A metodologia Scrum é uma estratégia para realizar projetos complexos em um curto espaço de tempo, mas não se resume a isso, já que pode ser aplicado em diferentes contextos.
O grande diferencial dele é a não-linearidade, ou seja, o projeto é revisto constantemente, o que permite ajustes rápidos e precisos, otimizando os resultados.
Ficou interessado? Continue a leitura e descubra o que integra esta ferramenta.
O que é a metodologia Scrum?
O Scrum é um framework (estrutura de trabalho) da metodologia Ágil, uma filosofia de trabalho focada em resultados rápidos e precisos que começou na área de tecnologia da informação (TI).
Ele é uma ferramenta criada pelos programadores Mike Beedle, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, em 1993.
Eles inventaram o método por causa da sua insatisfação com a maneira com que os softwares eram desenvolvidos.
Anteriormente, se gastava muito tempo detalhando o projeto e as funcionalidades do produto, mas que no final não tinha muita serventia, pois bastante coisa era modificada.
Já na metodologia Scrum se faz um planejamento inicial adaptado segundo as necessidades dos clientes e as ideias que a equipe traz.
O nome vem do esporte Rugby, nele scrum é como são chamadas as reuniões rápidas realizadas com os jogadores antes da partida. Já no método são chamadas daily scrum.
O que compõe a metodologia Scrum?
Mesmo que esta ferramenta tenha surgido na área de tecnologia da informação, você pode aplicar o método como uma estratégia de agilizar e simplificar projetos complexos.
Por exemplo: uma agência de marketing digital pode utilizar o Scrum para organizar as tarefas e melhorar a interação da equipe.
Mas como colocá-la em prática?
Antes de tudo, você deve conhecer as bases desta metodologia.
Os 3 pilares do Scrum
Transparência: todos os envolvidos no projeto sabem o que está acontecendo.
Inspeção: constantemente o andamento dos processos e do projeto são averiguados.
Adaptação: além das modificações no produto que acontecem frequentemente, o próprio Scrum é uma ferramenta fácil de se adaptar a qualquer tipo de projeto.
Artefatos
Os artefatos são ferramentas criadas para auxiliar no gerenciamento do projeto, eles são:
Backlog do produto: uma lista com todas as tarefas que devem ser realizadas. Ela deve ser atualizada conforme o andamento do projeto.
Backlog do sprint: são as atividades que precisam ser cumpridas dentro daquele spring em específico.
Incremento: é o resultado de um sprint, na área de TI são as melhorias ou funcionalidades criadas para um software. Elas já devem estar prontas para uso.
Papéis essenciais
Pelo seu estilo, a metodologia Scrum, funciona melhor em equipes reduzidas.
Dentro desses times existem 3 funções fundamentais:
Product Owner
Ele é a voz dos clientes no projeto, por isso, deve conhecer a fundo o negócio, o mercado do cliente e com este conhecimento tomar as melhores decisões sobre o que de fato será realizado.
As principais funções do product owner são:
Decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos.
Comunicar aos membros da equipe uma ideia clara dos objetivos do projeto.
Gerenciar o backlog do produto.
Definir as datas de entrega.
Scrum Master
Ele exerce um papel de facilitador na metodologia Scrum, orientando a equipe e gerenciando o projeto.
Suas atividades básicas são:
Disseminar as boas práticas do Scrum.
Liderar e auxiliar a equipe.
Agendar reuniões (daily scrum).
Scrum Team
As pessoas que vão de fato construir o projeto.
O grupo é geralmente composto por 5 a 7 pessoas, com competências diferentes, mas unidas por um objetivo comum.
No Scrum, quem decide como fazer as coisas é o time. Então, a ideia é que as pessoas tenham autonomia para escolher a melhor maneira de desenvolver as suas atividades e fazer os ajustes necessários.
Contudo, ela deve manter a transparência comunicando os outros membros da equipe, o scrum master e o product owner.
Termos, eventos e processos
Comunicação e agilidade são uma parte fundamental da metodologia Scrum. Logo, procedimentos e reuniões fazem parte do dia a dia.
Também a metodologia Scrum tem uma linguagem própria, com elementos da tecnologia da informação. Por isso, apresento os principais, para você ficar inteirado.
Daily Scrum
São reuniões diárias de no máximo 15 minutos para que os membros da equipe possam se informar do que está acontecendo.
Para ela ser de fato rápida cada integrante deve responder 3 perguntas:
Que tarefas executei ontem?
Que tarefas irei executar hoje?
Existe algum impedimento?
Desta maneira, todos ficam alinhados e o trabalho flui com naturalidade.
Sprint
São ciclos de iteração (termo de TI para repetição de uma ou mais ações) para o desenvolvimento de um projeto.
Eles são espaços de tempo onde itens selecionados do backlog serão criados e entregues.
O ideal é que todas as sprints tenham uma duração fixa, duas semanas, por exemplo. Para definir este tempo, você deve considerar:
A duração estimada do projeto.
A disponibilidade da equipe.
A complexidade das atividades.
A quantidade de mudanças no projeto.
Sprint Planning Meeting (Reunião de Planejamento da Sprint)
É a reunião onde as sprints são definidas. Nela são avaliadas quais atividades podem ser entregues dentro daquele sprint específico.
Neste evento 3 perguntas devem ser respondidas:
Qual a importância desta sprint?
O que conseguimos fazer nesta sprint?
Como as tarefas serão executadas?
Sprint Review Meeting (Reunião de Revisão da Sprint)
Um encontro para avaliar se o produto daquela sprint está pronto para ser lançado.
Sprint Retrospective (Retrospectiva do Sprint)
Ela acontece após a reunião de revisão (sprint review meeting), e serve para os membros da equipe avaliarem o que aprenderam e quais os pontos a melhorar para a próxima sprint.
Num primeiro momento, este vocabulário pode gerar confusão, contudo com a prática vai se tornando algo natural. Também você pode adaptar a linguagem para mais próximo a sua realidade.
Dinâmica do Scrum: exemplo prático
Para facilitar a compreensão da metodologia Scrum, segue um exemplo fictício de aplicação para o lançamento de uma campanha de marketing de uma agência de publicidade.
Tudo deve começar pela visão do produto, criada pelo product owner.
Para a campanha é: “criar ações de marketing digital para o lançamento de um novo modelo de computador do cliente X dentro de um mês.”
Feito isso, é hora de definir o backlog do produto:
Criar a landing page da campanha.
Desenvolver 20 posts para redes sociais.
Escrever 5 e-mails marketing.
O projeto foi dividido em dois sprints de duas semanas cada, com as seguintes backlogs:
Sprint 1: criação da landing page.
Sprint 2: desenvolvimento dos 20 posts para redes sociais; escrever 5 e-mails marketing.
Este é um exemplo simples para entender como funciona a estrutura da Metodologia Scrum.
Então, o que achou do Scrum? Gostaria de aplicar em um novo projeto?
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Conheça também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário