Embora vários empreendedores procurem saber como criar um Plano de Negócios, muitos acham o processo difícil e param por aí.
No entanto, a falta de planejamento está entre as principais causas para o fechamento das empresas no Brasil. Por isso, o plano não pode ser negligenciado.
Para te ajudar nesta jornada, separei 8 dicas para construir um plano que atenda às suas necessidades.
O que é um Plano de Negócios?
O Plano de Negócios é um documento que auxilia o empreendedor a iniciar ou reestruturar a sua empresa.
Apesar de existirem diferentes modelos de planos, a estrutura básicas é essa:
Resumo – um breve relato dos principais pontos do negócio.
Visão geral da empresa – histórico, atividades, localização.
Análise de mercado – estudo dos clientes, mercado e fornecedores.
Plano de marketing e vendas – estratégias de preço, promoções e comercialização.
Plano operacional – processos operacionais.
Plano financeiro – investimentos, faturamentos e custos.
Construção de cenários – pontos fortes e pontos fracos.
Como criar um Plano de Negócios?
Veja como criar um Plano de Negócios eficaz, que ajude a sua empresa a atingir os resultados desejados.
1. Confirme se sua ideia é viável
Antes de criar um Plano de Negócios é importante pensar no longo prazo, pois muitos empreendedores acabam seguindo “o que está na moda”, ou itens sazonais, mas não avaliam a consistência daquele produto ou serviço.
Por exemplo: um empreendedor tem a ideia de abrir uma loja de açaí na região sul do país. Durante o verão o estabelecimento tem um excelente faturamento, porém com a chegada do outono as vendas caem ou no inverno ele tem que fechar a loja.
Então, uma parte importante de como criar um Plano de Negócios, é analisar os pontos fortes e fracos do seu produto de maneira objetiva e pensar em estratégias para driblar os empecilhos.
2. Estude os seus clientes e o mercado
Essa etapa é fundamental para a construção de um Plano de Negócios sólido. Portanto, você deve gastar um bom tempo estudando o ramo e os seus clientes.
Ao analisar o mercado é importante verificar o crescimento médio do setor e os momentos de retenção, também você deve avaliar os seus concorrentes diretos e indiretos.
Já sobre o público é importante entender qual perfil dos clientes, descubra quais são seus medos, angústias, alegrias, felicidades, assim você saberá como alcançá-lo.
Também, vale destacar que você deve escolher com cuidado as fontes de informação, utilize fontes renomadas e conhecidas. Afinal, existe muito conteúdo tendencioso na internet, então é preciso saber filtrar.
3. Lembre-se: a qualidade vem antes da rapidez
Não tem como criar um Plano de Negócios com pressa, ele é um documento aprofundado que precisa de bastante estudo e análise.
Porém, lembre-se: todo o tempo gasto não é em vão, já que quanto mais bem estruturado e consistente estiver, mais embasamento e segurança você terá para tomar decisões.
Ainda, um Plano de Negócios bem feito aumenta as suas chances de conseguir investidores e torna mais clara as ambições da empresa para sócios e colaboradores.
4. Trace objetivos e metas
Ao pensar no longo prazo é fundamental estabelecer objetivos e metas, pois eles que vão nortear as ações da empresa.
O objetivo é o propósito que o negócio quer alcançar. Por exemplo: ser a melhor loja de móveis do estado de São Paulo.
Já as metas são o que é necessário para atingir este objetivo, por exemplo:
Criar um programa de treinamentos semestral.
Fazer uma reforma na loja até o final do ano.
Estabelecer parcerias com os 5 melhores fornecedores locais.
Para traçar planos, uma metodologia muito utilizada é a SMART. Nelas as metas devem ser:
S – Específicas;
M – Mensuráveis;
A – Alcançáveis;
R – Relevantes;
T – Temporais.
Conforme os exemplos acima.
5. Escolha bons parceiros e fornecedores
Muitos empreendedores subestimam a importância de fornecedores confiáveis, pois, se esquecem que o sucesso da sua empresa depende disso.
Então, ao criar um Plano de Negócios, você não deve lembrar de escolher com muito cuidado as pessoas com quem irá negociar.
Alguns pontos a serem analisados são:
Qualidade dos produtos: o fornecedor garante a qualidade?
Condições de pagamento: quais as opções que a empresa tem? Elas são negociáveis?
Prazo de entrega: quais são os prazos? Eles são seguidos à risca?
Comunicação: Há dificuldades ou é fácil e tranquila?
Não escolha os parceiros e fornecedores analisando somente o preço, mas tudo que está incluso neste valor.
6. Seja otimista e pessimista
Parte de como criar um Plano de Negócios é pensar nos melhores e piores cenários e estar preparado para cada um deles.
Por exemplo: uma produtora de eventos é focada em casamentos e festas de 15 anos.
No melhor cenário, a empresa consegue fazer 10 eventos por mês, já nos piores meses fazem apenas 3 eventos. O mínimo para manter as contas em dia são 6 eventos.
Quando a produtora faz os 10 eventos, ela coloca 30% em uma reserva de emergência.
Também para auxiliar nas contas e não depender exclusivamente dos casamentos e festas, a empresa fez uma parceria com uma loja de doces finos. O acordo é divulgar os produtos em troca de uma comissão de 10% pelas vendas.
Esta é a razão de ter uma visão “otimista” e “pessimista” do negócio, pensar em opções e alternativas.
7. Mantenha a consistência do discurso
É importante que o Plano de Negócios seja coerente para passar credibilidade e segurança para quem for lê-lo (colaboradores, investidores, etc.).
Então, o que está no resumo, deve corresponder ao que está no meio e ser confirmado no final.
Além disso, a falta de consistência irá refletir no dia-a-dia da empresa.
Por exemplo: no estudo de clientes identificou-se que o público alvo de uma loja de canetas são executivos com mais de 40 anos.
Porém, o plano de marketing está focando em conteúdos digitais para TikTok.
Atualmente esta campanha seria um desastre, pois embora existam pessoas desta faixa etária utilizando a rede social, o público é predominantemente para jovens.
8. Revise o Plano de Negócios sempre
Como criar um Plano de Negócios exige uma análise profunda da empresa, é natural que durante este processo a concepção sobre empreendimento mude.
Também o plano não é algo estático, mas deve se adaptar conforme as mudanças do mercado e da própria empresa.
Por exemplo: uma empresa que trabalhava com revelação de fotografias, com a criação das câmeras digitais precisou se adaptar a esta nova realidade.
Ainda, a revisão do Plano de Negócios é importante para a dica anterior, afinal é preciso que o plano seja revisto para garantir a concordância em todas as etapas.
Agora que você conhece as melhores estratégias de como criar um Plano de Negócios é só colocar os conhecimentos em prática.
Para pôr a mão na massa você pode consultar o modelo disponibilizado pelo SEBRAE.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
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