quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Ser uma empresa altamente competitiva e inovadora são as principais razões para investir no empreendedorismo corporativo



Sabe por que o empreendedorismo corporativo pode ajudar sua empresa a crescer e se tornar mais competitiva no mercado?


Porque  organizações com forte orientação empreendedora alcançam níveis mais altos de produtividade, inovação, crescimento e retorno financeiro.


Além disso, implementar a mentalidade empreendedora na cultura da empresa, gera vantagens como a retenção de talentos e aumento da colaboração e envolvimento dos colaboradores.


Mas o que está por trás desse conceito e o que você precisa saber sobre ele? 


Neste artigo você vai saber o que é o empreendedorismo corporativo e dicas de como aplicá-lo na sua empresa. 


O que é empreendedorismo corporativo?


Empreendedorismo corporativo é o conceito de apoiar os funcionários a pensar e se comportar como empreendedores dentro dos limites de uma estrutura organizacional existente, também é conhecido pelo nome de intraempreendedorismo. 


Os funcionários com visão e habilidades certas são incentivados a identificar oportunidades e desenvolver ideias que levem a novos produtos, serviços inovadores ou até mesmo novas linhas de negócios.


Embora não seja um conceito novo, o empreendedorismo corporativo está ganhando impulso e sendo amplamente reconhecido como a resposta para esses problemas organizacionais.


Um exemplo de sucesso de uma organização com cultura empreendedora corporativa é a 3M, reconhecida mundialmente por ser uma empresa inovadora.


Já na década de 1910, William L. McKnight, vice-presidente da empresa na época,  apostava no empreendedorismo corporativo.


Ele incentivava a autonomia dos funcionários e era tolerante com os erros.


"A partir do momento que uma empresa cresce, aumenta a necessidade de delegar responsabilidades e encorajar homens e mulheres a tomar iniciativas. Isso requer uma certa tolerância, pois estas pessoas farão o trabalho da sua própria maneira", regra básica de gestão para McKnight.


E com essa mentalidade, a empresa criou a lei dos 15%, permitindo que os funcionários dediquem 15% do seu tempo de trabalho para desenvolver projetos próprios.


A regra beneficiou o cientista e ex-funcionário da 3M, Art Fry, a criar o famoso Post-it®.


Hoje em dia, muitas empresas empregam a lei dos 15% em suas empresas, como, por exemplo, o Google e o Facebook.


Sabe o botão de “curtir” do Facebook?


Pois é, foi criado num programa interno de ideias. 

Como implantar o empreendedorismo corporativo na empresa?

Embora o crescimento dos negócios seja o objetivo geral, implantar o empreendedorismo corporativo nem sempre é uma tarefa fácil.

Ele desafia as práticas organizacionais tradicionais.


No livro “Empreendedorismo”, escrito por Robert D. Hisrich, ele apresenta algumas dicas essenciais para implementar a cultura empreendedora numa empresa. 

Mudança de cultura a partir da alta administração 

Segundo Hisrich, estabelecer o empreendedorismo corporativo dentro de uma organização existente requer o comprometimento da administração, principalmente da alta administração. 

 

A organização deve escolher cuidadosamente os líderes, desenvolver diretrizes gerais para os empreendimentos e delinear as expectativas antes de iniciar o programa.

A alta administração deve estar comprometida em preparar a liderança para deixar os gestores mais seguros.

Capacitação Profissional

O treinamento dos colaboradores é uma parte importante do processo. 

A equipe deve receber capacitação e a empresa deve investir constantemente em treinamento para manter a equipe sempre atualizada.

Além disso, quando os modelos de conduta e os negócios empreendedores são apresentados, a organização deve criar um sistema de apoio organizacional forte, aliado a um sistema de incentivos e recompensas para estimular os integrantes das equipes.

Implantar o empreendedorismo corporativo  está permitindo que as empresas aumentem suas capacidades de inovação e competitividade. 

Neste artigo, você conheceu o que é o empreendedorismo corporativo e dicas de como começar a implementá-lo na sua empresa.

Além de se tornar uma empresa inovadora e mais competitiva no mercado, terá colaboradores comprometidos que serão o maior ativo da sua organização. 

O mundo está mudando muito rápido, e, se você não tiver uma postura inovadora, vai acabar ficando pra trás. 

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo corporativo, aproveite as dicas de como implementar a cultura empreendedora, e comece a ser uma empresa moderna e alinhada com as tendências atuais!

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 29 de junho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/ser-uma-empresa-altamente-competitiva-e-inovadora-são-as-principais-razões-para-investir-no-empreendedorismo-corporativo


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sábado, 28 de agosto de 2021

Plano de ação: porque é fundamental ter um



Uma ideia é só uma ideia se você não souber como colocá-la em prática.

Todo empreendedor precisa ter em mente que o planejamento é peça primordial na abertura de um negócio.

O plano de ação é mais que uma lista do que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.

Ele é fundamental para ter uma visão do todo, de cada passo a ser trilhado e dos desafios que precisarão ser superados para chegar lá.

Mas, o que deve ter em um plano de ação eficaz?

Fique por aqui que você logo vai descobrir.

Clareza


Antes mesmo de começar a traçar o plano de ação, é necessário ter clareza.

É importante definir exatamente onde quer chegar para depois estipular cada etapa a ser percorrida.

Conhecer o mercado


Outro ponto a ser destacado para um bom plano de ação é o estudo de mercado.

Os aventureiros não permanecem por muito tempo na ativa, seja qual for o ramo.

É obrigatório saber exatamente quem são seus concorrentes, o que eles proporcionam para o público e o que estão fazendo de certo e de errado.

Além disso, saiba o que o seu futuro cliente espera do serviço ou produto que pretende oferecer.

Estabelecer metas


Separe um tempo para definir suas metas.

Tenha uma meta macro, correspondente ao seu grande objetivo.

Depois, quebre esta meta máxima em metas médias, realizáveis a médio prazo.

Por fim, divida estas metas médias em metas (objetivos) de curto prazo, aquilo que definirá cada passo necessário para chegar na abertura de seu negócio.

Na hora da execução, comece pelas metas de ação, suba para as médias até chegar no grande meta.

É a condução perfeita.


Cronograma


Tão importante quanto saber o que fazer para realizar seu sonho, é colocar um prazo para a execução de cada uma das etapas.

E também definir a sequência em que as fases serão cumpridas.

Gestor de cada etapa


A chance de os prazos pactuados no planejamento das ações serem cumpridos é muito maior quando é estabelecido quem fará o quê.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode deixar o campo aberto para quebras no planejamento.

E ainda que você seja um empreendedor solo, sempre há a possibilidade de contar com alguém experiente em algum assunto, para gerar a força com informações de acordo com o seu negócio.

Dinheiro


Gerir do jeito certo e este é sempre necessário.

Quando falamos em abrir um negócio, por menor que seja o investimento necessário, sempre teremos que levar em conta quanto dinheiro será preciso empregar.

E é nesta etapa que muitos se perdem.

O capital de giro, por exemplo, é primordial para manter viva a empresa.

Nesta fase também será tomada uma decisão de quais recursos serão necessários e de onde eles virão.

Monitoramento


Quando seu plano de ação estiver pronto e rodando, o passo seguinte será começar o monitoramento da execução dos processos.

Essa observação deve ser constante, até que o projeto seja encerrado.

Ela trará a você a confiança de que está no caminho certo ou deixará claro que ajustes têm que ser feitos.

Conclusão

O plano de ação é um norteador das fases necessárias para se chegar ao destino desejado.

Quanto mais rico e detalhado ele for, maiores serão as chances de se cercar de todo cuidado necessário para evitar surpresas.

Mas, ainda assim, elas podem aparecer.

E muita calma nessa hora.

Uma mudança no percurso pode ser inevitável, mas também benéfica.

Provavelmente, o plano de ação irá te ajudar a chegar a esta conclusão o mais breve possível.

E, tenha sempre em mente que uma visão do todo possibilitará o plano de ação!

Pois bem, é hora de aproveitar esse privilégio para tomar boas decisões.

Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 16 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/plano-de-ação-porque-é-fundamental-ter-um



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Empreendedor frugal: as vantagens de ter um comportamento prudente e uma postura simples diante do sucesso de um negócio



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domingo, 22 de agosto de 2021

Como conseguir comprometimento profissional?


