terça-feira, 27 de outubro de 2015

Exigência de qualidade e excelência: o que é?

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Então aprenda sobre qualidade e excelência, uma das 10 características do comportamento empreendedor.

Exigência de qualidade e excelência: aprenda esta característica do comportamento empreendedor

Qualidade e excelência são itens essenciais para um empreendedor conseguir sucesso, afinal é desta maneira que você irá surpreender os clientes e fazer com que eles retornem.
Por isso, conheça mais 9 habilidades dos empreendedores de sucesso e veja dicas para trabalhar a qualidade e excelência no seu negócio.

10 Características do comportamento empreendedor

As 10 características do comportamento empreendedor (CCEs) foram estipuladas pelo psicólogo David McClelland.
Através de pesquisas sobre o comportamento e motivação humana ele estipulou as qualidades essenciais para um empreendedor de sucesso, são elas:
Busca por oportunidades e iniciativa: o empreendedor deve estar sempre atento para antecipar os fatos e assim aproveitar as oportunidades que surgirem.
Persistência: um empreendedor enfrenta todos os obstáculos com resiliência para alcançar o seu objetivo.
Correr riscos calculados: tem disposição para assumir desafios desde que sejam moderados e com altas chances de êxito.
Exigência de qualidade e excelência: buscar continuamente a perfeição (vou falar mais desta característica no tópico abaixo).
Comprometimento: o empreendedor se responsabiliza pelo cumprimento de prazos e satisfação do cliente, mesmo que para isso tenha que fazer sacrifícios pessoais.
Busca de informações: procura melhorar o seu conhecimento e assim como os seus produtos através de consultorias especializadas e pesquisas de mercado.
Estabelecimento de metas: estabelece objetivos de curto e longo prazo que são alcançáveis e mensuráveis.
Planejamento e monitoramento sistemáticos: além das tarefas, o empreendedor faz um monitoramento dos resultados, para verificar se corresponde com os objetivos definidos.
Persuasão e rede de contatos: saber influenciar pessoas que ajudam a alcançar os objetivos e estabelecer parcerias com fornecedores e clientes.
Independência e autoconfiança: ter mais confiança no seu julgamento que nos outros, passando uma imagem de autoridade sobre o seu negócio.

Como empreender com qualidade e excelência?

Fazer com qualidade e excelência se resume em fazer da melhor maneira, mais rápido ou mais barato.
O empreendedor que busca a qualidade e excelência faz o possível para que o produto ou serviço a ser entregue, chegue no tempo determinado e de preferência supere as expectativas dos clientes.
Esta característica não é vista somente no negócio, a pessoa que tem este comportamento também leva isso para a sua vida pessoal, buscando dar o seu melhor com a família e amigos.
Mas se você ainda não tem essa habilidade, como desenvolver?
Embora tenham pessoas que trabalham naturalmente com qualidade e excelência, há quem precise aprender como implementar isso nos negócios.
Para te ajudar neste processo, seguem 3 dicas:

1.   Foco no cliente

A primeira pessoa que precisa perceber a qualidade e excelência é o cliente, afinal ele é a peça chave para uma empresa prosperar, por isso ouvi-lo com muita atenção e empatia é fundamental.
Uma estratégia que a empresa Apple faz nas reuniões de criação é deixar um lugar vazio na sala, esta cadeira simboliza a persona (representação ideal de um cliente criada a partir de dados reais e especulações fundamentadas).
Logo, para surpreender o cliente é importante conhecê-lo o máximo possível, quais são as suas necessidades, seus desejos e seus medos.
Desta forma você terá mais embasamento para aperfeiçoar os produtos e serviços.

2.   Reduza o desperdício

Como um dos objetivos da qualidade e excelência é fazer mais barato é importante pensar estratégias para reduzir o desperdício de materiais e produtos.
Para isso, alguns pontos a considerar são:
  • Produção em excesso;
  • Processos desnecessários;
  • Procedimentos que exijam retrabalhos.

3.   Busque a eficiência

Não é incomum que na busca pela qualidade e excelência muitos empreendedores aumentam o custo ou tempo de produção para realizar iniciativas que encantem os clientes.
Por exemplo, os brindes que não são brindes (quando o valor do produto fica acima do preço de mercado).
Para evitar isso é fundamental ter um controle de custos sólidos e uma equipe inovadora que encontre alternativas realistas que não comprometam outras áreas do negócio.
Gostou das dicas? Me conte nos comentários.
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio
Conheça também:

6 dicas para conquistar e manter a autoconfiança ao empreender


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário