Um pesamento inovador, focado na satisfação do cliente.
Aliás, no bem estar do cliente.
Melhor falando, no encantamento do cliente.
Esse era a ideia que norteava as criações de Walt Disney e que é praticado até hoje nos parques temáticos.
E funciona bem demais.
O Jeito Disney de encantar clientes é mais que um livro, é uma lição que todo empreendedor deve conhecer.
Esse tremendo criativo, com visão a longo prazo é uma inspiração para todo aquele que sonha em ter o próprio negócio.
Ele tem a resposta para perguntas fundamentais.
Quer ver?
O que você faz para atrair mais clientes e fidelizar quem conseguiu angariar uma vez?
A melhor resposta parece ser: tenha em seu cliente um aliado e não perca a oportunidade de fazer com ele uma parceria a longo prazo, quem sabe por uma vida inteira.
O boca a boca é a top entre as estratégias tops para conseguir novos fãs de cada negócio.
O cliente precisa se sentir seguro para aceitar ter algum tipo de relação com um produto ou empresa.
O USO DA MAGIA
A inspiração de Walt Disney para criar a Disneylândia foi o desejo de dar às filhas um lugar mágico e seguro para brincar.
Foi essa ideia que ele multiplicou para milhares de outras crianças e suas famílias.
A lição dele aqui é a arte de entregar ao cliente exatamente o que ele deseja, ainda que ele ainda não saiba o que quer.
E mais do que isso, entregar esse desejo de forma surpreendente.
Quem vai aos parques temáticos da Disney está em busca de uma experiência única e cheia de elementos lúdicos.
Pois lá tem tudo isso e mais, quem está naqueles lugares não quer estar em qualquer outro local.
Cada atração da Disney tem o compromisso de “teletransportar” o espectador para outro mundo, bem longe dos problemas do dia a dia.
OS COLABORADORES SÃO ALIADOS FUNDAMENTAIS
O jeito Disney de encantar clientes é uma cultura seguida por todos os colaboradores que trabalham ali para proporcionar ao público a melhor experiência de suas vidas.
A receita de sucesso do empreendimento é focar no empoderamento de seus funcionários.
É acreditar que eles são a chave para levar de geração em geração a forma lúdica de ver o mundo.
Para isso, eles têm que possuir um sentimento de pertencimento muito forte.
Precisam ter em mente que são a empresa e, portanto parte fundamental de toda a cadeia produtiva.
Também precisam internalizar os fortes valores da marca e sua função social.
A eles é repassado que a Disney não quer um cliente para uma vivência única.
Ela trabalha para cultivar um relacionamento duradouro com seus consumidores.
A paixão pela Disney vai além dos parques temáticos e seus personagens.
A marca está espalhada ao redor do mundo em diferentes tipos de produtos.
A empresa agrada não só as crianças atuais, mas continua a manter apaixonadas as que já viraram adultos.
CHEGANDO FUNDO NA EMOÇÃO
A Disney promete e cumpre: entrega ao público felicidade.
E quem não quer se sentir feliz?
A empresa consegue alcançar um território ainda pouco explorado: as emoções dos clientes.
E é aí que está a grande sacada.
Quando você fascina o cliente levando em consideração suas emoções, ele tende a ser fiel à sua marca e a seus produtos.
De uma forma ou outra, sempre existem oportunidades para aumentar a qualidade de cada negócio, por mais particularidades que ele tenha.
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