sábado, 25 de abril de 2020

O jeito Disney de encantar clientes: uma lição que todo empreendedor precisa conhecer


Um pesamento inovador, focado na satisfação do cliente.

Aliás, no bem estar do cliente.


Melhor falando, no encantamento do cliente.


Esse era a ideia que norteava as criações de Walt Disney e que é praticado até hoje nos parques temáticos.


E funciona bem demais.


O Jeito Disney de encantar clientes é mais que um livro, é uma lição que todo empreendedor deve conhecer.


Esse tremendo criativo, com visão a longo prazo é uma inspiração para todo aquele que sonha em ter o próprio negócio.


Ele tem a resposta para perguntas fundamentais.


Quer ver?


O que você faz para atrair mais clientes e fidelizar quem conseguiu angariar uma vez?


UMA CHANCE
Você só tem uma chance.

O que você faz com ela?

A melhor resposta parece ser: tenha em seu cliente um aliado e não perca a oportunidade de fazer com ele uma parceria a longo prazo, quem sabe por uma vida inteira.


Seus clientes serão sua melhor e mais poderosa propaganda.

O boca a boca é a top entre as estratégias tops para conseguir novos fãs de cada negócio.


O cliente precisa se sentir seguro para aceitar ter algum tipo de relação com um produto ou empresa.


Você não deixa qualquer um entrar na sua casa e fazer parte da sua vida.

O cliente também não.

O USO DA MAGIA


A inspiração de Walt Disney para criar a Disneylândia foi o desejo de dar às filhas um lugar mágico e seguro para brincar.


Foi essa ideia que ele multiplicou para milhares de outras crianças e suas famílias.


A lição dele aqui é a arte de entregar ao cliente exatamente o que ele deseja, ainda que ele ainda não saiba o que quer.


E mais do que isso, entregar esse desejo de forma surpreendente.


Quem vai aos parques temáticos da Disney está em busca de uma experiência única e cheia de elementos lúdicos.


Pois lá tem tudo isso e mais, quem está naqueles lugares não quer estar em qualquer outro local.


Cada atração da Disney tem o compromisso de “teletransportar” o espectador para outro mundo, bem longe dos problemas do dia a dia.


OS COLABORADORES SÃO ALIADOS FUNDAMENTAIS


O jeito Disney de encantar clientes é uma cultura seguida por todos os colaboradores que trabalham ali para proporcionar ao público a melhor experiência de suas vidas.


A receita de sucesso do empreendimento é focar no empoderamento de seus funcionários.


É acreditar que eles são a chave para levar de geração em geração a forma lúdica de ver o mundo.


Para isso, eles têm que possuir um sentimento de pertencimento muito forte.


Precisam ter em mente que são a empresa e, portanto parte fundamental de toda a cadeia produtiva.


Também precisam internalizar os fortes valores da marca e sua função social.


A eles é repassado que a Disney não quer um cliente para uma vivência única.


Ela trabalha para cultivar um relacionamento duradouro com seus consumidores.


A paixão pela Disney vai além dos parques temáticos e seus personagens.


A marca está espalhada ao redor do mundo em diferentes tipos de produtos.


A empresa agrada não só as crianças atuais, mas continua a manter apaixonadas as que já viraram adultos.


CHEGANDO FUNDO NA EMOÇÃO


A Disney promete e cumpre: entrega ao público felicidade.


E quem não quer se sentir feliz?


A empresa consegue alcançar um território ainda pouco explorado: as emoções dos clientes.


E é aí que está a grande sacada.


Quando você fascina o cliente levando em consideração suas emoções, ele tende a ser fiel à sua marca e a seus produtos.


De uma forma ou outra, sempre existem oportunidades para aumentar a qualidade de cada negócio, por mais particularidades que ele tenha.


Grandes lições de um grande empreendedor!

Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

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