terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Os benefícios do esporte para a saúde e para a vida profissional de um gestor de negócios

Com a agenda lotada, a vida sempre corrida e atribulada, muitos profissionais, sejam empreendedores, empresários ou gestores, acabam deixando um aspecto importante da vida em segundo plano, fora de suas prioridades. Estou falando da saúde — física e mental.

Isso é um erro. Afinal, sem saúde não somos nada. Precisamos dela para correr atrás de metas e objetivos e, consequentemente, usufruir das conquistas lá na frente. Por isso, investir em uma alimentação saudável e balanceada e reservar um tempo do dia para a prática de esportes ou atividades físicas é fundamental para manter corpo e mente sãos. Fora que os benefícios do esporte ainda vão além e podem, inclusive, trazer ensinamentos e contribuir para o desenvolvimento profissional, impactando positivamente a gestão de quem exerce cargos de liderança e gerenciamento.

Neste artigo, busco listar todas as vantagens que o esporte pode proporcionar à saúde e de que maneira a prática esportiva se relaciona com a gestão de negócios, destacando as lições que empresários podem tirar ao inserir o esporte em suas vidas. Acredito que muitos irão repensar suas rotinas e colocar a atividade física como prioridade a partir de agora. Confira só!

Os principais benefícios do esporte e da atividade física

Eu sei que corro o risco de soar repetitivo ao descrever, mais uma vez (visto que já se foi falado muito sobre isso), os benefícios de praticar atividade física para a saúde e para a vida das pessoas de maneira geral. Estamos cansados de saber que mexer o corpo ou fazer algum esporte é importante para uma vida mais tranquila e saudável. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, veja abaixo os principais motivos para ter o exercício presente em seu dia a dia:

  • Proporciona bem-estar físico e mental;

  • É uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia;

  • Melhora a concentração e a capacidade de raciocínio;

  • Aumenta a confiança e autoestima;

  • Melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura e a coordenação motora;

  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Melhora a circulação sanguínea.

Vantagens de investir em esportes para a vida profissional

Como vimos, para estar com a saúde em dia, a prática de exercícios é primordial. Mas, como eu mencionei, os benefícios do esporte podem ir além, especialmente quando nos referimos ao aspecto profissional. Esse hábito pode ajudar a desenvolver habilidades e competências importantes, contribuindo para a formação, melhorando a performance e impulsionando a produtividade. Dessa forma, o esporte é capaz de promover:

  • Aumento do foco;

  • Aprimoramento do pensamento estratégico;

  • Aumento da capacidade de identificar e resolver problemas;

  • Possibilidade de trabalhar a capacidade de superação;

  • Melhoria do desempenho do trabalho em equipe e liderança;

  • Aumento da motivação;

  • Desenvolvimento da disciplina e da inteligência emocional;

  • Oportunidade de socialização.

A relação da prática esportiva com a gestão de negócios — as lições do esporte que são valiosas para o desenvolvimento profissional de um gestor.

Sabemos que o esporte pode contribuir muito para a formação do ser humano ao incentivar valores importantes como perseverança, disciplina, respeito e resiliência. Entretanto, ele também pode ser um agente transformador, e da experiência com a prática esportiva é possível tirar lições importantes quando o assunto é gerir pessoas e trabalhar em equipe.


Através do esporte, um profissional que ocupa um cargo de liderança pode desenvolver competências importantes que irão impactar sua gestão e o seu relacionamento com o seu time. Veja a seguir em que o esporte pode te ajudar se esse é o seu caso.

Aprender a ter disciplina e foco

Disciplina é a palavra-chave quando falamos de esporte. É natural, portanto, que a prática constante e regular de uma atividade e a busca por bons resultados influencie também outras áreas da sua vida, como o trabalho. Assim, há a tendência também de desenvolver maior foco e melhorar a produtividade a partir do aprendizado alcançado por meio do esporte.  

Saber lidar com pressão e responsabilidades

Assim como nos esportes, um gestor precisa aprender a lidar com a pressão e com grandes responsabilidades. Isso pode ser mentalmente exaustivo e, por isso, é importante ter recursos e desenvolver maneiras de administrar essa pressão e as responsabilidades da melhor forma. Nesse sentido, o esporte pode ser um grande aliado.

Ter motivação e resiliência para vencer desafios

No esporte, perder faz parte do jogo, literalmente. Portanto, é importante o atleta desenvolver uma capacidade de reação e não ficar lamentando a derrota, afinal, a próxima competição pode ser no dia seguinte. Essa é uma lição importante para quem ocupa-se com a gestão. Diante de uma situação desafiadora, é importante não se abater, virar a chave rapidamente e assumir a dianteira, encontrando soluções e guiando a equipe rumo ao novo passo.  

Aprender a criar soluções e a pensar de forma estratégica

Muitas vezes, como gestor, você precisa tomar decisões importantes de forma rápida. O esporte pode ajudar nesse sentido, já que incentiva a pensar de maneira estratégica e a buscar soluções para os problemas que surgem. Isso pode refletir de maneira significativa nos negócios.

Desenvolvimento de liderança

Para quem não tem essa aptidão latente, destacada na personalidade, o esporte pode ajudar muito em seu desenvolvimento. Para um líder, é importante agregar e dar exemplo, inspirando todos a seguir na busca por um mesmo objetivo. Em competições, um líder com essas características pode fazer a diferença no placar, assim como nos negócios. 

Como incluir o esporte em sua rotina

A não ser que você faça disso uma prioridade, sempre haverá desculpas para riscar a atividade física da agenda em meio aos inúmeros compromissos. É importante fazer da prática de esportes um hábito e, para isso, existem algumas estratégias que podem ajudar:

  • Encontre um esporte que lhe agrade: não adianta insistir em uma atividade que você não gosta, ou não sinta nenhum prazer em praticar, isso tornará a prática um martírio e será mais um obstáculo para manter a constância; 

  • O importante é começar, não fique criando desculpas: não fique buscando a situação ideal para começar e nem a vontade chegar, é importante criar disciplina e determinar um horário fixo;

  • 30 minutos por dia já é o suficiente: não é preciso mais do que isso de exercícios diários e essa é uma meta fácil de cumprir, que o ajudará a manter a regularidade e a se organizar em sua rotina. Afinal, são só 30 minutos!


Por mais que eu liste e lhe convença de todos os benefícios do esporte, nada como conferi-los na prática. Então, deixe de achar empecilho e comece já a praticar exercícios diariamente. Com mais disposição, energia e menos estresse, você conseguirá melhorar a sua gestão e construir a melhor versão de si mesmo.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também: 

Aumente a produtividade com a Técnica Pomodoro



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário