Empreender tem mais chances de sucesso através das melhores práticas de Gestão, quer dizer, está além do gosto por assumir riscos calculados, é importante um comportamento de Empreendedor + Gestor, que é visionário, apaixonado por realizar, organiza, planeja e estuda profundamente o assunto, para ter uma atividade consistente com sucesso pleno.
O alto entusiasmo no trabalho
geralmente significa disposição, para trabalhar afinco.
Então
você viu pessoas começarem novos trabalhos com muito entusiasmo, prontas para
começar a contribuir, mas depois observaram enquanto perdiam essa motivação
constantemente?
Infelizmente,
isso é comum.E isso pode levar a sérios
problemas para os gerentes, pois eles lutam para motivarmembros da equipe frustrados, indiferentes, não cooperativos e
improdutivos.Supervisão rigorosa, discursos motivacionais,
programas de recompensa, disciplina progressiva e transferências de
departamento - tudo isso faz parte da caixa de ferramentas do gerente.No entanto, essas estratégias geralmente não são eficazes.
O
Dr. David Sirota, pesquisador e consultor organizacional, conduziu uma pesquisa
sobre formas de motivar funcionários.Seu trabalho foi baseado em pesquisas de mais de quatro milhões de
trabalhadores em todo o mundo - assim como grupos focais, entrevistas, estudos
de caso e observações informais.Mais proeminentemente exposto
em seu livro de 2005 denominado The Enthusiastic Employee, ele
concluiu que a maneira de entusiasmar os trabalhadores é dar a eles o que eles
querem.
A
Teoria dos Três Fatores de Sirota da Motivação Humana no Local de Trabalho
baseia-se em três princípios fundamentais:
Os objetivos da organização não estão
em conflito com os objetivos dos colaboradores.
Os colaboradores têm necessidades
básicas que as organizações devem tentar atender.
O entusiasmo da equipe é uma fonte de
vantagem competitiva.
Para
entender e apreciar a teoria de Sirota, é importante reconhecer o ponto de
partida: que a maioria das pessoas inicia um novo trabalho com altos níveis de
motivação e entusiasmo e que geralmente querem aproveitar o que fazem.Ele argumenta que esse estado
natural de motivação é então reduzido, ao longo do tempo, por más práticas e
más condições dentro da empresa.
Os
três fatores, que juntos constroem entusiasmo, são os seguintes:
Equidade/Justiça -
As pessoas querem ser tratadas de forma justa no trabalho.
Realização -
As pessoas querem fazer um trabalho importante e útil e serem reconhecidas por
isso.
Camaradagem -
As pessoas querem ter bons relacionamentos com seus colegas de trabalho.
Vamos
analisar cada um destes fatores:
Fator Um: Equidade/Justiça
As pessoas são motivadas por um
tratamento justo e querem que sua empresa ofereça condições básicas que
respeitem suas necessidades fisiológicas, econômicas e psicológicas.
As pesquisas de Sirota incluíam
questões sobre condições físicas de trabalho, segurança no trabalho, a
quantidade de trabalho esperado, remuneração, comunicação, favoritismo e a
consistência das ações e comunicação da administração.
De acordo com Sirota, para garantir que sua organização demonstre
equidade, você precisa abordar todos os três elementos de justiça:
Segurança fisiológica
Garantir
a segurança física dos trabalhadores.
Crie
condições de trabalho seguras.
Estabeleça
expectativas que dêem à sua equipe um equilíbrio razoável entre trabalho e vida
pessoal.
Certifique-se
de atender a todos os requisitos de segurança no local de trabalho.
Fornecer
treinamento de segurança regularmente.
Segurança Econômica
Fornecer
um nível razoável de segurança no trabalho.
Considere
todas as alternativas possíveis antes de demitir colaboradores.
Peça
demissões voluntárias quando uma dispensa for inevitável.
Comunique-se
aberta e honestamente sobre a demissão.
Fornecer
recolocação e apoio financeiro para os colaboradores que perderam seus empregos.
Manter
as necessidades de justiça dos colaboradores. que permanecem.
Fornecer compensação justa
Pague
salários competitivos e acompanhe a inflação.
Inclua
algum pagamento variável (bônus) por desempenho.
