terça-feira, 9 de novembro de 2021

Prof. Rafael José Pôncio - Pontualidade e liderança: por que o bom líder deve ser pontual


Qual a importância da pontualidade para você? Você se considera comprometido com horários e prazos? Como essa questão afeta a sua vida e impacta as suas relações?


É importante fazer essa reflexão, pois quando abordamos a questão da pontualidade no âmbito do trabalho, nos referimos a uma das características essenciais de um bom líder, que, para cobrar seus liderados, precisa estar sempre atento em ser exemplo e agir com coerência nesse quesito. 


Sabemos que a pontualidade, culturalmente, não é o forte do brasileiro. A nossa fama em respeitar horários não é das melhores. Atrasos de 15, 20, 30 minutos já foram praticamente normalizados em nossa cultura e ninguém de fato espera que as pessoas cheguem no horário para uma festa, reunião ou consulta médica. Estamos habituados a tolerar atrasos, mas será que isso está certo?


Neste artigo, quero mostrar por que a pontualidade é um pilar importante para a imagem profissional e também para quem exerce um papel de liderança. Afinal, ser pontual e respeitar prazos e horários demonstra responsabilidade com o seu tempo e o de outras pessoas. E, mais do que nunca, precisamos ter em mente que tempo é um recurso escasso. Portanto, se pontualidade é um problema para você, está mais que na hora de resolver essa questão. Veja a razão nas próximas linhas!  

O valor da pontualidade no ambiente de trabalho

A pontualidade é um valor que deve ser cultivado em todas as esferas da vida, mas no campo profissional seu impacto pode ser ainda maior, caso não seja respeitado. Imagine que o seu atraso, ou o não cumprimento de prazos, influenciará no trabalho de outras pessoas, de uma equipe, que depende do comprometimento de todos. 


Portanto, a falta de pontualidade pode trazer danos a sua reputação e imagem profissional. Quem não respeita prazos e horários de maneira recorrente perde a credibilidade, que uma vez perdida é difícil de recuperar. Valorizar o seu tempo e respeitar o dos outros no trabalho demonstra cuidado, humildade e responsabilidade, além de evitar situações de ansiedade e nervosismo decorrentes de atrasos. 

As vantagens de ser pontual

  • Transmite confiança e boa imagem profissional;

  • Demonstra interesse, organização e disciplina;

  • Indica respeito e responsabilidade com o tempo dos outros;

  • Reduz situações de ansiedade e estresse.

O impacto na pontualidade no papel de um líder

Pense comigo: de que maneira alguém que tem um cargo de liderança, mas que não é pontual, pode cobrar seus liderados? Soa incoerente, não é mesmo? O líder precisa ser o primeiro a dar o exemplo e ser consistente quando falamos de horários e prazos. 


Que equipe se comprometerá com a pontualidade quando o próprio chefe não faz questão de ser pontual? Saiba que esse comportamento refletirá a sua gestão e afetará o trabalho de todos. Por isso, dedique-se em firmar um compromisso com a pontualidade e fazer dela um dos pilares de sua gestão.  

Como a falta de pontualidade afeta a produtividade de uma equipe

O trabalho em equipe presume a colaboração de um grupo de pessoas, que precisam estar alinhadas e igualmente dedicadas para atingirem determinado resultado, certo? Porém, se algum membro desse time não está comprometido — está sempre atrasado ou não cumpre prazos de entrega —, o desempenho da equipe inteira pode ser afetado, assim como a produtividade. 


Isso impacta a dinâmica de trabalho e pode gerar desmotivação — e colaboradores desmotivados tendem a ser menos produtivos. Entende como as consequências da falta de pontualidade podem ser abrangentes e prejudicar várias áreas e fatores?

Dicas para ser mais pontual

Caso você esteja sempre atrasado, reconhecer essa dificuldade com a pontualidade é o primeiro passo. Deixo a seguir algumas sugestões que podem ajudá-lo a melhorar. 

Calcule o tempo demandado pelas atividades

Se o seu problema é com prazos e entregas, uma solução é calcular o tempo que gasta para executar determinada atividade ou tarefa. Isso vai ajudá-lo a ter uma visão mais clara e concreta para estimar limites de tempo e para que você se programe conforme o seu ritmo de trabalho.

Programe para chegar nos eventos antes, não no horário exato

Quem tem dificuldades com horários, não deve se ater ao limite. Ou seja, o ideal é se programar para chegar antes, e não na hora marcada para o compromisso. Assim, caso haja algum imprevisto, existe uma margem de tempo para lidar com ele e ainda assim chegar no horário. 

Não marque compromissos em excesso em um único dia

Seguindo o mesmo raciocínio do tópico acima, uma agenda lotada, sem janelas para imprevistos, é chamariz para atrasos e afobação. Portanto, não marque, por exemplo, uma reunião seguida da outra, sem respeitar tempos de deslocamento, interrupções, intervalos e surpresas do dia a dia. 

Divida uma tarefa em pequenas etapas e não deixe tudo para a última hora

Uma dica para lidar com prazos é quebrar uma tarefa grande em pequenas etapas. Isso ajuda a lidar com a procrastinação e aquela tendência de deixar para a última hora (o que é um convite para perder o prazo de entrega). Fazer aos poucos tira o peso que um trabalho ou tarefa de grande responsabilidade pode causar. 

Avance o seu relógio em alguns minutos

Essa parece uma recomendação boba, mas funciona. Mesmo que você se engane a princípio, a percepção de chegar sempre no horário com o relógio avançado pode ser um incentivo. 

Diga não quando for necessário

Muitas vezes, a dificuldade com a pontualidade é devido ao excesso de demandas e compromissos. Faça uma reflexão: será que não está assumindo coisas demais? Talvez seja o momento de dizer não para algumas delas.  

Aproveite os momentos de espera

Chegar adiantado para um compromisso pode ser uma vantagem. Em vez de chegar na correria, com todo o estresse e afobação característicos de um atraso, esperar pode ser um momento para colocar a leitura em dia, fazer uma ligação, ou mesmo respirar e fazer uma pausa. Nessa rotina atribulada que vivemos, pausas são necessárias. 


Espero que tenha compreendido a razão pela qual a pontualidade é um valor tão importante. E não digo só no ambiente de trabalho. Esqueça aquela ideia de que pessoas bem-sucedidas estão sempre atrasadas, pois são muito atarefadas e não tem tempo para nada. Isso é a maior besteira! 


Pontualidade é sinal de integridade e respeito ao próximo. A realidade é que pessoas que são pontuais e respeitam prazos e horários, independentemente do cargo que ocupam, fazem uma melhor gestão do próprio tempo e sabem a melhor maneira de aproveitá-lo. Já sabe de qual lado você quer estar?


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

O que leva ao empreendedorismo? Entenda a motivação para empreender



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário