quinta-feira, 26 de novembro de 2015

4 Características do Empreendedor que levam ao sucesso

Descubra como desenvolver 4 características empreendedoras (dinâmico, ativo, confiante e competente), indispensáveis para ter sucesso nos negócios.

4 Características do Empreendedor que levam ao sucesso

Um negócio próspero não nasce da noite para o dia, requer muito esforço trabalho. Também é preciso desenvolver certas características do empreendedor para conseguir resultados.
Para te ajudar nesta jornada separei 4 comportamentos que considero indispensáveis para um empreendedor, os conheça agora:

Características do empreendedor habilidoso

Conheça as 4 características do empreendedor que farão você ter mais sucesso no seu negócio.

1.   Ser dinâmico

Trabalhar de forma rápida e versátil é fundamental. Afinal, muitas decisões precisam ser tomadas imediatamente, logo ter um planejamento e objetivos claros auxilia no dinamismo.
Também no começo do negócio é natural ter uma equipe reduzida, então o empreendedor limpa a empresa, passa café, atende os clientes, planeja objetivos, enfim um faz tudo.
Para  melhorar esta dinâmica, seguem 3 sugestões.
Seja organizado
Como o empreendedor tem várias demandas ao mesmo tempo, é importante controlar bem as tarefas. Para isso, pode usar aplicativos como o Trello, o Google Agenda ou um quadro branco para colocar as principais atividades do dia.
Pense de forma estratégica
Na hora de definir o cronograma da semana ou do mês é fundamental escolher as prioridades de maneira estratégica, pensando no melhor para os clientes e para a empresa.
Mantenha o foco
Para manter o dinamismo, evite distrações como redes sociais, elas são um gatilho forte para procrastinação, o que leva ao não cumprimento das tarefas, sem falar de outras atividades inesperadas que surgem no cotidiano.

2.   Estar sempre ativo

O empreendedor precisa estar sempre em ação. Por isso, ele aproveita melhor o seu dia otimizando a rotina.
Mas lembre-se: um trabalho produtivo, não significa ficar na empresa 12 horas por dia, mas sim, aproveitar ao máximo o tempo disponível.
Então, ser ativo já começa no dia anterior tendo uma boa noite de sono. Pois, ao dormir bem você acordará mais disposto e atento, o que facilita a entrega de resultados.
Outra estratégia é praticar atividades físicas. Manter o corpo ativo também deixa a mente ativa, ao exercitar o corpo você libera endorfina e alivia o estresse aumentando o seu ânimo para o trabalho.
Ainda programe momentos de lazer durante a semana, porque ficar pensando só em trabalho pode levar a exaustão. Para evitar, marque um jantar com a família, assista a um filme ou o episódio de uma série. Isso tudo com certeza evita a tal de síndrome de burnout.

3.   Passar confiança

Mesmo que acredite fielmente na qualidade do seu produto e serviço, um simples comentário negativo de um cliente pode abalar a segurança de quem está começando um negócio.
Assim, uma característica do empreendedor é a confiança.
Para se manter autoconfiante mesmo nos momentos difíceis seguem duas dicas:
Antecipe os problemas
Mesmo que trabalhemos para que os erros não aconteçam uma hora ou outra surge algum problema, nestes casos é bom ter um plano de contenção. Esta atitude trará mais segurança e tranquilidade.
Não tenha medo de pedir uma segunda opinião
Se você está em dúvida sobre como lidar com algum imprevisto peça ajuda para um colega ou amigo. Outro ponto de vista pode te ajudar a encontrar estratégias para combater as dificuldades.

4.   Priorizar a competência

Antigamente, para ser considerado um profissional competente bastava fazer o seu trabalho e gerar resultados, porém com as mudanças na sociedade e nos negócios ter competência requer outras habilidades como:
Ter um alto nível de exigência: para conseguir os melhores clientes, ter o melhor produto ou serviço é fundamental.
Saber liderar a equipe: um empreendedor competente sabe impor a sua autoridade através do exemplo, orientando os seus colaboradores da forma correta.
Sede de conhecimento: quem tem competência entende que o mercado muda constantemente, logo estar a par das novidades é essencial.
Gostou das 4 características do empreendedor? Diga nos comentários.
 
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio



Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário