sábado, 13 de junho de 2020

3 táticas de como motivar a equipe e influenciar clientes


Quer saber como motivar a equipe e conseguir mais sucesso com os clientes, então veja os exemplos citados aplicando gatilhos mentais e atinja o sucesso esperado.

3 estratégias de como motivar a equipe e influenciar os clientes inspiradas em gatilhos mentais

Por mais que goste das pessoas com quem trabalha, muitas vezes um líder não sabe como motivar a equipe para atingir os melhores resultados.

Também mesmo com um produto ou serviço excelente pode ser difícil influenciar o cliente a adquirir.

Se você deseja obter mais sucesso dentro e fora da empresa, separei 3 táticas para deixar os colaboradores entusiasmados e dicas de como conseguir mais vendas e fidelizar os clientes.

Exemplos de como motivar a equipe e persuadir o seu público

Seguem 3 estratégias para manter a sua equipe confiante nos resultados, baseados em gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são princípios psicológicos inconscientes que influenciam na nossa tomada de decisão. Eles são como “atalhos mentais” para você fazer uma escolha sem precisar raciocinar muito.

Por exemplo, quem nunca comprou um livro ou foi a um restaurante só porque um amigo ou artista famoso indicou?

Os gatilhos mentais já vêm no nosso DNA, então é bem possível que você já tenha usado um deles sem nem perceber.

1.   Faça favores e gentilezas

O gatilho mental da reciprocidade diz que quando recebemos um favor temos a ânsia de retribuir.

Saber como motivar a equipe de trabalho desta forma é bem simples, basta fazer um pequeno favor ou gentileza para os colaboradores que eles irão corresponder com um bom trabalho.

Por isso, muitas empresas dão presentes de boas-vindas, cartões de aniversários e festas de fim de ano.

Tem empresas que permitem aos funcionários sair mais cedo na sexta-feira ou dão folga no dia do aniversário.

Já com os clientes um exemplo clássico são as amostras grátis que além de revelar a qualidade do produto, também são percebidas como um gentileza.

Neste sentido, o desconto na primeira compra também funciona.

2.   Torne-se o exemplo

Conforme o psicólogo Robert B. Cialdini, criador do termo gatilhos mentais “buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir”, esta conduta está relacionada ao gatilho mental da aprovação social.

Por isso, se você quer uma equipe entusiasmada, seja essa pessoa, principalmente nos momentos difíceis onde o pânico se espalha facilmente.

Os colaboradores sempre vão seguir o comportamento do chefe, afinal a equipe é o reflexo do líder.

No contato com os clientes a melhor maneira de impactar é utilizar depoimentos de consumidores reais que aprovam o produto.

Hoje em dia é muito fácil conseguir estes depoimentos através das redes sociais, por isso estimule que o seu público dê a opinião sobre a sua empresa.

Lembrando que para conseguir as recomendações positivas você deve priorizar a qualidade dos seus produtos e serviços.

3.   Seja um gestor bacana

Não é difícil perceber que é bem melhor conviver com uma pessoa divertida, alegre do que com um alguém triste e carrancudo.

É sobre isso que se trata o gatilho mental da afeição, temos mais chances de aceitarmos um pedido de uma pessoa se gostarmos dela.

Por isso, parte de como motivar a equipe é criar um vínculo afetivo com os colaboradores, preservando um ambiente de trabalho saudável e agradável.

Quando um funcionário fizer algo errado não deixe de repreendê-lo, mas não se esqueça de elogiá-lo caso faça algo corretamente ou contribua com uma boa ideia.

O que faz os colaboradores gostarem do chefe é sentir que ele é justo e se importa com eles. Então, procure saber mais sobre as pessoas com que trabalha, quem são a sua família e o que gostam de fazer no fim de semana.

Uma dica para influenciar o público são os recados nas embalagens ou e-mails de agradecimento, eles são a maneira mais fácil de chegar no coração dos clientes.


Estas são só dicas de como motivar a sua equipe e influenciar os clientes, você deve refletir sobre elas e adequar a realidade da sua empresa.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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