repassado que a Disney não quer um cliente para uma vivência única.
Ela trabalha para cultivar um relacionamento duradouro com seus consumidores.
A paixão pela Disney vai além dos parques temáticos e seus personagens.
A marca está espalhada ao redor do mundo em diferentes tipos de produtos.
A empresa agrada não só as crianças atuais, mas continua a manter apaixonadas as que já viraram adultos.
CHEGANDO FUNDO NA EMOÇÃO
A Disney promete e cumpre: entrega ao público felicidade.
E quem não quer se sentir feliz?
A empresa consegue alcançar um território ainda pouco explorado: as emoções dos clientes.
E é aí que está a grande sacada.
Quando você fascina o cliente levando em consideração suas emoções, ele tende a ser fiel à sua marca e a seus produtos.
De uma forma ou outra, sempre existem oportunidades para aumentar a qualidade de cada negócio, por mais particularidades que ele tenha.
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Elementos internos
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Ambiente propício à inovação.
Pessoas criativas (empresários, colaboradores, funcionários), preparadas e estimuladas para inovar.
Processo (ou método) sistêmico e contínuo.
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Elementos externos
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Políticas.
Investimentos e estímulos do governo.
Articulação entre associações e federações de empresas.
Abertura de universidades e institutos a parcerias.
E financiamento e fomento à inovação.
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