sábado, 4 de julho de 2020

Os 11 princípios do Líder eficaz


O mundo entrou em uma nova era de relacionamentos entre líderes e seguidores. O momento requer outra tipologia de de líder para liderar seja no comércio, serviços, indústria, tecnologia ou instituição social. Aqueles que pertencem a velha escola da liderança pela força precisam compreender o novo estilo de liderança (cooperação), ou serão relegados à condição de seguidores. Inexiste outra saída!

Existem duas formas de Liderança:
-A mais eficaz é liderar por consenso entre a equipe.
-A segunda é a antiga e retrograda liderar por força, sem concordância dos seguidores.

A história está cheia de evidências de que a liderança pela força jamais se sustenta. A queda e o desaparecimento de reis e ditadores falam por si. Significam que o povo não segue indefinidamente uma liderança forçada; Os imperadores, czares, figuras do mercado financeiro e os megas plutocratas da indústria - todos afastados dos seus cargos, pois a liderança por consenso é a única sustentável. O mundo adentrou em uma nova era de relacionamento entre líderes e seguidores.

As pessoas podem seguir por algum tempo uma liderança forçada, mas certamente o farão de má vontade! E, esse tipo de liderança adota no mínimo 11 princípios, que são:

Coragem inabalável
Baseada no autoconhecimento e na familiaridade com a própria ocupação. O colaborador desta nova era quer um líder com autoconfiança e coragem. A prática física (não verbal) é um bom condicionante para alicerçar as ações e atitudes.

Autocontrole
O indivíduo que não consegue controlar-se jamais poderá controlar os outros. O autocontrole constitui-se num poderoso exemplo para os seguidores inteligentes, é um ingrediente fundamental. Práticas como meditação e relaxamento físico sensorial é de grande valia para suportar o stress e cargas emocionais temporárias por conta de certos resultados.

Agudo senso de justiça
Sem imparcialidade e justiça, nenhum líder consegue comandar e manter o respeito dos colaboradores. Para isso estar alinhado com o Planejamento Estratégico com valores humanos bem trabalhados fará a diferença para a liderança ter caráter e personalidade forte congruente.

Firmeza de decisão
O individuo firme em suas decisões, mostra que esta seguro de si. Para isso tem que saber para onde vai, o mapa mental claro, pois é o alicerce para a tomada de decisões.

Definição de planos
O líder bem sucedido precisa planejar seu trabalho e cumprir seu planejamento, deve agir com planos práticos e sem muita teoria, uma simplicidade para chegar ao alvo mais rápido. Elabore planos semanais, quinzenais, mensais ou trimestrais, isso é diferente de metas de longo prazo, pois se fizer planos muito longos você vai perceber com o tempo que as coisas mudam muito depressa, por isso que planos para ação e atitudes requerem praticidade e no cotidiano mais próximo do agora.

Hábito de dar mais do que recebe

Um dos ônus da liderança é a necessidade do empenho, por parte do líder, em fazer mais do que ele próprio solicita de seus colaboradores. Colaborar com sua equipe ou colocar-se no lugar deles, se necessário for, para terminar uma tarefa. É aquele velho ditado: "andar um quilometro a mais".

Personalidade agradável
Liderança implica respeito! Os colaboradores que seja altamente qualificado em todos os fatores que constituem uma personalidade amistosa e gentil. Ser agradável e estar em conformidade com convicções e valores é possível, requer comunicação assertiva.

Solidariedade e compreensão
O líder de sucesso precisa ser solidário, compreendendo os colaboradores e seus problemas. Para isso as técnicas de coaching são fundamentais, pois dizer que "casa é casa e trabalho é trabalho" é difícil nesta nova era da disrupção digital, o humano é muito mais valorizado nos dias atuais!

Atenção aos detalhes
Uma liderança bem sucedida promove atenção aos detalhes com postura de líder. Revisões sem extremismos são necessárias, experimente como prática e hábito revisões dos registros e utilize-os  em conformidade para tomada de decisões.

Determinação por assumir plena responsabilidade
O líder bem sucedido ter ter postura de assumir responsabilidade pelos erros e deficiências de seus colaboradores. Se tentar transferir responsabilidades ou ficar omisso, então será um péssimo líder e por pouco tempo. Procure compreender cada campo de conhecimento sobre o trabalho!

Cooperação
Liderança implica poder, e poder envolve cooperação. Aplicar esse princípio do esforço cooperativo e disseminar a todos os membros da equipe a fazerem o mesmo. E, lembre-se que em cada auxilio em cooperar disseminar o conhecimento técnico, prático e descobertas, pois só assim o Colaborador tornar-se-á líder - isso é a missa de cada liderança.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/os-11-principios-do-lider-eficaz




Conheça também:

A importância da honradez e integridade no ambiente e nas relações de trabalho



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário