Mantendo os funcionários entusiastas
O alto entusiasmo no trabalho
geralmente significa disposição, para trabalhar afinco.
Então
você viu pessoas começarem novos trabalhos com muito entusiasmo, prontas para
começar a contribuir, mas depois observaram enquanto perdiam essa motivação
constantemente?
Infelizmente,
isso é comum. E isso pode levar a sérios
problemas para os gerentes, pois eles lutam para motivar membros da equipe frustrados, indiferentes, não cooperativos e
improdutivos. Supervisão rigorosa, discursos motivacionais,
programas de recompensa, disciplina progressiva e transferências de
departamento - tudo isso faz parte da caixa de ferramentas do gerente. No entanto, essas estratégias geralmente não são eficazes.
O
Dr. David Sirota, pesquisador e consultor organizacional, conduziu uma pesquisa
sobre formas de motivar funcionários. Seu trabalho foi baseado em pesquisas de mais de quatro milhões de
trabalhadores em todo o mundo - assim como grupos focais, entrevistas, estudos
de caso e observações informais. Mais proeminentemente exposto
em seu livro de 2005 denominado The Enthusiastic Employee, ele
concluiu que a maneira de entusiasmar os trabalhadores é dar a eles o que eles
querem.
A
Teoria dos Três Fatores de Sirota da Motivação Humana no Local de Trabalho
baseia-se em três princípios fundamentais:
- Os objetivos da organização não estão em conflito com os objetivos dos colaboradores.
- Os colaboradores têm necessidades básicas que as organizações devem tentar atender.
- O entusiasmo da equipe é uma fonte de vantagem competitiva.
Para
entender e apreciar a teoria de Sirota, é importante reconhecer o ponto de
partida: que a maioria das pessoas inicia um novo trabalho com altos níveis de
motivação e entusiasmo e que geralmente querem aproveitar o que fazem. Ele argumenta que esse estado
natural de motivação é então reduzido, ao longo do tempo, por más práticas e
más condições dentro da empresa.
Os
três fatores, que juntos constroem entusiasmo, são os seguintes:
- Equidade/Justiça - As pessoas querem ser tratadas de forma justa no trabalho.
- Realização - As pessoas querem fazer um trabalho importante e útil e serem reconhecidas por isso.
- Camaradagem - As pessoas querem ter bons relacionamentos com seus colegas de trabalho.
Vamos
analisar cada um destes fatores:
Fator Um: Equidade/Justiça
As pessoas são motivadas por um
tratamento justo e querem que sua empresa ofereça condições básicas que
respeitem suas necessidades fisiológicas, econômicas e psicológicas.
As pesquisas de Sirota incluíam
questões sobre condições físicas de trabalho, segurança no trabalho, a
quantidade de trabalho esperado, remuneração, comunicação, favoritismo e a
consistência das ações e comunicação da administração.
De acordo com Sirota, para garantir que sua organização demonstre
equidade, você precisa abordar todos os três elementos de justiça:
Segurança fisiológica
- Garantir a segurança física dos trabalhadores.
- Crie condições de trabalho seguras.
- Estabeleça expectativas que dêem à sua equipe um equilíbrio razoável entre trabalho e vida pessoal.
- Certifique-se de atender a todos os requisitos de segurança no local de trabalho.
- Fornecer treinamento de segurança regularmente.
Segurança Econômica
- Fornecer um nível razoável de segurança no trabalho.
- Considere todas as alternativas possíveis antes de demitir colaboradores.
- Peça demissões voluntárias quando uma dispensa for inevitável.
- Comunique-se aberta e honestamente sobre a demissão.
- Fornecer recolocação e apoio financeiro para os colaboradores que perderam seus empregos.
- Manter as necessidades de justiça dos colaboradores. que permanecem.
Fornecer compensação justa
- Pague salários competitivos e acompanhe a inflação.
- Inclua algum pagamento variável (bônus) por desempenho.
- Permitir que os colaboradores compartilhem o sucesso da empresa por meio da participação acionária ou de outros programas de participação nos lucros.
A
teoria de Sirota é forte em compensação. Ele não acredita (como alguns
fazem) que o dinheiro está abaixo na lista de fatores motivadores. Sua teoria diz que o pagamento
representa respeito e realização, não apenas a capacidade de comprar as
necessidades da vida.
Saúde psicológica
- Crie um ambiente de respeito.
- Trate todos os colaboradores. da mesma forma, independentemente de quanto poder eles têm.
- Use o poder de forma justa.
- Minimize as distinções de status no local de trabalho - por exemplo, evitando estacionamentos separados ou áreas de alimentação.
- Fornecer autonomia suficiente e apropriada e trabalho independente.
- Preste atenção ao que os colaboradores dizem, o que querem e precisam.
- Forneça feedback e reconhecimento positivos.
- Mostrar interesse nos colaboradores e insistir na cortesia comum.
Fator Dois: Realização
As pessoas querem ter orgulho
de seu trabalho e querem que suas conquistas sejam reconhecidas. Eles também querem se sentir
orgulhosos do que a organização como um todo alcança.
Sirota fez perguntas aos colaboradores sobre a quantidade e o tipo de feedback que receberam, sobre como o ambiente de trabalho era
participativo, se os recursos adequados eram fornecidos e como estavam
orgulhosos de sua empresa.
Para ajudar as pessoas a sentir
esse sentimento, uma organização precisa fazer quatro coisas:
1. Fornecer um ambiente de trabalho capacitador:
- Dê às pessoas o que elas precisam para fazer bem o trabalho.
- Use equipes de forma eficaz.
- Use liderança participativa prática.
- Torne a organização o mais plana possível - em outras palavras, elimine a burocracia e a hierarquia onde você puder.
- Delegar efetivamente, e evitar o microgerenciamento.
2. Fornecer um trabalho desafiador:
- Permitir que as pessoas façam um trabalho interessante e que use suas habilidades e competências.
- Contrate pessoas com base no ajuste.
- Trabalhos com possibilidade da criatividade para enriquecimento e satisfação.
- Comunique como cada trabalho contribui para a empresa como um todo.
- Fornecer treinamento e oportunidades para as pessoas aprenderem novas habilidades.
3. Use Feedback,
Reconhecimento e Recompensa:
- Deixe as pessoas saberem como estão se saindo.
- Comunique expectativas claras.
- Estabelecer e concordar com prioridades.
- Use recompensas tangíveis para reconhecer conquistas.
- Balanço de críticas com muitos elogios.
- Promover de dentro, sempre que possível.
- Leia mais sobre como dar feedback.
4. Seja uma Organização de Propósito e Princípios:
- As pessoas querem trabalhar para empresas confiáveis de que possam se orgulhar.
- Crie uma visão, isso pode deixar os colaboradores orgulhosos.
- Comunique os princípios da empresa.
- "Fale do seu negócio com paixão."
- Adote e aplique a liderança ética.
- Fornecer um produto ou serviço de qualidade e usar práticas de gerenciamento de qualidade.
Fator Três: Camaradagem
Quando as pessoas vão
trabalhar, elas querem se divertir. Isso faz com que as relações interpessoais sejam muito importantes. Uma cultura que apoia e
incentiva a cooperação, a comunicação, a amizade, a aceitação e o trabalho em
equipe é fundamental para manter o entusiasmo. Como tal, a parceria precisa
ser uma parte importante da cultura da empresa.
Cultura de Parceria
- Os colaboradores querem sentir um senso de comunidade e trabalho em equipe.
- Faça das "habilidades das pessoas" uma prioridade. Demonstre empatia, consideração e respeito - e espere o mesmo de todo colaborador.
- Incentive as interações e forneça oportunidades sociais.
- Recompense os comportamentos positivos da equipe.
- Incentivar a interação interfuncional e o trabalho em equipe.
- Revise os mandatos e práticas do departamento regularmente para garantir a consistência na abordagem e na mensagem.
- Use normas por consenso de equipe para desenvolver regras básicas.
- Use a resolução colaborativa de conflitos e negociação ganha-ganha técnicas para resolver diferenças.
Ao criar um ambiente que atenda
a todos os três fatores de entusiasmo, você pode garantir melhor a satisfação,
a motivação e a produtividade do colaborador. No entanto, esses fatores não
são independentes um do outro: você não pode ignorar as necessidades de
compensação e esperar compensá-lo com maior camaradagem.
Da mesma forma, você não pode permitir que um gerente trate
mal sua equipe, mesmo que você forneça elementos de alta realização.
Importante: Uma das descobertas de Sirota é que os elementos de equidade
são mais fundamentais, e você deve abordá-los antes de acrescentar outros
fatores de entusiasmo.
Pontos chave
O
entusiasmo, como uma medida da motivação e produtividade do trabalhador, é o
ponto central para a Teoria dos Três Fatores de Sirota.
Ao
invés de acreditar que você de alguma forma tem que motivar as pessoas a
fazerem o trabalho, essa teoria assume que todos começam motivados - mas então
outras coisas acontecem, ou não acontecem, que reduzem essa motivação natural.
Para
reconstruir o entusiasmo dos colaboradores, os líderes e gerentes devem criar
um ambiente e práticas de apoio que ofereçam altos níveis de equidade,
conquistas e camaradagem. Quando as pessoas são tratadas de forma justa, orgulham-se do
trabalho que fazem, e fazem isso com as pessoas de quem gostam, então o
entusiasmo aumenta - juntamente com o moral e a produtividade.
Bom
trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 02 de fevereiro de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/a-teoria-dos-tres-fatores-de-sirota
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