terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Prof. Rafael José Pôncio - A importância da honradez e integridade no ambiente e nas relações de trabalho

Quais valores humanos você mais valoriza no trabalho ou em um profissional? Para mim, não é surpresa nenhuma que honradez e integridade estejam no topo das qualidades ou características mais citadas e estimadas no empreendedorismo corporativo.

Orientar nossas decisões e nossa trajetória profissional por meio de princípios éticos certamente é um ideal que buscamos e valorizamos, mas, infelizmente, isso não vale para todos. Para alguns, não é assim que a banda toca e, como consequência, profissionais idôneos e corretos precisam lidar com situações de desonestidade e eventuais puxadas de tapete por parte de alguns “colegas” de trabalho.

É de fato frustrante, para não dizer decepcionante, estar cercado por gente que só quer levar vantagem, que não assume os erros e que não age com ética e coerência. Por isso, criar um ambiente em que as relações sejam baseadas na honestidade, no respeito, na transparência, na cooperação e na confiança é extremamente importante para o desenvolvimento do trabalho como um todo.

Veja a seguir como reconhecer esses valores nas pessoas e estimulá-las a agir com honradez e integridade no dia a dia de trabalho.

O que significam o valor da honradez e integridade no contexto profissional


“Os fins justificam os meios”. Você certamente já ouviu essa frase. Para muitos ela serve de justificativa para a tomada de atitudes controversas ou duvidosas, para aquilo que chamamos de “jeitinho”, para o que sabemos que não é certo e que de alguma forma pode prejudicar algo ou alguém direta ou indiretamente. 


Nesse sentido, a honradez e a integridade entram como atributos de conduta que se contrapõem a esse tipo de postura. O indivíduo que é íntegro age com honestidade e coerência e é sempre orientado pela ética, mesmo em situações em que poderia tirar algum proveito ou vantagem. Assim, seja na vida ou no ambiente profissional, esses valores são traduzidos diariamente em suas atitudes e ações. Desse modo, geralmente essas pessoas são responsáveis, inspiram confiança em toda a equipe e tratam a todos com respeito. 

Como esses valores se manifestam e podem ser identificados nos colaboradores

Como mencionei, apesar de considerarmos a honradez e integridade valores importantes e fundamentais, algumas pessoas não entendem o conceito e não estão nem um pouco preocupadas como suas ações, e, comportamento podem impactar os outros ou o mundo. Por essa razão, é preciso desenvolver meios de identificar sinais de que pessoas estão agindo com ética e assim reconhecer a sua integridade profissional. Entenda que atitudes podem indicar comportamentos que denotam honradez e integridade:


  • Demonstrar empatia e preocupação com o outro;

  • Tratar todos com respeito e educação, independentemente do nível hierárquico;

  • Agir com coerência (discurso e comportamento convergentes);

  • Honrar compromissos e ter comprometimento com qualidade e resultados;

  • Compartilhar ideias e colaborar com o grupo;

  • Agir com ética e transparência;

  • Assumir e reconhecer os próprios erros;

  • Ter disposição e disponibilidade em ajudar, quando necessário;

  • Demonstrar competências assumidas previamente e conquistar objetivos conforme mérito e esforço próprios.

Vantagens de priorizar a honradez e a integridade em sua empresa

O reconhecimento e o favorecimento de profissionais e relações pautadas na integridade no processo de recrutamento e contratação é uma maneira de construir um negócio que tem esse valor como prioridade. No entanto, é importante também sempre incentivar esse comportamento entre os colaboradores. 


Os benefícios de trabalhar em um ambiente de confiança, em que a convivência é saudável são inúmeros, vão desde um maior comprometimento à melhora de satisfação e indicadores, além de estimular e favorecer o compartilhamento de ideias e processos de inovação, já que as pessoas se sentem respeitadas e não têm medo de alguém querer levar vantagem. Veja a seguir mais algumas vantagens:

  • Confiança de um melhor desempenho;

  • Maior cooperação entre os funcionários e equipe mais integrada;

  • Proposta de soluções e ideias inovadoras

  • Melhor reputação da empresa;

  • Ambiente de trabalho mais saudável e agradável. 

Honradez, integridade e o papel de liderança

Nesse contexto de construção de um local de trabalho mais íntegro, os profissionais que exercem cargos de liderança têm um papel essencial. Afinal, a conduta ética dos líderes serve de espelho para os demais subordinados. 


Eles são capazes de inspirar e criar uma relação de confiança com suas equipes, baseada no respeito e na honestidade e o sucesso ou fracasso nesse quesito pode afetar todo o clima organizacional. É importante que os liderados enxerguem esse alinhamento de valores em seus líderes para se sentirem persuadidos e encorajados a buscar os resultados almejados. Se não há confiança, dificilmente os funcionários se engajarão verdadeiramente com os objetivos propostos. 

Como estimular uma cultura de ética e integridade no trabalho

E como fazer isso, na prática? Criar uma cultura organizacional que tem como base condutas éticas e valores-chave como honradez e integridade não é simples, é algo que precisa ser incentivado e alimentado no dia a dia, nas pequenas atitudes. Esses valores precisam transparecer em situações rotineiras para que não haja dúvida dos princípios que guiam as decisões da empresa. Gostaria de elencar alguns exemplos de como agir em determinadas situações para estimular essa cultura.

Não tenha medo de reconhecer seus erros e não coloque a culpa nos outros

Essa é uma conduta comum de pessoas sem idoneidade. Culpabilizar outras pessoas e não assumir os erros não representa uma atitude de quem é íntegro.

Aja com transparência e evite incentivar situações de trapaça

As famosas “puxadas de tapete” não devem ser toleradas jamais. Isso só estimula o desenvolvimento de um espaço de competição e desconfiança entre colegas. 

Não permita atitudes desonestas e antiéticas perto de você

Da mesma maneira, não seja omisso e complacente quando notar algo de errado ocorrendo em seu ambiente de trabalho. 

Invista em relações de confiança e colaboração entre membros de uma equipe

Quanto uma rede de pessoas íntegras é formada e é estabelecido um relacionamento amparado em colaboração, confiança e convivência saudável, maiores são as chances de se atingir os resultados desejados. 


Por último, quero destacar que acredito que, para a maioria das pessoas, o caminho de honradez e integridade é o mais natural (prefiro continuar otimista). Porém, é importante termos a consciência que no competitivo mercado de trabalho — nas mais diversas áreas — podemos encontrar pessoas que não têm a ética profissional como prioridade. Cabe a nós direcionarmos nossas ações para a construção de um mundo de empreendedorismo corporativo mais íntegro e honesto.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

Pontualidade e liderança: por que o bom líder deve ser pontual



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário