Uma das preocupações da grande
maioria dos empreendedores é a questão da qualidade do negócio, pois sabem
muito bem da necessidade de aprimorar um melhor serviço ou produto, bem como os
processos internos da gestão de equipe e melhorias contínuas do empreendimento
a que servem.
Surge então uma espécie de síndrome
que afeta o empreendedor, é o desejo sobre o “que não tem”, é aquilo que falta,
uma mentalidade de escassez fazendo com que se esqueça de enxergar o negócio em
si.
Este empreendedor fica mais focado na escassez do
que na possível fartura, acha e pensa que tudo é muito pouco, existe um jargão
que diz: “pense grande”, mas o grande mal é que só fica nos pensamentos futuros
e deixa de observar o agora, por isso, é necessário um equilíbrio.
Existem aqueles que buscam
incessantemente o conhecimento, em detrimento de deixar de colocar em prática
gerando aprendizados, isto é contra progresso, buscar evoluir com mais
conhecimento sim, mas a prova é que legitimará a experiência trazendo melhores
resultados e preparando para novos tempos.
Numa analise mais positiva é o estereótipo
que todo empreendedor possui – a mente e comportamento de visionário, sempre
pensando a frente anos luz, com formulações de ótimas metas e bem fundamentado
no propósito do negócio.
Infelizmente para alguns essas
metas tornam-se um vicio em si mesmo, tornando-se o futurista da empresa a que
predica de forma mecanicista e deixando de fazer o que precisa ser feito no
cotidiano do empreendimento e eximindo-se de acompanhar mais a equipe e os
liderados no cotidiano.
Já dizia o pensador estoico
Marcus Aurélius (imperador em 161 d.c.):
“O
ser humano pensa em progredir, evoluir, conquistar e ganhar sempre mais.
Entretanto, não pensa no fundamental: manter o que já possui”.
Para elevar a padrões de
qualidade e excelência nos serviços ou produtos a serem entregues ou o cuidado
e manutenção dos bens tangíveis ou intangíveis é necessário um olhar para
dentro, são questões como:
-Podemos desfrutar o que já
existe e foi conquistado?
-É possível aprimorar o cenário
atual para aperfeiçoar mais os serviços?
-Usar as competências já
existentes gerará melhor produtividade?
-Como melhorar com o que possuo
para ter mais qualidade de vida?
As indagações são tantas e o
empreendedor pode valorizar mais seu próprio negócio encontrando respostas e
usando mecanismos, ferramentas, bens móveis ou imóveis, técnicas e fórmulas que
já os tem, pois se fizer um inventário do que já possui com certeza se deparará
com um mapa para o futuro menos atribulado e mais seguro, e como dizem os estoicos
“com menos sou mais e com mais sou menos”.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 16 de maio de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/existe-um-tesouro-qualitativo-dentro-de-cada-negócio
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 16 de maio de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/existe-um-tesouro-qualitativo-dentro-de-cada-negócio
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