terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Os benefícios do esporte para a saúde e para a vida profissional de um gestor de negócios

Com a agenda lotada, a vida sempre corrida e atribulada, muitos profissionais, sejam empreendedores, empresários ou gestores, acabam deixando um aspecto importante da vida em segundo plano, fora de suas prioridades. Estou falando da saúde — física e mental.

Isso é um erro. Afinal, sem saúde não somos nada. Precisamos dela para correr atrás de metas e objetivos e, consequentemente, usufruir das conquistas lá na frente. Por isso, investir em uma alimentação saudável e balanceada e reservar um tempo do dia para a prática de esportes ou atividades físicas é fundamental para manter corpo e mente sãos. Fora que os benefícios do esporte ainda vão além e podem, inclusive, trazer ensinamentos e contribuir para o desenvolvimento profissional, impactando positivamente a gestão de quem exerce cargos de liderança e gerenciamento.

Neste artigo, busco listar todas as vantagens que o esporte pode proporcionar à saúde e de que maneira a prática esportiva se relaciona com a gestão de negócios, destacando as lições que empresários podem tirar ao inserir o esporte em suas vidas. Acredito que muitos irão repensar suas rotinas e colocar a atividade física como prioridade a partir de agora. Confira só!

Os principais benefícios do esporte e da atividade física

Eu sei que corro o risco de soar repetitivo ao descrever, mais uma vez (visto que já se foi falado muito sobre isso), os benefícios de praticar atividade física para a saúde e para a vida das pessoas de maneira geral. Estamos cansados de saber que mexer o corpo ou fazer algum esporte é importante para uma vida mais tranquila e saudável. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, veja abaixo os principais motivos para ter o exercício presente em seu dia a dia:

  • Proporciona bem-estar físico e mental;

  • É uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia;

  • Melhora a concentração e a capacidade de raciocínio;

  • Aumenta a confiança e autoestima;

  • Melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura e a coordenação motora;

  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Melhora a circulação sanguínea.

Vantagens de investir em esportes para a vida profissional

Como vimos, para estar com a saúde em dia, a prática de exercícios é primordial. Mas, como eu mencionei, os benefícios do esporte podem ir além, especialmente quando nos referimos ao aspecto profissional. Esse hábito pode ajudar a desenvolver habilidades e competências importantes, contribuindo para a formação, melhorando a performance e impulsionando a produtividade. Dessa forma, o esporte é capaz de promover:

  • Aumento do foco;

  • Aprimoramento do pensamento estratégico;

  • Aumento da capacidade de identificar e resolver problemas;

  • Possibilidade de trabalhar a capacidade de superação;

  • Melhoria do desempenho do trabalho em equipe e liderança;

  • Aumento da motivação;

  • Desenvolvimento da disciplina e da inteligência emocional;

  • Oportunidade de socialização.

A relação da prática esportiva com a gestão de negócios — as lições do esporte que são valiosas para o desenvolvimento profissional de um gestor.

Sabemos que o esporte pode contribuir muito para a formação do ser humano ao incentivar valores importantes como perseverança, disciplina, respeito e resiliência. Entretanto, ele também pode ser um agente transformador, e da experiência com a prática esportiva é possível tirar lições importantes quando o assunto é gerir pessoas e trabalhar em equipe.


Através do esporte, um profissional que ocupa um cargo de liderança pode desenvolver competências importantes que irão impactar sua gestão e o seu relacionamento com o seu time. Veja a seguir em que o esporte pode te ajudar se esse é o seu caso.

Aprender a ter disciplina e foco

Disciplina é a palavra-chave quando falamos de esporte. É natural, portanto, que a prática constante e regular de uma atividade e a busca por bons resultados influencie também outras áreas da sua vida, como o trabalho. Assim, há a tendência também de desenvolver maior foco e melhorar a produtividade a partir do aprendizado alcançado por meio do esporte.  

Saber lidar com pressão e responsabilidades

Assim como nos esportes, um gestor precisa aprender a lidar com a pressão e com grandes responsabilidades. Isso pode ser mentalmente exaustivo e, por isso, é importante ter recursos e desenvolver maneiras de administrar essa pressão e as responsabilidades da melhor forma. Nesse sentido, o esporte pode ser um grande aliado.

Ter motivação e resiliência para vencer desafios

No esporte, perder faz parte do jogo, literalmente. Portanto, é importante o atleta desenvolver uma capacidade de reação e não ficar lamentando a derrota, afinal, a próxima competição pode ser no dia seguinte. Essa é uma lição importante para quem ocupa-se com a gestão. Diante de uma situação desafiadora, é importante não se abater, virar a chave rapidamente e assumir a dianteira, encontrando soluções e guiando a equipe rumo ao novo passo.  

Aprender a criar soluções e a pensar de forma estratégica

Muitas vezes, como gestor, você precisa tomar decisões importantes de forma rápida. O esporte pode ajudar nesse sentido, já que incentiva a pensar de maneira estratégica e a buscar soluções para os problemas que surgem. Isso pode refletir de maneira significativa nos negócios.

Desenvolvimento de liderança

Para quem não tem essa aptidão latente, destacada na personalidade, o esporte pode ajudar muito em seu desenvolvimento. Para um líder, é importante agregar e dar exemplo, inspirando todos a seguir na busca por um mesmo objetivo. Em competições, um líder com essas características pode fazer a diferença no placar, assim como nos negócios. 

Como incluir o esporte em sua rotina

A não ser que você faça disso uma prioridade, sempre haverá desculpas para riscar a atividade física da agenda em meio aos inúmeros compromissos. É importante fazer da prática de esportes um hábito e, para isso, existem algumas estratégias que podem ajudar:

  • Encontre um esporte que lhe agrade: não adianta insistir em uma atividade que você não gosta, ou não sinta nenhum prazer em praticar, isso tornará a prática um martírio e será mais um obstáculo para manter a constância; 

  • O importante é começar, não fique criando desculpas: não fique buscando a situação ideal para começar e nem a vontade chegar, é importante criar disciplina e determinar um horário fixo;

  • 30 minutos por dia já é o suficiente: não é preciso mais do que isso de exercícios diários e essa é uma meta fácil de cumprir, que o ajudará a manter a regularidade e a se organizar em sua rotina. Afinal, são só 30 minutos!


Por mais que eu liste e lhe convença de todos os benefícios do esporte, nada como conferi-los na prática. Então, deixe de achar empecilho e comece já a praticar exercícios diariamente. Com mais disposição, energia e menos estresse, você conseguirá melhorar a sua gestão e construir a melhor versão de si mesmo.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio



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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Como usar a Matriz BCG para avaliar resultados

A Matriz BCG é uma ótima ferramenta para analisar a performance dos produtos ou serviços e avaliar as margens de lucro. Saiba como usá-la neste texto.

Como utilizar a Matriz BCG para analisar os lucros dos seus produtos

A Matriz BCG é um modelo para analisar o desempenho de produtos ou serviços.

Ela foi criada por Bruce Henderson, fundador da Boston Consulting Group (BCG) na década de 70. A ferramenta se tornou tão popular que acabou levando o nome da empresa.

Neste texto, explico como o método funciona e a forma correta de aplicar a matriz. Aproveite!

Como ler uma Matriz BCG?

Quem olha pela primeira vez uma Matriz BCG pode estranhar as ilustrações. No entanto, não é difícil entender o significado.

Para exemplificar segue a figura:

A metodologia é dividida em 4 quadrantes distribuídos em duas categorias:

  • Participação relativa do mercado (alto ou baixo);

  • Crescimento de mercado (alto ou baixo).

Já os símbolos são representações do posicionamento dos produtos:

Vaca leiteira

É onde todo mundo quer chegar. Ela representa os produtos que têm uma alta participação no mercado, sem precisar de muito investimento de marketing e vendas, por isso são os mais lucrativos.

Neste quadrante está o produto já conhecido, o carro chefe da empresa, é ele que mantém o equilíbrio e a previsibilidade financeira todo o mês.

O único problema das vacas leiteiras é que elas já chegaram ao seu limite, ou seja, não há mais espaço para o crescimento.

Um exemplo muito citado é a Souza Cruz, que mesmo lançada em 1903 é líder no mercado brasileiro de cigarros.

Estrelas

Assim como as vacas leiteiras da Matriz BCG, são produtos que trazem altos lucros para as empresas, mas precisam de altos investimentos. Isto é, o seu brilho tem um preço.

Contudo, para o empreendedor, ter mercadorias estrelas é um bom sinal, pois com o investimento correto elas podem se tornar uma vaca leiteira. Então, há bastante potencial neste quadrante.

Um exemplo de estrela é o Petit Gâteau de um restaurante. É uma sobremesa com uma boa margem de lucro, que pode vir a ser prato tradicional da casa.

Abacaxi

Originalmente representada por um cachorro, mas adaptado no Brasil como abacaxi, é onde nenhum produto deve estar.

São os itens que dão pouco ou nenhum lucro e sem muitas possibilidades de crescimento ou estão num mercado em retração.

Neste quadrante fica a pergunta: O que é melhor, investir ou desistir?

Para responder é importante avaliar o mercado e o que levou o produto a isso.

Pode ser uma ação de marketing equivocada, um erro de design, etc. Se os ajustes forem pequenos, talvez valha a pena salvar este produto.

Também há situações atípicas que transformam mercadorias consolidadas ou com grande potencial e não estão diretamente relacionadas à empresa.

Por exemplo: uma agência de viagens vende muitos pacotes para uma ilha no pacífico, ocorre um tsunami na região prejudicando o turismo local.

Este é o caso em que uma vaca leiteira virou um abacaxi. Neste caso, o ideal seria deixar o produto de lado, até que a ilha volte a receber turistas.

Ponto de Interrogação

Neste espaço ficam os produtos recém-lançados, que ainda são uma incógnita, por essa razão, são representados com um ponto de interrogação.

Eles precisam de altos investimentos, mas sem o retorno condizente. Logo, é muito importante ficar atento à reação dos clientes e fazer os ajustes necessários para o produto decolar.

Pois, para estas mercadorias existem duas possibilidades: se tornarem uma estrela ou um abacaxi.

Um exemplo de interrogação que se tornou estrela foi a Skol Beats.

Já a interrogação que se tornou abacaxi foi a New Coke, considerado um dos maiores fracassos da Coca-Cola. 

Como colocar a Matriz BCG em prática?

Para aplicar a Matriz BCG de forma correta é fundamental conhecer o ciclo de vida de um produto.

Ciclo de Vida do Produto

Assim como os seres vivos, um produto passa por diferentes estágios. Estas fases impactam diretamente nas margens de lucro da empresa.

Os principais são:

  • Introdução: depois que ele é desenvolvido, o produto precisa ser lançado no mercado para que os clientes o conheçam, neste período há pouco retorno financeiro.

  • Crescimento: o item começa a ganhar espaço no mercado, aumentando os lucros, mas ainda estão abaixo do valor investido.

  • Maturidade: quando o produto já atingiu o seu máximo de receita e já tem uma clientela previsível.

  • Declínio: quando as vendas começam a cair e a mercadoria precisa de uma atualização ou então ser retirada do mercado.

Evidentemente podem surgir problemas e o produto acabar pulando uma ou outra etapa, mas o processo “natural” seria este.

Entender este ciclo de vida é importante para saber posicionar o item na Matriz BCG. Por exemplo: uma nova coleção de roupas, que está na fase de introdução é um ponto de interrogação.

