segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você se torna competitivo quando é especialista no que faz, e isso o diferencia da concorrência

Seja um empreendedor especialista e destaque-se da concorrência

Empreendedor: especialista ou generalista?


Essa é uma pergunta muito comum quando pensamos em começar um novo empreendimento.


Muitas vezes, seja por falta de confiança, ou medo de não ter público consumidor o suficiente, as pessoas começam seus empreendimentos fazendo de tudo um pouco dentro da sua área de atuação.


Entretanto, a não ser que você seja uma loja gigante de departamento com milhares de itens à disposição, provavelmente você será só mais um num oceano de negócios.


Por isso, se você quer aumentar a sua competitividade e gerar mais valor para o seu cliente final, é preciso ser um empreendedor especialista. 


Acompanhe esse artigo e descubra porque você deve começar a se especializar agora!


O que é um empreendedor especialista  


Sabe aquela empresa que “vende de tudo”? 


Pois é, o empreendedor especialista está bem longe disso.


Ele é aquele que tem um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio, seja produto ou serviço.


E o que é nicho de mercado?


É uma segmentação muito específica de mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo com demandas específicas dentro de uma área pouco explorada.


Por exemplo, no começo do seu planejamento de negócios você definiu que a área de atuação da sua empresa seria moda e o segmento de moda feminina, mas essa é uma área de atuação bastante grande, certo?


Então, você pode (e deve) especificar ainda mais escolhendo o nicho mais direcionado e específico.


Digamos que você identificou que dentro desse mercado há uma procura grande por roupas íntimas.


E, dentro desse segmento, há um crescimento expressivo de pessoas em busca de roupas íntimas plus size e que estão com dificuldade de encontrar esse produto no mercado.


Aí está uma oportunidade de nicho de mercado! Atender pessoas com dores específicas que não estão sendo resolvidas por nenhuma empresa.


Um exemplo de uma empresa que identificou um ótimo nicho de mercado é a Airbnb. A empresa revolucionou a forma que viajamos oferecendo aluguel de quartos e casas mais baratos que em hotéis tradicionais.


Entretanto, você não precisa criar um negócio super inovador como o Airbnb para ter sucesso no seu negócio. O segredo para que você consiga escolher o nicho ideal para o seu empreendimento é ter um conhecimento profundo do mercado que você quer atuar.


Existem várias maneiras de você escolher o seu nicho de mercado e ser um empreendedor especializado.


O primeiro passo é descobrir em qual área você quer atuar. É importante escolhermos aquela que tenha conhecimento, afinidade e habilidade, pois assim você, com certeza, se destaca da concorrência. 


Depois de definir a área de atuação, é hora de identificar o problema que a sua empresa vai resolver para seus futuros clientes. Se você já tem certo conhecimento da área, provavelmente você já tem essa resposta. 


Caso não tenha, faça uma pesquisa nas redes sociais e fóruns. Essas plataformas podem ser uma boa fonte para encontrar o seu nicho.


Você deve fazer uma pesquisa de mercado com os potenciais consumidores antes de investir no seu negócio para verificar se existe demanda para a sua ideia.


Além disso, analise a concorrência. O ideal é não ter concorrência nenhuma, mas, como isso é um cenário praticamente impossível, observe se já não tem gente demais oferecendo a solução que você pretende ofertar .


Assim que encontrar o seu nicho de mercado, mãos à obra!


Porém, tenha em mente que ser reconhecido como uma autoridade na sua área de atuação é um processo que leva tempo.


Por isso, não desanime e confie que com um trabalho bem feito esse reconhecimento acontece!


Eu não vou perder clientes fazendo isso?


Esse é um receio muito comum no começo de um negócio. 


A falta de confiança e o medo de não ter público suficiente faz com que o empreendedor no início do seu negócio queira atender o maior número de consumidores possíveis.


Mas será que faz sentido?


Suponha que você está fazendo a reforma da sua casa e precisa de um serviço de pintura externa. 


Nas suas buscas pelo melhor serviço, encontra uma empresa que faz de tudo: pintura, elétrica, hidráulica, telhado.


Encontra também uma empresa que é especializada em pintura externa, isso mesmo, é "externa", não se trata de pintura de chão de fábrica epóxi, pintura em abc geral. 

      

Você daria preferência para a empresa que faz de tudo um pouco, ou para aquela que é especialista no assunto?


Certamente, a maioria de nós prefere contratar um serviço especializado. 


Então, porque na hora de empreender queremos ser generalistas? Não faz sentido, concorda?


Se você optar por entrar no mercado como uma empresa generalista, terá que investir grandes esforços para atingir um número muito maior de pessoas e que nem sempre é o seu público consumidor.


Ou seja, você vai investir muito mais recursos para divulgar sua marca do que se fosse um negócio especializado.


Se você ainda pensa em ser um empreendedor generalista, está perdendo o ouro no mundo dos negócios que é a especialização, e ter um negócio de foco, ser expert com soluções para um público muito específico, e saiba que este tipo de negócio a lucratividade é maior por se tratar de empresa única.


Vender-se como uma empresa expertise é divulgar o seu negócio para um público menor, porém, essa comunicação atingirá quem realmente tem potencial para consumir o seu produto ou serviço.


Além disso, ter um nicho específico diminui a concorrência. Um público específico geralmente é pouco explorado e muitas vezes insatisfeito com as ofertas existentes no mercado.


Ainda mais, trabalhando com um público pouco explorado, você pode oferecer produtos ou serviços de alto valor, o que pode aumentar a sua margem de lucro.


É muito mais vantajoso ser um empreendedor especializado, não acha?


Ter um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio possibilita que você tenha uma empresa lucrativa e com autoridade.


Se você ainda não tem uma especialidade, que tal começar agora?


Mesmo se você ainda não é um empreendedor especialista, não se preocupe, você pode começar agora a definir o seu nicho e, aos poucos, transformar o seu negócio em um empreendimento especializado.


O trabalho constante e a persistência irão transformá-lo em um especialista na área que escolher.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

A importância de repensar o negócio — saiba o momento e de que forma recalcular a rota


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Shark Tank: Negociando com Tubarões, chega ao Brasil


Antes de falar sobre o Shark Tank, precisamos entender que em empreendedorismo a figura do empreendedor é a palavra que damos para uma pessoa que deseja começar seu negócio do zero ou já em andamento. Essa ideia pode ser implementada em qualquer mercado para quem deseja e o faz de maneira espontânea. 


É um termo muito usado no âmbito dos negócios, organizações e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.


Uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor precisa saber que não é uma tarefa tão simples, pois, exige tempo, dedicação, inovação, disciplina, criatividade e estratégia para atingir o público-alvo.


É muito importante antes de tudo conhecer a necessidade das pessoas, para isso a pessoa que irá empreender pode fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e as demandas para o público de acordo com o produto ou serviço idealizado.


Caso já tenha concorrentes, ela deverá procurar estudar a estratégia usada pela concorrência de mercado, e deve ter criatividade para fazer algo diferente - para aquele público, algo que chame atenção e faça com que ela se volte para o negócio proposto.


Se o empreendedor encontrar uma necessidade em um público menor em que a demanda é alta e não possui concorrente, então deverá ficar feliz, pois acaba de encontrar um nicho de mercado, e a probabilidade do negócio alavancar é alta!


Mas o que seria nicho de mercado?


Nicho de mercado no empreendedorismo é quando alguém encontra uma demanda alta para um grupo menor de pessoas, e no programa Shark Tank Brasil, os empreendedores que encontraram nichos, levarão a ideia ao ar a fim de transformarem cada negócio num case.


Shark Tank Brasil, especificamente é um programa da TLC (televisão por assinatura pertencente a Discovery Inc.), será uma série de game show igual ao modelo norte americano que fez e continua fazendo muito sucesso por lá, no qual o intuito do proponente a empreender é receber propostas de investidores (empreendedores experientes), pois potencialmente identificaram uma necessidade no mercado e criaram um produto ou serviço para supri-la.


O programa possuirá a participação de vários empreendedores renomados (investidores) que julgam à apresentação de cada plano de negócio e avaliam a proposta para se tornarem investidores ou não.


Essa avaliação é pautada na necessidade e demanda do mercado, o custo beneficio a curto, médio e longo prazo, e o retorno que eles terão se optarem por investir na ideia do empreendedor.


No programa é possível entender como os empreendedores se posicionam perante um investidor (empreendedor experiente), aprendem qual é a melhor maneira de se fazer e o que apresentar. Muitos por irem despreparados ou não saber ao certo o investimento que desejam, não são escolhidos, assim é no programa na TV dos EUA e inclusive transmitido em Portugal.

Para você ter uma ideia e para te inspirar também, segue aqui alguns segmentos do momento em que você poderia fazer como empreendedor:

  • Criar cursos online: você poderia criar um curso online de algo que você tem familiaridade ou habilidade para fazer, como: curso de maquiagem, Yoga, penteados, idiomas, etc;

  • Marketing de afiliados: houve um aumento de 95% na procura por cursos online neste ano de 2014. Caso você não queira gravar um curso, você poderá vender através do Marketing de afiliados;

  • Delivery: se você possui uma empresa de restaurante ou pretende, essa é uma ótima oportunidade para apostar na entrega em delivery, devido a comodidade e conveniência que gera bem estar ao cliente final;

  • "Disrupção" digital por meio de aplicativos, é o que está em voga no momento, pois são negócios com potencial de crescimento das receitas de forma exponencial.

Após encontrar seu nicho de mercado é importante apresentar algo que tenha relevância para o público-alvo e qualidade, não é porque se trata de um público menor com alta demanda que poderá entregar qualquer produto/serviço para eles.


Por esse motivo também é importante que faça uma pesquisa minuciosa de materiais com qualidade, fornecedores que tenham como objetivo a sustentabilidade, pois os consumidores começaram a procurar mais empresas que veem isso como prioridade.


Dessa forma, o nome do seu novo negócio e você serão reconhecidos como sinônimo de  empreendedorismo e potencial sucesso no mercado.


Assista este programa que esta sendo preparado aqui no Brasil, entenda o processo e parta para a ação! Entrará no canal da TLC em janeiro de 2015.


Sabemos que não é fácil decidir ser um empreendedor hoje em dia, mas saiba que existem muitas pessoas que talvez precisem do seu produto ou serviço, pois o nicho também pode ser um serviço, não necessariamente um produto.


Aposte em você, na sua criatividade e caso não tenha, você pode ler livros que falam sobre pessoas empreendedoras que conseguiram alcançar o sucesso, palestras do TEDx Talks, vídeos no YouTube com dicas e pesquisa na internet. Tenho certeza que você consegue!



Gostou do conteúdo? Nosso próximo tema será mais interessante ainda: “Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam”.


Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sair da zona de conforto e calcular os riscos

No empreendedorismo, uma forma de garantir que você não vai sair do lugar, é não se arriscar.


Quando falo em se arriscar para conseguir algo, estou falando em sair da nossa zona de conforto e muitas vezes isso é difícil, mas é o fator que calcula aquele que terá sucesso em seu empreendimento e o que não terá.


Não que seja errado estar dentro da sua zona de conforto, pois você cria uma margem de segurança, mas quando não se corre um risco se quer em seu negócio, é preocupante e um alerta para você.


É possível ter garantias palpáveis correndo riscos?


A resposta é não! Risco é basicamente a possibilidade de algo ruim acontecer, por isso algumas pessoas não correm riscos, mas também não saem do lugar, claro que isso não é uma regra, mas a probabilidade é grande!


Quando observamos, os grandes empreendedores foram os que correram os maiores riscos, porque se concentraram nos resultados e não nos obstáculos que teriam que enfrentar.


Caminhar pelo desconhecido é assustador, mas é a única maneira de alcançar o resultado que você ainda não alcançou.


Para alcançar o resultado que você nunca teve, é claro que deve fazer algo que nunca fez antes.


Razão x Emoção


É claro que quando digo em correr riscos, não estou incentivando colocar a sua empresa na linha do trem.


Existem dois tipos de riscos: o emocional e o racional. É necessário saber diferenciar esses riscos para não colocar o seu negócio em perigo, pois os riscos devem ser sempre bem calculados, isso é diferente de ser afoito.


Se usarmos a emoção para decidir sem mensurar e planejar os riscos que poderemos ter lá na frente, é provável que vamos potencialmente arruinar os negócios.


Agora se usarmos a razão mensurando e planejando na hora de tomar uma decisão de risco, é provável que teremos sucesso na execução.


Posso dizer que para você ser um empreendedor de sucesso, é necessário correr riscos de forma racional e focar nos resultados e não nos obstáculos que irá enfrentar no meio do caminho.


Pense que enfrentamos diariamente vários tipos de obstáculos e mesmo assim estamos aqui de pé. 


Então, porque não usarmos essa estratégia em nossa empresa para alcançar o que sonhamos?


Pense e mensure os possíveis riscos que você irá encontrar no meio do caminho e planeje estratégias para cada um que encontrar e se por ventura você se deparar com uma surpresa no meio do caminho, não tenha medo, apenas enfrente.


Sua mente tem uma capacidade incrível para resolver esses tipos de obstáculos.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Teoria dos dois fatores de Herzberg


HERZBERG, fundamenta sua teoria da motivação no ambiente externo e no trabalho e defende que a motivação depende de dois fatores: higiênicos e motivacionais, vejamos:

☆ Fatores Higiênicos: São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.

O termo higiene reporta a um caráter preventivo para evitar fontes de insatisfação do meio ambiente. Quando esses fatores higiênicos são ótimos, evitam a insatisfação, mas não garantem a elevação da satisfação; porém, quando são precários, provocam a insatisfação das pessoas, por isso são chamados "Fatores Insatisfacientes".

☆ Fatores Motivacionais: São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional.

Quando os fatores motivacionais são ótimos, aumentam a satisfação do indivíduo pelo trabalho, mas, quando são precários, evitam a satisfação, sendo denominados de "Fatores Satisfacientes".

Com o intuito de proporcionar uma contínua motivação no trabalho, o indivíduo deve ocupar uma posição que lhe ofereça desafios profissionais, liberdade para decidir, ascensão na carreira, reconhecimento e realização profissional, etc.

O segredo para garantir a motivação dos trabalhadores caracteriza-se pelo enriquecimento das tarefas, ampliando-se as responsabilidades, as metas e os desafios profissionais; sem negligenciar fatores como estabilidade, segurança, benefícios, ferramentas de trabalho, ganhos adequados, bem como proporcionando certo status e reconhecimento profissional.

Vejam o quadro abaixo, que resume bem o que vimos acima:

Fatores que levam à insatisfação
Fatores que levam à satisfação
Política da Empresa
Crescimento
Condições do ambiente de Trabalho
Desenvolvimento
Relacionamento com outros funcionários
Responsabilidade
Segurança
Reconhecimento
Salário
Realização

Frederick Herzberg Irving (18 de abril de 1923 - 19 de janeiro de 2000) foi um americano psicólogo que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão de negócios.

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

Matriz GUT: uma estratégia para tomar decisões


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Responsabilidade pessoal: como a autorresponsabilidade pode ser um diferencial nos negócios

Quando você pensa aonde quer chegar, que fatores considera estarem o impedindo de atingir os seus objetivos? A sua realização profissional depende de muitas variáveis externas e de ações dos outros? O quão preso você está do famoso “se”? Ou seja, daquela ideia hipotética de que se algo fosse diferente, as coisas definitivamente estariam dando certo?

A questão é que as chances dos sonhos e aspirações se concretizarem só são reais quando nos damos conta do nosso papel como agentes de mudanças e como responsáveis pelo que somos e pelo que acontece em nossas vidas. Assumir a nossa responsabilidade pessoal pelas nossas escolhas e pelo controle da nossa trajetória, principalmente no âmbito do trabalho, é fundamental se desejamos ter o protagonismo em nossa jornada.


Se você quer saber como traçar o seu próprio caminho nos negócios, mudando a mentalidade passiva e vitimista e passando a ter uma postura de autorresponsabilidade, acredito que este artigo pode ajudá-lo. Nas próximas linhas, pretendo detalhar o conceito de responsabilidade pessoal e expor ações que o ajudarão a se responsabilizar e assumir o papel de protagonista na sua vida como pessoa de negócios.

O ponto de virada — aceitando sua responsabilidade pessoal

Primeiramente, entenda o que significa ter responsabilidade pessoal, ou assumir uma postura de autorresponsabilidade perante a vida. Consiste na capacidade de atribuir para si a responsabilidade em relação aos seus atos e às suas escolhas, sejam elas positivas ou negativas. É ter uma consciência de que você não é vítima das circunstâncias e tem condições de traçar o caminho que deseja seguir.


Se você não se enxerga nesse papel ou atitude, saiba que essa é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida. Parar de transferir responsabilidades e culpas só irá fortalecê-lo e trará benefícios para a sua vida. Então, para haver mudanças é necessário fazer algo diferente. Arregaçar as mangas, aceitar a responsabilidade pessoal e partir para a ação, em vez de esperar que as coisas caiam do céu. 

Autorresponsabilidade como diferencial na gestão

Profissionalmente, a autorresponsabilidade pode ser aplicada em diferentes aspectos e pode ser vista como uma competência importante. Vou dar alguns exemplos. Diante de um problema ou obstáculo, o gestor que prioriza a responsabilidade pessoal é aquele que geralmente assume a situação para si e se responsabiliza pela resolução do problema. Quantas vezes, como clientes, já passamos por situações em que problemas eram empurrados de um departamento para outro e ninguém se dispunha a resolver? Frustrante, não é mesmo?