Comprometimento profissional é um dos fundamentos para o sucesso de um empreendedor, afinal ele é o que o estimula a não desistir quando acontece algo ruim. Quer saber como ter um nível alto de comprometimento? Leia este artigo.

Criar um negócio até parece fácil, na teoria. O dia-a-dia de um empreendedor é árduo, por isso, sem o comprometimento profissional é bem difícil que a empresa prospere.

Para te ajudar a encontrar a sua motivação e assim atingir o sucesso nos seus empreendimentos, segue um texto comentando o valor do comprometimento profissional e dicas para se manter focado no negócio.

A importância do comprometimento profissional

Levantar diariamente para trabalhar, sem ter a obrigação de “bater ponto” exige muita força de vontade, principalmente no começo onde há muito esforço e pouco retorno. Então, o comprometimento profissional não pode faltar.

O comprometimento é a chave para ter sucesso em qualquer área da vida. Afinal quem nunca começou a praticar algum tipo de esporte e desistiu? Fez anos de um curso de línguas, mas nunca alcançou a fluência?

Estes são só exemplos de atividades que iniciamos por interesse ou curiosidade, mas sem um propósito maior, o resultado é que dificilmente alcançamos as metas que tínhamos ou desistimos com frequência.

O que não acontece diferente no mundo dos negócios, pois sem um objetivo comovente que estimule o empreendedor a tendência é que ele não continue o empreendimento.

Porém, ao contrário de uma frustração pessoal que pode no máximo te deixar chateado por pagar um curso de francês e no final não lembrar nem como são os números. Em um negócio não é só você que sairá prejudicado.

Então, antes de iniciar um empreendimento confirme se você tem o nível de comprometimento necessário para não desistir diante da primeira dificuldade.

Dicas para ter um alto comprometimento profissional

Seguem 3 dicas para manter um comprometimento profissional elevado.

1.   Tenha um propósito inabalável

Como já disse, a base para o comprometimento é propósito, a falta dele é um dos motivos que começamos algo e não concluímos.

"Todo empreendedor de sucesso tem um propósito, uma causa em servir pessoas."

O propósito é o que vai fazer você persistir nos dias difíceis. Portanto, pense no que te motivou a começar um negócio, pode ser trabalhar com o que ama, dar uma melhor condição de vida para a sua família, escolher as pessoas com quem trabalha... 

O mais importante é que esse objetivo seja claro e encontre-se na essência do seu negócio.

2.   Jamais se atrase

Ser pontual nos negócios é um sinônimo de comprometimento profissional. Por isso, evite ao máximo atrasos em uma reunião ou na entrega do produto.

"Só o fato de você ser um gestor pontual, já deixa uma boa parte de brasileiros para trás."

Não cumprir os acordos além de causar prejuízos, pois é bem provável que você perca o cliente, passa uma má impressão para o restante do mercado, danificando a imagem da empresa.

Sei que acidentes acontecem, mas eles não podem ser frequentes, por isso sempre avise antes para o cliente que não vai poder entregar o produto naquela hora e se possível ofereça uma compensação pelo infortúnio. Além de tudo, ser pontual lhe dá uma autoridade que possuí valor!

3.   Tenha ao seu lado pessoas comprometidas

Mesmo uma pessoa que tem um negócio solitário, como um Chaveiro, por exemplo, indireta ou diretamente, vai ter contato com outras pessoas como clientes, fornecedores e colegas de profissão.

Neste caso é fundamental escolher bem os indivíduos com que você se relaciona. Afinal é muito difícil se manter comprometido profissionalmente quando as pessoas ao seu redor não são.

Por exemplo: se o cliente não paga no dia combinado ou você tem ao seu lado um colega de profissão que só reclama que o mercado está ruim, pode abalar o seu comprometimento.

Também se você tem um funcionário ou sócio que não acredita no sucesso do negócio as chances de prosperar diminuem consideravelmente.


Espero que estas dicas te ajudem a ter mais comprometimento profissional e assim atingir o sucesso desejado.

Porém, é importante dosar o nível de entrega para que o excesso de trabalho e esforço não acabe prejudicando a sua saúde e vida pessoal. 

Dito isso, bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 06 de agosto de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-conseguir-comprometimento-profissional



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Como ter mais eficiência? Saiba como entregar melhores resultados no trabalho



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sábado, 14 de agosto de 2021

Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam

 


A maioria dos empreendedores tem um grande potencial em seu negócio, porém se você observar o porquê muitos não conseguem alcançar o seu objetivo, mesmo tendo todas as estratégias em mãos E sabendo das melhores práticas, percebe-se um hábito muito comum entre elas, a reclamação.

Esse hábito vem da sensação que você tem de estar fazendo algo a respeito da situação, porém, é muito mais fácil reclamar do que pensar e agir para mudar de uma situação incômoda.

Se você, como empreendedor levar esse hábito para sua vida, provavelmente muitas pessoas e futuros clientes vão se afastar de você, é uma ordem natural e consequencial.

Sabemos o quanto é chata uma pessoa que se depara com um obstáculo no trabalho e ao invés de reverter a situação, começa a problematizar. Esse tipo de comportamento além de não resolver o  problema, não leva a lugar nenhum.

Você pode observar muitas pessoas dizendo: “Não tive sucesso na vida porque não estudei em uma das melhores escolas da minha cidade”, “Fulano mesmo com uma deficiência e sem recursos só se deu bem na vida por conta do fator sorte”, “Meu negócio não prospera porque ninguém me dá uma oportunidade, as pessoas hoje em dia são muito ruins”, entre outros.

Isso nos faz lembrar de uma frase muito importante do escritor Paulo Coelho: “As pessoas reclamam muito, mas se acovardam na hora de tomar providências. Querem que tudo mude, mas elas mesmas se recusam a mudar.”

Mas, como assim mudar? É possível uma pessoa criar o hábito oposto de reclamar?

Claro que sim! Quando você deixa de reclamar e se concentra no que pode fazer para resolver o problema, você começa a criar um padrão de sucesso que vai transformar a sua vida, é uma questão de mindset.

A escritora Maya Angelou disse, certa vez: “Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame”.

Portanto, é uma questão de atitude em agir!

Quando você perceber o velho hábito de reclamar voltando em sua mente, basta pensar no que você pode fazer para mudar essa situação. Quando nos concentramos apenas em encontrar a solução para um problema, muitas ideias vão surgir.

O poder que a nossa mente tem em encontrar respostas para aquilo que estamos buscando, é incrível.
Entenda que assim como você aprendeu a reclamar, você pode “configurar” o seu cérebro para desaprender.

Se você está acostumado a reclamar, comece a se monitorar e trocar a palavra reclamação por ação.

E quando o convívio são com pessoas que não param de reclamar?

Também temos esse dilema, é muito difícil lidar com pessoas que reclamam o tempo todo, se você já se deparou com alguém assim, faça esse exercício quando pensar em reclamar.

Se a pessoa que reclama for um amigo, grupo de amigos ou familiares, mude de assunto, mostre outra alternativa para aquele problema, tenha empatia para que a pessoa entenda seu ponto de vista quanto a reclamação.

Dessa forma você também vai estar educando essa pessoa a não reclamar mais, pois ela vai perceber o quanto é desgastante emocionalmente e até fisicamente em alguns casos.

Conclusão

Conforme vimos, sucesso e reclamação não combinam, além de trazer estresse e impedir a sua visão para empreender, pode também afastar pessoas e até causar doenças físicas e emocionais conforme algumas pesquisas feitas.

Então vale apena mudar nosso hábito para ter sucesso e também “contaminar” as pessoas ao nosso redor com positividade, é o que falta muitas vezes. Faça esse teste e você verá uma mudança incrível no seu negócio.

Gostou do artigo? Então veja também sobre “Conversar com os filhos sobre prioridades”.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 21 de junho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-sucesso-e-reclamação-não-combinam


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segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Como participar do empreendedorismo criativo?


O empreendedorismo criativo são negócios que surgem da vontade dos empreendedores de inovar e beneficiar a sociedade. Se gostou dessa ideia não perca essa oportunidade de conhecer outra maneira de criar negócios. Como participar do empreendedorismo criativo?

O empreendedorismo criativo são negócios que buscam inovar para trazer mais valor para seus clientes e assim obter resultados.

Ele começa a partir de um desejo do empreendedor em suprir uma nova necessidade da sociedade ou alcançar o seu propósito de vida através do trabalho.

Se identificou com esses pensamentos? Então continue a leitura e aprenda mais sobre o empreendedorismo criativo.

Empreendedorismo criativo x Empreendedorismo tradicional

Para entender melhor o empreendedorismo criativo primeiro saiba a diferença do tradicional.

O empreendedorismo tradicional tem como objetivo principal o lucro, já no empreendedorismo criativo a realização pessoal do empreendedor é o mais importante.

Os maiores exemplos de empreendimentos criativos são: a Disney, a Apple e a Ford, negócios revolucionários que só existem por conta da paixão pessoal dos seus idealizadores.

Origens do empreendedorismo criativo

Este conceito surgiu com a economia criativa cujo marco foi a livro The Creative Economy do especialista em criatividade Jhon Howkins, publicado em 2001.

Neste livro o autor aponta que na economia criativa os empreendedores exercitam sua imaginação e exploram seu valor econômico.

Por isso, o empreendedorismo criativo é muito associado a profissionais que tem a criatividade como base do seu negócio como decoradores; artesãos, atores e músicos...

No entanto, basta ter uma ideia “fora da caixa” para ser um empreendedor criativo.

Mas como ser um empreendedor criativo?

Segue um passo a passo para entrar no universo do empreendedorismo criativo.

1.   Tem perfil de empreendedor?

Antes de criar um negócio é fundamental pensar se “leva jeito pra coisa”. Então primeiro responda as seguintes perguntas:

  • Gosta de estudar e aprender?

  • Não tem medo de colocar a mão na massa?

  • É proativo?

  • Sabe dialogar?

  • Consegue trabalhar em equipe?

  • Aceita críticas construtivas?

  • Gosta de desafios?

  • Não desiste fácil?      

  • Tem espirito de liderança?

Se as respostas forem sim. Parabéns, já está no caminho certo. Mas se algumas respostas não foram positivas não significa que não pode ser um empreendedor, apenas terá que desenvolver estas habilidades.

2.   Descubra qual é o negócio dos seus sonhos

Com o que gostaria de trabalhar? O que te motiva?

Fazer esta análise pessoal é fundamental para descobrir em qual área do empreendedorismo criativo encaixa e como será o seu negócio.

3.   Conhecer o seu mercado de atuação

Qualquer negócio precisa de clientes, portanto, após imaginar como será a sua empresa, o terceiro passo é examinar o mercado e reconhecer as oportunidades.

Afinal, de nada adianta criar um produto maravilhoso, mas que as pessoas não têm interesse em comprar.

4.   Qual é a sua grande ideia?

Um empreendimento criativo. Precisa de criatividade.

Então é a hora de fazer a cabeça trabalhar e desenvolver a sua grande ideia. Ela deve chamar a atenção do seu público e do mercado.

Seguem dicas para construir esta ideia:

Procure algo inusitado – veja referências de outros países ou empresas para se inspirar.

Encontre um diferencial – por que o seu produto é melhor que dos concorrentes?

Crie uma identificação com os clientes – para que um empreendimento criativo funcione é importante o público acreditar e compartilhar dos mesmos sentimentos que o empreendedor.

Defina a promessa – qual solução a empresa trará para a vida dos clientes?

5.   Construa um plano de negócios

Essa costuma ser a parte mais difícil para os empreendedores criativos. Mas é para que uma empresa consiga bons resultados, ter objetivos e metas claras é fundamental.

Outro desafio do empreendedorismo criativo é definir o preço do seu trabalho. Afinal produtos como um jarro feito a mão tem um valor sentimental intangível, a exemplo.

Para facilitar a precificação dos produtos e serviços fazer um estudo profundo do mercado e dos concorrentes, alinhado com os custos mensais é fundamental.

Se interessou pelo empreendedorismo criativo? Conte nos comentários!

Bom trabalho e grande abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 01 de agosto de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-participar-do-empreendedorismo-criativo



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.