Permitir
que os colaboradores compartilhem o sucesso da
empresa por meio da participação acionária ou de outros programas de
participação nos lucros.
A
teoria de Sirota é forte em compensação.Ele não acredita (como alguns
fazem) que o dinheiro está abaixo na lista de fatores motivadores.Sua teoria diz que o pagamento
representa respeito e realização, não apenas a capacidade de comprar as
necessidades da vida.
Saúde psicológica
Crie
um ambiente de respeito.
Trate
todos os colaboradores. da mesma forma,
independentemente de quanto poder eles têm.
Use
o poder de forma justa.
Minimize
as distinções de status no local de trabalho - por exemplo, evitando
estacionamentos separados ou áreas de alimentação.
Fornecer
autonomia suficiente e apropriada e trabalho independente.
Preste
atenção ao que os colaboradores dizem, o que querem e precisam.
Forneça
feedback e reconhecimento positivos.
Mostrar
interesse nos colaboradores e insistir na cortesia comum.
Fator Dois: Realização
As pessoas querem ter orgulho
de seu trabalho e querem que suas conquistas sejam reconhecidas.Eles também querem se sentir
orgulhosos do que a organização como um todo alcança.
Sirota fez perguntas aos colaboradores sobre a quantidade e o tipo de feedback que receberam, sobre como o ambiente de trabalho era
participativo, se os recursos adequados eram fornecidos e como estavam
orgulhosos de sua empresa.
Para ajudar as pessoas a sentir
esse sentimento, uma organização precisa fazer quatro coisas:
1. Fornecer um ambiente de trabalho capacitador:
Dê
às pessoas o que elas precisam para fazer bem o trabalho.
Use
equipes de forma eficaz.
Use liderança participativaprática.
Torne
a organização o mais plana possível - em outras palavras, elimine a burocracia
e a hierarquia onde você puder.
Delegarefetivamente,
e evitar o microgerenciamento.
2. Fornecer um trabalho desafiador:
Permitir
que as pessoas façam um trabalho interessante e que use suas habilidades e competências.
Contrate
pessoas com base no ajuste.
Trabalhos
com possibilidade da criatividade para enriquecimentoe
satisfação.
Comunique
como cada trabalho contribui para a empresa como um todo.
Fornecer
treinamento e oportunidades para as pessoas aprenderem novas habilidades.
3. Use Feedback,
Reconhecimento e Recompensa:
Deixe
as pessoas saberem como estão se saindo.
Comunique
expectativas claras.
Estabelecer
e concordar com prioridades.
Use
recompensas tangíveis para reconhecer conquistas.
Balanço
de críticas com muitos elogios.
Promover
de dentro, sempre que possível.
Leia
mais sobre como dar feedback.
4. Seja uma Organização de Propósito e Princípios:
As
pessoas querem trabalhar para empresas confiáveis de
que possam se orgulhar.
Crie
uma visão,isso
pode deixar os colaboradores orgulhosos.
Comunique
os princípios da empresa.
"Fale
do seu negócio com paixão."
Adote
e aplique a liderança ética.
Fornecer
um produto ou serviço de qualidade e usar práticas de gerenciamento de
qualidade.
Fator Três: Camaradagem
Quando as pessoas vão
trabalhar, elas querem se divertir.Isso faz com que as relações interpessoais sejam muito importantes.Uma cultura que apoia e
incentiva a cooperação, a comunicação, a amizade, a aceitação e o trabalho em
equipe é fundamental para manter o entusiasmo.Como tal, a parceria precisa
ser uma parte importante da cultura da empresa.
Cultura de Parceria
Os
colaboradores querem sentir um senso de comunidade e trabalho em equipe.
Faça
das "habilidades das pessoas" uma prioridade.Demonstre empatia, consideração e respeito - e
espere o mesmo de todo colaborador.
Incentive
as interações e forneça oportunidades sociais.
Recompense
os comportamentos positivos da equipe.
Incentivar
a interação interfuncional e o trabalho em equipe.
Revise
os mandatos e práticas do departamento regularmente para garantir a
consistência na abordagem e na mensagem.
Use normas por consenso de equipepara
desenvolver regras básicas.
Use
a resolução colaborativa de conflitose negociação ganha-ganhatécnicas para resolver diferenças.
Ao criar um ambiente que atenda
a todos os três fatores de entusiasmo, você pode garantir melhor a satisfação,
a motivação e a produtividade do colaborador.No entanto, esses fatores não
são independentes um do outro: você não pode ignorar as necessidades de
compensação e esperar compensá-lo com maior camaradagem.
Da mesma forma, você não pode permitir que um gerente trate
mal sua equipe, mesmo que você forneça elementos de alta realização.
Importante: Uma das descobertas de Sirota é que os elementos de equidade
são mais fundamentais, e você deve abordá-los antes de acrescentar outros
fatores de entusiasmo.
Pontos chave
O
entusiasmo, como uma medida da motivação e produtividade do trabalhador, é o
ponto central para a Teoria dos Três Fatores de Sirota.
Ao
invés de acreditar que você de alguma forma tem que motivar as pessoas a
fazerem o trabalho, essa teoria assume que todos começam motivados - mas então
outras coisas acontecem, ou não acontecem, que reduzem essa motivação natural.
Para
reconstruir o entusiasmo dos colaboradores, os líderes e gerentes devem criar
um ambiente e práticas de apoio que ofereçam altos níveis de equidade,
conquistas e camaradagem.Quando as pessoas são tratadas de forma justa, orgulham-se do
trabalho que fazem, e fazem isso com as pessoas de quem gostam, então o
entusiasmo aumenta - juntamente com o moral e a produtividade.
Bom
trabalho e grande abraço.
Autor: Adm.
Rafael José Pôncio Publicado em: 02 de fevereiro de 2019 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/a-teoria-dos-tres-fatores-de-sirota
As mudanças são vertiginosas no mundo dos negócios, e o empreendedor deve
estar sempre atento e atualizar-se para que seu empreendimento prospere em conformidade com as novas demandas do cliente.
Dentro de inúmeros setores, podemos citar
os bancos digitais como Neon, Inter e cartão Nubank, pois até mesmo o
banco conservador Sofisa adaptou-se ao novo mercado lançando a
plataforma de abertura de contas sem a presença física do proponente a
cliente, e isso tudo feito em questão de 10 a 15 minutos onde a pessoa
torna-se correntista sem taxas de manutenções de contas e isenções em
alguns serviços.
Os serviços de mensageria como WhatsApp
quebraram barreiras e fazem parte da vida e cotidiano das pessoas e
negócios, é um mundo sem fronteiras.
Cada vez mais os consumidores adaptam-se
as conformidades do novo mercado e empreendedores buscam soluções,
inovações e criam novos produtos e serviços, e para gerir o negócio de
forma sustentável é necessário estar atento a alguns dos principais
pontos como:
A disrupção digital
O efeito das tecnologias digitais sobre
os modelos tradicionais de negócios, ou seja, a evolução tecnológica que
rompe e supera as tecnologias existentes. A disrupção digital cria uma
mudança completa na forma de fazer negócios convencionais e novos
métodos.
Terceirizações de serviços
Terceirização ou Outsourcing ou
externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma
empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior
disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a
estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e
desburocratizando a administração. Em alguns contextos distingue-se
terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos
estão intimamente ligados à subcontratação, pois devido a rapidez de
fornecimento de produtos e serviços exige-se minimizar tempo e custos, e
tem sido este método inteligente e necessário nos dias atuais onde cada
um é bom no que faz e cada "macaco no seu galho".
Equipe de alta performance
É aquela que demonstra elevada
competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente
alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento.
Estrutura enxuta de custos
Tão importante quanto mapear a estrutura
de custos, é manter tudo organizado. Evitar trabalhar com estoques
elevados – isso consome recursos financeiros que poderiam ser utilizados
em outras áreas da empresa; Combater o desperdício – procurando
identificar onde os desperdícios ocorrem no processo produtivo de sua
empresa e saná-los; Obter insights para melhoria no produto – conhecer
bem o produto e questionar-se sobre como inová-lo; Escolher bons
fornecedores – desenvolver fornecedores em diferentes lugares e jamais
comprar uma matéria-prima por impulso; Manter em dia o planejamento
tributário do negócio – analisar, antes do início do ano fiscal, se o
regime tributário adotado está adequado. Isso pode gerar certas
economias tributárias. Conhecer a estrutura de custos do seu negócio é
essencial para garantir a prosperidade.
Vender paixão aos consumidores
Conhecer bem o cliente atendendo-o com
excelência pessoal é o que ele quer! Nos dias atuais as pessoas gostam
de serem surpreendidas e compreendidas, pois elas buscam experiências
memoráveis, e aquele tempo da era industrial de apenas um produto bem
embalado com uma imagem bem personalizada ficou para trás, e o cliente
quer ser convencido e encantado.
Retornos rápidos de capital
O recente sucesso do capital de risco está trazendo uma concorrência maior de possibilidades financeiras, empresas de private equity
e fundos mútuos, que estão buscando maneiras de lucrar com as mudanças
tecnológicas em andamento no setor móvel, no de computação em nuvem e no
de dispositivos conectados, comportamentos de equipe de alta
performance no agora faz com que Facebook, Google, Amazon e outros
modelem ao mercado mundial respostas rápidas criando a cultura de
capital rápido e altamente lucrativo.
Alta marca com valor
Além da autoridade no mercado, contar com
uma marca consolidada traz: Melhor desempenho do produto nas vendas.
Quando o consumidor já sabe que busca por uma marca específica, fica
muito mais fácil driblar a concorrência. Maior lucro: Consequência do
melhor desempenho. Fidelização dos clientes. Consolidar uma marca e
fidelizar clientes é o objetivo de muitos gestores. Isso é feito muito
mais facilmente se o marketing estiver sendo direcionado para o público
certo. Uma marca forte também representa maiores chances de negócios
feitos paralelamente pela empresa. Por exemplo, um jogador de futebol
como Neymar, sim, o nome “Neymar”, já virou uma marca e por isso o
jogador consegue associar esse nome a uma série de produtos licenciados
que lhe trazem muito mais lucro do que apenas o esporte.
Ser autoridade no assunto
O conceito de autoridade é um "gatilho
mental". No momento de uma escolha, com base nas opções distintas a
noção de que uma delas é uma autoridade no assunto pesa e muito.
Autoridade no assunto, no contexto dos negócios, tem o sentido de
“alguém que sabe um pouco mais do que os demais naquele assunto”, para
isso é necessário ter conteúdo, informação, comunicar-se com o cliente,
investir em inovação e ser referência setorial.
Tendências de mudanças rápidas
A tendência é uma inclinação ou
preferência por determinadas coisas ou a fazer determinadas coisas. Para
Philip Kotler, "Tendência é uma direção ou sequência de eventos que
ocorre em algum momento e promete durabilidade".
Canais de comunicação otimizados
Quando bem planejados, os canais de
comunicação com o cliente se tornam grandes aliados na atração e na
fidelização. A falta de um contato físico com o consumidor exige do
e-commerce a criação de outros pontos de interação, por meio dos quais é
possível contornar a falta de pessoalidade da relação. São alternativas
que têm como objetivo proporcionar um atendimento de qualidade, ágil e
eficaz. A seleção desses canais deve ser feita com base no perfil dos
clientes e em suas preferências de contato (Telefone, WhatsApp, E-mail,
Chat, SMS e Redes Sociais...).
Home office e mobile office
Um dos grandes benefícios da modernidade,
é a ampliação das opções profissionais. Com a utilização da internet na
maioria dos ambientes profissionais e lares, as oportunidades de
trabalho de forma remota, ou seja, em casa, passou não só a ser
possível, mas também muito mais benéfico pelo enxugamento de custos para
as empresas e profissionais.
As mudanças de comportamentos e modernas
formas para o empreendedor fazem com que possa eliminar custos,
proximidades com os clientes, enxugamento de custos, o conhecimento na
"palma da mão", fazem com que o empreendedor aproprie-se de métodos
práticos para gerar padrões de qualidade e eficiência nos negócios.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 17 de abril de 2019 Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/12-novos-conceitos-no-mundo-dos-negocios
Uma das preocupações da grande
maioria dos empreendedores é a questão da qualidade do negócio, pois sabem
muito bem da necessidade de aprimorar um melhor serviço ou produto, bem como os
processos internos da gestão de equipe e melhorias contínuas do empreendimento
a que servem.
Surge então uma espécie de síndrome
que afeta o empreendedor, é o desejo sobre o “que não tem”, é aquilo que falta,
uma mentalidade de escassez fazendo com que se esqueça de enxergar o negócio em
si.
Este empreendedor fica mais focado na escassez do
que na possível fartura, acha e pensa que tudo é muito pouco, existe um jargão
que diz: “pense grande”, mas o grande mal é que só fica nos pensamentos futuros
e deixa de observar o agora, por isso, é necessário um equilíbrio.
Existem aqueles que buscam
incessantemente o conhecimento, em detrimento de deixar de colocar em prática
gerando aprendizados, isto é contra progresso, buscar evoluir com mais
conhecimento sim, mas a prova é que legitimará a experiência trazendo melhores
resultados e preparando para novos tempos.
Numa analise mais positiva é o estereótipo
que todo empreendedor possui – a mente e comportamento de visionário, sempre
pensando a frente anos luz, com formulações de ótimas metas e bem fundamentado
no propósito do negócio.
Infelizmente para alguns essas
metas tornam-se um vicio em si mesmo, tornando-se o futurista da empresa a que
predica de forma mecanicista e deixando de fazer o que precisa ser feito no
cotidiano do empreendimento e eximindo-se de acompanhar mais a equipe e os
liderados no cotidiano.
Já dizia o pensador estoico
Marcus Aurélius (imperador em 161 d.c.):
“O
ser humano pensa em progredir, evoluir, conquistar e ganhar sempre mais.
Entretanto, não pensa no fundamental: manter o que já possui”.
Para elevar a padrões de
qualidade e excelência nos serviços ou produtos a serem entregues ou o cuidado
e manutenção dos bens tangíveis ou intangíveis é necessário um olhar para
dentro, são questões como:
-Podemos desfrutar o que já
existe e foi conquistado?
-É possível aprimorar o cenário
atual para aperfeiçoar mais os serviços?
-Dá para aproveitar o que já
temos em ampliar organicamente o negócio com menores esforços e diminuindo os
custos?
-Usar as competências já
existentes gerará melhor produtividade?
-Como melhorar com o que possuo
para ter mais qualidade de vida?
As indagações são tantas e o
empreendedor pode valorizar mais seu próprio negócio encontrando respostas e
usando mecanismos, ferramentas, bens móveis ou imóveis, técnicas e fórmulas que
já os tem, pois se fizer um inventário do que já possui com certeza se deparará
com um mapa para o futuro menos atribulado e mais seguro, e como dizem os estoicos
“com menos sou mais e com mais sou menos”.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 16 de maio de 2019 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/existe-um-tesouro-qualitativo-dentro-de-cada-negócio
Empreender é mais difícil do que parece. Nem sempre as coisas vão sair conforme planejamos e isso pode ser desmotivador num primeiro momento.
Quando começamos um empreendimento, os obstáculos no caminho podem nos fazer pensar em desistir. O medo das quedas e do fracasso muitas vezes nos paralisa, não é mesmo?
Mas se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa cultivar uma característica essencial: a persistência.
Quando entendemos a importância de sermos persistentes, mesmo diante das pedras no caminho, descobrimos que podemos transformar os obstáculos em aprendizado.
Neste artigo, explicarei porque a persistência é uma característica essencial para todo empreendedor que quer ter êxito no seu negócio.
Então, leia o texto até o final e, se preciso, deixe um comentário para que eu possa esclarecer possíveis dúvidas.
O que é persistência e como essa característica pode ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso
Uma pessoa persistente é aquela que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.
Ou seja, você precisa encarar os obstáculos e fracassos no seu empreendimento como uma fonte de aprendizado.
É como aquele velho ditado popular “Pedra mole em água dura tanto bate até que fura”, e isto funciona para tudo, principalmente no mundo dos negócios.
Entretanto, não confunda persistência com insistência! Na insistência repetimos as mesmas ações, enquanto na persistência enxergamos o erro, nos adaptamos e mudamos a estratégia.