quinta-feira, 26 de março de 2020

12 novos conceitos no mundo dos negócios



As mudanças são vertiginosas no mundo dos negócios, e o empreendedor deve estar sempre atento e atualizar-se para que seu empreendimento prospere em conformidade com as novas demandas do cliente.


Dentro de inúmeros setores, podemos citar os bancos digitais como Neon, Inter e cartão Nubank, pois até mesmo o banco conservador Sofisa adaptou-se ao novo mercado lançando a plataforma de abertura de contas sem a presença  física do proponente a cliente, e isso tudo feito em questão de 10 a 15 minutos onde a pessoa torna-se correntista sem taxas de manutenções de contas e isenções em alguns serviços.

Os serviços de mensageria como WhatsApp quebraram barreiras e fazem parte da vida e cotidiano das pessoas e negócios, é um mundo sem fronteiras.

Cada vez mais os consumidores adaptam-se as conformidades do novo mercado e empreendedores buscam soluções, inovações e criam novos produtos e serviços, e para gerir o negócio de forma sustentável é necessário estar atento a alguns dos principais pontos como:

A disrupção digital


O efeito das tecnologias digitais sobre os modelos tradicionais de negócios, ou seja, a evolução tecnológica que rompe e supera as tecnologias existentes. A disrupção digital cria uma mudança completa na forma de fazer negócios convencionais e novos métodos.

Terceirizações de serviços


Terceirização ou Outsourcing ou externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação, pois devido a rapidez de fornecimento de produtos e serviços exige-se minimizar tempo e custos, e tem sido este método inteligente e necessário nos dias atuais onde cada um é bom no que faz e cada "macaco no seu galho".

Equipe de alta performance


É aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento.

Estrutura enxuta de custos


Tão importante quanto mapear a estrutura de custos, é manter tudo organizado. Evitar trabalhar com estoques elevados – isso consome recursos financeiros que poderiam ser utilizados em outras áreas da empresa; Combater o desperdício – procurando identificar onde os desperdícios ocorrem no processo produtivo de sua empresa e saná-los; Obter insights para melhoria no produto – conhecer bem o produto e questionar-se sobre como inová-lo; Escolher bons fornecedores – desenvolver fornecedores em diferentes lugares e jamais comprar uma matéria-prima por impulso; Manter em dia o planejamento tributário do negócio – analisar, antes do início do ano fiscal, se o regime tributário adotado está adequado. Isso pode gerar certas economias tributárias. Conhecer a estrutura de custos do seu negócio é essencial para garantir a prosperidade.

Vender paixão aos consumidores


Conhecer bem o cliente atendendo-o com excelência pessoal é o que ele quer! Nos dias atuais as pessoas gostam de serem surpreendidas e compreendidas, pois elas buscam experiências memoráveis, e aquele tempo da era industrial de apenas um produto bem embalado com uma imagem bem personalizada ficou para trás, e o cliente quer ser convencido e encantado.

Retornos rápidos de capital


O recente sucesso do capital de risco está trazendo uma concorrência maior de possibilidades financeiras, empresas de private equity e fundos mútuos, que estão buscando maneiras de lucrar com as mudanças tecnológicas em andamento no setor móvel, no de computação em nuvem e no de dispositivos conectados, comportamentos de equipe de alta performance no agora faz com que Facebook, Google, Amazon e outros modelem ao mercado mundial respostas rápidas criando a cultura de capital rápido e altamente lucrativo.

Alta marca com valor


Além da autoridade no mercado, contar com uma marca consolidada traz: ­ Melhor desempenho do produto nas vendas. Quando o consumidor já sabe que busca por uma marca específica, fica muito mais fácil driblar a concorrência. ­ Maior lucro: Consequência do melhor desempenho. ­ Fidelização dos clientes. Consolidar uma marca e fidelizar clientes é o objetivo de muitos gestores. Isso é feito muito mais facilmente se o marketing estiver sendo direcionado para o público certo. Uma marca forte também representa maiores chances de negócios feitos paralelamente pela empresa. Por exemplo, um jogador de futebol como Neymar, sim, o nome “Neymar”, já virou uma marca e por isso o jogador consegue associar esse nome a uma série de produtos licenciados que lhe trazem muito mais lucro do que apenas o esporte.

Ser autoridade no assunto


O conceito de autoridade é um "gatilho mental". No momento de uma escolha, com base nas opções distintas a noção de que uma delas é uma autoridade no assunto pesa e muito. Autoridade no assunto, no contexto dos negócios, tem o sentido de “alguém que sabe um pouco mais do que os demais naquele assunto”, para isso é necessário ter conteúdo, informação, comunicar-se com o cliente, investir em inovação e ser referência setorial.

Tendências de mudanças rápidas


A tendência é uma inclinação ou preferência por determinadas coisas ou a fazer determinadas coisas. Para Philip Kotler, "Tendência é uma direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade".

Canais de comunicação otimizados


Quando bem planejados, os canais de comunicação com o cliente se tornam grandes aliados na atração e na fidelização. A falta de um contato físico com o consumidor exige do e-commerce a criação de outros pontos de interação, por meio dos quais é possível contornar a falta de pessoalidade da relação. São alternativas que têm como objetivo proporcionar um atendimento de qualidade, ágil e eficaz. A seleção desses canais deve ser feita com base no perfil dos clientes e em suas preferências de contato (Telefone, WhatsApp, E-mail, Chat, SMS e Redes Sociais...).

Home office e mobile office


Um dos grandes benefícios da modernidade, é a ampliação das opções profissionais. Com a utilização da internet na maioria dos ambientes profissionais e lares, as oportunidades de trabalho de forma remota, ou seja, em casa, passou não só a ser possível, mas também muito mais benéfico pelo enxugamento de custos para as empresas e profissionais.

As mudanças de comportamentos e modernas formas para o empreendedor fazem com que possa eliminar custos, proximidades com os clientes, enxugamento de custos, o conhecimento na "palma da mão", fazem com que o empreendedor aproprie-se de métodos práticos para gerar padrões de qualidade e eficiência nos negócios.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/12-novos-conceitos-no-mundo-dos-negocios


Gosta do assunto? Confira também:

A importância da persistência no caminho do empreendedor



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário