domingo, 22 de agosto de 2021

Como conseguir comprometimento profissional?


Comprometimento profissional é um dos fundamentos para o sucesso de um empreendedor, afinal ele é o que o estimula a não desistir quando acontece algo ruim. Quer saber como ter um nível alto de comprometimento? Leia este artigo.

Criar um negócio até parece fácil, na teoria. O dia-a-dia de um empreendedor é árduo, por isso, sem o comprometimento profissional é bem difícil que a empresa prospere.

Para te ajudar a encontrar a sua motivação e assim atingir o sucesso nos seus empreendimentos, segue um texto comentando o valor do comprometimento profissional e dicas para se manter focado no negócio.

A importância do comprometimento profissional

Levantar diariamente para trabalhar, sem ter a obrigação de “bater ponto” exige muita força de vontade, principalmente no começo onde há muito esforço e pouco retorno. Então, o comprometimento profissional não pode faltar.

O comprometimento é a chave para ter sucesso em qualquer área da vida. Afinal quem nunca começou a praticar algum tipo de esporte e desistiu? Fez anos de um curso de línguas, mas nunca alcançou a fluência?

Estes são só exemplos de atividades que iniciamos por interesse ou curiosidade, mas sem um propósito maior, o resultado é que dificilmente alcançamos as metas que tínhamos ou desistimos com frequência.

O que não acontece diferente no mundo dos negócios, pois sem um objetivo comovente que estimule o empreendedor a tendência é que ele não continue o empreendimento.

Porém, ao contrário de uma frustração pessoal que pode no máximo te deixar chateado por pagar um curso de francês e no final não lembrar nem como são os números. Em um negócio não é só você que sairá prejudicado.

Então, antes de iniciar um empreendimento confirme se você tem o nível de comprometimento necessário para não desistir diante da primeira dificuldade.

Dicas para ter um alto comprometimento profissional

Seguem 3 dicas para manter um comprometimento profissional elevado.

1.   Tenha um propósito inabalável

Como já disse, a base para o comprometimento é propósito, a falta dele é um dos motivos que começamos algo e não concluímos.

"Todo empreendedor de sucesso tem um propósito, uma causa em servir pessoas."

O propósito é o que vai fazer você persistir nos dias difíceis. Portanto, pense no que te motivou a começar um negócio, pode ser trabalhar com o que ama, dar uma melhor condição de vida para a sua família, escolher as pessoas com quem trabalha... 

O mais importante é que esse objetivo seja claro e encontre-se na essência do seu negócio.

2.   Jamais se atrase

Ser pontual nos negócios é um sinônimo de comprometimento profissional. Por isso, evite ao máximo atrasos em uma reunião ou na entrega do produto.

"Só o fato de você ser um gestor pontual, já deixa uma boa parte de brasileiros para trás."

Não cumprir os acordos além de causar prejuízos, pois é bem provável que você perca o cliente, passa uma má impressão para o restante do mercado, danificando a imagem da empresa.

Sei que acidentes acontecem, mas eles não podem ser frequentes, por isso sempre avise antes para o cliente que não vai poder entregar o produto naquela hora e se possível ofereça uma compensação pelo infortúnio. Além de tudo, ser pontual lhe dá uma autoridade que possuí valor!

3.   Tenha ao seu lado pessoas comprometidas

Mesmo uma pessoa que tem um negócio solitário, como um Chaveiro, por exemplo, indireta ou diretamente, vai ter contato com outras pessoas como clientes, fornecedores e colegas de profissão.

Neste caso é fundamental escolher bem os indivíduos com que você se relaciona. Afinal é muito difícil se manter comprometido profissionalmente quando as pessoas ao seu redor não são.

Por exemplo: se o cliente não paga no dia combinado ou você tem ao seu lado um colega de profissão que só reclama que o mercado está ruim, pode abalar o seu comprometimento.

Também se você tem um funcionário ou sócio que não acredita no sucesso do negócio as chances de prosperar diminuem consideravelmente.


Espero que estas dicas te ajudem a ter mais comprometimento profissional e assim atingir o sucesso desejado.

Porém, é importante dosar o nível de entrega para que o excesso de trabalho e esforço não acabe prejudicando a sua saúde e vida pessoal. 

Dito isso, bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 06 de agosto de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-conseguir-comprometimento-profissional



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Como ter mais eficiência? Saiba como entregar melhores resultados no trabalho



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sábado, 14 de agosto de 2021

Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam

 


A maioria dos empreendedores tem um grande potencial em seu negócio, porém se você observar o porquê muitos não conseguem alcançar o seu objetivo, mesmo tendo todas as estratégias em mãos E sabendo das melhores práticas, percebe-se um hábito muito comum entre elas, a reclamação.

Esse hábito vem da sensação que você tem de estar fazendo algo a respeito da situação, porém, é muito mais fácil reclamar do que pensar e agir para mudar de uma situação incômoda.

Se você, como empreendedor levar esse hábito para sua vida, provavelmente muitas pessoas e futuros clientes vão se afastar de você, é uma ordem natural e consequencial.

Sabemos o quanto é chata uma pessoa que se depara com um obstáculo no trabalho e ao invés de reverter a situação, começa a problematizar. Esse tipo de comportamento além de não resolver o  problema, não leva a lugar nenhum.

Você pode observar muitas pessoas dizendo: “Não tive sucesso na vida porque não estudei em uma das melhores escolas da minha cidade”, “Fulano mesmo com uma deficiência e sem recursos só se deu bem na vida por conta do fator sorte”, “Meu negócio não prospera porque ninguém me dá uma oportunidade, as pessoas hoje em dia são muito ruins”, entre outros.

Isso nos faz lembrar de uma frase muito importante do escritor Paulo Coelho: “As pessoas reclamam muito, mas se acovardam na hora de tomar providências. Querem que tudo mude, mas elas mesmas se recusam a mudar.”

Mas, como assim mudar? É possível uma pessoa criar o hábito oposto de reclamar?

Claro que sim! Quando você deixa de reclamar e se concentra no que pode fazer para resolver o problema, você começa a criar um padrão de sucesso que vai transformar a sua vida, é uma questão de mindset.

A escritora Maya Angelou disse, certa vez: “Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame”.

Portanto, é uma questão de atitude em agir!

Quando você perceber o velho hábito de reclamar voltando em sua mente, basta pensar no que você pode fazer para mudar essa situação. Quando nos concentramos apenas em encontrar a solução para um problema, muitas ideias vão surgir.

O poder que a nossa mente tem em encontrar respostas para aquilo que estamos buscando, é incrível.
Entenda que assim como você aprendeu a reclamar, você pode “configurar” o seu cérebro para desaprender.

Se você está acostumado a reclamar, comece a se monitorar e trocar a palavra reclamação por ação.

E quando o convívio são com pessoas que não param de reclamar?

Também temos esse dilema, é muito difícil lidar com pessoas que reclamam o tempo todo, se você já se deparou com alguém assim, faça esse exercício quando pensar em reclamar.

Se a pessoa que reclama for um amigo, grupo de amigos ou familiares, mude de assunto, mostre outra alternativa para aquele problema, tenha empatia para que a pessoa entenda seu ponto de vista quanto a reclamação.

Dessa forma você também vai estar educando essa pessoa a não reclamar mais, pois ela vai perceber o quanto é desgastante emocionalmente e até fisicamente em alguns casos.

Conclusão

Conforme vimos, sucesso e reclamação não combinam, além de trazer estresse e impedir a sua visão para empreender, pode também afastar pessoas e até causar doenças físicas e emocionais conforme algumas pesquisas feitas.

Então vale apena mudar nosso hábito para ter sucesso e também “contaminar” as pessoas ao nosso redor com positividade, é o que falta muitas vezes. Faça esse teste e você verá uma mudança incrível no seu negócio.

Gostou do artigo? Então veja também sobre “Conversar com os filhos sobre prioridades”.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 21 de junho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-sucesso-e-reclamação-não-combinam


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Como participar do empreendedorismo criativo?


O empreendedorismo criativo são negócios que surgem da vontade dos empreendedores de inovar e beneficiar a sociedade. Se gostou dessa ideia não perca essa oportunidade de conhecer outra maneira de criar negócios. Como participar do empreendedorismo criativo?

O empreendedorismo criativo são negócios que buscam inovar para trazer mais valor para seus clientes e assim obter resultados.

Ele começa a partir de um desejo do empreendedor em suprir uma nova necessidade da sociedade ou alcançar o seu propósito de vida através do trabalho.

Se identificou com esses pensamentos? Então continue a leitura e aprenda mais sobre o empreendedorismo criativo.

Empreendedorismo criativo x Empreendedorismo tradicional

Para entender melhor o empreendedorismo criativo primeiro saiba a diferença do tradicional.

O empreendedorismo tradicional tem como objetivo principal o lucro, já no empreendedorismo criativo a realização pessoal do empreendedor é o mais importante.

Os maiores exemplos de empreendimentos criativos são: a Disney, a Apple e a Ford, negócios revolucionários que só existem por conta da paixão pessoal dos seus idealizadores.

Origens do empreendedorismo criativo

Este conceito surgiu com a economia criativa cujo marco foi a livro The Creative Economy do especialista em criatividade Jhon Howkins, publicado em 2001.

Neste livro o autor aponta que na economia criativa os empreendedores exercitam sua imaginação e exploram seu valor econômico.

Por isso, o empreendedorismo criativo é muito associado a profissionais que tem a criatividade como base do seu negócio como decoradores; artesãos, atores e músicos...

No entanto, basta ter uma ideia “fora da caixa” para ser um empreendedor criativo.

Mas como ser um empreendedor criativo?

Segue um passo a passo para entrar no universo do empreendedorismo criativo.

1.   Tem perfil de empreendedor?

Antes de criar um negócio é fundamental pensar se “leva jeito pra coisa”. Então primeiro responda as seguintes perguntas:

  • Gosta de estudar e aprender?

  • Não tem medo de colocar a mão na massa?

  • É proativo?

  • Sabe dialogar?

  • Consegue trabalhar em equipe?

  • Aceita críticas construtivas?

  • Gosta de desafios?

  • Não desiste fácil?      

  • Tem espirito de liderança?

Se as respostas forem sim. Parabéns, já está no caminho certo. Mas se algumas respostas não foram positivas não significa que não pode ser um empreendedor, apenas terá que desenvolver estas habilidades.

2.   Descubra qual é o negócio dos seus sonhos

Com o que gostaria de trabalhar? O que te motiva?

Fazer esta análise pessoal é fundamental para descobrir em qual área do empreendedorismo criativo encaixa e como será o seu negócio.

3.   Conhecer o seu mercado de atuação

Qualquer negócio precisa de clientes, portanto, após imaginar como será a sua empresa, o terceiro passo é examinar o mercado e reconhecer as oportunidades.

Afinal, de nada adianta criar um produto maravilhoso, mas que as pessoas não têm interesse em comprar.

4.   Qual é a sua grande ideia?

Um empreendimento criativo. Precisa de criatividade.

Então é a hora de fazer a cabeça trabalhar e desenvolver a sua grande ideia. Ela deve chamar a atenção do seu público e do mercado.

Seguem dicas para construir esta ideia:

Procure algo inusitado – veja referências de outros países ou empresas para se inspirar.

Encontre um diferencial – por que o seu produto é melhor que dos concorrentes?

Crie uma identificação com os clientes – para que um empreendimento criativo funcione é importante o público acreditar e compartilhar dos mesmos sentimentos que o empreendedor.

Defina a promessa – qual solução a empresa trará para a vida dos clientes?

5.   Construa um plano de negócios

Essa costuma ser a parte mais difícil para os empreendedores criativos. Mas é para que uma empresa consiga bons resultados, ter objetivos e metas claras é fundamental.

Outro desafio do empreendedorismo criativo é definir o preço do seu trabalho. Afinal produtos como um jarro feito a mão tem um valor sentimental intangível, a exemplo.

Para facilitar a precificação dos produtos e serviços fazer um estudo profundo do mercado e dos concorrentes, alinhado com os custos mensais é fundamental.

Se interessou pelo empreendedorismo criativo? Conte nos comentários!

Bom trabalho e grande abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 01 de agosto de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-participar-do-empreendedorismo-criativo



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quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Vale a pena ser micro empreendedor individual (MEI)?


Está em dúvida se deve se formalizar ou não? Então tire as suas dúvidas neste texto sobre as vantagens e desvantagens de ser um MEI.

Abrir um MEI (microempreendedor individual) é a escolha certa?

Ao começar um negócio muitos empreendedores ficam em dúvida sobre se formalizar ou não. Para quem deseja regularizar a sua empresa a opção mais prática é se tornar MEI – microempreendedor individual.

Mas será que essa é a melhor escolha? A fim de ajudar nesta decisão segue um texto explicando o que é MEI, e as vantagens e desvantagens de ser um.

O que é microempreendedor individual – MEI?

O MEI é a sigla para microempreendedor individual, esta categoria de empresa que o Estado criou para regularizar os trabalhadores autônomos informais. Por exemplo: motoristas de aplicativo, cabeleireiros, fotógrafos, jornalistas, doceiros, valet de estacionamento, chaveiro...

Em 2020 houve um crescimento de 8,4% dos empreendedores individuais. Atualmente o setor representa 56,7% dos negócios em funcionamento no país.

Acredita-se que o aumento destes números foi impulsionado pelas mudanças econômicas da Pandemia da Covid-19 em que muitos trabalhadores formais perderam os seus empregos e encontraram uma solução no empreendedorismo.

Segundo o Portal do Empreendedor as regras para abrir um MEI são:

  • A área de atuação precisa estar na lista das ocupações permitidas (para saber quais são acesse aqui);

  • Ter no máximo um empregado que receba salário mínimo ou o piso da categoria;

  • Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa.;

  • Ter um faturamento anual de até R$81.000,00 por ano (R$6.750,00 por mês);

  • Dependendo da profissão o microempreendedor pode trabalhar em casa, mas é proibido que tenha dois estabelecimentos.

Se a empresa não se encaixar nestes quesitos existem outras opções como ME (microempresa).

Ao se tornar MEI o profissional recebe um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) o que concede o direito de emitir notas fiscais e criar contas jurídicas. Também o dever de pagar o Simples Nacional (imposto).

Vantagens de ser MEI

Agora, separei 5 benefícios de se registrar como MEI:

Abertura simplificada

Fazer o MEI além de gratuito é muito fácil, basta entrar no site Portal do Empreendedor e realizar o cadastro.

Em poucos minutos já consegue o CNPJ, após isso o empreendedor deve procurar a prefeitura da sua cidade e solicitar o Alvará.

Baixo custo tributário

Todo o mês o MEI deve pagar a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor varia conforme a natureza do negócio, atualmente os valores são:

  • Comércio e indústria - R$ 56,00 (cinquenta e seis reais;

  • Serviços – R$ 60,00 (sessenta reais);

  • Comércio e serviços – R$ 61,00 (sessenta e um reais).

Além disso, quem é microempreendedor individual deve fazer a Declaração do Imposto de Renda anualmente.

Direito a aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade

O MEI pode se aposentar após completar 180 meses de contribuição (15 anos consecutivos) e ter uma idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Se depois de 12 meses de contribuição o empreendedor seja incapacitado de trabalhar devido alguma doença ele pode solicitar o auxílio-doença.

Também é direito da mulher e em alguns casos ao homem que tenha MEI receber o salário maternidade após completar 10 meses de contribuição.

Empréstimos com juros baixos

Existem muitos programas de crédito para MEIs com juros menores do que os praticados em outras modalidades de empresa.

Reconhecimento profissional

Ter um CNPJ além de mostrar que é um profissional regulamentado, também se apresenta com um dono de negócio, o que passa uma ideia de responsabilidade e competência.

Desvantagens de ser MEI

Para descobrir se o MEI é a melhor alternativa, selecionei 3 inconvenientes de ser um empreendedor individual.

Contribuição mensal obrigatória

Mesmo que seja um valor pequeno, sabemos que para um empreendedor iniciante esta quantia pode pesar no fim do mês.

Além disso, muitas pessoas têm o MEI para complementar a sua renda, mas em um mês que não há ganhos, a DAS deve ser paga da mesma forma.

Limite de faturamento

Caso o valor do faturamento ultrapasse os limites do MEI (R$ 81.000,00 ao ano), precisa mudar a categoria de empresa.

O valor da aposentadoria e benefícios previdenciários

Mesmo que o microempreendedor individual tenha estes direitos garantidos o valor máximo para eles é um salário mínimo.

Caso opte por trabalhar integralmente como MEI e queira se aposentar, o ideal é investir em uma previdência privada. Então decidiu abriu um MEI ou prefere esperar? Diga nos comentários.

Bom trabalho e grande abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 31 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/vale-a-pena-ser-micro-empreendedor-individual-mei/



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segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Empreendedorismo tem tudo a ver com superar obstáculos: Enfrentar as próprias dúvidas e medos é a essência do empreendedor

Nessa jornada, empreendedores de sucesso não têm a expectativa de “chegar” a alguma linha de chegada. Se você tem essa expectativa, não vai continuar a se esforçar para sair da zona de conforto e crescer. Você não buscará as coisas que realmente ajudam sua empresa a obter resultados explosivos, porque todas essas coisas exigem que você se esforce.

Em qualquer jornada, você tem momentos de alegria e mais do que alguns contratempos. Durante os momentos de alegria, você sente que pode realizar qualquer coisa. Dá-lhe a força e a motivação para continuar a empenhar-se no trabalho que ajuda o seu negócio. Durante os tempos difíceis, sentimentos e emoções negativos podem facilmente assumir o controle. Antes que perceba, você está sentindo pena de si mesmo e recorre ao seu conhecido mecanismo de enfrentamento.

Já que você não tem um chefe ou empresa ditando o seu dia e o que você realiza, esse tempo "enfrentando" pode se transformar em semanas em que você não está trabalhando.

Tornar-se um empresário de sucesso significa entender que os tempos difíceis são quando você precisa empurrar. Quando há obstáculos, aqui está o que você precisa fazer.

 Reconheça e, em seguida, processe seus pensamentos.

A única maneira de superar os obstáculos é começar reconhecendo que eles estão lá. A porta de entrada para seus sentimentos e emoções são seus pensamentos. O que você pensa e enfoca é o que você mais atrairá para sua vida. Quando você está lidando com obstáculos, seus pensamentos se concentram no que você não pode controlar e por que essa situação está acontecendo com você. Esse pode ser um lugar escuro.

Quando você sentir seus pensamentos em espiral, dê a si mesmo dois minutos para sentir completamente o que está acontecendo em sua cabeça. Não tente suprimir esses pensamentos - deixe-os sair. Quando você tenta suprimi-los, eles ficam mais fortes e ameaçam assumir o controle. Depois de dar a si mesmo dois minutos, assuma o controle de seus pensamentos.

Concentre-se no que você pode controlar.

A vida é confusa. Mudanças são difíceis. Criar uma empresa não é fácil e parece que tudo pode dar errado ao mesmo tempo. Sempre haverá coisas que você não pode e não deve tentar controlar. Existem, no entanto, coisas sobre as quais você pode fazer algo. Se seu plano de marketing estiver errado, você pode se reajustar. Se suas vendas estão falhando, você pode voltar ao que você sabe que funciona. Se um membro da equipe está causando mais problemas do que vale a pena ajudá-lo, você pode deixá-lo ir.

A questão é que existem coisas tangíveis que você pode consertar em seu negócio, não importa o que esteja acontecendo. Identifique quais são as coisas sobre as quais você pode fazer algo. Crie um plano que o ajudará a entrar no caminho da recuperação. Torne-o prático e acionável. Preencha sua lista de tarefas e calendário com as tarefas que levam aos resultados.

Peça ajuda e aja.

Alguns obstáculos parecem mais do que você pode suportar. Buscar conselho e apoio pode ser a diferença entre você superar isso ou fracassar. Não tente ser a Mulher Maravilha ou o Super Homem. Procure ajuda. Uma das melhores coisas que você pode fazer é tomar decisões que o ajudem a se recuperar. É importante conversar e planejar com alguém que entende e é treinado para lidar com uma crise.

Em seguida, tome decisões baseadas em ações. Se uma decisão o empurra para uma ação que ajuda sua empresa, tome-a. Uma das melhores maneiras de se recuperar de situações difíceis é agir em massa. Agir nas coisas que você pode controlar lhe dará progresso. Ao agir de forma consistente, você estará mais perto de sua meta antes mesmo de perceber.

Obstáculos não precisam ser destruidores de negócios em sua vida. Você pode aprender com eles e usá-los para se tornar um empresário mais forte e sábio. Os empreendedores mais bem sucedidos entendem que não é a crise - é a sua resposta que determina o quão bem-sucedido você será. Fique forte, processe seus pensamentos, crie um plano e depois aja.

Bom Trabalho e Grande Abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 21 de junho de 2021
Especial: artigos no Jornal da Tribuna
Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/06/empreendedorismo-tem-tudo-a-ver-com-superar-obstaculos-enfrentar-as-proprias-duvidas-e-medos-e-a-essencia-do-empreendedor/


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sábado, 31 de julho de 2021

7 livros para quem quer ser empreendedor e se desenvolver profissionalmente

 

O que você tem feito para se preparar em sua jornada como empreendedor? Esteja você no início da empreitada, ou caso já tenha mais experiência em ter o próprio negócio, saiba que buscar meios para se aprimorar como gestor e adquirir novos conhecimentos é essencial. Quem deseja ser empreendedor precisa estar ciente que o caminho para o sucesso é árduo e implica constante atualização.

Nesse contexto, a leitura pode simbolizar a força motora para evoluir. Não me canso de defender a importância do aprendizado contínuo no empreendedorismo. Inclusive, essa é uma das habilidades fundamentais de um empreendedor de sucesso. Pensando nisso, decidi destacar 7 livros para quem está nessa trajetória e busca conhecimento, desenvolvimento e inspiração. Confira!

Por que investir em leituras é importante para ser empreendedor?


Entender o mercado, comportamento e hábitos do consumidor, e estar por dentro das principais inovações do mundo dos negócios pode ser um diferencial para o seu posicionamento como líder e seu desenvolvimento enquanto gestor.

Muita gente tem boas ideias e vontade de empreender, mas somente isso não basta para abrir uma empresa, se arriscar em um terreno desconhecido e enfrentar o desafio que é administrar o próprio negócio. É fundamental se preparar para o que estar por vir. Para isso, aconselho a leitura das obras a seguir.

1. De zero a um (Peter Thiel)


Escrito pelo fundador do Paypal, “De zero a um” é um livro importante para quem deseja saber mais sobre inovação. Quer entender como pensar de forma não convencional e criar novas estratégias para o seu negócio? Essa é a leitura certa para esse fim.

2. Negócios digitais (Alan Pakes)


O empreendedorismo digital é uma tendência. Em tempos de pandemia, essa é uma constatação evidente — os negócios online vieram para ficar. Por isso, compreender os meios digitais não é mais uma opção nos dias de hoje, é primordial. Nesse sentido, esse livro pode ajudá-lo a entender como dar os primeiros passos nessa área.

3. Comece pelo porquê (Simon Sinek)


Você sabe qual é o propósito do seu trabalho? Entenda o papel da sua empresa no mundo e saiba como defini-lo para inspirar colaboradores e clientes. Saber o “porquê” é um ponto em comum no sucesso de empresas inspiradoras como a Apple.

4. Empresas feitas para vencer (Jim Collins)


Esta é uma leitura obrigatória para quem quer se destacar no mercado. Essa obra é considerada um manual para orientá-lo a como fazer uma empresa crescer e como posicioná-la entre as corporações que atingiram a excelência. 

5. O poder do hábito (Charles Duhigg)


Este não é um livro sobre negócios ou voltado diretamente para empreendedores, mas entender como acontece a formação dos hábitos pode ser interessante para quem vai lançar um novo produto ou serviço. Afinal, destrinchar o mecanismo do comportamento do consumidor pode ser útil para desenvolver estratégias de venda ao empreender.

6. O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)


Sabemos que nem tudo são flores no mundo do empreendedorismo. Pelo contrário. Os obstáculos geralmente são desafiadores, mas é importante entender que situações difíceis estão inclusas no pacote quando se tem um negócio próprio. Escrito por um dos empreendedores mais importantes do Vale do Silício, esse é um livro repleto de histórias, experiências e conselhos práticos, que geralmente não são encontrados nas faculdades de administração.

7. A startup enxuta (Eric Ries)


Como tirar uma ideia da cabeça e colocá-la em prática com métodos eficazes? Este é um livro recomendadíssimo no meio empreendedor. Quando se quer colocar um produto novo no mercado, ou fundar um negócio, não dá para ser amador e tomar decisões baseadas em achismos, o famoso “ver no que vai dar”. Nesse sentido, Eric Ries apresenta o conceito de “Lean Startup”, ou startup enxuta, e traz uma metodologia para o desenvolvimento de um novo projeto ou empresa.

Espero que essas leituras sejam um pontapé inicial na sua jornada de conhecimento e o ajude a encarar os desafios de ser empreendedor. Bons estudos e nunca deixe de aprender!

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 25 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/7-livros-para-quem-quer-ser-empreendedor-e-se-desenvolver-profissionalmente/



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.