Em outra perspectiva, podemos destacar que empreendedores com autorresponsabilidade não hesitam em assumir seus erros com honestidade e não ficam buscando culpados ou algo para ser “bode expiatório”. Além disso, entendem os erros como uma oportunidade de aprendizagem.


Já em uma visão mais ampla, a autorresponsabilidade pode ser um diferencial para essas pessoas na medida em que elas se enxergam como protagonistas de suas vidas, não criam desculpas ou culpam acontecimentos externos pelas coisas que não se realizam em suas trajetórias profissionais. Entendem que obstáculos fazem parte do caminho, mas são resilientes e responsáveis por traçar os passos e metas que os levarão aos seus objetivos. 

As vantagens de assumir a responsabilidade pessoal no âmbito da gestão

  • Aumento da confiança junto a equipe;

  • Redução de custos e otimização de tempo;

  • Aumento das chances conquistas sólidas de objetivos;

  • Maior retenção de resultados financeiros e o bom nome perante os stakeholders.

Passos para ter autorresponsabilidade 

Agora que você já entende o que significa ter responsabilidade pessoal, mas ainda não sabe como iniciar o processo de assumir a autorresponsabilidade pela sua vida como um todo - para ter congruência deve ser na vida pessoal e no trabalho, sugiro, a seguir, algumas atitudes que certamente contribuirão para a sua evolução. Confira!

Faça uma reflexão e um exercício de autoconhecimento

Primeiro, compreenda como é essa questão da autorresponsabilidade para você. Você se sente responsável pelas suas ações, realizações e pelo que acontece na sua vida? Ou tem uma visão mais pessimista e a tendência de se condicionar às circunstâncias? O que você poderia fazer diferente para atingir seus objetivos profissionais? Nesse sentido, entenda seu papel e pratique o autoconhecimento, identificando seus pontos fracos e fortes e possíveis oportunidades de desenvolvimento. 

Identifique o que o impede de alcançar seus objetivos

Muitas vezes, temos uma série de crenças que nos limitam e nos impedem de mudar. Apesar de não podermos controlar várias coisas — situações, pessoas, cenários, eventos — podemos controlar nossas ações, pensamentos e a forma como agimos diante delas a partir da identificação dessas crenças limitantes. Isso nos ajuda a aceitar a nossa responsabilidade pessoal. 

Assuma seus erros

Esse é um passo muito importante para quem quer assumir uma postura de autorresponsabilidade. Admitir um erro, pedir desculpas e se responsabilizar pela sua correção e solução, em vez de empurrar a culpa, transmite honestidade, dignidade e inspira confiança, qualidades ímpares em qualquer gestor. 

Peça feedbacks

Uma maneira de tomar a dianteira da sua gestão é buscar oportunidades de aprendizado. E uma forma eficiente de se desenvolver é por meio de feedbacks de pessoas em quem você confia e que podem fornecer diferentes percepções de suas ações e comportamentos. Por isso, peça feedbacks e faça uma autoanálise regularmente a partir dessas conversas. 

Trabalhe o seu desenvolvimento

Quem tem responsabilidade pessoal e assume o protagonismo empreendedorial trabalha o seu desenvolvimento com autonomia, não fica esperando que alguém invista ou tome uma atitude nesse aspecto. A busca por conhecimento e aprendizado contínuo é muito importante para qualquer empreendedor que deseja fazer a diferença e deslanchar seu negócio, uma vez que as mudanças no mercado estão ocorrendo com muita rapidez e é fundamental estar preparado e se adaptar. 

Planeje e entre em ação

As coisas dificilmente se concretizam se ficarem somente em um plano abstrato, no campo das ideias. Portanto, entenda onde quer chegar, trace uma estratégia e parta para a ação. Defina metas específicas e visualize o caminho até os seus objetivos. Como já mencionei, não adianta ficar esperando algo acontecer do nada e depois reclamar que tudo é muito difícil, que nada dá certo na sua vida. É preciso empenho e movimento.



Por fim, o que fica de lição de tudo o que foi apontado aqui é que não tem segredo. A responsabilidade pessoal é o único caminho para se ter efetivamente o controle da direção da sua vida, principalmente no âmbito da gestão de negócios. Se você quer ter escolhas, mude de atitude e assuma a autorresponsabilidade agora mesmo.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.