Montando a sua matriz

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis dos produtos ou serviços que já estão no mercado e também o que você pretende lançar.

Lembre-se: A Matriz BCG não aceita “achismos”, para fazer uma análise correta, ter informações detalhadas é essencial.

Com estas informações é hora de distribuí-las no quadrante designado.

Assim como o ciclo de vida do produto, este método tem um fluxo ideal:

  • Os lucros obtidos com a vaca leiteira são destinados às interrogações;

  • As interrogações se tornam estrelas;

  • As estrelas se transformam em vacas leiteiras.

O problema é quando um item se perde no caminho e acaba virando um abacaxi.

As principais causas são:

Não alimentar a vaca leiteira

Quando o produto já está consolidado, muitos empreendedores não dão a devida atenção para ele e acabam perdendo essa parte do mercado. Este é um erro muito grave, que pode fazer a empresa quebrar.

Nem tudo que brilha é estrela

Há casos em que o produto vende bem e trazem uma boa margem bruta de lucro. Contudo, quando você coloca na ponta do lápis os custos da venda, ele não é tão bom assim.

Por exemplo: uma empresa de planos de saúde tem um plano premium que é 30% mais caro que o plano convencional.  

No entanto, um representante comercial leva em média 3 dias para vender um plano premium enquanto o convencional, apenas 1 dia.

Segurar o abacaxi

Não adianta fazer a análise e não a colocar em prática, afinal mesmo que você goste de determinado produto ou tipo de serviço, se ele é um abacaxi muitas vezes você precisará descartá-lo.

Por isso, a Matriz BCG deve ser revisada a cada 3 ou 6 meses e os produtos ou serviços realocados no quadrante correto.

Então, o que achou desta metodologia?

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Orçamento Base Zero (OBZ): seja estratégico e encolha os custos

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma forma estratégica de avaliar as despesas, focada na redução de custos. Leia e descubra como funciona.

Orçamento Base Zero (OBZ): uma forma de ser estratégico e encolher os custos

O Orçamento Base Zero ou OBZ é uma estratégia para elaboração do orçamento de uma empresa.

Nesta metodologia os cálculos são feitos do zero, desconsiderando o que já foi realizado nos anos anteriores.

Para isso, cada despesa é analisada individualmente, assim, é possível saber se ela é relevante ou não para o negócio.

Apesar desta ferramenta ser muito utilizada na redução de custos de grandes empresas como Ford, Ambev e até o Pentágono dos EUA, ela funciona muito bem para pequenas e médias.   

Entenda mais sobre o OBZ e como colocá-lo em prática.

Para que serve o Orçamento Base Zero (OBZ)?

Embora seja essencial para um negócio, construir o orçamento é um processo árduo que demanda tempo e causa bastante estresse aos gestores.

Então, muitas pessoas optam por fazer um “copia e cola” do ano anterior com reajustes. No entanto, essa pode não ser a melhor tática.

Por isso, existe o Orçamento Base Zero.

Esta metodologia foge do tradicional e permite que a empresa encare o planejamento financeiro de outra forma. 

Veja agora as principais vantagens: 

Identificar custos supérfluos

Quando analisamos cada despesa da empresa individualmente é muito fácil identificar o que pode ser cortado ou remanejado. 

Com isso, você consegue tirar um peso das despesas e diminuir a complexidade das atividades.

Unir o financeiro a outros objetivos da empresa

Em qualquer negócio é natural que depois de um período as metas e objetivos mudem. No entanto, se o orçamento é feito com base nos anos anteriores, ele não acompanha este processo.

Porém, com a aplicação do Orçamento Base Zero só os objetivos para aquele período importam. Então, esta harmonia acontece quase de forma natural.

Aumenta a autonomia dos gestores

Para esta técnica contábil, os gestores têm um papel fundamental na definição dos custos e despesas. Afinal, cada setor deve analisar as atividades e gastos de maneira profunda.

O que amplia o engajamento e a responsabilidade na tomada de decisão.

Estimula a criatividade

Quando fazemos algo quase de maneira automática, como um orçamento que se repete ano após ano, a tendência é que fiquemos estagnados.

Porém, no momento em que somos obrigados a rever todos os processos se abre espaço para novas ideias e possibilidades.

Torna a distribuição de recursos mais eficientes

No Orçamento Base Zero os recursos são repartidos conforme as necessidades e planejamento estratégico dos setores.  Assim, é mais fácil identificar quais locais precisam de mais recursos e quais não.

Como todo o tipo de modelo orçamentário, o OBZ também tem a suas desvantagens, são elas:

Demanda mais tempo e recursos

Comparando a criação de um Orçamento Base Histórico com o Orçamento Base Zero precisa de mais tempo e mais pessoas para ser concretizado.

Afinal, exige o levantamento de muitos dados e  a organização dos mesmos, o que demora bastante,  principalmente em grandes empresas.

Também os gestores precisam justificar cada parte do orçamento para ele ser aprovado pela diretoria. O que pode ser um desafio, principalmente para setores de pesquisa e desenvolvimento.

Causar insegurança na equipe

A utilização desta metodologia pode provocar mudanças significativas a partir da implantação. Estas transformações, muitas vezes, levam a desconfianças se não forem bem explicadas.

Requer muita honestidade dos gestores

Como os responsáveis por cada setor tem um papel crucial na aplicação da técnica, alguns gestores podem se sentir prejudicados e exagerar no cálculo, fugindo do objetivo.

Para evitar este problema é essencial, fazer um treinamento com os gestores mostrando as vantagens do Orçamento Base Zero.

Dicas para colocar o Orçamento Base Zero em prática

Se para você o OBZ faz sentido, veja estratégias para utilizá-lo da melhor maneira:

1.   Prepare a empresa

Como já disse, para aplicar esta metodologia é preciso bastante tempo, logo é importante programar antecipadamente para que os gestores consigam coletar as informações.

Quando for possível, contratar uma consultoria especializada para dar treinamentos e auxiliar no levantamento dos custos.

Também é essencial que todos os colaboradores estejam cientes das mudanças que estão por vir.

2.   Defina os objetivos

Geralmente o Orçamento Base Zero é utilizado para reduzir os custos eliminando o que é supérfluo, contudo, não se limita a esse fim, outras funções são:

  • Maior controle financeiro: nas ocasiões que desejamos um maior controle do que entra e do que sai.

  • Mudanças na visão estratégia: conforme o tempo vai passando é natural que haja mudanças profundas no posicionamento da empresa, e o setor financeiro precisa se alinhar a isso.

  • Realizar projeções de venda: uma das maneiras mais comuns é utilizar o histórico anterior para antecipar as receitas, mas você pode utilizar o OBZ.

3.   Estabeleça o limiar

O limiar são as despesas mínimas que a empresa precisa ter para se manter funcionando. Nesta parte está o que é necessário para manter as tarefas básicas e cumprir as exigências legais.

Por exemplo: para uma loja de roupas femininas, produtos de vestuário como vestidos, saias, camisetas e lingerie fazem parte do limiar, assim como um time de vendas.

4.   Escolha os Incrementos

Incrementos são tudo que não faz parte do limiar, estes precisam ser justificados pelos gestores de cada setor e aprovados pelos demais.

Seguindo o exemplo da loja de roupas femininas, poderiam ser acessórios como relógios e bolsas. Também um departamento de marketing próprio talvez não seja essencial.

5.   Monte uma torre de atividades 

Com todas as informações em mãos você monta uma torre de atividades. Para isso você coloca o que é essencial começando de baixo para cima. 

Desta forma, tudo que fica localizado próximo da base é considerado fundamental e o que está em cima supérfluo.

6.   As decisões devem ser específicas e apoiadas em dados

Este é um passo crucial do OBZ, pois sem as informações corretas as medidas caíram no achismo, o que não faz parte da metodologia.

Também cortes gerais como reduzir 7% das despesas com transporte não condizem com a ferramenta. Para ela funcionar, deve haver a maior exatidão possível.

Exemplo: reduzir de 4 para 3 o número de veículos de transporte.

Por isso, fazer o Orçamento Base Zero todos os anos, não é o ideal para pequenas e médias empresas, pois causa muito desgaste nos colaboradores e custos para o negócio e sim quando o negócio está com problemas.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Como ter mais organização no trabalho e na vida: confira 10 dicas para desenvolver essa habilidade


Existe um mito de que para ser organizado você precisa nascer organizado. Isso não é verdade. Sinto dizer aos desorganizados de plantão que a organização é uma capacidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. Sendo assim, podem arranjar outra desculpa para a bagunça generalizada de vocês!

Brincadeiras à parte, a questão é que a falta de organização pode afetar diversos aspectos da nossa vida, seja na esfera pessoal ou profissional. Ser desorganizado pode te levar a perder compromissos, prazos ou documentos importantes, pode prejudicar sua imagem no trabalho, facilitar o cometimento de erros, gerar atrasos, entre outros transtornos. Ou seja, só quem convive com esse desafio de se encontrar no meio de uma rotina ou de um ambiente bagunçado sabe o impacto que a desorganização pode gerar diariamente. 

Uma maneira de começar a virar esse jogo é tentar ter mais organização no trabalho. Dessa maneira, à medida que colher os benefícios, essa mudança de comportamento pode influenciar outras áreas da sua vida até a organização virar um hábito. Confira neste artigo as vantagens de ser uma pessoa mais organizada e de que forma melhorar a sua organização no trabalho, otimizando a rotina e inclusive arrumando o espaço físico e virtual. 

Os benefícios de ser uma pessoa organizada

Além da óbvia melhoria da produtividade, entre as vantagens de ter a organização como hábito estão o melhor aproveitamento do tempo e a possibilidade de focar no que realmente é importante. 


Assim, ao fazer um planejamento das suas atividades do dia a dia e manter as coisas organizadas, você evita desperdício de tempo e tem a oportunidade de se dedicar ao que é prioridade. Se você não se organiza e define quais são essas prioridades, pode ter certeza de que o mundo externo irá decidir para você, atrapalhando o seu foco e o cumprimento dos seus objetivos. 


A organização também é uma estratégia para gerenciarmos melhor as nossas emoções. Dessa maneira, ela é um recurso que pode nos ajudar com a inteligência emocional. Como? Bom, uma realidade da vida é que não podemos controlar as situações e nem garantir que tudo ocorra da forma que queremos. Isso tende a gerar sentimentos de ansiedade e frustração. 


Uma maneira de lidarmos melhor com essas emoções é nos organizarmos com antecedência, fazermos um planejamento e anteciparmos possíveis imprevistos. No caso de uma viagem, por exemplo, a organização nos auxilia a prever situações e nos dá recursos para reagirmos com mais tranquilidade a elas caso aconteçam. 

A importância da organização no âmbito profissional

A falta de organização para a execução do trabalho e até mesmo a bagunça física do ambiente pode afetar muito a produtividade e o rendimento de um profissional. Por isso, ao reverter esse quadro, você consegue ser mais produtivo e tem a possibilidade de otimizar mais o seu tempo, além de cumprir as tarefas com maior foco e assertividade, evitando desgastes e distrações. 


Com organização e planejamento, é possível lidar melhor com as demandas, com prazos e até com imprevistos, excluindo da rotina aquela sensação constante de estar sempre “apagando fogo”. 

Como ter mais organização no trabalho

1. Tenha uma agenda e planeje suas atividades

Tenha um local para anotar seus compromissos, tarefas, prazos de entrega. Pode ser uma agenda física, mais tradicional, ou uma ferramenta eletrônica, como a agenda do Google, o que você se adaptar melhor. Tenha o hábito de planejar sua semana e conferir o que está agendado para o dia assim que iniciar o dia de trabalho. 

2. Estabeleça uma rotina de trabalho

Uma maneira de perder tempo é não ter organização do seu dia. Dessa maneira, você fica o tempo inteiro pulando de tarefa em tarefa, definindo a todo momento o que fazer. O ideal é estabelecer uma ordem dos afazeres do dia a dia, a não ser que sua a atividade profissional não tenha ou não permita nenhum tipo de rotina. 

3. Determine um horário para responder e-mails e whatsapp comercial

Seguindo a lógica do tópico acima, é interessante definir horários específicos para ler e responder e-mails e mensagerias ao longo do dia.  Ficar interrompendo o trabalho a todo momento a cada notificação para verificar as mensagens vai afetar a sua produtividade. Outra sugestão é definir um critério para organizar as pastas de e-mail e deixar a caixa de entrada sempre limpa.

4. Coloque tudo no papel (Não confie na memória!)

Crie o hábito de anotar o que puder e colocar tudo no papel (ou no bloco de notas do celular ou integrado ao notebook como ex. keep do google). Uma das técnicas de organização é justamente registrar tarefas, fazer listas, pois essa é uma maneira de evitarmos sobrecarregar o cérebro. É um erro confiar na memória, pois inevitavelmente ela irá falhar. O registro nos ajuda a lembrar, além de pensar de forma clara e objetiva. 

5. Organize seu espaço de trabalho

É difícil se concentrar em um ambiente cheio de bagunça e itens que não eram para estar ali, como papéis e livros que não serão usados, por exemplo. Então, esvazie a sua mesa e deixe apenas o necessário. Libere espaço. 

6. Faça checklists

Se você tem dificuldade com prazos e com a organização no cumprimento de tarefas, faça um checklist. Como mencionei, um dos pilares da organização são as listas, então lance mão desse recurso para planejar suas entregas e ser mais organizado. 

7. Defina prioridades

Algo essencial na organização é saber definir as suas prioridades e organizar a lista de afazeres conforme importância e urgência. Se isso é difícil para você, é possível que você não esteja administrando bem o seu tempo, nem conseguindo focar no que é importante. Lembre-se que quando tudo é urgente, nada é urgente. Portanto, é hora de você começar a estabelecer as suas prioridades, em vez de deixar que os outros as estabeleçam no seu lugar. 

8. Limpe o seu ‘desktop’ 

Organize a “Área de Trabalho” do seu computador, evite deixar seu ‘desktop’ lotado de arquivos. Crie pastas e facilite o acesso aos arquivos e programas que você mais usa no dia a dia. Isso parece simples, mas vai facilitar a sua rotina. E, isso vale também para os arquivo nas nuvens.

9. Defina lembretes e alarmes para os compromissos

Se atrasos são seu “calcanhar de Aquiles”, é importante ter estratégias para se organizar melhor e evitá-los. Crie eventos no calendário do e-mail ou celular e ative alarmes para avisá-lo dos compromissos e reuniões, considerando o tempo de deslocamento. Sincronize tudo, use as tecnologias a teu favor, mas desde que seja simples.

10. Aproveite a tecnologia a seu favor

Atualmente, temos a disponibilidade de inúmeros aplicativos que podem nos ajudar com a organização no trabalho. Há opções para as mais diversas necessidades. Por isso, não hesite em buscar alternativas tecnológicas que o auxiliem a cumprir prazos, organizar tarefas, evitar atrasos e até a motivá-lo a ser mais organizado.


Essas são as minhas sugestões. Quais outras estratégias podem nos ajudar a ter mais organização no trabalho? Se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários!


Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também: 

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