quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Responsabilidade pessoal: como a autorresponsabilidade pode ser um diferencial nos negócios

Quando você pensa aonde quer chegar, que fatores considera estarem o impedindo de atingir os seus objetivos? A sua realização profissional depende de muitas variáveis externas e de ações dos outros? O quão preso você está do famoso “se”? Ou seja, daquela ideia hipotética de que se algo fosse diferente, as coisas definitivamente estariam dando certo?

A questão é que as chances dos sonhos e aspirações se concretizarem só são reais quando nos damos conta do nosso papel como agentes de mudanças e como responsáveis pelo que somos e pelo que acontece em nossas vidas. Assumir a nossa responsabilidade pessoal pelas nossas escolhas e pelo controle da nossa trajetória, principalmente no âmbito do trabalho, é fundamental se desejamos ter o protagonismo em nossa jornada.


Se você quer saber como traçar o seu próprio caminho nos negócios, mudando a mentalidade passiva e vitimista e passando a ter uma postura de autorresponsabilidade, acredito que este artigo pode ajudá-lo. Nas próximas linhas, pretendo detalhar o conceito de responsabilidade pessoal e expor ações que o ajudarão a se responsabilizar e assumir o papel de protagonista na sua vida como pessoa de negócios.

O ponto de virada — aceitando sua responsabilidade pessoal

Primeiramente, entenda o que significa ter responsabilidade pessoal, ou assumir uma postura de autorresponsabilidade perante a vida. Consiste na capacidade de atribuir para si a responsabilidade em relação aos seus atos e às suas escolhas, sejam elas positivas ou negativas. É ter uma consciência de que você não é vítima das circunstâncias e tem condições de traçar o caminho que deseja seguir.


Se você não se enxerga nesse papel ou atitude, saiba que essa é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida. Parar de transferir responsabilidades e culpas só irá fortalecê-lo e trará benefícios para a sua vida. Então, para haver mudanças é necessário fazer algo diferente. Arregaçar as mangas, aceitar a responsabilidade pessoal e partir para a ação, em vez de esperar que as coisas caiam do céu. 

Autorresponsabilidade como diferencial na gestão

Profissionalmente, a autorresponsabilidade pode ser aplicada em diferentes aspectos e pode ser vista como uma competência importante. Vou dar alguns exemplos. Diante de um problema ou obstáculo, o gestor que prioriza a responsabilidade pessoal é aquele que geralmente assume a situação para si e se responsabiliza pela resolução do problema. Quantas vezes, como clientes, já passamos por situações em que problemas eram empurrados de um departamento para outro e ninguém se dispunha a resolver? Frustrante, não é mesmo?


Em outra perspectiva, podemos destacar que empreendedores com autorresponsabilidade não hesitam em assumir seus erros com honestidade e não ficam buscando culpados ou algo para ser “bode expiatório”. Além disso, entendem os erros como uma oportunidade de aprendizagem.


Já em uma visão mais ampla, a autorresponsabilidade pode ser um diferencial para essas pessoas na medida em que elas se enxergam como protagonistas de suas vidas, não criam desculpas ou culpam acontecimentos externos pelas coisas que não se realizam em suas trajetórias profissionais. Entendem que obstáculos fazem parte do caminho, mas são resilientes e responsáveis por traçar os passos e metas que os levarão aos seus objetivos. 

As vantagens de assumir a responsabilidade pessoal no âmbito da gestão

  • Aumento da confiança junto a equipe;

  • Redução de custos e otimização de tempo;

  • Aumento das chances conquistas sólidas de objetivos;

  • Maior retenção de resultados financeiros e o bom nome perante os stakeholders.

Passos para ter autorresponsabilidade 

Agora que você já entende o que significa ter responsabilidade pessoal, mas ainda não sabe como iniciar o processo de assumir a autorresponsabilidade pela sua vida como um todo - para ter congruência deve ser na vida pessoal e no trabalho, sugiro, a seguir, algumas atitudes que certamente contribuirão para a sua evolução. Confira!

Faça uma reflexão e um exercício de autoconhecimento

Primeiro, compreenda como é essa questão da autorresponsabilidade para você. Você se sente responsável pelas suas ações, realizações e pelo que acontece na sua vida? Ou tem uma visão mais pessimista e a tendência de se condicionar às circunstâncias? O que você poderia fazer diferente para atingir seus objetivos profissionais? Nesse sentido, entenda seu papel e pratique o autoconhecimento, identificando seus pontos fracos e fortes e possíveis oportunidades de desenvolvimento. 

Identifique o que o impede de alcançar seus objetivos

Muitas vezes, temos uma série de crenças que nos limitam e nos impedem de mudar. Apesar de não podermos controlar várias coisas — situações, pessoas, cenários, eventos — podemos controlar nossas ações, pensamentos e a forma como agimos diante delas a partir da identificação dessas crenças limitantes. Isso nos ajuda a aceitar a nossa responsabilidade pessoal. 

Assuma seus erros

Esse é um passo muito importante para quem quer assumir uma postura de autorresponsabilidade. Admitir um erro, pedir desculpas e se responsabilizar pela sua correção e solução, em vez de empurrar a culpa, transmite honestidade, dignidade e inspira confiança, qualidades ímpares em qualquer gestor. 

Peça feedbacks

Uma maneira de tomar a dianteira da sua gestão é buscar oportunidades de aprendizado. E uma forma eficiente de se desenvolver é por meio de feedbacks de pessoas em quem você confia e que podem fornecer diferentes percepções de suas ações e comportamentos. Por isso, peça feedbacks e faça uma autoanálise regularmente a partir dessas conversas. 

Trabalhe o seu desenvolvimento

Quem tem responsabilidade pessoal e assume o protagonismo empreendedorial trabalha o seu desenvolvimento com autonomia, não fica esperando que alguém invista ou tome uma atitude nesse aspecto. A busca por conhecimento e aprendizado contínuo é muito importante para qualquer empreendedor que deseja fazer a diferença e deslanchar seu negócio, uma vez que as mudanças no mercado estão ocorrendo com muita rapidez e é fundamental estar preparado e se adaptar. 

Planeje e entre em ação

As coisas dificilmente se concretizam se ficarem somente em um plano abstrato, no campo das ideias. Portanto, entenda onde quer chegar, trace uma estratégia e parta para a ação. Defina metas específicas e visualize o caminho até os seus objetivos. Como já mencionei, não adianta ficar esperando algo acontecer do nada e depois reclamar que tudo é muito difícil, que nada dá certo na sua vida. É preciso empenho e movimento.



Por fim, o que fica de lição de tudo o que foi apontado aqui é que não tem segredo. A responsabilidade pessoal é o único caminho para se ter efetivamente o controle da direção da sua vida, principalmente no âmbito da gestão de negócios. Se você quer ter escolhas, mude de atitude e assuma a autorresponsabilidade agora mesmo.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário